PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O modo como um amigo trata uma amiga reflete o que ele pensa sobre ela. Por exemplo, será que ele a enxerga como uma namorada em potencial? Aliás, estaria ele escondendo uma paixão reprimida? Se você tem essas e outras dúvidas, aprenda agora alguns métodos para descobrir se o seu amigo tem interesse em elevar a amizade a outro patamar ou se ele apenas a vê como se fosse mais um dos amigos homens dele. É claro que perguntar ainda é a melhor maneira de tirar qualquer dúvida, no entanto existem sinais que ele pode passar por meio da linguagem corporal e pelo jeito que fala. Então, mãos à obra!

Método 1
Método 1 de 3:

Interpretando o jeito como ele fala

PDF download Baixe em PDF
  1. Será muito difícil dizer se ele gosta ou não de você caso só se encontrem quando estão em grupo. Tente convidá-lo para saírem sozinhos. Apesar de amigos saírem sozinhos e, portanto, um possível aceite dele não querer dizer muito, uma negação ao seu convite significa que ele não está interessado em nada mais do que amizade. No entanto, se costumam sair muito sozinhos, isso é uma indicação de que ele gosta muito de você.
    • Quando estiverem se encontrando sozinhos, ele pode acabar emitindo sinais de que confia em você. Por exemplo, ele a tocará mais do que o normal e puxará assuntos mais pessoais, falando sobre relacionamentos anteriores e inseguranças que carrega com relação ao futuro. Esse tipo de confiança representa um relacionamento mais profundo.
    • No caso dele se comportar em particular da mesma forma que se comporta em público, a amizade está mantida, mas não há indicações de que ele queira algo mais.
  2. O fato de chamá-la por um apelido masculino, por exemplo, significa que ele fica à vontade na sua presença. Além disso, se esse for o mesmo apelido que ele usa para chamar os amigos, quer dizer que ele a vê como uma amiga muito próxima e nada mais. Por outro lado, se ele usar palavras carinhosas — tais quais querida, gatinha, etc. — ou empregar apelidos exclusivos pode ser que esteja tentando demonstrar um interesse além da amizade. [1]
    • Dentre os apelidos masculinos, destacam-se: cara, mano, brother e velho.
    • Algumas das palavras que revelam interesse são: querida, princesa e gatinha.
  3. Se os assuntos se resumirem a futebol, piadas sujas, carros e videogame, é certo que ele está tentando manter o relacionamento no terreno da amizade. Agora, se tem liberdade de se abrir com você, contando segredos e inseguranças, saiba que esses são assuntos que amigos homens não compartilham entre si.
    • Quando há interesse, o amigo costuma fazer comentários específicos sobre o corpo e a sexualidade da amiga. No entanto, se ele se dirigir a ela com comentários similares sobre outra garota, está comprovando que a enxerga como se fosse um amigo homem.
  4. Se ele nunca começa um papo nem envia mensagens é porque a vê apenas como amiga. Todavia, mensagens e telefonemas constantes para marcar encontros podem ser tentativas de se aproximar mais.
    • Mensagens logo cedo e tarde da noite podem significar que ele pensa em você quando está sozinho, o que é um sinal de interesse. O mesmo vale para quando ele responde rapidamente às suas mensagens.
    • O contrário também é verdadeiro. Ou seja, respondê-la depois de “três anos” é uma atitude de quem não está interessado em nada mais do que amizade.
  5. Perguntar sobre os seus relacionamentos com outros homens pode indicar que ele está tentando descobrir se você está solteira ou não. Nesse caso, pode ser até que ele esteja preocupado em saber se um eventual amigo em comum é o seu interesse romântico.
    • Um sinal de ciúmes ou personalidade controladora é quando um amigo exige saber o que a amiga estava fazendo com outro homem. Portanto, se um amigo seu tentar impedi-la de ver outros homens, encare isso como um aviso de perigo e imponha limites. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Observando a linguagem corporal

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez ele esteja esperando pela sua iniciativa. Sendo assim, sente-se ao lado dele, deixando as pernas e os ombros se tocarem, e veja qual será a reação dele. Se preferir, passe o seu braço sobre os ombros dele ou toque-o no braço.
    • Se ele nem se importar, significa que está à vontade com você e a vê como uma boa amiga.
    • Caso tenha algum interesse amoroso, ele se inclinará na sua direção ou passará o braço ao seu redor.
    • Ao se esquivar, ele estará tentando não incentivar qualquer tipo de contato físico, o que significa total desinteresse.
  2. Quando saírem (seja em grupo ou sozinhos), tente observar se ele se senta perto ou longe. Se ele estiver a menos de um braço de distância, significa que deseja estabelecer mais contato físico. [3] Aliás, sentar-se perto de você em um restaurante, bar ou cinema é uma forma de mostrar que ele a valoriza acima de todas as outras pessoas ao redor. Por outro lado, se ele não parecer se importar em onde ficar ou se sentar, encare isso como um indício de que nesse relacionamento não há nada mais do que amizade.
  3. Um bom sinal de atração é quando o homem se senta inclinado na sua direção ou com as pernas abertas e os ombros para trás. Outros sinais são: brincar com objetos, mostrar as palmas e as mãos e concordar com as suas afirmações usando a cabeça. [4] Em contrapartida, cruzar as pernas e os braços ou sentar-se com o corpo virado em outra direção são sinais de que o seu amigo não tem interesse em levar a amizade a outro nível.
  4. O contato visual em excesso, principalmente quando há mais pessoas ao redor, indica que ele está mais interessado em você do que nos outros. Quando reparar que isso está acontecendo, espere o próximo contato e, de modo tímido, desvie o olhar — isso demonstra atração. [5]
  5. Gesticular enquanto fala demonstra interesse na conversa. Portanto, se ele concordar com a cabeça e gesticular enquanto conversam, quer dizer que está tentando envolvê-la cada vez mais. Esfregar as mãos transmite a mensagem de que ele está nervoso. E, finalmente, se ele começar a imitar os seus gestos, o corpo dele está informando que está interessado em você. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Conversando com o seu amigo

PDF download Baixe em PDF
  1. Como o objetivo é conversar sobre o relacionamento, é importante reservar um momento para que possam se encontrar a sós em algum lugar. Pergunte, por exemplo, se ele estará livre no fim de semana e convide-o para ir à sua casa. Caso fique relutante ou não aceite o convite, pode ser que esteja prevendo o que acontecerá e não esteja interessado.
  2. Não o coloque contra a parede, fazendo a fatídica pergunta logo de cara. Façam algo divertido antes, algo que ambos curtam. Joguem videogame, assistam a um filme ou falem de futebol.
  3. Quando sentir que está na hora, pare o que quer estejam fazendo. Se preferir, espere para falar quando ele estiver de saída. Peça a ele alguns minutos para conversarem. Deixe claro que a sua intenção não é constrangê-lo, mas esclarecer alguns pontos meio obscuros do relacionamento. Lembre-se de que ainda não é necessário dizer que gosta dele.
    • Comece assim, por exemplo: “Olha, será que dá para conversamos rapidinho? Gostaria de falar sobre algo. Estou um pouco confusa sobre o nosso relacionamento, gostaria de saber o que nós somos de verdade”.
  4. Esse tipo de conversa pode acabar sendo constrangedora e o seu papel é deixar o seu amigo o mais à vontade possível. Diga que a amizade dele é muito importante para você.
    • Diga, por exemplo: “A nossa amizade tem um significado muito especial para mim e eu não quero que nada de errado aconteça com ela. Ao mesmo tempo, gostaria de deixar claro o que nós esperamos um do outro”.
  5. Pode acabar sendo bem difícil fazer essa pergunta, então pratique-a com algum outro amigo, amiga ou com o seu terapeuta. Veja alguns exemplos de como formulá-la:
    • “Como você enxerga o nosso relacionamento?”
    • “Já nos imaginou como mais do que apenas amigos?”
    • “Como se sente ao meu respeito?”
  6. A reação dele pode ser de vergonha, timidez, frieza ou nervosismo. Por essa razão, é importante dar um tempo para que ele possa formular a resposta. Não o interrompa. Antes de se manifestar, espere até que ele termine de responder.
  7. Se ele disser que a vê como uma irmã, amiga ou como um dos “amigos” dele, quer dizer que ele valoriza a sua amizade, mas que não deseja ir além disso. Reaja com elegância, dizendo que não tem problema e que está muito mais contente agora, sabendo como ele realmente se sente.
    • Diga algo como: “Compreendo perfeitamente a sua opinião. Também o vejo como meu melhor amigo e espero que possamos continuar assim. Fiquei muito contente com a nossa conversa”.
    • Pode ser que a amizade não volte a ser como antes e que haja certo constrangimento no começo. Entretanto, se o seu amigo ainda quiser que saiam juntos, saiba que você tem um amigo de verdade.
  8. Se ele admitir que gosta de você mais do que como uma amiga, esclareça tudo que sente com relação a ele. Na hipótese de gostar dele também, conte imediatamente.
    • Diga, por exemplo: “Fiquei muito feliz em saber disso. Sinto o mesmo por você!”.
    Publicidade

Dicas

  • É melhor conversarem pessoalmente. Pode até ser constrangedor, mas esse cara a cara fortalecerá o relacionamento e tornará o desenrolar da conversa muito mais fácil.
  • Caso os sentimentos acabem não sendo recíprocos, tente manter a amizade. Não ataque o seu amigo nem volte a tocar no assunto. No começo você ficará triste, principalmente se os sentimentos forem grandes, mas se não der para continuarem amigos, vá se distanciando aos poucos.
  • Mesmo que ele goste de você, pode ser que não a peça em namoro na hora. Pode ser que ele prefira ir mais devagar para entender os próprios sentimentos com o tempo. No entanto, pode ser também que ele queira se jogar em um namoro logo de cara. Nesse caso, conte a ele quais são as suas expectativas, os seus sentimentos e seja sincera no relacionamento.
Publicidade

Avisos

  • Caso não esteja conseguindo controlar os sentimentos e isso esteja causando ansiedade ou depressão, está na hora de reduzir a quantidade de tempo que passam juntos.
  • Quase sempre é melhor ser sincero com os próprios sentimentos, todavia tente entender como seu amigo ficará se sentindo depois da conversa. Mande uma mensagem no dia seguinte e veja como ele reagirá. Se ele resolver ignorá-la, respeite-o e dê um pouco de espaço. Uma semana depois, tente novamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 227 990 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade