PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você sabe como reagir a uma queda muito longa? As chances podem não estar a seu favor, mas a sobrevivência ainda é uma possibilidade. Se você se mantiver plenamente consciente, há formas de influenciar a velocidade de sua queda e a força do impacto. Veja o que fazer.

Método 1
Método 1 de 2:

Sobrevivendo uma queda de muitos andares

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você conseguir se agarrar a um objeto grande, como uma tábua ou viga, aumentará muito as chances de sobrevivência. O objeto absorverá um pouco de sua queda antes de chegar ao solo, reduzindo o impacto em seus ossos. [1]
  2. Se você estiver caindo próximo a um edifício ou de um penhasco natural, esforce-se para dividir a queda em segmentos colocando o corpo na direção de uma saliência, uma depressão mais baixa, uma árvore ou outro objeto. Isso quebra o momento da queda e o divide em diversas quedas menores, dando a você melhores chances de sobreviver.
  3. Se os seus joelhos e cotovelos estiverem travados e os seus músculos, rígidos, o impacto da queda causará mais dano aos seus órgãos vitais. Não se mantenha tenso. Faça o possível para manter o corpo relaxado para que, ao atingir o solo, esteja mais preparado para receber o impacto.
    • Uma forma de se manter (relativamente) calmo é concentrar-se em executar os passos que levam a maiores taxas de sobrevivência.
    • Mantenha o corpo ativo, movendo os braços e pernas para que eles não travem.
  4. Possivelmente nada é mais importante para sobreviver a uma queda (ou mais simples de fazer) do que dobrar os joelhos. Pesquisas demonstraram que manter os joelhos dobrados em uma queda pode reduzir a magnitude do impacto em até 36 vezes. No entanto, não os dobre com tanta intensidade — apenas mantenha-os a um ângulo leve que evite travamentos.
  5. Não importa de que altura você caia, é importante sempre aterrissar sobre os pés, concentrando a força do impacto em uma pequena área e deixando os pés e as pernas absorverem o pior da queda. Se você estiver em qualquer outra posição, tente se endireitar antes de atingir o chão.
    • Por sorte, manter a posição em pé parece ser uma reação instintiva.
    • Mantenha os pés e pernas levemente unidos para que ambos atinjam o chão simultaneamente.
    • Aterrisse sobre as bolas dos pés. Aponte os dedos levemente para baixo antes do impacto, de forma a permitir que as partes esféricas dos pés sejam as primeiros a tocarem o chão. Isso fará com que a parte inferior do corpo absorva melhor o impacto.
  6. Ao aterrissar sobre os pés, faça de tudo para cair para o lado. Tente evitar cair para trás, que é a direção com a menor taxa de sobrevivência. Se você não conseguir fazê-lo, tente cair para a frente, amortecendo o impacto com os braços.
  7. Quando você cai de uma grande altura diretamente para o chão, quicar é algo esperado. Algumas pessoas que sobrevivem ao impacto inicial (frequentemente com uma aterrissagem em pé) sofrem lesões fatais em seu segundo impacto. É bem provável que você esteja inconsciente ao quicar. Se possível, cubra a sua cabeça com os braços colocando-os um de cada lado, com os cotovelos para a frente (e projetando-se à frente de seu rosto), mantendo os dedos firmados na parte de trás do crânio ou nuca. Fazê-lo cobre uma grande porção de sua cabeça.
  8. Com toda a adrenalina fluindo, é possível que você não se sinta lesionado ou ferido após a queda. No entanto, mesmo não estando visivelmente ferido, você pode ter sofrido fraturas ou lesões internas que devem ser imediatamente tratadas. Não importa como você se sinta, busque ajuda médica tão rápido quanto possível.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Sobrevivendo a uma queda de avião

PDF download Baixe em PDF
  1. A menos que você esteja caindo de um avião, não haverá tempo para tentar esta manobra. Maximize a área superficial de seu corpo espalhando-se com esta técnica de skydiving.
    • Posicione-se de forma a manter a frente do corpo em direção ao chão.
    • Arqueie as costas e a pélvis, inclinando a cabeça para trás, como se você desejasse tocar as costas de sua cabeça com a parte de trás de suas pernas.
    • Estenda os braços e dobre os cotovelos a um ângulo de 90 graus, mantendo a parte inferior dos braços e mãos para frente (paralelos e lateralmente à cabeça) com as palmas viradas para baixo; abra as pernas à largura dos ombros.
    • Dobre os joelhos de forma leve. Não trave as pernas. Mantenha os músculos das pernas relaxados e siga o movimento da queda para absorver melhor seu impacto.
  2. Em quedas muito altas, a superfície sobre a qual você é o que ditará suas chances de sobrevivência. Procure desfiladeiros íngremes que se horizontalizam de forma suave, pois seu corpo provavelmente seguirá em movimento após tocar o chão. Observe o terreno à medida que cai.
    • Superfícies duras e inflexíveis, como concreto, são as piores sobre as quais cair. Superfícies muito desiguais ou irregulares, que apresentam menos área superficial para distribuir a força de impacto, são também indesejáveis.
    • As melhores superfícies possíveis sobre as quais cair são aquelas que vão se comprimir ou se amaciar, como neve, chão macio (como um campo arado recentemente ou um pântano) e árvores ou vegetação densa (embora estas representem um alto risco de empalamento).
    • A água só é uma superfície segura para quedas inferiores a 50 m; de alturas maiores, será pouco melhor do que o cimento, pois ela não pode ser comprimida. Cair em corpos de água também apresenta o alto risco de afogamento (uma vez que você provavelmente estará inconsciente ao mergulhar). A água se torna muito mais segura quando apresenta espuma.
  3. Se você estiver caindo de um avião, normalmente terá entre 1 e 3 minutos antes do impacto. Você também terá a habilidade de viajar uma boa distância horizontalmente (algo próximo a 3 km).
    • Da posição arqueada descrita anteriormente, você pode direcionar o seu voo para a frente empurrando os braços levemente para trás à altura dos ombros (para que não estejam muito estendidos à frente) e esticando (ou estendendo) as pernas.
    • Você pode se mover para trás estendendo os braços e dobrando os joelhos como se estivesse tentando tocar a parte de trás da cabeça com os tornozelos.
    • Virar à direita pode ser feito mantendo a posição em arco e girando a porção superior do corpo levemente para a direita (abaixando o ombro direito), enquanto conversões à esquerda serão feitas abaixando o ombro esquerdo.
  4. Lembre-se de relaxar o corpo, manter os joelhos dobrados e cair primeiramente sobre os pés. Caia para a frente, ao invés de fazê-lo para trás, e proteja a cabeça com os braços caso chegue a quicar.
    • Se você estiver em uma posição arqueada, mantenha o corpo na vertical bem antes de atingir o chão para evitar ser pego em alguma outra posição no impacto (como guia, lembre-se de que, a uma altura de 300 metros, dependendo de sua velocidade, você tem entre 6 e 10 segundos antes do impacto).
    Publicidade

Dicas

  • Se você estiver girando incontrolavelmente, tente adquirir estabilidade formando a posição arqueada. Se nada mais funcionar, a posição arqueada lhe ajudará a se manter um pouco mais calmo.
  • Se você estiver sobre uma área urbana, é provável que não seja possível controlar o voo de forma precisa até encontrar uma boa superfície de aterrissagem, mas estruturas de vidro ou metálicas, toldos e carros são preferíveis a ruas e topos de concreto.
  • Estar jovem e em boa condição física parece influenciar positivamente as taxas de sobrevivência em quedas livres. Você não poderá alterar a idade, mas se estiver buscando ainda outra razão para entrar em forma, aqui está.
  • Se você atingir um ponto muito profundo que consiste de substâncias como areia ou argila, há a possibilidade de acabar preso. Não entre em pânico! Apenas faça um movimento como se estivesse caminhando por uma escada enquanto usa as mãos para lhe impulsionar para cima com movimentos longos e intensos. Você terá suficiente oxigênio para pelo menos um minuto, o que lhe dá bastante tempo para chegar à superfície.
  • Mantenha-se calmo. Se você estiver muito ocupado em se desesperar, não poderá pensar claramente!
Publicidade

Avisos

  • Pessoas raramente sobrevivem a quedas de alturas superiores a 30 m, e o índice de mortalidade costuma ser alto, mesmo em alturas de 7 a 10 m. É sempre melhor evitar quedas a qualquer custo.
Publicidade

Referências

  1. http://www.popularmechanics.com/technology/aviation/safety/4344036
  2. Injury Prevention Online Analysis of falls from heights of 50-150 feet
  3. Jack R. Hunt Library, Embry-Riddle Aeronautical University “Survival of High-Velocity Free-falls in Water” by Richard G. Snyder, 1965: a Federal Aviation Administration report
  4. Greenharbor.com The Free Fall research page. Lots of information about free-falls from airplanes, including specific survival stories.
  5. Jack R. Hunt Library, Embry-Riddle Aeronautical University “Human Survivability of Extreme Impacts in Free-Fall” by Richard G. Snyder, 1963: a Federal Aviation Administration report

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 383 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade