PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um objetivo é um modo de representar mentalmente uma conquista específica e mensurável que você deseja alcançar através de seus esforços. [1] [2] Ele pode ser baseado em um sonho ou uma esperança, mas, diferente dessas coisas, ele é quantificável. Com uma meta bem escrita você conseguirá saber o que deseja alcançar e como o alcançará. Escrever esses objetivos pode ser recompensador e útil, pois pesquisas demonstram que definir metas faz com que você se sinta mais confiante e esperançoso – mesmo que não seja possível alcançá-las imediatamente. [3] Como o filosofo chinês Lao Tzu disse uma vez, "Uma jornada de mil milhas começa com um único passo." [4] Você pode dar o primeiro passo nessa jornada de conquistas criando objetivos pessoais realistas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Formulando objetivos eficazes

PDF download Baixe em PDF
  1. Pesquisas demonstram que basear suas metas em algo que o motiva aumenta as chances de conquistá-las. [5] Identifique as áreas de sua vida que gostaria de mudar. Nesse ponto, não há problema nelas serem relativamente amplas. [6]
    • As áreas comuns para as metas incluem o auto aperfeiçoamento, a melhoria de seus relacionamentos ou a conquista do sucesso, seja no trabalho ou na educação. [7] Outras áreas que você pode examinar podem incluir a espiritualidade, as finanças ou a saúde. [8]
    • Considere fazer perguntas profundas para si mesmo, como "Como eu quero crescer?" ou "O que quero oferecer para o mundo?", pois elas podem ajudá-lo a determinar as coisas importantes para você. [9]
    • Por exemplo, você pode pensar sobre mudanças significativas que gostaria de ver em sua saúde e em seus relacionamentos pessoais. Anote essas duas áreas e as mudanças desejadas.
    • As mudanças podem ser amplas nesse ponto. Por exemplo, no quesito saúde, você pode escrever "melhorar minha aptidão física" ou "comer coisas mais saudáveis". Para os relacionamentos pessoais, você pode escrever "passar mais tempo com a família" ou "conhecer pessoas novas". Para o auto aperfeiçoamento, você pode escrever "aprender a cozinhar".
  2. Pesquisas demonstram que isso pode ajudá-lo a se sentir mais positivo e feliz quanto a sua vida, além de analisar quais são os objetivos realmente significativos para você. [10] Encontrar a "melhor versão possível de si mesmo" requer dois passos: se visualizar no futuro com os objetivos conquistados e analisar as características necessárias para chegar nesse ponto. [11]
    • Imagine uma época no futuro onde você é a melhor versão de si mesmo. Como isso seria? O que seria significativo para você? (É importante se focar no que é significativo para você e não no que as outras pessoas podem pressioná-lo a conquistar.)
    • Imagine os detalhes dessa vida futura de modo positivo. Você pode imaginar uma "vida dos sonhos" ou uma grande conquista. Por exemplo, caso sua melhor versão seja um confeiteiro dono de uma confeitaria, imagine como isso seria. Onde seria sua confeitaria? Como ela seria visualmente? Quantos funcionários você teria? Que tipo de empregador você seria? Quanto você trabalharia?
    • Anote os detalhes dessa visão. Imagine quais características essa versão de si mesmo está utilizando para alcançar o sucesso. Por exemplo, caso esteja comandando sua própria confeitaria, você precisa aprender a cozinhar, a gerenciar o dinheiro, a se conectar com pessoas, a solucionar problemas, a ser criativo e a determinar a demanda por bolos. Anote todas as características e habilidades que conseguir pensar.
    • Considere quais dessas características você já possui. Seja honesto e não se julgue. Em seguida, pense nas características que é capaz de desenvolver.
    • Imagine modos de construir essas características e habilidades. Por exemplo, caso queira possuir uma confeitaria, mas não entenda nada sobre como gerenciar uma pequena empresa, fazer alguns cursos sobre gerenciamento de finanças pode ser um modo de desenvolver essa habilidade.
  3. Tentar melhorar tudo de uma vez pode sobrecarregá-lo e diminuir sua motivação caso sinta que as melhorias não possam ser alcançadas. [12]
    • Divida os objetivos em três seções: metas gerais, metas secundárias e metas terciárias. As metas gerais são as mais importantes e surgem naturalmente. As secundárias e terciárias não são tão importantes quanto as gerais e tendem a ser mais específicas.
    • Por exemplo: na categoria geral você pode incluir "priorizar a saúde (mais importante), melhorar os relacionamentos familiares (mais importante) e viajar para o exterior", enquanto na categoria secundária você pode incluir "ser um bom amigo, manter a casa limpa e escalar o Monte McKinley" e na categoria terciária "aprender a tricotar, ser mais eficiente no serviço e me exercitar diariamente."
  4. Após encontrar as áreas que deseja modificar e as mudanças que gostaria de ver, comece a distinguir os pontos específicos do que deseja realizar. Fazer algumas perguntas para si mesmo pode ajudá-lo a responder quem, o que, quando, onde, como e porquê da conquista.
    • Pesquisas sugerem que definir um objetivo específico não apenas aumenta suas chances de conquistá-lo como também faz com que você se sinta mais feliz. [13]
  5. Ao definir uma meta, é importante saber quem é responsável por cada parte da conquista. Como tratam-se de objetivos pessoais, você provavelmente será o mais responsável. Entretanto, alguns objetivos – como "passar mais tempo com a família" – requerem a cooperação dos outros, então é uma boa ideia identificar quem é responsável pelo que.
    • Por exemplo, "aprender a cozinhar" é um objetivo pessoal que provavelmente envolve apenas você. Entretanto, caso o objetivo seja "dar um jantar", outros também serão responsáveis.
  6. Essa questão o ajuda a definir os detalhes do objetivo e os resultados desejados. Por exemplo, "aprender a cozinhar" é um objetivo muito amplo. Pense nos detalhes do que realmente deseja alcançar. "Aprender a cozinhar um jantar italiano para meus amigos" é mais específico e "Aprender a cozinhar frango à parmegiana para meus amigos" é ainda melhor.
    • Quanto mais você conseguir detalhar o objetivo, mais claros ficarão os passos necessários para alcançá-lo.
  7. Uma das chaves para se definir objetivos é dividi-los em estágios. Saber quando partes específicas de seu plano devem ser conquistadas pode ajudá-lo a se manter no caminho e a ter uma noção melhor do progresso. [14]
    • Estabeleça estágios realísticos. "Perder 5 kg" é algo que dificilmente ocorrerá em poucas semanas. Pense em quanto tempo você levaria para alcançar cada estágio do plano.
    • Por exemplo, "Aprender a cozinhar frango à parmegiana para meus amigos amanhã" é uma meta provavelmente irreal. Esse objetivo pode deixá-lo muito estressado, pois você tentará aprender algo sem o tempo necessário, o que pode levar a erros.
    • "Aprender a cozinhar frango à parmegiana para meus amigos até o fim do mês" é uma meta que pode ser conquistada. Entretanto, você provavelmente precisará dividi-la em estágios menores para aumentar as chances de sucesso.
    • Por exemplo, para dividir a meta em estágios controláveis: "Aprender a cozinhar frango à parmegiana para meus amigos até o fim do mês. Encontrar receitas até o fim dessa semana. Praticar pelo menos três receitas, uma de cada vez. Após encontrar a receita ideal, praticar ela novamente antes de convidar meus amigos."
  8. Em muitos casos, pode ser útil identificar um determinado local onde você trabalhará para conquistar o objetivo. Por exemplo, caso sua meta seja se exercitar três vezes por semana, determine se deseja ir a uma academia, se exercitar em casa ou correr em um parque.
    • No exemplo anterior, você pode optar por fazer aulas de culinária ou praticar em casa.
  9. Esse passo o encoraja a visualizar como conquistará cada estágio da meta definindo a estrutura geral dela. Você terá uma melhor visão de que ações precisará tomar em cada estágio.
    • Para o exemplo do frango à parmegiana, você precisará encontrar uma receita, obter os ingredientes, conseguir as ferramentas necessárias e encontrar o tempo para praticar.
  10. Como mencionado anteriormente, suas chances de conquistar o objetivo são maiores se ele for significativo e se você estiver motivado. Essa pergunta o ajudará a esclarecer sua motivação para alcançar essa meta. Em que isso o ajudará?
    • No exemplo dado, você pode querer aprender a cozinhar o frango para que possa convidar seus amigos para uma refeição especial. Isso permitirá que vocês se conectem mais e que você demonstre o quanto se importa com eles.
    • É importante ter o "porquê" em mente ao trabalhar para conquistar suas metas. Definir objetivos concretos e específicos é útil, mas você ainda precisa se lembrar do panorama geral. [15]
  11. Pesquisas demonstram que as chances de alcançar seus objetivos aumentam caso eles sejam estruturados de modo positivo. Em outras palavras, escolha objetivos sobre coisas que deseja conquistar, não coisas que deseja evitar. [16]
    • Por exemplo, caso seu objetivo seja "Comer mais alimentos saudáveis", não o fraseie como "Parar de comer besteira." Isso pode passar a impressão de que você está sendo privado de algo, e os humanos não gostam desse sentimento.
    • Ao invés disso, estruture o objetivo como algo que você está ganhando ou aprendendo, como "Comer pelo menos três porções de frutas e vegetais por dia."
  12. Conquistar metas requer trabalho pesado e motivação, mas você precisa garantir que está definindo objetivos que possam ser alcançados através de seu trabalho. Você é capaz apenas de controlar suas ações, não os resultados delas (ou as ações dos outros). [17]
    • Focar-se em suas ações, e não em resultados específicos, também o ajudará caso você encontre contratempos. Ao conceber o sucesso como resultado de sua performance, você se sentirá realizado mesmo que não obtenha o resultado esperado.
    • Por exemplo, "Se tornar presidente" é uma meta que depende das ações de outros (nesse caso, os eleitores). Não é possível controlar essas ações, portanto, essa meta é problemática. Entretanto, "Concorrer a um cargo político" é um objetivo alcançável, pois depende de sua motivação e trabalho. Mesmo se não vencer a eleição, sua conquista pode ser vista como um sucesso.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenvolvendo um plano

PDF download Baixe em PDF
  1. [18] Dividir os objetivos em tarefas concretas facilita a execução delas e o monitoramento de seu progresso. Utilize as respostas das perguntas que fez para si mesmo anteriormente – o que, onde, quando, etc. – para identificar essas ações.
    • Por exemplo, considere esse objetivo: "Quero estudar direito para que possa ajudar os membros menos favorecidos de minha comunidade em um tribunal civil." Esse é um objetivo específico, mas muito complexo. Será necessário definir diversas ações para conquistá-lo.
    • Exemplos de ações em potencial para esse objetivo incluem:
      • Concluir o ensino médio com excelência
      • Participar dos clubes de debate do colégio
      • Identificar universidades
      • Realizar o vestibular para entrar na universidade escolhida
  2. Alguns objetivos podem ser conquistados mais rapidamente do que outros, por exemplo, "Caminhar uma hora por dia no parque três vezes por semana" é algo que pode ser feito imediatamente. Alguns objetivos, entretanto, precisarão ser organizados em períodos mais longos de planejamento. [19]
    • No exemplo da universidade de direito, essa é uma meta que levará diversos anos para ser alcançada e que pode ser dividida em diversos estágios com ações e tarefas próprias.
    • Leve prazos externos e outras condições em consideração. Por exemplo, a ação "Identificar universidades" deve ser realizada antes que você possa estudar. Isso pode levar algum tempo e as instituições de ensino possuem prazos para as inscrições. Portanto, determine um prazo adequado para cada ação.
  3. Essas serão as ações que você tomará para concluir os objetivos. Defina um prazo para cada tarefa para se manter no caminho. [20]
    • Por exemplo, a ação "Concluir o ensino médio com excelência" pode ser dividida em diversas tarefas específicas e concretas, como "Participar de grupos de estudo" e "Me empenhar em aulas como geografia e história".
    • Algumas dessas tarefas possuirão prazos definidos pelos outros, como a participação de clubes e grupos de estudo. Para as tarefas que não possuem prazos, defina os seus próprios para se manter organizado.
  4. Nesse ponto você já deve ter notado uma certa tendência: as coisas vão ficando cada vez menores e mais focadas. Há uma boa razão para isso, pois pesquisas demonstram que metas específicas tem mais chances de serem conquistadas, mesmo quando elas são difíceis. Isso ocorre pois pode ser difícil ter uma boa performance quando não se tem uma ideia concreta do que se deseja conquistar.
    • Você pode dividir a tarefa "Me empenhar em aulas como geografia e história" em deveres. Cada dever deve ter seu próprio prazo. Por exemplo, possíveis deveres para essa tarefa incluem "Analisar a grade de aulas", "Agendar uma consulta com os professores" e "Participar de grupos de estudo".
  5. É possível que você já esteja realizando as coisas necessárias para conquistar muitos de seus objetivos. Por exemplo, caso sua meta final seja estudar direito, ler notícias sobre esse assunto é algo produtivo que você provavelmente quererá continuar fazendo. [21]
    • Seja bastante específico com essa lista também. É possível que você já tenha concluído alguns deveres e tarefas sem ter ciência disso. Isso é útil para se ter uma noção do progresso.
