Baixe em PDF Baixe em PDF

É muito importante começar a praticar exercícios com o pulso após passar por uma cirurgia para tratar a síndrome do túnel do carpo. Porém, também é necessário ter calma e moderação. Avance aos poucos a cada semana para não se machucar e passar por mais problemas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Na primeira semana após a cirurgia

Baixe em PDF
  1. Esse plano vai incluir estratégias para a recuperação dos seus músculos lisos e para evitar que o pulso fique rígido, além de reparar os nervos e tendões. Você também pode ter de consultar seu clínico geral ou um fisioterapeuta com frequência para ver se tudo está normal.
  2. Isso é ainda mais importante nos primeiros quatro dias após a cirurgia, já que pode limitar o inchaço. Use uma tipoia quando estiver de pé ou for se mexer.
    • Quando estiver sentado ou deitado, ponha uma almofada sob a mão e o pulso para deixar ambos elevados e evitar o inchaço e a dor.
  3. Tenha calma e estique-os ao máximo. Em seguida, flexione-os e tente tocar a palma da mão com as pontas. Repita o processo 50 vezes em uma hora para fortalecer os tendões afetados.
    • Alterne entre esses exercícios com os dedos até conseguir mexê-los sem muita dor.
  4. Esse exercício é simples e ajuda a treinar os tendões flexões, além de reduzir o inchaço. Faça o seguinte:
    • Abra a mão e estique os dedos ao máximo. Depois, feche-os novamente.
    • Repita o exercício dez vezes.
  5. Por mais que praticar exercícios seja muito benéfico, usar a mão para fazer coisas comuns também é excelente. Só não exagere na questão do tempo, ainda mais se a atividade envolver pressão nos pulsos (como digitar no computador).
    • Não volte a trabalhar por pelo menos duas semanas após a cirurgia. Os seus músculos e tendões precisam de tempo para se recuperar. Caso se force, você pode tornar a sentir muita dor e irritar a região.
  6. Use gelo com frequência, todos os dias, principalmente nos primeiros quatro dias após a cirurgia. As baixas temperaturas ajudam a reduzir o inchaço e a dor, já que contraem os vasos sanguíneos.
    • Ponha cubos de gelo em uma toalha de rosto ou use uma compressa para não aplicar o produto diretamente à pele — o que pode danificar a região. Deixe a compressa agir por 15-20 minutos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Na segunda semana após a cirurgia

Baixe em PDF
  1. O médico vai aplicar um curativo bem forte nos pontos. Troque-o sempre que ele ficar sujo; quando fizer essa remoção, limpe a região.
    • Você pode até molhar o pulso quando for tomar banho, mas não mergulhe a região afetada em piscinas ou afins.
  2. O médico pode dar a você uma braçadeira para a segunda semana de recuperação. Use-a o dia inteiro e até quando for dormir para deixar o pulso seguro e imóvel.
    • Só tire a braçadeira quando for tomar banho ou praticar os exercícios dos passos abaixo.
  3. Continue praticando os movimentos listados acima — eles vão ficar mais fáceis nesse estágio. Passe a fazer a "flexão do polegar". Para isso, abra as mãos e estique os dedos. Vire a palma para cima e flexione o polegar, tentando chegar à base do mindinho do outro lado da mão. Depois, volte à posição inicial.
    • Repita o exercício dez vezes.
  4. Para isso, abra a palma da mão e vire-a para cima enquanto estica todos os dedos. Pegue o polegar por fora, de modo que ele fique puxado.
    • Conte até cinco e solte. Repita o processo dez vezes.
  5. Para isso, estenda o braço à frente do corpo, deixando o cotovelo reto e a palma da mão virada para o chão. Use a outra mão para segurar os dedos do braço esticado e force-o para baixo, até sentir o efeito. Isso ajuda a alongar os músculos na região. [1]
    • Fique na posição por cinco segundos e repita o processo cinco vezes ao longo do dia.
  6. Para isso, estenda o braço à frente do corpo, deixando o cotovelo reto e a palma da mão virada para o teto. Use a outra mão para segurar os dedos do braço esticado e force-o para baixo, até sentir o efeito. Puxe os dedos na direção do antebraço e fique nessa posição por cinco segundos, antes de se soltar. Faça tudo de novo cinco vezes.
    • Passe para a próxima parte do exercício. Aponte a palma da mão para baixo e use o outro membro para segurar os dedos. Aproxime-os do antebraço, por cima, até sentir o efeito do alongamento. Conte até cinco e solte. Por fim, repita o processo cinco vezes.
  7. Para isso, você vai precisar se apoiar em uma mesa, uma cadeira ou na outra mão. Estique o braço à sua frente e feche a mão. Ponha o antebraço sobre o apoio, com o punho suspenso. Vire a palma para baixo, em direção ao chão.
    • Mexa a mão para cima e para baixo, flexionando o pulso. Tenha cuidado e repita o processo dez vezes. Em seguida, gire o braço para virar a palma para o chão. Mexa a mão para cima e para baixo mais dez vezes.
    • Você pode usar a outra mão, em vez de uma mesa ou cadeira, para apoiar o cotovelo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Na terceira semana após a cirurgia

Baixe em PDF
  1. Nesse estágio, você vai poder mergulhar o pulso em água de três a quatro vezes por dia. Só espere até que os orifícios deixados pela linha e pela agulha cicatrizem e fechem.
    • Passe cremes ou loções nas cicatrizes restantes para acelerar a recuperação do tecido cicatricial formado. Não use nada com perfume, ou pode irritar a área afetada.
    • Massageie a área com loção por cinco minutos, duas vezes por dia.
  2. Você já não vai ter de usá-la à noite, mas sim durante o dia. Logo, vai poder limitar o tempo que passa com o acessório quando estiver praticando atividades físicas.
    • Quando decidir voltar ao trabalho, continue usando a braçadeira por cerca de seis semanas após o retorno.
  3. Feche a mão para aumentar a pressão no pulso e alongue os antebraços para fazer o extensor descrito na seção anterior. Isso vai deixá-lo mais completo e eficaz.
    • Você pode usar um peso leve, como uma garrafa d'água ou uma bola de tênis, para intensificar a rosca do pulso descrita na seção anterior. Esse peso extra pode deixar o movimento mais pesado, melhorando a resistência no membro.
  4. Para isso, sente-se com as costas eretas e olhe para frente. Incline a cabeça para o lado oposto ao braço afetado e erga o membro para o lado do ombro. Faça um sinal de "OK" com a mão, aproximando o polegar do indicador.
    • Eleve o braço e flexione-o em direção à sua cabeça, enquanto ergue o cotovelo, de modo que o círculo feito com o polegar e o indicador fique próximo ao seu olho e os outros três dedos fiquem no rosto e na orelha. Exerça pressão na região com o pulso para alongar bem o membro. Conte até cinco e, depois, repita tudo dez vezes.
  5. Use uma cadeira e, e quiser, alguns objetos para fortalecer os músculos do antebraço e do pulso e a sua capacidade de pegar objetos.
    • Deite-se no chão, com a barriga à frente da cadeira, de modo a estender os braços e pegar as duas pernas mais próximas do objeto. Segure-as com força, mantendo os cotovelos retos e no chão.
    • O primeiro exercício é tentar elevar a cadeira por dez segundos sem que ela toque o chão. O segundo é igual, mas você deve tentar elevar o objeto por 30-40 segundos. Pratique o primeiro com o menor tempo de descanso possível e o segundo com o maior tempo — para trabalhar todos os músculos do antebraço.
    • No terceiro exercício, você deve tentar elevar a cadeira por dois segundos (para ser ágil) e abaixá-la rapidamente, sem deixá-la tocar o chão, e repetir tudo algumas vezes.
    • No último exercício, você vai precisar de mais estabilidade e força nos músculos para fazer movimentos de torção. Eleve a cadeira do chão por cerca de 20-30 segundos, enquanto gira o corpo para a direita e para a esquerda rapidamente.
    Publicidade

Dicas

  • Quando for tomar banho, ponha um saco plástico no pulso para não molhar o curativo.
  • Ligue o chuveiro na potência mínima para evitar que o saco plástico saia. Evite jatos muito fortes, que possam acabar arrancando o material do seu pulso ou mão.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 821 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade