Baixe em PDF
Baixe em PDF
A puberdade é difícil, mas compreendê-la é a chave para lidar com ela. Uma das maiores questões que todo pré-adolescente estará se perguntando é: "Ela já começou?” Bem, se você está passando por algumas das coisas abaixo, então é provável que você tenha entrado na puberdade.
Passos
-
Mantenha uma mente aberta. É comum que um pré-adolescente comum comece a procurar tão atentamente pelo início da puberdade que chegue a ver sinais que realmente não se manifestaram ainda. Comece afastando a ideia de que você já DEVE ter entrado na puberdade.
-
Pelos por todos os lugares. Um dos mais claros indicadores da puberdade é quando você começa a ter pelos em lugares inesperados. Para os meninos, é provável que apareçam bigode, pelos do queixo e pelos nas partes íntimas, começando em pequenos aglomerados singulares e expandindo para cobrir o rosto.
-
As meninas começam a ter seios. Lembre-se: não fique nervosa para pedir um sutiã a um adulto de confiança. Seus seios podem estar frágeis e doer. Informe um adulto de confiança sobre isso. Talvez seja melhor contar para uma mulher, que pode comprar um sutiã para você. Os sinais de que você tem seios são os mamilos aparecendo através de sua camisa, dor nas mamas, eles balançam, e você não deve se assustar!
-
A temida menstruação! Para as meninas, o melhor sinal do início da puberdade é a primeira menstruação. É provável que ela seja irregular no início, mas ela vai ganhar um padrão mais regular. Isso mostra quase certeza de que você está passando pela puberdade.
-
A praga da acne! A acne é um sintoma comum da adolescência, que é causado pelo aumento da secreção de óleos e gordura nos poros, e bactérias infectando-os. Se você tiver acne, você está quase certamente passando pela puberdade.
-
Não olhe para mim! De repente, você se sente autoconsciente. Todo mundo parece estar olhando para você, e você não gosta de ficar em pé na frente de um grande número de pessoas mais. Se você de repente está se deparando com esses tipos de problemas, provavelmente está entrando na puberdade.
-
Borboletas no estômago. Você acha que os membros do sexo oposto são subitamente muito mais interessantes de uma forma estranha, e estar perto deles é muito mais estranho. Se isso soa como você, você provavelmente já entrou na puberdade.
-
Devo ter uma aparência melhor. Você começa a se tornar obcecado com sua aparência. Para as meninas, elas podem se perguntar: “Tenho curvas o suficiente?” Para os meninos, pode ser: “Sou viril o suficiente?” Se você está se perguntando esses tipos de perguntas, provavelmente já entrou na puberdade.
-
Que fome! De repente você está com um desejo de comer alimentos novos - e mais deles! Se o seu apetite de repente der um salto como nunca antes, você pode estar entrando na puberdade.
-
Crescendo rapidamente! Você acha que, enquanto levou um ano para que você conseguisse alguns centímetros antes, agora você está ganhando centímetros de altura mais rapidamente do que você pode contá-los! Se este é o seu caso, e você tem 10-13 anos, provavelmente entrou na puberdade.
-
Transtorno emocional. Se você achar que está incrivelmente feliz, intensamente com raiva e estressado, e você realmente não sabe por quê, você provavelmente está passando por alterações hormonais, que são um sintoma da puberdade. Os meninos, especialmente, podem ficar muito irritados e não entender o porquê.
-
Afogando-se em suor. Pode parecer exagerado, mas é verdade - o cheiro não é muito atraente. Se você achar que seu suor começou a ter um cheiro mais forte e a aparecer em maior quantidade, mesmo quando você não está realmente com calor, você provavelmente entrou na puberdade.
-
Converse com seus pais! Se você perceber qualquer um ou todos esses sinais em você, é hora de falar com sua mãe e seu pai. Pode parecer difícil no começo, mas, na puberdade, a comunicação é a chave para evitar sair dos trilhos. Seus pais já passaram por isso e vão ser capazes de ajudá-lo!Publicidade
Dicas
- Você pode ter paixonites na infância sem a puberdade, por isso, não pense que porque você teve uma queda significa que você está passando pela puberdade.
- Se você está suando muito, é provavelmente uma boa ideia investir em algum desodorante - pessoas fedidas não são populares!
- A puberdade é assustadora, por isso realmente não há como explicar o quanto é importante que você converse com seus pais sobre isso.
- Não deixe que seus colegas o deixem preocupado com a puberdade. Tente ler livros sobre o assunto ou outros wikiHows relacionados, se você está passando por esse momento.
- Peça a seus pais um livro sobre puberdade. Ele terá tudo sobre muitas outras perguntas relacionadas com a puberdade.
Publicidade
Avisos
- Provavelmente é mais seguro falar com o pai do mesmo sexo que você, que experimentou exatamente o que você está enfrentando. Ou converse com ambos os pais ao mesmo tempo. Caso contrário, você provavelmente ficará confuso e mal-orientado.
- Não deixe que a sua raiva tire o melhor de você! Você só pode acabar perdendo amigos. Converse com seus pais, se você sentir que está perdendo o controle.
- Há muita desinformação por aí! Esteja atento, especialmente se você está pesquisando na internet para obter informações. Um livro é provavelmente a sua aposta mais segura.
Publicidade
Publicidade