PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Às vezes é difícil tomar coragem para perguntar a uma pessoa se ela gosta de você, não é? Se quiser saber se o outro sente o mesmo que você, essa conversa pode ser necessária. Se tem um crush em alguém ou gosta da pessoa como amigo, é importante ser direto e perguntar o que ela sente. Se não puder conversar pessoalmente, tente falar pelo telefone, chamada de vídeo, escrever um bilhete ou mandar uma mensagem. Você também pode ler os sinais não verbais quando estiverem juntos para ter uma ideia do que o outro sente por você.

Método 1
Método 1 de 3:

Pergunte por ligação ou mensagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você acha que uma pessoa que acabou de conhecer possa ter gostado de você, tente passar um pouco de tempo com ela antes de perguntar o que ela sente. Se vocês não se conhecem muito bem, a pessoa talvez nem saiba dizer se gosta de você ou não, mesmo se estiver flertando ou parecer interessada. [1]
    • Por exemplo, a pessoa talvez apenas tenha muito charme, mas está comprometida ou em outra situação que a impeça de namorar você.
    • Faça perguntas abertas , como “O que você gosta de fazer para se divertir?” e “Que tipo de música você gosta?” Assim, você pode descobrir se vocês tem coisas em comum.
    • Se você já tem intimidade com a pessoa, não precisa esperar para ter a conversa.
  2. Mandar uma mensagem de texto ou pela internet pode ser a melhor ideia para quem está com medo de gaguejar se for falar cara a cara ou pelo telefone. Tire uns minutos pra pensar exatamente no que vai falar. Depois, quando a pessoa responder, você terá tempo para pensar do que dizer.
    • Mandar uma mensagem também pode aliviar a pressão que o outro vai sentir, porque ele não terá que responder imediatamente, como aconteceria em uma conversa cara a cara.
    • Lembre-se de que, por mensagem, é bem mais difícil para a pessoa saber como você se sente. Ela não pode ver você e nem ouvir o tom na sua voz. [2] Use uma linguagem clara e específica. Se quiser, use uns emojis para conseguir se expressar melhor.
  3. Se falar pessoalmente parecer algo muito intimidador, fazer uma ligação pode ser mais fácil. Ligue quando souber que a pessoa estará livre, como depois do horário da escola ou do trabalho. No final de semana também é uma boa escolha.
    • Se ela puder conversar, diga algo como “Eu queria falar com você porque estou com a impressão de que você sente algo por mim. Eu gosto de você, então achei que seria uma boa ideia ligar e perguntar.”
    • Fazer uma ligação também é uma boa alternativa se vocês não puderem se encontrar pessoalmente ou isso não for seguro, como por conta do distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus.
  4. Se não poder encontrar o outro pessoalmente mas quiser conversar cara a cara, fazer uma ligação de vídeo é uma boa opção. [3] Mande uma mensagem de texto, pela internet ou um e-mail para a pessoa perguntando quando ela estará livre para fazer uma ligação por vídeo. Coloque o seu computador em um local calmo, sem distrações e onde ninguém vá interromper para deixar a conversa o mais confortável possível.
    • Combinem qual aplicativo de ligação por vídeo vocês vão usar antes da hora para não ter problema. Por exemplo, fale: “Oi, você tem tempo para fazer uma ligação pelo Google Meet hoje à tarde?”
    • Já que a pessoa poderá ver você, aumente sua confiança colocando uma roupa bonita, arrumando o cabelo e ajeitando o ambiente que vai aparecer na câmera.
    • Quando estiver falando com a pessoa, preste atenção na sua linguagem corporal. Sorria, faça contato visual e evite ficar olhando para o celular ou outras distrações durante a ligação. Finja que a pessoa está na sua frente!
  5. Se não forem se encontrar pessoalmente, é ainda mais importante que vocês se comuniquem de uma forma clara. Talvez você não consiga notar pequenos sinais que perceberia em uma conversa ao vivo, mesmo tendo o vídeo. [4] Pergunte o que o outro sente de uma forma clara e simples e deixe claro o que você sente também.
    • Tente dizer alguma coisa como: “Oi, Raíssa! A gente já se conhece a um tempo e eu gosto muito da sua companhia e de conversar com você. Eu acho que quero algo além de amizade com você e queria saber se você sente o mesmo.”
    • Independentemente da resposta, seja gentil e respeite o que a pessoa disser. Por exemplo, se ela falar que não tem intenções românticas com você, responda algo como “Entendo. Bom, espero que possamos continuar amigos, porque eu adoro a sua companhia!”
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Pergunte pessoalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Tome banho, escove os dentes, penteie o cabelo e escolha uma roupa limpa que fique boa em você. Se a sua aparência estiver boa, você se sentirá mais confiante, o que facilita a tarefa de abordar a pessoa e conversar sobre o que ela sente. [5]
    • Se costuma usar maquiagem, pode passar alguns produtos, mas tente manter o visual natural para que a pessoa foque em você e não no seu visual.
    • Arrumar-se não é o mesmo que tentar impressionar a pessoa, e sim apenas parecer bem cuidado e valorizar a própria beleza.
  2. Mesmo se você tiver planejado um momento para perguntar para a pessoa se ela gosta de você, é importante ser flexível. Se perceber que a pessoa está tendo um dia ruim, está no meio de uma tarefa, falando com outra pessoa ou está estressada, esse não é o melhor momento para perguntar sobre os sentimentos dela.
    • Se não souber como ela está, tente começar a conversa com uma pergunta simples, como “E aí, como está sendo o seu dia?” Use a resposta para saber como ela está se sentindo.
    • Antes de entrar em um assunto difícil, é melhor combinar um horário que já bom para os dois. [6] Por exemplo, você pode dizer “Você tem um tempo para a gente conversar hoje à tarde?”
  3. Não importa o que você está esperando: é normal ficar nervoso antes de encarar algo imprevisível. Tente respirar fundo algumas vezes de forma que vá até a barriga. Isso acalma e ajuda a melhorar o foco. [7]
    • Lembrar-se da importância de ter essa conversa também pode ajudar você a se acalmar. Por exemplo, diga para si mesmo “Eu não quero dar uma falsa esperança para o Bruno. Se ele gosta de mim, é melhor que eu saiba logo para que eu possa explicar que não o vejo da mesma forma.”
  4. Quando estiver pronto para perguntar à pessoa o que ela sente por você, procure um momento onde vocês possam conversar a sós. A presença de outras pessoas pode deixá-la sem graça ou insegura de responder. Dependendo de quem estiver por perto, ela pode não ficar à vontade o suficiente para responder sinceramente ou pode ficar tímida demais para dizer qualquer coisa.
    • Tente dizer algo como: “Você pode conversar comigo na praça por uns minutos?” ou “Você tem uns minutos livres para a gente conversar?”
    • Se você não vê a pessoa regularmente durante o dia, peça para ela encontrar você em um local onde vocês dois se sintam confortáveis, como uma cafeteria ou um parque.
    • Talvez seja melhor evitar lugares onde vocês não possam simplesmente ir embora, como dentro de um carro, para caso a conversa não vá bem.
  5. Antes de perguntar ao outro o que ele sente por você, diga se você tem intenções românticas com a pessoa ou se gosta dela como amiga. Seja gentil e sincero, independentemente do que for falar. [8]
    • Por exemplo, você pode dizer: “Eu gosto da sua companhia e queria conhecer você melhor” ou “Você é um dos meus amigos mais próximos e eu não quero que nada mude isso”.
  6. A melhor forma de descobrir alguma coisa é perguntar diretamente. Pense no que vai falar antes e prefira algo simples. Porém, é importante deixar claro que a pessoa pode ser totalmente sincera sobre o que sente e que você está preparado para qualquer resposta. [9]
    • Você pode dizer algo como: “Eu só queria saber se você gosta de mim para algo mais que amizade.”
    • Se você disser que não gosta da pessoa romanticamente, ela pode dizer que só gosta de você como amigo também, mesmo se sentir mais que isso. Não tente fazer a pessoa confessar o que ela “realmente” sente se ela não se sentir confortável em fazer isso.
  7. O ideal é que a pessoa sinta o mesmo que você, seja para namorar ou para manter a amizade. Se esse for o caso, vocês podem mudar de assunto logo depois. Porém, se vocês não sentem o mesmo um pelo outro, isso pode ser complicado. Tente não demonstrar chateação. Prefira agradecer pela sinceridade da pessoa.
    • É normal ficar triste ou chateado após ser rejeitado por alguém que você gosta. Se a pessoa não disse o que você estava esperando, permita-se ficar triste, mas não martirize-se muito por conta disso. [10]
    • Se gosta da pessoa mas ela não sente o mesmo, tire um tempo para pensar se você consegue seguir sendo amigo dela. Se for o contrário, seja sincero e gentil. Por exemplo, diga que se a pessoa precisar de espaço, você compreende, mas que valoriza bastante a amizade dela (se isso for verdade). [11]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Percebendo os sinais não verbais

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas muitas vezes dão pequenos sinais de que gostam de alguém quando a pessoa está por perto. Por exemplo, se você perceber que a pessoa tende a fazer contato visual com você sempre que está por perto, isso pode ser um sinal de que ela gosta de você. [12]
    • A única forma de ter certeza do que o outro sente por você é perguntando. Talvez ela faça contato visual com você porque o vê como um amigo íntimo. Já outra pessoa que goste muito de você pode não olhar por timidez. [13]
  2. Quando estiver conversando com alguém, tente fazer algum movimento leve e veja o que o outro faz. Se ele gostar de você, pode copiar esses movimentos sem querer, que é um fenômeno conhecido como espelhamento. [14]
    • Por exemplo, toque no seu cabelo, no rosto ou cruze as pernas (ou braços) e descruze. Se a pessoa imitar esses movimentos depois de uns instantes, ela está se espelhando em você.
  3. Quando estiver falando com ela, preste atenção em como ela se senta ou fica de pé. Se ela se inclinar na sua direção ou deixar a linguagem corporal aberta, como se sentar com os braços descruzados, ela pode gostar de você. Porém, se os braços estiverem virados para outra direção ou cruzados, ela pode não estar confortável. [15]
    • É importante ressaltar que a postura da pessoa pode ter a ver com diversos fatores diferentes, por exemplo, como ela está se sentindo fisicamente ou o estado de espírito dela naquele dia.
  4. Quando alguém tem uma quedinha por você, ela muitas vezes vai procurar desculpas para aproximar o corpo do seu. Ela pode tocar na sua mão ou perna enquanto vocês conversam, ter o costume de abraçar sempre que vê você ou deixar o braço encostar em você quando passar. Se notar esses sinais, ela pode estar a fim de você. [16]
    • Algumas pessoas são apenas carinhosas. Se não tiver certeza, pergunte!
    Publicidade

Dicas

  • A melhor forma de descobrir o que alguém sente por você é perguntando diretamente. Porém, se você não conseguir por conta da ansiedade, peça para um amigo em comum falar com a pessoa por você. Só veja se o seu amigo não se importa de ir conversar com a pessoa para descobrir se ela gosta de você!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 120 452 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade