Baixe em PDF Baixe em PDF

Computadores são peças complexas de tecnologia com muitos componentes pequenos que precisam funcionar sem problemas. Os coolers são uma parte essencial de qualquer computador, pois ajudam a manter o ar frio fluindo nos seus componentes. Se seu computador está superaquecendo, ou você precisa substituir um cooler existente, instalar um novo pode ajudar a diminuir as temperaturas e até mesmo o barulho de sua máquina.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Comprando um cooler

Baixe em PDF
  1. Há dois tamanhos principais para os coolers de computadores: 80 mm e 120 mm. Seu computador pode suportar outros tamanhos, incluindo 60 mm ou 140 mm. Se não estiver certo disso, remova um dos coolers instalados e leve-o a seu revendedor de computadores local.
    • A maioria dos gabinetes modernos usa coolers de 120 mm.
    • Se estiver adicionando um novo cooler em vez de trocar algum que queimou, você precisará ver como as peças interagem entre si e se ajudarão a refrescar os componentes para os quais são necessárias. Itens como placas de vídeo e processadores tendem a exigir coolers individuais para jogar ar sobre elas próprias. Algumas placas de vídeo antigas possuem coolers que são conectados no gabinete do PC.
  2. Encontre lugares vazios onde os coolers podem ser instalados. Tipicamente, há pontos de ventilação na parte traseira, lateral, superior e frontal da torre. Cada gabinete tem sua própria configuração de cooler e o número máximo deles.
  3. Se seu gabinete suportar vários tamanhos de coolers, os maiores quase sempre serão melhores do que os menores. Coolers de 120 mm são significativamente mais silenciosos e também movem muito mais ar por rotação, tornando-os muito mais eficientes.
  4. Leia as páginas de especificações e opiniões para comparar diferentes coolers. Procure por níveis de volumes mais baixos e alta confiabilidade. Coolers geralmente são muito baratos e você pode ser capaz de conseguir um bom negócio se comprar um pacote contendo quatro. Alguns dos fabricantes mais populares incluem:
    • Cooler Master.
    • Evercool.
    • Deep Cool.
    • Corsair.
    • Thermaltake.
  5. Se você quiser adicionar um pouco de estilo ao seu gabinete, pode usar os coolers de LED. Eles iluminarão seu gabinete com diferentes cores, mas são um pouco mais caros.
  6. Se planeja conectar os coolers à fonte de energia, abra o gabinete de seu computador e verifique os cabos de energia dele para determinar que tipo de entrada de energia seu cooler deve ter. Os conectores mais comuns são molex, três pinos e quatro pinos. Algumas lojas oferecem múltiplos tipos de cabo para instalar em seu cooler, mas é bom se garantir. Se quiser controlar a velocidade do cooler, você deve conectá-lo à placa mãe (a não ser que seu computador tenha algum componente que permita controlar a velocidade sem a placa mãe). A maioria das placas mães possuem conectores para cabos de três ou quatro pinos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Abrindo o gabinete

Baixe em PDF
  1. Pressione o botão de ligar por, pelo menos, 10 segundos.
  2. Você precisará remover o painel lateral de seu computador para acessar o interior. Use os parafusos que passam ao longo da traseira do computador para remover o painel. Retire o painel do lado oposto das portas da placa-mãe na parte traseira do computador.
    • O painel lateral oposto à placa mãe normalmente fica no lado esquerdo.
    • Existem vários tipos de painel. Há aqueles que usam parafusos; outros possuem travas simples.
  3. Sempre aterre-se antes de trabalhar dentro de um computador. A descarga eletrostática pode danificar seriamente os componentes. Você pode usar uma pulseira eletrostática, ou pode se aterrar tocando em uma torneira de metal.
    • Continue a se aterrar enquanto trabalha no computador para liberar qualquer carga que tenha se acumulado.
  4. Há várias aberturas no gabinete que podem suportar a instalação do cooler. Você pode encontrar as aberturas na traseira, dianteira, lateral e parte superior do computador, dependendo do gabinete.
  5. Eles podem estar espalhados por todos os lugares e pode haver apenas um par. Os conectores dos coolers são tipicamente etiquetados CHA_FAN # ou SYS_FAN # . Consulte a documentação da sua placa-mãe se você estiver tendo dificuldades em encontrar os conectores.
    • Se tiver mais coolers do que conectores, você pode usar adaptadores Molex para energizar seus coolers extra.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Configurando os coolers

Baixe em PDF
  1. Os coolers em seu computador têm outras funções além de soprar ar em seus componentes. Esta não é a forma mais eficiente de resfriar o computador. Em vez disso, os coolers devem movimentar ar através do computador, fazendo uma corrente fria circular pelos seus componentes. [1]
  2. Os coolers movem o ar em uma direção indicada por uma seta impressa na parte superior da caixa do ventilador. Olhe na carcaça do seu cooler novo. Na parte superior do gabinete, você deve ver uma seta. Isso indica o caminho em qual direção o ventilador sopra. Se não houver nenhuma seta impressa, você pode examinar a etiqueta no mecanismo do cooler. O ar geralmente flui para fora do lado com o adesivo.
  3. O túnel de vento é criado por coolers de entrada e de exaustão. Geralmente você irá querer mais coolers de exaustão do que de entrada, pois isso ajudará a criar um vácuo dentro do gabinete. Quando há um efeito de vácuo, todas as fendas e pequenas aberturas em seu gabinete também estarão puxando o ar frio para dentro.
    • Traseira: A fonte de alimentação na parte traseira do seu computador tem um cooler que empurra o ar para fora da parte de trás (exaustão). Configure também outro cooler ou dois na parte traseira do gabinete, configurados para extrair o ar.
    • Dianteira: Instale um cooler na dianteira de seu computador que sugue o ar para dentro (entrada). Você pode querer instalar um segundo cooler dianteiro no compartimento do disco rígido (se o gabinete suportar).
    • Lateral: Coolers laterais devem estar configurados para extrair ar para fora da lateral também. A maioria dos gabinetes suporta um cooler lateral.
    • Topo: O topo deve estar configurado como outra entrada. Pode parecer natural configurá-lo como um exaustor, uma vez que o calor se acumulará na parte superior do gabinete, mas isso normalmente levará a uma exaustão demasiada e a entrada de ar frio não será suficiente.
  4. Parafuse o cooler usando os quatro parafusos incluídos. Certifique-se de que o cooler esteja preso para que ele não faça barulho. Aperte os parafusos, mas não demais no caso de necessidade de remover ou substituir o cooler posteriormente.
    • Certifique-se de que quaisquer cabos, incluindo o cabo de energia do próprio cooler, não possam ser pegos pelas pás dele. Use abraçadeiras para puxar os cabos para fora do caminho, se necessário.
    • Se você estiver tendo problemas para manter o cooler no lugar enquanto o parafusa, use alguns pequenos pedaços de fita adesiva para prendê-lo até que os parafusos estejam inseridos. Não coloque fita em nenhum dos componentes ou circuitos.
  5. Conecte os coolers aos conectores apropriados na placa-mãe. Se você tiver muitos coolers ou os cabos deles não atingirem os conectores, use o adaptador Molex para conectá-los diretamente à fonte de alimentação.
    • Se os coolers estiverem conectados diretamente à fonte de alimentação, você não será capaz de alterar a velocidade do cooler no BIOS; eles sempre rodarão em velocidade total.
  6. Certifique-se de fechar seu gabinete antes de testar seus coolers. Gabinetes e coolers são projetados com o fluxo de ar em mente, e um gabinete aberto negará todos os benefícios da circulação do ar. Gabinetes abertos esfriarão muito menos eficientemente do que um fechado.
  7. Se os seus coolers estiverem conectados à placa-mãe, você pode verificar que eles estão funcionando abrindo seu BIOS. Você também pode usar o BIOS para alterar a velocidade do cooler. Use um programa como o SpeedFan para monitorar a velocidade do seu cooler no Windows.
    • Quaisquer coolers conectados diretamente à sua fonte de alimentação não serão monitorados.
  8. Tudo está certo se os seus coolers estiverem girando corretamente, mas o objetivo final é resfriar os componentes do computador. Baixe um programa de monitoramento de temperatura (o SpeedFan também cuida disso). Se o seu computador ainda estiver superaquecendo, você pode precisar reconfigurar as localizações e direções dos coolers ou considerar soluções de refrigeração mais extremas. [2]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 91 910 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade