PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ouvir comentários maldosos sobre seu corpo sempre é desagradável, seja de desconhecidos ou de amigos ou parentes. Não importa o contexto, nunca é aceitável falar do corpo, cabelo, cor da pele e outros aspectos da aparência de alguém. Pensando assim, qual é a melhor reação nessas horas? Calma: felizmente, existem formas de assumir o controle da situação, reagir com maturidade e mostrar à pessoa que ela não tem o direito de falar o que falou. Neste artigo, listamos algumas dessas reações — incluindo exemplos bem específicos. Leia abaixo para saber mais!

O que você precisa saber

  • Confronte a pessoa diretamente: "Minha aparência não é da sua conta, e gosto do meu corpo como ele é."
  • Combata os comentários com positividade: "Obrigado pela preocupação, mas estou muito feliz com minha aparência! Não quero opiniões sobre meu peso."
  • Explique que as palavras machucam: "Você pode não se dar conta, mas fico triste quando ouço seus comentários sobre minha aparência. Porque eu tento me cuidar."
  • Crie o hábito de repetir mantras positivos, como: "Aceito e amo meu corpo exatamente como ele é" e "Meu corpo é forte e lindo."
Método 1
Método 1 de 4:

Respondendo a comentários de desconhecidos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se as pessoas costumam fazer comentários sobre partes do seu corpo, é bom você começar a ensaiar algumas respostas. Isto vale para qualquer tipo de situação, como quando alguém falar do seu peso. Aos poucos, você vai ficar blindado contra qualquer inconveniente. [1]
    • Por exemplo: diga "Meu peso não é da sua conta" ou "Gosto do meu cabelo desse jeito, obrigada".
  2. Chamar a atenção da pessoa é uma forma eficaz de impedir que ela volte a falar sobre seu corpo, além de um belo incentivo para ela ficar mais consciente sobre o próprio comportamento. Você não é obrigado a tolerar comentários grosseiros, não importa quem os faz. E mais: talvez sua resposta dê algum senso de controle sobre a situação. [2]
    • Por exemplo: se alguém falar "Tem certeza que vai comer uma coisa tão calórica assim?", responda com "Não gosto quando você comenta sobre a minha alimentação. O corpo é meu, assim como as escolhas".
    • Contudo, se a pessoa parecer agressiva ou irritada, é melhor ignorar o que ela disse — ainda mais se não houver mais ninguém por perto. Ponha sua segurança em primeiro lugar!
  3. Você não tem a obrigação de responder a nenhum comentário. E mais: em alguns casos, isso só garante à pessoa a atenção que ela queria. Talvez seja melhor ignorar tudo e dar a ela a chance de pensar sobre o que disse e por que foi inapropriado. [3]
    • Nem olhe na direção da pessoa. Continue suas atividades normalmente e finja que não está ouvindo.
  4. Em suma, não se deixe afetar pelo que as pessoas disserem. Por mais que comentários sobre o corpo nunca sejam aceitáveis, cabe a você decidir se vai assimilar a negatividade ou não. [4] Lembre-se: esse tipo de fala mostra muito mais da pessoa do que de você. Não dê a ela a satisfação de provocar uma reação!
    • Por exemplo: quando uma pessoa tirar sarro do seu corpo, pare por alguns instantes e se recomponha. Se necessário, respire fundo e visualize-se colocando uma barreira entre você e os comentários.
    • Repita um mantra positivo, como "Essas palavras não me afetam. Estou seguro" ou "A opinião dela não importa, pois sou feliz e saudável".
    • Se a pessoa continuar tentando falar com você, afaste-se da conversa depressa e com educação. Diga "Tenho compromisso e não posso me atrasar" ou "Foi ótimo falar com você, mas tenho que ir. Até mais".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Lidando com comentários sobre seu corpo na internet

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas sentem prazer em incomodar as outras pela internet. Este método é bem sorrateiro, já que ninguém precisa expor as próprias informações (e muito menos o próprio rosto). Se você receber uma mensagem inoportuna, peça para quem mandou parar — ou bloqueie o perfil de uma vez, além de apagar a mensagem. [5]
    • Na hora de pedir para alguém parar de mandar mensagem, escreva "Obrigado pela sua opinião, mas estou feliz comigo mesmo. Para de me mandar mensagem, por favor."
    • Se a pessoa não parar, bloqueie-a de uma vez. A maioria das mídias sociais tem essa opção.
    • Se possível, bloqueie essa pessoa em todas as mídias sociais.
    • Denuncie qualquer situação de assédio ou abuso que você viver nas mídias sociais, já que a maioria das plataformas bane usuários com esse tipo de comportamento.
  2. É tentador ir direto para a seção de comentários quando se é alvo de ataques pelo seu corpo na internet. Contudo, ler (e reler) o que as pessoas estão dizendo aumenta a ferida. O melhor aqui é deixar os comentários para lá — e, se você der de cara com algo negativo, parar de ler logo que se der conta do teor da mensagem. [6]
  3. Por mais que você tenha vontade de se envolver em confusão com pessoas que atacam as outras na internet — ainda mais depois de tomar as dores de alguém —, tenha cuidado para não se rebaixar ao nível de ninguém. Responda somente ao que a pessoa disser, mas não a ataque. [7]
    • Por exemplo: se alguém disser "Seu nariz é horroroso", não adianta nada responder com "Olha quem fala. Seu rosto inteiro parece uma plástica malfeita". Esse tipo de resposta só serve para gerar ainda mais confusão.
    • É melhor dizer algo como "Gosto muito do meu nariz. Por sorte, o que eu penso de mim mesmo não depende da sua opinião".
  4. Se alguém na internet falar maldades sobre sua aparência, deixe claro que você adora seu próprio corpo. [8] Poste uma ou duas fotos mostrando a sua confiança junto de uma mensagem positiva para calar todos os incomodados!
    • Por exemplo: se alguém tirar sarro do seu cabelo, poste uma bela foto com a legenda "Alguns podem até não gostar, mas eu amo meu cabelo!".
  5. Em alguns lugares da internet, como seções de comentários de sites como YouTube, as pessoas não costumam ser receptivas a nenhuma fala que conteste quem fala mal do corpo dos outros. Em vez de "militar" o tempo todo, observe quando suas palavras têm chances reais de fazer a diferença — como naquele post de um amigo seu que contribuiu com o problema sem querer. [9]
    • Por exemplo: se você postar uma foto de corpo após dar à luz e uma amiga comentar "Fica tranquila, você logo perde esse peso", responda com "Obrigada, mas não quero comentários sobre o formato do meu corpo".
    • Nem sempre dá para escolher onde e quando você vai se defender das pessoas, mas às vezes esse tipo de reação faz mais mal do que bem. Em alguns casos, é melhor se afastar e deixar tudo para trás.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Lidando com comentários de amigos, parentes e conhecidos

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você tiver que lidar com um comentário desagradável de algum amigo ou parente, o melhor é dizer à pessoa logo de cara que ela pisou na bola. [10] Não precisa ser seco ou agressivo: basta falar que não gostou do comentário e deixar o assunto para trás. Se quiser, explique brevemente por que a pessoa errou.
    • Por exemplo: se um amigo falar algo que você considera maldoso, diga "Obrigado pela preocupação, mas estou tentando ser mais positivo com meu corpo. Eu gostaria que você não dissesse mais essas coisas".
  2. Talvez pareça grosseria, mas você pode ajudar a pessoa a enxergar que errou se ignorar o comentário dela. [11] Use essa tática quando alguém fizer um "falso elogio", ou seja, uma crítica disfarçada de algo positivo.
    • Por exemplo: se sua mãe disser "Esse vestido é bonito, mas não combina com você", talvez seja melhor ignorar.
  3. Se a pessoa que fez o comentário costuma ser tranquila de conviver, então é possível que ela não se dê conta de que está errando. Pode ser, por exemplo, que realmente ache que está dando bons conselhos. Nesse caso, tenha uma conversa sincera com ela e explique a situação. [12]
    • Diga algo nas linhas de "Talvez você não perceba, mas fico magoado quando você fala coisas como 'Seu cabelo está meio desgrenhado hoje. Por que não o penteia?'. Fico triste porque sempre cuido do meu cabelo antes de vir para cá."
  4. Nem todo mundo vai entender por que você se ofende com comentários sobre o corpo. Nesse caso, talvez seja melhor passar menos tempo com a pessoa. Ninguém é obrigado a estar perto de quem pesa o clima! À medida que suas interações diminuem, pode ser que o amigo ou parente se dê conta do que fazia e mude de comportamento. Se isso não acontecer, pelo menos você não precisa estar perto de alguém tóxico.
    • Mesmo não dando para evitar algumas pessoas de vez, faça o que você conseguir. Por exemplo: caso se trate de um parente que você só vê em reuniões de família, é só não conversar com ele.
  5. Às vezes, até as pessoas que deveriam ser mais compreensivas podem tirar conclusões precipitadas sobre os outros a partir do corpo deles. Se você é "grande", então é possível que isso aconteça — e um médico ou uma médica pense algo negativo sobre sua alimentação, seu estilo de vida etc. Não deixe de derrubar essas visões, que representam nada mais que estereótipos da sociedade. [13]
    • Por exemplo: se o médico sugerir que o único jeito de você tratar um problema de saúde é perdendo peso, pergunte se ele trataria um paciente mais magro da mesma forma.
    • Outra ideia: peça para o médico explicar qual é a relação entre seu peso e o problema. Diga "Como o meu peso causa isso? Pessoas mais magras não têm o quadro?".
    • Tenha a mente aberta em relação ao que o médico disser. Você vai ver que ele quer ajudar, não comentar sobre a sua aparência.
    • Lembre-se: mesmo que o seu corpo esteja contribuindo com o problema, você não tem que se sentir mal consigo mesmo. Concentre-se em buscar mudanças para a sua saúde, não o seu físico.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Trabalhando na sua positividade corporal

PDF download Baixe em PDF
  1. Cuide-se! A saúde sempre é mais importante que a aparência. Pode acontecer de você não acordar bem em alguns dias — e ficar ainda pior depois de ouvir certos comentários —, mas ter amor próprio e se aceitar são ótimos começos. [14] Cuide da sua alimentação, reserve um tempo para seus hobbies e conviva bastante com as pessoas que gostam de você.
    • Quando você se vir no espelho, preste atenção ao diálogo que acontece na sua cabeça. Ele é negativo? Se for, fale um "Não" bem firme e forte.
    • Busque novas formas de lidar com o estresse . Praticar exercícios, meditar e respirar fundo são algumas táticas para manter a calma e conter o estresse, o que também ajuda a lidar melhor com comentários sobre seu corpo.
  2. Os outros não são os únicos que falam mal do corpo: às vezes, você também pode ser crítico demais. [15] Para evitar esse tipo de coisa, concentre-se das partes mais legais da sua aparência e personalidade. Ou seja: pense no que torna você único.
    • Por exemplo: se você tiver pensamentos negativos sobre seu corpo, pare e repita o mantra "Aceito meu corpo como ele é" ou "Meu corpo é forte e lindo".
    • Tudo bem você não conseguir ser positivo logo de cara. Em vez de começar com afirmações de uma vez, passe a buscar a neutralidade — ou seja, respeite seu corpo sem precisar necessariamente amá-lo ou odiá-lo.
      • Para praticar a neutralidade corporal, troque seus pensamentos negativos por frases que simplesmente descrevam as habilidades do seu corpo (e não a aparência dele). [16]
      • Por exemplo: diga "Meu corpo me ajuda de várias formas" ou "meu corpo se esforça muito e merece respeito".
  3. Em vez de desejar todas as coisas que você acha que não tem, tente apreciar o corpo que tem . Afinal de contas, é ele que mantém você vivo e disposto para levar a vida bem. Isso não é incrível? Observe todos os "pequenos feitos" do seu corpo que nem costumam passar pela sua cabeça. [17]
    • Por exemplo: talvez você não costume prestar atenção à sua respiração ou frequência cardíaca, mas ambas são funções vitais em todo organismo.
  4. Passar muito tempo nas mídias sociais pode deixar você ainda mais estressado e exposto a comentários maldosos. Para se proteger, deixe de seguir todas as pessoas que falam coisas do tipo. [18] Em seguida, tente construir um feed mais saudável e preenchido somente com perfis e influenciadores que promovam positividade.
    • Se necessário, diminua o tempo que você passa nas mídias sociais e passe a fazer outras atividades.
    • Por exemplo: use o tempo que você passaria explorando o feed do Twitter para se conectar com um amigo pessoalmente ou praticar exercícios.
  5. Passe a prestar atenção à sua alimentação, não importa o que você pensa do seu corpo ou o que as pessoas dizem. Entenda: a comida não é sua inimiga. [19] Independentemente da situação, ainda é direito seu gostar de comer. Programe-se para fazer refeições saborosas e nutritivas com antecedência. Na hora de comer, concentre-se em cada mordida.
    • Afaste também as distrações, como celular e TV, para se concentrar somente na comida.
  6. Se você for alvo de comentários maldosos sobre a aparência, o ideal é desabafar sobre o que está acontecendo com um amigo ou parente — seja pessoalmente ou por mensagem. Essa pessoa pode ter bons conselhos... Ou apenas ser o ombro solidário de que você precisa no momento. [20]
    • Se você achar que precisa de mais ajuda, comece a fazer terapia com um profissional. Essa pessoa vai ajudar você a processar suas emoções e lidar melhor com comentários sobre seu corpo.
    Publicidade

Dicas

  • Pessoas que estão "acima do peso" não são as únicas que ouvem comentários maldosos. Qualquer um está suscetível a ouvir coisas sobre o peso, o cabelo, os músculos (ou a falta deles) etc.
  • Tome cuidado para não incorporar a forma como os outros enxergam você na forma como você enxerga a si mesmo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 242 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade