Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um bom chá não se resume a uma xícara de água quente. Infundida de romance e ritualismo, a bebida tem uma história que vai desde as tradicionais e silenciosas cerimônias do chá até o imperialismo colonial, passando pela transformação da baía de Boston em uma chaleira gigante, imprópria para o consumo.
Passos
-
Comece com a água. Quer você opte por usar saquinhos ou folhas, a água é o segundo ingrediente mais importante do chá. Caso ela tenha algum gosto estranho de cloro, ferro ou enxofre, por exemplo, a bebida vai ficar intragável e com um cheiro horrível. Encha uma chaleira com uma xícara (250 ml) de água fresca. Você pode até usar água da torneira, se quiser, mas uma xícara de chá boa de verdade deve ser preparada com água filtrada ou mineral. Jamais use água destilada ou previamente fervida. Quanto mais oxigênio tiver na água, melhor o chá vai ficar.
-
Ligue a chaleira. Caso não tenha um aparelho elétrico, coloque uma chaleirinha comum no fogo. O importante é esquentar a água.
-
Ferva a água. Espere a chaleira chiar ou se desligar automaticamente.
- Caso queira, espere um pouquinho para a água esfriar. Alguns chás são preparados com água fervente, ao passo que outros devem ser infundidos em temperaturas levemente mais baixas. Experimente as duas versões para descobrir como o seu chá fica melhor.
-
Lave a xícara com água fervente.Publicidade
-
Coloque o saquinho ou as folhas soltas dentro da xícara. Caso tenha optado pelas folhas, use uma colher de chá por xícara. Você também pode usar um infusor, se preferir, mas não altere a quantidade de folhas.
- Coloque o leite na xícara, se gostar de tomar chá com leite. Algumas pessoas dizem que o leite deve ser adicionando antes da água quente, ao passo que outras preferem deixar o chá em infusão na água pura para só depois acrescentar o ingrediente.
-
Adicione a água. Vire a água dentro da xícara e encha-a até 4/5 do caminho. Deixe espaço para o leite, se desejar.
-
Deixe o chá em infusão. Espere entre três e cinco minutos para que a água pegue bem o gosto do chá. O tempo exato vai variar de acordo com o tipo da erva e com o tempo de preparo recomendado.
- O chá-verde deve ficar em infusão por aproximadamente um minuto.
- Para fazer chá-preto, espere entre três e seis minutos.
- Deixe o chá em infusão entre seis e oito minutos se estiver fazendo oolong.
- Os chás de ervas costumam precisar de oito a 12 minutos de infusão.
- Não aumente o tempo de infusão para deixar o chá mais forte. Em vez disso, aumente a quantidade de ervas.
Publicidade
-
Remova o saquinho de chá com uma colherinha. Jogue-o fora ou recicle-o, se preferir.
- Para adoçar o chá, vire uma colher de açúcar ou mel dentro da xícara e mexa bem.
-
Beba com calma para aproveitar o sabor. Experimente servir a bebida com um pratinho de biscoitos ou um pedaço de bolo.
-
Pronto!Publicidade
Dicas
- Experimente variar o tempo de infusão antes de adicionar o leite.
- A água também pode ser aquecida no fogo, em uma panela ou em uma chaleira antiga, daquelas que assoviam bem alto quanto a água começa a ferver.
- Jogue a água lentamente sobre o saquinho de chá. Assim, a maior parte da água vai passar diretamente pelas ervas, reduzindo o tempo necessário de infusão.
- Caso prefira tomar chá morno em vez de quente, prepare a bebida com água fervente e deixe-a esfriar por conta própria ou adicione alguns cubinhos de gelo à xícara. Os chás infundidos em água morna ficam extremamente fracos.
- Coloque as ervas na água antes de fervê-la para fazer decoto, ou chá cozido. A bebida é extremamente forte e costuma ser tomada com bastante açúcar. Lembre-se, porém, de que ela não é para todos os gostos.
- Siva o chá com biscoitos ou bolo.
- Não deixe o chá-verde em infusão por mais do que dois minutos. Com o passar do tempo, as ervas ficam saturadas, fazendo com que a bebida fique amarga.
- Caso não tenha uma chaleira elétrica e precise ferver a água no micro-ondas, deixe-a no forno por um a dois minutos em potência alta e espere esfriar antes de preparar o chá.
- Os saquinhos de chá oferecem diversas oportunidades para você brincar com o gostinho da bebida:
- Caso tenha uma máquina de café expresso, experimente botar o saquinho dentro do recipiente de metal do aparelho. O chá vai passar instantaneamente, sem que você precise esperar a infusão.
- Sacuda o saquinho de chá na xícara após alguns minutos se conseguir segurá-lo pela cordinha. A bebida vai ficar com um gosto ou um aroma mais forte.
- Já se preferir as folhas de chá, basta ter paciência para descobrir uma variedade infinita de sabores:
- Experimente combinar folhas diferentes, mas com gostos parecidos, ou comprar chás de diferentes marcas e qualidades. (A maioria das marcas inglesas mais famosas levam os nomes das famílias criadoras da mistura.)
- Antigamente, as avós inglesas colocavam cascas de maçã dentro das caixas de chá de madeira e esperavam alguns meses para deixar as folhas com o gostinho da fruta. Após prepararem o chá, elas também adicionavam uma pitadinha de canela.
- Na hora de preparar um chá com folhas, ferva a água e vire-a sobre as ervas dentro de um bule. Em seguida, esvazie o bule e encha-o novamente com água fervente, em uma infusão dupla. Esse é um método tradicional do oriente, usado para remover as impurezas das folhas.
- Familiarize-se com o tipo de chá que você vai fazer. A maioria dos chás não deve ser preparada com água fervente. Além disso, dependendo da erva, pode ser que você precise usar uma determinada proporção de água e chá (principalmente se estiver fazendo chá em pó) ou esperar um tempo maior ou menor para completar a infusão.
Publicidade
Avisos
- Não coloque leite e limão no mesmo chá. Do contrário, o leite pode talhar.
- Não exagere no açúcar ou no mel se for diabético. Em vez disso, experimente produtos como o néctar de agave, que reduzem o teor glicêmico da bebida sem alterar o sabor.
- Prove o chá com cuidado. Queimar a boca pode ser doloroso, além de causar danos às papilas gustativas, tornando o gosto do chá mais difícil de ser saboreado.
- Não cozinhe o chá em uma chaleira elétrica.
- Não deixe o chá esfriar demais.
- Vire com cuidado a água dentro da xícara para não se queimar com o vapor.
- Caso tome chá por motivos de saúde, como para aumentar o seu consumo de galato de epigalocatequina, não adicione leite a bebida, já que caseína inibe a ação da substância. Para deixar o chá mais cremosinho, use leite de soja, de amêndoas, de trigo ou qualquer outro substituto que não seja de origem animal.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um saquinho de chá.
- Uma chaleira ou outro recipiente para ferver a água.
- Uma xícara ou uma caneca.
- Um bule.
- Uma fonte direta de calor ou de eletricidade (ex.: um fogo, um bujão de gás ou um fogão elétrico).
- Água.
- Uma colher de chá.
- Leite e açúcar (opcional).
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 60 304 vezes.
Publicidade