  6. É possível que você não tenha todas as habilidades necessárias para alcançar seu objetivo, então determine quais características, habilidades e hábitos você já possui – o exercício da "melhor versão possível de si mesmo" pode ajudá-lo – e corresponda-os com seus objetivos.
    • Caso encontre um ponto que precise ser melhor desenvolvido, defina-o como um novo objetivo próprio. Siga os mesmos processos anteriores de divisão.
    • Por exemplo, caso queira ser um advogado, você precisa se sentir confortável falando em público e interagindo com as pessoas. Caso você seja muito tímido, será necessário desenvolver suas habilidades de comunicação para conseguir conquistar o objetivo final.
  7. Um dos modos mais comuns de não alcançar seus objetivos é pensar que você deve começar a se preparar no dia seguinte. Pense em alguma coisa, mesmo que ela seja pequena, que possa fazer hoje e comece a trabalhar em um dos componentes desse plano. Isso iniciará seu sentido de progressão, pois você tomou uma ação imediata. [22]
    • As ações realizadas hoje podem prepará-lo para realizar outras tarefas. Por exemplo, você pode descobrir que precisa reunir algumas informações antes que possa realizar aquela reunião com seu professor. Ou, caso sua meta seja caminhar três vezes por semana, pode ser necessário comprar sapatos confortáveis. Até mesmo a menor das conquistas pode ser a motivação que você precisava para continuar.
  8. Ninguém gosta de pensar sobre os obstáculos que enfrentará, mas é vital que você os identifique durante o desenvolvimento de seus planos. Isso o ajudará a se preparar para quando as coisas não seguirem de acordo com o plano. [23] Identifique obstáculos em potencial e as ações que pode precisar realizar para superá-los.
    • Os obstáculos podem ser externos, como a falta de dinheiro ou tempo. Por exemplo, caso queira montar sua própria confeitaria, um obstáculo significativo poderia ser encontrar o financiamento para abrir a empresa, alugar o ponto, comprar os equipamentos, etc.
    • As ações que você pode tomar para superar esse obstáculo podem incluir aprender a escrever um plano de negócios para atrair investidores, conversar com amigos e familiares sobre investimentos ou iniciar um negócio menor (como assar bolos em sua própria cozinha no começo).
    • Os obstáculos podem ser internos, como a falta de informações. Você pode se deparar com isso em qualquer estágio do processo. Por exemplo, com o objetivo da confeitaria, você pode descobrir que o mercado deseja um tipo de confeito que você não sabe fazer. [24]
    • As ações que você pode tomar para superar esse obstáculo podem incluir encontrar outros confeiteiros que saibam fazer o que você não sabe, assistir aulas sobre o assunto ou tentar aprender por conta própria.
    • O medo é um dos obstáculos internos mais comuns e que pode evitar que você aja para concluir os objetivos definidos. [25] A seção abaixo o ensinará algumas técnicas para combater seus medos. [26]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Combatendo seus medos

PDF download Baixe em PDF
  1. Pesquisas demonstram que isso pode ter efeitos significativos na melhoria de sua performance. Os atletas normalmente falam sobre como essa técnica os levou até o sucesso. [27] Existem dois tipos de visualização, a "de resultado" e a "de processo", e elas devem ser combinadas para aumentar suas chances de sucesso. [28]
    • A visualização de resultado é onde você se imagina conquistando o objetivo. Assim como o exercício da melhor versão de si mesmo, essa visualização imaginada deve ser o mais detalhada e específica possível. Utilize todos seus sentidos para criar essa imagem mental: imagine quem está com você, o cheiro do local, os sons que ouve, as roupas que veste e onde você está. Montar um quadro de desejos pode ser útil nesse processo.
    • A visualização de processo é onde você imagina os passos que precisa realizar e visualiza os que já realizou para conquistar sua meta. Por exemplo, caso seu objetivo seja se tornar um advogado, imagine-se passando o exame da OAB. Imagine então todas as coisas que fez para garantir esse sucesso.
    • Esse processo é conhecido como "codificação de memórias em potencial" por psicólogos e ele pode ajudá-lo a acreditar que as tarefas são possíveis de se realizar, além de fazer com que você sinta que já alcançou certo sucesso. [29]
  2. Estudos demonstram que isso é mais eficaz do que se focar nas falhas ou erros cometidos. [30] Não importa seu objetivo, pois o pensamento positivo é eficaz para todos os ramos, seja você um atleta ou um gerente de negócios. [31]
    • Estudos demonstram que os feedbacks positivos e negativos afetam diferentes áreas do cérebro. O pensamento positivo estimula as áreas do cérebro associadas com o processamento visual, com a imaginação, com a simpatia e com a motivação. [32]
    • Por exemplo, lembre-se de que suas metas são experiências de crescimento positivas, não coisas que você está desistindo ou deixando para lá.
    • Caso esteja com dificuldades com seu objetivo, peça encorajamento para amigos e familiares.
    • O pensamento positivo sozinho não é suficiente. É necessário manter-se em dia com sua lista de tarefas e deveres e agir para promover a conquista do objetivo final. Depender apenas do pensamento positivo não o levará muito longe. [33]
  3. Esse é um termo utilizado por psicólogos para descrever um ciclo que é dividido em três partes: 1) definir um objetivo, 2) ser surpreendido com a dificuldade de conquistar esse objetivo, 3) abandonar esse objetivo. [34]
    • Esse ciclo pode ocorrer caso você espere resultados imediatos (como ocorre com as resoluções de ano novo). Definir seus objetivos e determinar um prazo o ajudará a combater essas expectativas irreais.
    • Isso também pode ocorrer quando a empolgação inicial do objetivo some e você se depara com o trabalho necessário para alcançá-lo. Definir objetivos e compartimentalizá-los pode ajudá-lo a manter a força. Sempre que conquistar algo, não importa o tamanho, comemore o sucesso.
  4. Estudos demonstram que pessoas que aprendem com os problemas são mais propensas a ter uma perspectiva positiva quanto a possibilidade de conquistar seus objetivos. Ter esperança é um componente vital no sucesso, pois faz com que você olhe para a frente, não para trás. [35]
    • Pesquisas também demonstram que as pessoas de sucesso não possuem mais ou menos contratempos do que as que desistem. A diferença está no modo com o qual elas veem esses problemas. [36]
  5. O perfeccionismo normalmente surge a partir do medo da vulnerabilidade; nós desejamos a perfeição para que não experimentemos o fracasso. Entretanto, o perfeccionismo não é capaz de afastá-lo dessas experiências naturais humanas, ele apenas o prende em padrões impossíveis. [37] Muitos estudos demonstram que há um relacionamento forte entre o perfeccionismo e a infelicidade. [38]
    • O perfeccionismo normalmente é confundido com o esforço para ser bem sucedido. Entretanto, muitos estudos demonstram que os perfeccionistas na verdade são menos bem sucedidos do que as pessoas que não tentam alcançar esse padrão irreal. [39] O perfeccionismo pode gerar ansiedade extrema, medo e procrastinação. [40]
    • Ao invés de se esforçar para alcançar a ideia inalcançável de perfeição, abrace a vulnerabilidade que é encontrada ao se tentar alcançar uma excelência real. Por exemplo, o inventor Myshkin Ingawale queria inventar uma tecnologia que examinaria mulheres grávidas para descobrir se elas possuíam anemia para diminuir as mortes maternas na Índia. Ele conta a história de como tentou criar essa tecnologia por 32 vezes e falhou. Como ele não permitiu que o perfeccionismo o dominasse, ele continuou experimentando novas táticas e a 33ª invenção funcionou. [41]
    • Desenvolver autocompaixão também pode ajudá-lo a combater o perfeccionismo. Lembre-se de que você é humano e de que todos passam por problemas e obstáculos. Seja gentil consigo mesmo ao enfrentar esses obstáculos. [42]
  6. Pesquisas demonstram que há um relacionamento consistente entre a prática ativa de gratidão e o sucesso em conquistar objetivos. [43] Manter um diário de gratidão é um dos modos mais eficazes de ser mais grato diariamente. [44] [45]
    • Não é necessário escrever um romance enorme. Escrever uma ou duas frases sobre uma experiência ou pessoa pela qual você é grato já surtirá o efeito desejado.
    • Acredite! Por mais piegas que isso pareça, um diário de gratidão funcionará melhor se você tiver consciência de que ele o ajudará a ser mais feliz e grato. [46] Deixe o ceticismo de lado!
    • Aprecie momentos específicos, não importa quão pequenos eles sejam. Não se apresse ao montar o diário. Ao invés disso, separe um tempo para pensar profundamente em quais experiências ou momentos significam mais para você e o porquê de ser grato por elas.
    • Estudos demonstram que é mais eficaz escrever uma ou duas vezes por semana do que diariamente. Escrever muito pode dessensibilizá-lo à positividade rapidamente. [47]
    Publicidade

Dicas

  • Você pode adiar ou adiantar os prazos caso sinta que não conseguirá conquistar um objetivo. Entretanto, é uma boa ideia reavaliar o objetivo definido, pois ele pode ser difícil – ou fácil – demais de ser conquistado no tempo desejado.
  • Escrever objetivos pessoais pode ser uma experiência recompensadora assim como conquistá-los. Após conquistar um objetivo, recompense a si mesmo! Isso pode servir de motivação para que você siga para a próxima meta de sua lista!
Publicidade

Avisos

  • Evite definir muitos objetivos para não se sentir sobrecarregado e não conseguir conquistar nenhum deles.
  • É muito fácil escrever objetivos pessoais e nunca conquistá-los (é só se lembrar das resoluções de ano novo). Você deve se manter motivado e focado no resultado final para conquistá-lo!
Publicidade

Referências

  1. Rouillard, L. (2009). Goals and Goal Setting : Achieve Measurable Results. Rochester, NY: Axzo Press.
  2. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  3. http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
  4. http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/movingwords/shortlist/laotzu.shtml
  5. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  6. Wilson, S. B., & Dobson, M. S. (2008). Goal Setting: How to Create an Action Plan and Achieve Your Goals. New York: AMACOM
  7. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  8. Wilson, S. B., & Dobson, M. S. (2008). Goal Setting : How to Create an Action Plan and Achieve Your Goals. New York: AMACOM
  9. http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
  1. https://www.psychologytoday.com/blog/what-matters-most/201303/what-is-your-best-possible-self
  2. http://mina.education.ucsb.edu/janeconoley/ed197/documents/sheldonincreaseandsustainpositiveemotion.pdf
  3. http://www.forbes.com/sites/samanthasmith/2013/12/30/a-guide-to-evaluate-your-priorities-set-goals/
  4. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  5. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  6. http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
  7. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  8. http://www.mindtools.com/page6.html
  9. Rouillard, L. (2009). Goals and Goal Setting : Achieve Measurable Results. Rochester, NY: Axzo Press.
  10. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  11. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  12. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  13. https://www.psychologytoday.com/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  14. Rouillard, L. (2009). Goals and Goal Setting : Achieve Measurable Results. Rochester, NY: Axzo Press.
  15. http://www.selfgrowth.com/articles/the-9-obstacles-that-keep-you-from-achieving-your-goals
  16. http://www.selfgrowth.com/articles/the-9-obstacles-that-keep-you-from-achieving-your-goals
  17. http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
  18. http://www.psychologytoday.com/blog/flourish/200912/seeing-is-believing-the-power-visualization
  19. http://www.ijiet.org/papers/389-N10002.pdf
  20. http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
  21. http://greatergood.berkeley.edu/article/item/the_neuroscience_of_good_coaching
  22. http://amle.aom.org/content/1/2/150.abstract?ijkey=2403cc8401fccae918fe72e7b88afa70c582aefe&keytype2=tf_ipsecsha
  23. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23802125
  24. http://nymag.com/scienceofus/2014/10/your-positive-thinking-could-be-holding-you-back.html
  25. http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
  26. http://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_to_help_students_develop_hope
  27. http://news.stanford.edu/news/2015/january/resolutions-succeed-mcgonigal-010615.html
  28. http://www.forbes.com/sites/danschawbel/2013/04/21/brene-brown-how-vulnerability-can-make-our-lives-better/
  29. https://www.psychologytoday.com/blog/communication-success/201407/the-problem-perfectionism-how-truly-succeed
  30. http://www.yorku.ca/khoffman/Psyc3010/Flett'92_PerfProcr.pdf
  31. http://nymag.com/scienceofus/2014/09/alarming-new-research-on-perfectionism.html
  32. http://www.forbes.com/sites/danschawbel/2013/04/21/brene-brown-how-vulnerability-can-make-our-lives-better/
  33. http://psychcentral.com/blog/archives/2012/06/27/5-strategies-for-self-compassion/
  34. http://greatergood.berkeley.edu/article/item/five_myths_about_gratitude
  35. http://greatergood.berkeley.edu/article/item/tips_for_keeping_a_gratitude_journal/
  36. http://greatergood.berkeley.edu/article/item/stumbling_toward_gratitude/
  37. http://greatergood.berkeley.edu/article/item/tips_for_keeping_a_gratitude_journal/
  38. http://greatergood.berkeley.edu/article/item/tips_for_keeping_a_gratitude_journal/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 888 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade