PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Dependendo do tipo de estofamento do carro, alguns métodos de limpeza funcionarão melhor do que outros na remoção de manchas de sangue. É importante tentar limpar o sangue imediatamente, pois a remoção será mais fácil. [1] O tempo e o calor farão com que a mancha penetre no estofamento, deixando uma marca permanente. Para evitar isso, reúna os suprimentos, avalie qual o melhor método para o estofamento em questão e mãos à obra!

Método 1
Método 1 de 8:

Utilizando água salgada (estofados de pano)

PDF download Baixe em PDF
  1. Utilize um pano ou uma toalha de papel para remover o excesso de sangue. Jamais esfregue o sangue, pois você corre o risco de espalhá-lo e manchar ainda mais o estofado. Bata de leve no tecido e tente remover o máximo possível de sangue, trocando o pano ou a toalha de papel sempre que necessário.
  2. Misture 2 colheres de chá de sal com 1 copo de água fria em uma garrafa spray. A água morna ou quente pode tornar a mancha permanente, portanto, utilize apenas água fria. [2]
  3. Se você não possui uma garrafa spray, mergulhe um pano limpo e branco na solução e bata-o sobre a área afetada, trocando o pano conforme necessário.
    • Se a mancha for grande, comece pelas bordas: isso evitará que ela se espalhe.
  4. Repita o processo até que a mancha esteja limpa e o pano não absorva mais sangue.
  5. Utilize um pano umedecido com água fria para remover o restante da solução, evitando esfregar o local: as batidinhas serão mais eficazes.
  6. Se a mancha ainda estiver visível, talvez ela já seja permanente, mas não desista. Experimente outros Métodos para tentar solucionar o problema.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 8:

Utilizando uma solução de detergente e água (estofados de pano)

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture 1 colher de sopa de detergente com 2 copos de água fria em uma tigela grande. [3]
  2. Umedeça um pano limpo e branco na solução e aplique-a sobre a área afetada.
  3. Uma escova de limpeza talvez seja abrasiva demais, podendo aprofundar a mancha, portanto utilize uma escova de dentes, que é mais suave.
  4. Isso servirá para enxaguar a solução. Caso a mancha não tenha sumido, repita o processo com a escova de dentes. Sempre enxágue a área com um pano úmido e limpo após esfregar.
  5. Dê batidas repetidas para enxaguar completamente a solução.
  6. Utilize um pano limpo e seco para retirar o excesso de umidade da área.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 8:

Utilizando bicarbonato de sódio (estofado de pano)

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture uma parte de bicarbonato e duas partes de água em uma tigela grande.
    • As propriedades químicas do bicarbonato o tornam uma opção eficaz e barata para a remoção de manchas. [4]
  2. Utilize um pano limpo para aplicar a solução ao estofamento manchado. Deixe-a assentar por meia hora antes de enxaguá-la.
  3. Utilize um pano umedecido com água fria para retirar a solução do estofamento. Dê batidinhas até remover o máximo possível da mancha. [5]
  4. Utilize uma toalha seca para retirar a umidade restante, absorvendo a solução e o sangue do estofado.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 8:

Utilizando um pó amaciante de carne (estofado de pano)

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture 1 colher de sopa de pó amaciante de carne com 2 colheres de chá de água fria em uma tigela pequena para criar uma pasta. [6] Mexa bem até alcançar uma consistência uniforme.
    • O pó amaciante de carne é ótimo para remover manchas de sangue antigas, pois quebra as proteínas do sangue. [7]
  2. Esfregue a pasta no tecido, mas tome cuidado para não exagerar na pressão. Deixe assentar por uma hora.
  3. Tome cuidado para não espalhar mais a pasta ou para não manchar novamente o tecido com o sangue absorvido.
  4. Para retirar o restante da pasta, pegue um pano molhado com água fria e dê batidas leves até que nenhum resquício de pasta ou sangue saia do estofado. Enxágue bem o local, pois a pasta deixada para trás pode manchar novamente o banco.
  5. Retire o excesso de umidade dando batidinhas com uma toalha seca.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 8:

Utilizando peróxido de hidrogênio (estofado de pano)

PDF download Baixe em PDF
  1. Umedeça a área afetada com uma solução de 3% de peróxido de hidrogênio. Deixe a solução agir por 30 segundos: mais do que isso pode danificar o tecido. [8]
    • Por mais que seja eficaz na limpeza de manchas de sangue, o peróxido de hidrogênio só deve ser utilizado como último recurso, pois suas propriedades alvejantes podem enfraquecer o estofamento e, em alguns casos, descolori-lo. Teste o produto em um local escondido. [9]
  2. Repita o processo caso a mancha persista, reaplicando o peróxido e dando batidinhas no sangue até que a mancha suma.
  3. Utilize um pano úmido com água fria e limpo para remover a solução da área manchada. Limpe bem o local, pois o peróxido de hidrogênio pode manchar ou danificar o estofado.
  4. Utilize uma toalha limpa e seca para bater na região e remover o excesso de umidade até que a área possa secar naturalmente.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 8:

Utilizando detergente e amônia (estofado de vinil)

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture 1/2 colher de chá de detergente com 1 colher de sopa de amônia em uma garrafa spray. Encha a garrafa com água fria e misture bem a solução.
    • A amônia é um produto de limpeza forte capaz de quebrar a proteína que torna o sangue difícil de ser limpo. [10] Dilua antes do uso e teste-a em um local escondido do estofamento para garantir que o produto não manchará o tecido.
  2. Borrife a mistura na mancha e deixe-a assentar por cinco minutos, de modo a permitir que a limpeza aja profundamente no local afetado.
  3. Tome cuidado para não usar força demais. Para não correr riscos, utilize uma escova de dentes para limpar a mancha.
  4. Repita o processo inteiro até que a mancha suma ou até que o pano saia limpo.
  5. Remova o restante da solução utilizando um pano umedecido com água fria. Enxágue bem o local, pois deixar resíduos de amônia no estofamento pode danificá-lo.
  6. Remova o excesso de umidade do estofado dando batidinhas com uma toalha seca. Permita que o tecido termine de secar naturalmente.
    Publicidade
Método 7
Método 7 de 8:

Utilizando detergente e água (estofado de couro)

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture 1/2 colher de chá de detergente com uma pequena quantidade de água em uma tigela pequena. Misture até que o sabão seja completamente absorvido pela água.
    • A água com sabão pode remover as manchas de sangue do couro, mas um sabão abrasivo pode acabar danificando o couro. Utilize um sabão neutro e teste o produto em um ponto escondido do couro para garantir que o tecido não será danificado. [11]
  2. A espuma ajudará a limpar o estofado de modo mais eficaz.
  3. 3
    Umedeça um pano macio com a solução. Uma escova ou um pano áspero poderia danificar o couro, portanto, mergulhe um pano macio na espuma e umedeça o couro para tentar remover a mancha.
  4. Utilize o pano espumoso para esfregar levemente a mancha até que ela comece a sair. Talvez seja necessário repetir o processo algumas vezes, mas saiba que quando nenhum progresso parecer estar sendo feito, é provável que você já tenha feito todo o possível.
  5. Utilize um pano limpo e úmido para retirar o excesso da solução, pois os resíduos de sabão podem acabar danificado o estofado.
  6. Utilize uma toalha seca para secar o estofado. Após remover o máximo possível de umidade, permita que o tecido seque naturalmente.
  7. Esse produto prevenirá manchas futuras e selará o couro, evitando rachaduras futuras. Procure por esse produto em lojas de materiais de construção ou de autopeças.
    Publicidade
Método 8
Método 8 de 8:

Utilizando creme de tártaro (estofado de couro)

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture uma parte de creme de tártaro com uma parte de suco de limão em uma tigela pequena para criar uma pasta. [12] Misture bem a solução antes de aplicá-la na mancha.
    • O creme de tártaro é útil para a remoção de manchas coloridas, como as do sangue, do couro. [13]
  2. Utilize uma escova de dentes para esfregar a mancha de sangue, permitindo que a pasta aja por dez minutos antes de removê-la. [14]
  3. Utilize um pano úmido para remover a pasta. Se a mancha permanecer, reaplique a pasta até que a mancha suma ou não pareça possível progredir mais.
  4. Utilize um pano úmido e limpo para remover os resíduos da pasta de limpeza. Deixar resíduos do produto pode danificar o estofamento de couro.
  5. Utilize uma toalha seca para sugar o excesso de umidade o máximo possível. Deixe que a área seque naturalmente em seguida.
  6. Esse produto prevenirá manchas futuras e selará o couro, evitando rachaduras futuras. Procure pelo produto em lojas de materiais de construção ou de autopeças.
    Publicidade

Dicas

  • Misture e aplique a quantidade mínima da solução de limpeza na mancha: o excesso de líquido pode prejudicar o estofamento e espalhar a mancha.
  • Se o sangue já secou, escove ou raspe o máximo possível antes de experimentar um método de limpeza.
  • Caso deseje utilizar um removedor de manchas comercial, procure por um produto específico para manchas de sangue. Até mesmo alguns produtos fortes são incapazes de limpar manchas de sangue se não possuírem as enzimas corretas para dissolver as proteínas sanguíneas.
Publicidade

Avisos

  • Não utilize um produto de limpeza alcalino em um estofado de couro para não danificar o acabamento.
  • Evite utilizar produtos à base de óleo no vinil, pois ele pode endurecer.
  • Não misture amônia com lixívia de cloro: as fumaças da mistura são tóxicas.
  • Não utilize nada quente em manchas de sangue: o calor cozinhará as proteínas do sangue e assentará a mancha.
  • Tome cuidado ao trabalhar com couro: sua superfície delicada pode ser danificada facilmente.
  • Evite utilizar produtos abrasivos em estofados de vinil ou couro para não danificar o material.
  • Utilize luvas de proteção ao manusear o sangue de outra pessoa para evitar doenças.
  • Não inale a amônia, pois ela é prejudicial para a saúde.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Panos brancos (todos os Métodos)
  • Toalha (todos os Métodos)
  • Sal (Método da água salgada)
  • Toalhas de papel (Métodos da água salgada)
  • Garrafa spray (Métodos da água salgada e da amônia)
  • Detergente (Métodos do detergente e da amônia)
  • Escova de dentes (Métodos do detergente e da amônia)
  • Amônia (Método da amônia)
  • Tigela grande (Métodos do detergente e do bicarbonato de sódio)
  • Bicarbonato de sódio (Método do bicarbonato de sódio)
  • Peróxido de hidrogênio (Método do peróxido de hidrogênio)
  • Tigela pequena (Método do pó amaciante de carne)
  • Pó amaciante de carne (Método do pó amaciante de carne)
  • Creme de tártaro (Método do creme de tártaro)
  • Suco de limão (Método do creme de tártaro)
  • Condicionador de couro (Métodos de couro)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 104 514 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade