PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ralph Waldo Emerson uma vez disse: "Nas flores, a terra sorri." Transforme sua casa ou jardim num local alegre e radiante plantando flores -- a forma da natureza demonstrar alegria. Siga estes passos para tornar seus locais favoritos mais felizes.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Planejando seu jardim florido

PDF download Baixe em PDF
  1. As flores, como todas as plantas, precisam de uma terra boa para crescerem fortes e saudáveis. Não importa se as está plantando num vaso ou no jardim, um bom solo é uma necessidade. Descubra o melhor tipo de solo para a planta que deseja cultivar e siga com ele.
  2. Embora as flores sejam fáceis de cultivar, não crescem em qualquer lugar. Uma área com muito sol direto ou muita sombra dificultará o crescimento para algumas delas. Encontre um local que tenha sol e sombra durante o dia.
    • Se tiver uma planta específica em mente, cheque as preferências de luz dela e escolha o lugar de acordo com elas. Pode terminar preferindo um local com mais ou menos sol do que o original.
    • Caso esteja pensando em plantar vários tipos de flores, escolha aquelas com necessidades de luz e sombra semelhantes, para que todas cresçam bem no mesmo lugar.
  3. Visite uma loja de jardinagem local para escolher as melhores flores para seu jardim. Cultivar a partir de sementes, uma planta pequena, bulbos ou cortes requer quase o mesmo processo, por isso foque nas flores que gosta e isso dará uma bela aparência ao seu jardim. Verifique as etiquetas que vêm com as flores ou nos pacotes de semente para garantir que aquela espécie é certa para você.
    • Veja qual o tamanho total da flor. Ela vai ficar muito grande e parecendo um arbusto ou continuar relativamente pequena? Vai crescer para cima e ficar alta ou para os lados, como uma vinha?
    • Pergunte sobre as flores nativas antes de olhar todas as variedades disponíveis. As espécies nativas da sua região já são conhecidas por darem certo no seu tipo de solo, temperatura e umidade.
    • Veja se a flor que você está cultivando é anual ou perene. As anuais florescem apenas uma vez por ano e precisam ser replantadas anualmente, mas costumam ter cores fortes e dar flores muito bonitas. As perenes crescem novamente todo ano, sem precisarem ser replantadas, e continuarão a aumentar de tamanho com o tempo.
    • Leia a etiqueta para verificar as necessidades de rega das flores. Algumas precisam de rega constante, enquanto outras só de vez em quando. Se for plantar várias espécies diferentes, tente escolher aquelas com necessidades semelhantes. [1]
  4. Mesmo com o solo perfeito, o local ideal e flores saudáveis, se não plantar no tempo certo, seu jardim será arruinado. As flores não se dão bem com climas muito frios ou muito quentes, portanto escolha o período entre estes: a primavera. Embora plantar nessa estação possa parecer óbvio, escolher o momento perfeito é uma arte. Espere até pelo menos duas semanas depois da última geada e evite plantar até que as temperaturas à noite fiquem um pouco mais altas.
    • Use um almanaque ou calendário de plantio para descobrir a melhor época para plantar flores na sua região. Por causa das diferenças no clima, as flores podem ser plantadas em qualquer momento entre agosto e dezembro.
    • Verifique os pacotes de sementes de suas flores para descobrir o melhor momento de plantá-las.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando suas flores

PDF download Baixe em PDF
  1. Se as estiver plantando a partir das sementes, precisa cavar um buraco de apenas 5 a 7,5 cm de profundidade e com a mesma largura. Uma flor transplantada ou envasada precisará de um buraco do tamanho da bola de raízes que vem com ela. As flores não precisam ser sufocadas com solo, por isso não é necessário enterrá-las muito fundo.
  2. Esse passo é para flores envasadas que serão transplantadas. Enquanto elas ainda estiverem num vaso plástico, regue-as bem para encharcar a terra. Depois, puxe-as para fora do vaso e quebre gentilmente a bola de raízes usando os dedos. Isso vai ajudar as raízes a crescerem para dentro do solo, em vez de ficarem num torrão confinado.
  3. Coloque um pouco de comida para flores de liberação lenta (similar a um fertilizante) para ajudá-las a crescerem rapidamente. Adicione algumas colheres de sopa no fundo de cada buraco e misture gentilmente ao solo com os dedos.
  4. Coloque cada planta no buraco individual preparado para ela. Use as mãos para preencher o espaço vazio ao redor de cada uma e cobrir o topo da bola de raízes. Evite colocar terra demais sobre a flor; o caule nunca deverá ficar coberto. [2]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando das flores

PDF download Baixe em PDF
  1. A não ser que a chuva seja constante, regue as flores. Adicione várias colheres de sopa de água a cada planta usando um regador a vários metros de distância delas para evitar danificar as pétalas ou as folhas. Você também pode instalar um sistema de irrigação para fazer o trabalho.
  2. Se quiser que as flores sejam o ponto focal do seu jardim, não deixe as ervas daninhas roubarem a cena! Assim que vir alguma delas, arranque-a do solo. Elas não são só feias, mas tiram nutrientes e o espaço que suas flores precisam para crescer saudáveis.
  3. Sempre que vir flores mortas ou velhas e secas, pode-as. Isso vai estimular o novo crescimento e deixar suas flores ainda mais bonitas que antes.
  4. Se suas flores ficarem altas, podem se tornar muito pesadas para se sustentarem sozinhas. Adicione estacas de bambu ou galhos bifurcados em pé no solo para que as plantas se escorem neles ou se enrolem. Isso será particularmente útil e necessário para vinhas, que crescem se enrolando nas coisas.
  5. Conforme o tempo passar, elas podem ficar muito grandes para o local que você escolheu. Mude-as para um lugar maior e plante flores novas no antigo. Isso manterá seu jardim em crescimento, saudável e bonito! [3]
    Publicidade

Dicas

  • Quando for comprar plantas, leve uma folha de papel branco com você e coloque embaixo das folhas. Sacuda a planta com delicadeza. Se muitos restos de insetos ou apodrecimento caírem, não a compre, pois ela vai infectar o resto do jardim.
  • Mesmo se seu solo parecer bom (escuro, com vermes e não muito arenoso ou argiloso), nunca é demais adicionar um pouco de adubo à área de plantio para conservar a água e nutrir as plantas.
  • Não use fertilizante para grama nas plantas e arbustos que florescem, pois isso deixará a folhagem escura demais e retardará o surgimento das flores. Eles têm a mesma porcentagem de nitrogênio e fósforo, portanto evite os 10-10-5 ou os 14-14-5 para as flores.
  • Se tiver animais de estimação, cerque a área de plantio com uma barreira para evitar que eles destruam as flores recém-plantadas.
Publicidade

Avisos

  • Algumas flores são venenosas para pessoas e animais, portanto, a menos que tenha certeza de que são seguras, deixe as crianças e os bichos de estimação longe delas.
  • Siga as instruções que vierem com a planta. Especificamente, plante-a no sol ou na sombra, dependendo da necessidade dela.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 102 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade