Baixe em PDF Baixe em PDF

Na hora de medir a temperatura de uma pessoa, o ideal é utilizar o método que dará o resultado mais preciso possível. Em crianças e bebês com menos de cinco anos de idade, a temperatura retal é mais confiável; acima dessa faixa etária, ela pode ser medida via oral. Além disso, a temperatura axilar é uma alternativa para pessoas de qualquer idade, mas não é tão precisa quanto as outras e não deve ser utilizada em situações emergenciais.

Método 1
Método 1 de 3:

Medindo a temperatura via oral

Baixe em PDF
  1. Há termômetros digitais que são voltados para obter a temperatura pelo reto, pela boca ou por uma das axilas, enquanto outros são exclusivamente orais. Qualquer um deles são confiáveis para tomar a temperatura. Adquira-os na farmácia.
    • Recomenda-se não utilizar mais termômetros de vidro. Antigos, eles são considerados perigosos devido à presença de mercúrio, uma substância muito nociva; o termômetro pode quebrar e causar muitos danos.
  2. O banho quente pode afetar a temperatura corporal, principalmente de crianças, portanto, aguarde ao menos 20 minutos para obter o melhor resultado possível. [1]
  3. Limpe-a com álcool, sabão e água quente, logo depois enxaguando com água fria e secando-o bem. [2]
  4. A ponta precisa estar completamente na boca e sob a língua, cobrindo-o completamente e longe dos lábios.
    • Ao medir a temperatura de uma criança, segure-o na boca dela ou peça para que ela faça-o sem se movimentar muito.
    • Tente não mexer muito o termômetro. A pessoa pode estar irritada, impaciente ou com ânsia de vômito; nesse caso, é melhor obter o resultado através de uma das axilas.
  5. Verifique o que está escrito no display digital do aparelho para saber se o indivíduo está com febre; valores a partir de 38 °C são considerados febre. Em bebês, recomenda-se levá-los ao médico mesmo quando for apenas uma febrícula (37,3 °C até 37,9 °C). No entanto, crianças e adultos não deverão precisar de cuidado especializado se a temperatura não superar 38,3 °C. [3]
    • Por via das dúvidas, vá ao médico para que ele prescreva a melhor forma de diminuir a febre.
  6. Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Medindo a temperatura axilar

Baixe em PDF
  1. Ao notar que a medição é alta quando feita nas axilas, experimente outra maneira para confirmar a presença de febre.
    • Novamente, recomenda-se descartar os termômetros de vidro. O mercúrio contido neles é perigoso e causará danos se o vidro quebrar.
  2. Levante o braço, posicione o termômetro e deixe a ponta dele bem no meio da axila, cobrindo-a totalmente. [4]
  3. Olhe o valor medido no display para saber se há ou não febre (acima de 38 °C, que não exige uma ida ao hospital, mas é necessário ficar atento para ver se a temperatura se mantém, abaixa ou sobe):
    • Bebês com febre devem ser tratados o quanto antes.
    • Crianças ou adultos precisarão de tratamento médico se a febre atingir ou superar 38,3 °C.
  4. Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Medindo a temperatura retal

Baixe em PDF
  1. Alguns deles são voltados exclusivamente para medir a temperatura através do reto, enquanto os de multiuso podem medi-la pela boca, axilas ou reto. Qualquer um deles oferecerá um resultado preciso. Compre-os em uma farmácia.
    • Procure por um modelo que tenha um cabo bem largo para segurar, além de uma ponta que não precise ser inserida muito profundamente no reto. Dessa maneira, será mais simples obter a temperatura e não causará tanto desconforto na pessoa. [5]
    • Mais uma vez, evite os termômetros de vidro. Há risco de quebrarem e causaram danos irreversíveis devido ao mercúrio.
  2. Ambos podem afetar a temperatura corporal de bebês, portanto, é melhor esperar um pouco para obter um resultado mais preciso. [6]
  3. Limpe-a com álcool e água quente com sabão. Depois, enxágue-a com água fria e seque-o bem. Revista a ponta com vaselina para facilitar a inserção no ânus. [7]
  4. Ele deve ficar de barriga para baixo em seu colo ou de barriga para cima em uma superfície firme; escolha a posição que seja mais confortável para ela e que facilite o seu acesso ao reto.
  5. Após alguns segundos, ele estará pronto para medir a temperatura.
  6. Insira cuidadosamente o termômetro com uma mão (aprofundando-o cerca de 1,3 cm, parando se houver alguma resistência) e segure as nádegas dele com a outra. [8]
    • Mantenha o termômetro no lugar segurando-o entre o dedo médio e o indicador. Ao mesmo tempo, com a outra mão, segure com firmeza as nádegas do bebê para que ele não se mexa. Caso o pequeno fique agitado, retire o termômetro e acalme-o, tentando novamente assim que o pequeno estiver mais tranquilo.
  7. Leia o valor no display para saber se o bebê está com febre (38 °C ou mais).
    • Leve-o ao hospital se a temperatura for de 38 °C ou mais.
    • Para crianças ou adultos, é necessário cuidado especializado se a febre atingir ou superar 38,3 °C.
  8. Publicidade

Dicas

  • Consulte um médico se estiver preocupado com a saúde de uma criança.
  • Use um termômetro digital apropriado para medir a temperatura retal, evitando a contaminação dos que não são voltados para fazer a medição dessa forma. Provavelmente, termômetros retais terão a ponta de cor diferente.
  • Compre capinhas para cobrir a ponta do termômetro, principalmente se ele for utilizado em várias pessoas. Ele ficará mais limpo dessa forma.
  • Em linhas gerais, a febre ainda é baixa até 38 °C, enquanto as de 40 °C são altíssimas.
Publicidade

Avisos

  • Sempre higienize os termômetros logo após utilizá-los.
  • Vá ao pronto-socorro se um bebê apresentar temperatura de 38 °C ou maior.
  • Descarte termômetros de mercúrio adequadamente. Até mesmo a pequena quantidade de mercúrio presente neles pode causar grandes danos ao meio ambiente se houver vazamento. Faça uma pesquisa na internet para saber como é realizado o descarte desses termômetros em sua cidade; pode ser possível levá-lo ao um local onde ele é adequadamente descartado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 210 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade