Baixe em PDF Baixe em PDF

O telhado é uma das partes mais importantes do exterior de uma casa e, ao escolher uma bela cor para as telhas, o seu lar fica mais vistoso. Em geral, o telhado se conserva em bom estado por uns 20 anos, portanto, escolha a cor certa para ficar por muito tempo na sua vida. Para tomar a decisão correta, leve em conta o estilo da casa, o efeito que você pretende causar e clima da região.

Método 1
Método 1 de 2:

Escolhendo a cor da telha com base na vizinhança

Baixe em PDF
  1. O telhado pode criar um contraste com os revestimentos das paredes ou pode ficar mesclado a outros elementos decorativos do exterior da casa. Se você quiser seguir um caminho mais tradicional, use telhas cinzas, marrons ou pretas. Para contrastar com as paredes, escolha um tom laranja-avermelhado ou uma cor mais clara. [1]
    • Você também pode misturar cores, como cinza e preto ou marrom e caramelo, criando um degradê.

    Combinando a cor do telhado com a das paredes

    Se a sua casa for branca, cinza, amarela ou azul , escolha telhas acinzentadas ou pretas para criar um belo contraste.

    Para uma casa com parede de tijolos vermelhos ou amarelos , prefira um telhado preto, marrom ou cinza.

    Em uma casa com acabamento natural de pedras ou de vinil em tons terrosos , use telhas marrons para combinar.

  2. Ande pela cidade para ver quais cores de telha podem ficar bem na sua casa. Procure casas que tenham um formato, aspecto e cor semelhantes. Observe quais casas têm uma combinação bonita de telhados e paredes externas, além de pesquisar imóveis de estilo parecido com o seu na internet. [2]
    • Por exemplo, uma casa de fazenda fica bonita com uma certa combinação de cores, enquanto uma casa colonial fica melhor com um telhado de uma cor só.
    • Casas com estilo arquitetônico espanhol ficam lindas com telhas de barro tradicionais, por exemplo.
  3. Ao escolher um telhado eficiente, a temperatura interna da sua edificação pode diminuir até 5 °C. No inverno, a manta também preserva a temperatura dentro de casa. [3]
    • Se você não quiser instalar uma manta reflexiva, use telhas brancas ou de cores claras, que refletem a luz do sol e ajudam a manter a temperatura interna menor. Telhas escuras absorvem o calor e aquecem o ambiente, o que é bom para casas localizadas em regiões de clima frio.

    Entendendo a manta refletiva

    O telhado refletivo, como o próprio nome diz, serve para refletir mais luz solar do que as telhas comuns. É preciso colocar a manta a, pelo menos, 7,5 cm de elementos que gerem calor, como lâmpadas e fios. Também é preciso colocá-la em um local com grande a incidência de radiação solar. A superfície deve ficar sempre limpa para manter a eficiência.

  4. Certos condomínios residenciais estipulam certas regras e padrões para as construções, então confira esse aspecto antes de fazer a sua escolha. Mesmo que não exista esse tipo de padronização, pense no aspecto que o telhado terá em relação ao das casas vizinhas. [4]
    • Se muitas casas tiverem o mesmo tipo de telha, pode ser um sinal de que a cor funciona para aquele estilo de construção.
  5. Tire fotos do exterior da casa e mande-as para um profissional especialista. Pesquise estilos de telha em um catálogo ou leve amostras para analisar pessoalmente. Se você tiver uma foto de como quer que a casa fique, leve-a também para que o profissional tenha uma ideia melhor das suas expectativas. [5]
    • Se você não encontrar nenhum profissional do ramo, vá uma loja de materiais de construção e examine amostras de telha.
    • Um profissional respeitável deve ter experiência para executar um serviço de qualidade e oferecer garantia pelo trabalho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando as telhas com estilo

Baixe em PDF
  1. Consulte um vendedor especializado que tenha uma solução de telhas com design. Intercale telhas azuis e marrons ou acinzentadas para fazer um telhado com um tom natural e mais frio. Você pode pedir telhas sobrepostas ou em camadas para chamar atenção para a área. [6]
    • Lembre-se de que cores muito contrastantes, como cinza e creme, evidenciam as características da casa, enquanto cores pouco contrastantes, como marrom e bronze, costumam esconder os defeitos.
  2. Atualmente, existem telhas de diversos materiais. Vá a uma loja de materiais de construção para conhecer todas as opções, mas não tenha medo de fugir do óbvio, ou seja, da telha de cerâmica, que é a mais comum. É claro que a cerâmica tem as suas vantagens – ela é resistente em comparação à de ardósia, que pode quebrar com facilidade, por exemplo. [7]
    • Não se esqueça de que a instalação de telhas produzidas com materiais diferentes pode custar mais caro, por conta da questão da fragilidade.

    Explorando outros materiais

    Esmaltada: as telhas esmaltadas são feitas com o mesmo material das telhas tradicionais, ou seja, cerâmica, mas recebem uma cobertura de esmalte. Elas podem ter qualquer cor se forem pintadas. Apesar de ser mais cara, essa telha é mais resistente por conta da impermeabilização.

    Ardósia: essa rocha natural pode ser cortada em folhas finas e ser usada como telhado. A ardósia tem um preço mais elevado e é limitada a tons de cinza.

    Madeira: uma telha de madeira em geral é feita de cedro ou pinheiro. Ela é marrom, é claro, mas não costuma ser uma opção tão popular no Brasil, já que não dura muito tempo. Há também a desvantagem de ser um material inflamável.

  3. Um telhado com pouco contraste de cores é perfeito para deixar a casa mais discreta e fazer com que ela pareça mais alta. Escolha uma cor que dê continuidade ao tom da parede para chamar a atenção para cima. Evite cores chamativas, como branco ou preto, que dividem a casa. [8]
    • Por exemplo, se você tiver uma casa de campo revestida com pedra marrons, escolha telhas amarronzadas ou beges.
    • Em uma casa de tijolinhos aparentes, o melhor é usar tons de marrom ou vermelho no telhado. Em casas com paredes claras, prefira telhas acinzentadas e marrons.
  4. Ao planejar o novo telhado, leve em conta as estruturas particulares do seu. Se ele for muito evidente quando você olha a casa de longe, escolha com cuidado as telhas para dar o devido destaque. [9]
    • Não sabe quais elementos deseja destacar? Consulte um arquiteto ou um designer para tomar a decisão final das cores de telhas.
    • Por exemplo, se a casa tiver um telhado plano, que tal optar por telhas mais discretas, como as de concreto ou coloniais?
    Publicidade

Dicas

  • Não fique com vergonha de pedir uma sugestão de cor de telhado para os seus vizinhos ou familiares. Eles podem até indicar um profissional que o ajude nessa empreitada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 553 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade