Baixe em PDF
Baixe em PDF
É mais fácil tirar manchas de sangue de tecidos quando elas ainda estão úmidas, mas dá para resolver a situação até depois de o sangue secar. O segredo é ser rápido e não lavar ou secar o material até que a mancha seja removida por completo.
Passos
-
Use este método simples para tecidos com fibras naturais, como algodão e linho. Você não precisa de nenhuma ferramenta especial, mas vai ter que esfregar bastante. Os tecidos que têm “bolinhas” na superfície, como lã e fibras artificiais, são mais complicados de limpar.
-
Vire o tecido do avesso para a mancha ficar na parte de dentro. Desse jeito, a água vai agir sobre a mancha por trás para tirá-la do tecido. Essa forma de tratamento é mais eficaz do que as demais alternativas. [1] X Fonte de pesquisa
- Nem sempre é preciso virar a peça inteira do avesso.
-
Molhe a peça com água fria. As manchas quase nunca afetam todas as camadas do tecido, mesmo quando são antigas. Por isso, comece limpando a parte mais superficial do material. Jogue água fria na região por alguns minutos para pelo menos diminuir o tamanho do estrago.
- Atenção: nunca lave manchas de sangue com água morna ou quente, ou elas podem se prender de vez às fibras do tecido. [2] X Fonte de pesquisa
-
Esfregue sabão na mancha. Vire o tecido do avesso de novo para a mancha ficar exposta. Passe um sabão em barra no local até produzir espuma. Qualquer sabão serve, desde que ele seja feito para roupas e produza espuma.
-
Segure a área da mancha com as duas mãos. Segure o tecido em dois pontos, de lados diferentes da região afetada.
-
Esfregue a mancha em si mesma. Aproxime os lados da mancha e esfregue bem. Tome cuidado se o tecido for frágil. A fricção vai começar a soltar as partículas de sangue, que vão ficar presas na espuma (em vez de sujarem o tecido de novo).
- Você pode usar luvas de látex ou nitrila para proteger a pele de abrasões e bolhas e ter um contato melhor com o material.
-
Troque a água e o sabão e continue esfregando periodicamente. Se o tecido começar a ficar seco ou com pouca espuma, troque a água e o sabão e volte a esfregar. Caso a situação não melhore em cinco a dez minutos, faça mais força ou recorra a outro método.Publicidade
-
Use este método em qualquer tecido, mas tenha cuidado com a lã e a seda. O pó amaciante de carne, vendido em supermercados, é capaz de quebrar as moléculas de proteínas das manchas de sangue. Alguns especialistas recomendam o produto para seda e lã, mas ele pode quebrar também as partículas do tecido. [3] X Fonte de pesquisa Faça um teste em um pedaço pequeno do material e veja se há danos.
-
Faça uma pasta com o amaciante de carne. Coloque cerca de 15 ml (1 colher de sopa) do amaciante em uma tigela pequena e adicione água aos poucos, enquanto mexe, até formar uma pasta viscosa.
- Não use amaciante de carne temperado, pois ele pode estragar o tecido.
-
Esfregue a pasta com cuidado no tecido. Espalhe a pasta na mancha e esfregue com os dedos devagar. Depois, espere cerca de uma hora.
-
Enxague a pasta antes de lavar o tecido. Depois de uma hora, enxague o tecido com água fria. Por fim, lave a peça normalmente, mas deixe-a secar no varal — não na secadora, pois o calor pode fazer com que as partículas restantes de sangue se prendam de vez às fibras do material.Publicidade
-
Não use este método com lã ou seda. O detergente enzimático quebra as proteínas que formam as manchas. Como o sangue se une às fibras do tecido com essas proteínas, o produto é bastante eficaz. Contudo, materiais como lã e seda são feitos de proteínas e podem estragar com o tratamento. [4] X Fonte de pesquisa
-
Compre um detergente enzimático. Se você não encontrar nada cuja embalagem traga “enzimático” ou algo do tipo, use um detergente natural ou sustentável — que costuma conter enzimas biodegradáveis. [5] X Fonte de pesquisa
- Se necessário, peça ajuda na seção de produtos de limpeza do mercado.
-
Molhe o tecido com água fria para soltar parte das partículas de sangue seco. Agite o tecido com os dedos para tirar as partes mais superficiais do material. Se preferir, passe uma faca cega na região.
-
Mergulhe o tecido em água fria e no detergente enzimático. Dissolva cerca de 120 ml (½ xícara) do detergente em uma tigela de água fria e, depois, mergulhe o material. O tempo de tratamento vai depender de quanto tempo a mancha tem e da força do produto. Espere no mínimo uma e no máximo oito horas.
- Você também pode esfregar o detergente na mancha com uma escova de dentes antes de mergulhar o tecido na água.
-
Lave o tecido e deixe-o secar. Lave o material normalmente, mas não use a secadora — ou a mancha vai grudar nas fibras de vez. Pendure a peça no varal e veja se há algum resultado.Publicidade
-
Use este método quando o céu estiver aberto. Ele envolve ingredientes comuns, mas só serve quando o dia está claro — já que você vai ter que esperar o material secar naturalmente para saber se o processo deu certo. Por isso, esta é a opção mais devagar de todas.
- Atenção: o suco de limão e o sol podem danificar os tecidos mais delicados, como seda.
-
Mergulhe o tecido em água fria por alguns minutos. Enquanto isso, junte os materiais necessários: suco de limão, sal e um saco grande com zíper. [6] X Fonte de pesquisa
-
Torça o tecido para tirar o excesso de água e coloque-o em um saco grande com zíper. Destorça o material antes de fazer a transferência.
-
Adicione suco de limão e sal ao saco. Use 500 ml (2 xícaras) de suco e 120 ml (½ xícara) de sal.
-
Massageie o tecido. Feche o zíper do saco e pressione-o para fazer o tecido absorver o suco de limão, principalmente na área manchada. Parte do sal tem que dissolver — e você pode esfregar o suco na peça ou fazer fricção no sangue.
-
Tire o tecido da solução depois de dez minutos. Em seguida, torça-o para tirar o excesso de suco de limão.
-
Deixe o tecido secar sob o sol. Pendure o material no varal ou em uma superfície plana e com iluminação natural. Espere algumas horas e, depois, veja se o processo fez efeito. Se o tecido ficar ressecado, lave-o normalmente.
-
Lave o tecido com água. Se a mancha sair, lave o tecido com água normal para tirar o resto da solução de suco e sal. Se não sair, umedeça o material e deixe-o secar sob o sol de novo.Publicidade
-
Entenda os riscos. Como as substâncias dos métodos acima são bastante potentes, elas podem descolorir o tecido ou causar danos permanentes às fibras. Os métodos são ideais para peças brancas e que não sejam frágeis — ou como último recurso, caso nada mais dê certo.
-
Faça um teste em uma parte pequena do tecido. Depois de preparar uma das soluções acima, umedeça um chumaço de algodão ou uma folha de papel toalha com um pouco do produto e aplique na mancha. Espere de cinco a dez minutos e veja se há algum resultado negativo.
-
Use vinagre branco. O vinagre não é tão forte quanto as opções acima, mas ainda pode danificar o tecido. Mergulhe o material nele por cerca de 30 minutos; depois, esfregue-o com os dedos e enxague em água fria. [7] X Fonte de pesquisa Repita o processo até terminar.
-
Use água oxigenada. Você pode tirar a mancha com uma solução com água oxigenada a 3% (vendida em supermercados) e um chumaço de algodão — mas lembre-se de que o produto pode descolorir o tecido. Guarde-o em um lugar escuro por cinco a dez minutos, pois a luz pode quebrar as partículas da água oxigenada. Por fim, passe uma esponja ou um pano no local. [8] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma mistura de amônia. Comece com amônia de uso doméstico (ou hidróxido de amônio). Dilua o produto em água (na mesma proporção) e deixe-os atuarem sobre a mancha por 15 minutos, antes de passar a esponja ou o pano e enxaguar. Se houver sinais de danos, use uma solução mais fraca, como 15 ml (1 colher de sopa) de amônia, 1 L de água e uma gota de um detergente de louça líquido. [9] X Fonte de pesquisa
- Atenção: a amônia pode destruir as fibras de proteínas que formam a seda e a lã.
- A amônia de uso doméstico contém cerca de 5-10% de peróxido de hidrogênio e 90-95% de água. [10] X Fonte de pesquisa As soluções mais fortes são muito cáusticas e devem ser ainda mais diluídas.
Publicidade
Dicas
- Faça um teste com todas as soluções em uma parte pequena do tecido para saber se ele não vai ficar descolorido ou estragar.
- Alguns dos métodos citados acima também servem para tirar manchas de sangue de carpetes e estofados. Umedeça-os de leve com uma esponja (sem mergulhar nada em água).
- Você não vai estragar a peça se misturar ¼ de água oxigenada e ¾ água.
Publicidade
Avisos
- Não coloque o tecido na secadora até ter certeza de que a mancha saiu. O calor do equipamento pode deixar a mancha ainda mais grudada nas fibras.
- Sempre use luvas de proteção para limpar manchas de sangue de outras pessoas para não se expor a possíveis problemas de saúde.
- Nunca misture amônia e água sanitária, pois os produtos podem criar vapores muito tóxicos.
Publicidade
Materiais Necessários
Um ou mais dos seguintes itens:
- Sabão (de preferência, em barra).
- Amônia e detergente líquido.
- Detergente enzimático.
- Suco de limão, sal e saco grande com zíper.
- Água oxigenada e um chumaço de algodão.
- Amaciante de carne sem tempero.
- Vinagre branco.
Referências
- ↑ http://www.housecleaningcentral.com/en/cleaning-tips/stain-removal/blood-stain-removal.html
- ↑ http://www.housecleaningcentral.com/en/cleaning-tips/stain-removal/blood-stain-removal.html
- ↑ http://www.silksheetsguide.com/stains/
- ↑ http://www.acmehowto.com/cleaning/carpet-silk-wool.php
- ↑ http://www.getridofthings.com/household/get-rid-of-blood-stains/
- ↑ http://www.catalogs.com/info/how-to/how-to-remove-blood-stains-from-clothes.html
- ↑ http://www.housecleaningcentral.com/en/cleaning-tips/stain-removal/how-to-remove-dry-blood-stains.html
- ↑ http://www.housecleaningcentral.com/en/cleaning-tips/stain-removal/how-to-remove-dry-blood-stains.html
- ↑ http://web.extension.illinois.edu/stain/staindetail.cfm?ID=5
Publicidade