Baixe em PDF
Baixe em PDF
A pescaria pode ser um esporte complexo ou um simples e relaxante hobby. Não importa a forma como você pesca, existem alguns elementos chave que precisam ser lembrados ao preparar uma vara de pescar. Para garantir que a sua vara de pesca esteja sempre firme e fazendo uso eficiente das iscas, siga as técnicas apresentadas nesse artigo.
Passos
-
Identifique as partes de uma vara de pesca. A vara de pesca pode ser um equipamento complicado, então é bom aprender a terminologia antes de montá-la. Caso a sua vara possa ser dividida em duas partes ou mais, a peça que conecta essas partes é chamada de virola. A virola macho deve ser inserida na virola fêmea.
- O cabo é a parte da vara que você segura durante a pescaria.
- A parte mais próxima do cabo é chamada de butcap ou tampa do cabo. A ponteira é a parte mais flexível e está localizada no topo da vara de pesca.
- Os passadores são as argolas que existem ao longo da vara, por onde passa a linha.
-
Limpe a vara. Limpe todas as peças com um tecido para remover qualquer sujeira ou detrito que possa danificar a vara. Você pode usar um cotonete para limpar a virola fêmea, se necessário. Ao manter a vara limpa, você prolonga o tempo de vida dela. A sujeira pode arranhar e destruir as peças que compõem a vara de pesca.
-
Junte todas as peças. Alinhe as peças macho e fêmea em uma superfície plana. Segure com firmeza a virola fêmea e encaixe a virola macho nela. Lembre-se também de montar quaisquer peças que sirvam para alinhar as virolas.
- Pare imediatamente caso não esteja conseguindo montar a vara. Olhe as instruções e veja se não está faltando algum mecanismo. Forçar a vara poderá danificá-la permanentemente.
- Na maioria das varas, você precisará rotacionar as peças para encaixá-las. Segure a virola fêmea e rotacione a virola macho após encaixá-las. Esse procedimento irá prender as peças da sua vara.
-
Fixe a carretilha ou molinete. Na parte inferior da vara, junto do cabo, você deve encontrar uma abertura fêmea para a inserção de uma carretilha ou molinete. Essa parte é chamada de reel seat ou fixador. Insira uma carretilha ou um molinete no local. Feito isso, encaixe o fixador na parte inferior da carretilha ou do molinete, encaixando as duas peças. Rotacione até que elas fiquem firmes.
- Cuidado para não apertar demais a carretilha. Caso você force o encaixe mais do que o necessário, ele pode quebrar e estragar a vara.
- Lembre-se de que, ao rosquear para direita, você estará apertando. Ao rosquear para a esquerda, estará folgando. Em outras palavras, rosquear no sentido horário irá apertar as peças, enquanto rosquear no sentido anti-horário irá folgá-las.
Publicidade
-
Levante o braço da carretilha e puxe a linha. O braço, também conhecido como bale arm, é essa parte prateada suspensa na carretilha. Após aplicar um pouco de força, você será capaz de levar esse braço até o outro lado da peça. Com o braço levantado, você será capaz de puxar a ponta da linha e a carretilha irá desvencilhar o restante. [1] X Fonte de pesquisa
- Cuidado ao fazer isso. Caso o braço não levante com facilidade, você deve estar olhando para a peça errada. Nunca aplique força excessiva para abrir o braço.
- Veja se o carretel está desenrolando na mesma direção da carretilha ou você terá nós desnecessários na linha. Simplesmente gire o carretel para que fique na mesma direção da carretilha. [2] X Fonte de pesquisa
-
Passe a linha pelas passadeiras. A maioria das varas possui entre quatro a cinco passadeiras fixadas. Comece pela passadeira mais próxima da carretilha e vá até a ponta superior da vara de pesca.
-
Feche o braço. Para fechar o braço da carretilha, simplesmente gire-o na direção oposta de quando ele foi aberto. [3] X Fonte de pesquisa Para testar se ele está devidamente fechado, puxe a linha delicadamente. A linha não deve sair.
- Teste a direção do carretel mais uma vez ao enrolar uma pequena quantidade da linha. Você precisará começar tudo de novo e consertar a direção do carretel caso ele não esteja girando na mesma direção da carretilha. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Escolha a cor apropriada para o clima. A isca pode depender de vários fatores, incluindo o clima. Em dias ensolarados, você pode escolher uma isca prateada. A cor prata ajuda a refletir a luz, chamando a atenção dos animais. [5] X Fonte de pesquisa Em dias nublados, você pode escolher uma isca dourada. O dourado tem grande propriedade refletiva e vai conseguir um brilho extra em dias especialmente nublados ou escuros. [6] X Fonte de pesquisa
-
Escolha um tipo de isca. Escolha a isca baseado no tipo de peixe que você quer pescar, bem como no lugar onde ele pode ser encontrado. Use uma isca jig caso esteja pescando em água doce. Graças às suas penas e a sua cabeça de metal, ela costuma ser eficiente nesse tipo de pesca. [7] X Fonte de pesquisa A isca colher costuma funcionar em peixes que se alimentam de peixes pequenos. A colher vai se mover para tentar imitar o movimento de um peixe em fuga, atraindo os predadores. [8] X Fonte de pesquisa
- Use uma isca spinner se estiver procurando por uma isca para qualquer tipo de trabalho. A isca spinner é uma peça de metal que gira na água ao se mover. Isso chama muita atenção dos peixes e deve ser usada especialmente em lugares onde a pesca é difícil. [9] X Fonte de pesquisa
-
Observe a claridade da água. Escolha uma isca que chame muita atenção, como a spinner ou a colher, caso a água esteja turva ou barrenta. [10] X Fonte de pesquisa Essas iscas criam vibrações na água, então mesmo que o peixe não consiga ver a isca, conseguirá sentir a movimentação. Em contrapartida, essa mesma vibração pode acabar assustando os peixes caso a água esteja limpa. [11] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Enrole a linha na isca. Após passar a linha na sua isca, deixe cerca de vinte centimentros de linha no outro lado.
- A linha de pesca é difícil de ser vista, por isso recomenda-se que você pratique os nós com uma corda ou cadarço.
-
Enrole a linha novamente. Com a linha e a isca no chão, use a carretilha para enrolar a linha novamente até que ela esteja com o resto. Enrole a ponta da linha sem muita força ao redor da linha que está no outro lado da isca, de forma parecida com que as cores de uma bengala doce se entrelaçam. Pare depois que enrolar uma linha na outra cerca de cinco vezes.
-
Passe a ponta da linha novamente. Pegue o final da linha e puxe-o novamente na direção da isca. Feito isso, passe a linha pelo buraco e, em seguida, dobre-a mais uma vez para dentro de forma que a ponta esteja saindo por baixo da linha.
-
Aperte o nó. Segure a linha e a ponta dela. Puxe as duas gentilmente para formar um laço firme na isca. Use as suas unhas durante o processo se precisar de ajuda. Quando o nó estiver firme, corte o excesso de linha no final.
- Umedeça a linha para enrolar o nó corretamente. Esse processo pode ser feito umedecendo a ponta dos seus dedos com saliva e correndo a linha pelos dedos.
Publicidade
Dicas
- Pesquise sobre o tipo de peixe que você deseja pescar, porque algumas iscas são mais eficazes que outras dependendo da espécie escolhida.
- Escolha a força apropriada para a vara e linha. O tamanho e peso do peixe podem ajudar a determinar o tipo de vara necessário.
- Tenha sempre um par de cortadores de unhas na sua caixa de ferramentas. Eles poderão ajudar quando as facas não forem úteis.
Publicidade
Avisos
- Ao colocar a linha na vara, não se esqueça de nenhuma passadeira. Caso você acidentalmente se esqueça de alguma passadeira ou passe a linha entre a vara e ela, poderá danificar toda a vara de pesca. [12] X Fonte de pesquisa
- Muito cuidado ao separar a bagunça da vara de pesca. Caso a linha esteja emaranhada, pode ser mais fácil cortar o emaranhado e passar a linha novamente. Passe a linha com cuidado ao tentar desembaraçá-la para que você não puxe a vara incorretamente. [13] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=1TUhpDtbOck
- ↑ http://survival-mastery.com/skills/scouting/how-to-string-a-fishing-pole.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=1TUhpDtbOck
- ↑ http://survival-mastery.com/skills/scouting/how-to-string-a-fishing-pole.html
- ↑ http://enlightenme.com/fishing-lure/
- ↑ http://enlightenme.com/fishing-lure/
- ↑ http://enlightenme.com/fishing-lure/
- ↑ http://enlightenme.com/fishing-lure/
- ↑ http://enlightenme.com/fishing-lure/
- ↑ https://www.boats.com/how-to/10-tips-for-picking-the-best-fishing-lure/
- ↑ https://www.boats.com/how-to/10-tips-for-picking-the-best-fishing-lure/
- ↑ http://survival-mastery.com/skills/scouting/how-to-string-a-fishing-pole.html
- ↑ http://survival-mastery.com/skills/scouting/how-to-string-a-fishing-pole.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 63 927 vezes.
Publicidade