Baixe em PDF Baixe em PDF

Mesmo que o lábio tenha inchado devido a uma lesão, ele está vulnerável à infecção enquanto estiver se curando. Mantenha-o limpo e controle o inchaço com compressas frias e quentes. Caso você não saiba o que causou o inchaço ou suspeita de uma reação alérgica ou infecção, visite o médico imediatamente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tratamentos caseiros

Baixe em PDF
  1. Enquanto o lábio estiver inchado e dolorido, ele fica vulnerável a lesões. Esfregue-o com uma esponja e água suavemente várias vezes ao dia ou sempre que ele ficar sujo. Não encoste com as mãos ou passe pano.
    • Caso o lábio tenha inchado após uma lesão, especialmente uma queda, desinfete-o com um antisséptico.
    • Se o lábio estiver inchado devido a uma perfuração com piercing, siga os conselhos da pessoa que fez o procedimento. Não fique tirando e colocando o piercing desnecessariamente. Lave as mãos antes de mexer no local.
    • Não limpe com álcool isopropílico. Isso pode piorar a situação.
  2. Embrulhe o gelo em uma toalha ou use um bloco de gelo do congelador. Coloque-o suavemente no lábio inchado. Isso reduzirá o inchaço de uma lesão recente. Após as primeiras horas, geralmente o frio não é mais eficaz, exceto para aliviar a dor.
    • Caso não tenha gelo, deixe uma colher no congelador por cinco a 15 minutos e depois a coloque no lábio inchado. Como alternativa, chupe um picolé.
  3. Após o inchaço inicial ter terminado, o calor pode incentivar a cura. Aqueça a água até ficar bem quente, mas ainda fresca o suficiente para se tocar. Mergulhe uma toalha na água e depois esprema o excesso. Segure-a nos lábios durante 10 minutos. Repita uma vez a cada hora, várias vezes por dia ou até que o inchaço regrida.
  4. Os fármacos anti-inflamatórios e não esteroides são medicamentos que diminuem a dor e o inchaço. As variações mais comuns são o acetaminofeno, ibuprofeno e naproxeno.
  5. Beba bastante água para manter os lábios hidratados e evitar mais fissuras e inchaço.
  6. Tais tratamentos hidratam os lábios, evitando mais fissura e ressecamento.
    • Há diversas formas de fazer seu próprio hidratante labial . Tente combinar 2 partes de óleo de coco, 2 partes de óleo de oliva, 2 partes de cera de abelha ralada e algumas gotas de óleo essencial para perfumar.
    • Usando uma pequena quantidade, passe levemente nos lábios o óleo de coco ou gel de aloe vera.
    • Evite hidratantes que contenham cânfora, mentol ou fenol. [1] Use vaselina com moderação, pois ela pode causar problemas de saúde em grandes quantidades e não acrescenta muita umidade adicional.
  7. A pressão pode causar mais lesões e muito mais dor. Tente manter a área machucada livre e exposta ao ar.
    • Caso mastigar alimentos doa, a cura levará muito mais tempo. Substitua alguns elementos de sua dieta por smoothies e shakes de proteína saudáveis e tome-os com um canudo.
  8. Fique longe de alimentos salgados e com alto teor de sódio; isso pode incentivar o inchaço. [2] Em geral, uma dieta saudável com bastante vitamina e proteínas pode ajudar na recuperação.
    • Evite alimentos ácidos; eles podem causar dor.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tratando um lábio cortado ou rachado

Baixe em PDF
  1. Caso tenha batido a boca, verifique se há lesões. Se os dentes estiverem soltos, consulte um dentista imediatamente. Caso tenha cortes profundos, visite um médico. Ele pode costurar a ferida para evitar cicatrizes ou aplicar uma injeção de tétano.
  2. Dissolva 1 colher de sopa (15 ml) de sal em 1 xícara (240 ml) de água morna. Mergulhe um cotonete ou uma toalha na água, e depois passe de leve no corte. Vai arder um pouco, mas reduz o risco de infecção.
  3. Como o descrito acima, um pacote de cubos de gelo ou gelo enrolado em uma toalha reduzirá o inchaço no dia da lesão. Quando o inchaço inicial tiver passado, mude para a compressa quente usando toalhas molhadas para estimular o fluxo sanguíneo e a cura. Segure qualquer tipo de compressa nos lábios durante 10 minutos, depois deixe sem nada por uma hora antes da próxima utilização.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reagindo a condições graves

Baixe em PDF
  1. Alguns lábios inchados são causadas por reações alérgicas que podem ser fatais. Procure cuidados médicos imediatamente se isso nunca aconteceu com você antes, se os lábios estiverem severamente inchados, se estiver afetando a sua respiração ou se a sua garganta inchar. Caso já tenha tido reações alérgicas semelhantes no passado e sabe que estes são sintomas leves, tome um anti-histamínico e mantenha o seu inalador ou epinefrina por perto. [3]
    • Caso a reação tenha sido causada por uma mordida de inseto, procure os serviços de emergência imediatamente. [4]
    • Caso não tenha certeza do que causou o inchaço, tome precauções como se fosse uma reação alérgica. Em muitos casos, o motivo da reação alérgica não é descoberta.
    • Os casos “leves” podem durar vários dias. Visite um médico se o inchaço não desaparecer em alguns dias.
  2. Se os lábios também tiverem bolhas, feridas, glândulas inchadas ou sintomas semelhantes aos da gripe, você pode ter uma infecção na boca, mais comumente o vírus herpes simplex. Visite um médico para um diagnóstico e prescrição antiviral ou medicação antibiótica. Enquanto isso, evite tocar nos lábios, beijar, fazer sexo oral e compartilhar comida, bebida ou toalhas. [5] [6]
  3. Caso não saiba o que causou o inchaço, consulte um médico para descobrir. Fazê-lo é especialmente importante se o inchaço não diminuir em poucos dias. Estas são algumas possibilidades:
    • Inchaço grave durante a gravidez pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. Esta é uma condição séria, então visite o médico imediatamente.
    • Antidepressivos, tratamentos hormonais e medicação de pressão arterial podem levar ao inchaço.
    • A insuficiência cardíaca, insuficiência renal e insuficiência hepática geralmente levam a um inchaço mais espalhado, não apenas no lábio.
  4. Caso o inchaço persista após dois ou três dias, consulte um médico. Se a dor aumentar de repente, consulte um médico.
    Publicidade

Dicas

  • Estas dicas geralmente funcionam para a maioria dos inchaços, seja perfuração por piercing, ferida ou corte.
  • As pomadas antibióticas prevenirão infecções em um corte aberto e tratar infecções bacterianas. No entanto, elas não tratarão infecções virais (como herpes), podendo causar irritação na pele em algumas pessoas. Elas também podem ser prejudiciais caso sejam ingeridas. Fale com o médico antes de usá-las.
Publicidade

Avisos

  • Caso o lábio ainda esteja inchado depois de duas semanas, consulte um médico. Você provavelmente está com uma infecção ou outra condição séria.
  • Devido à possibilidade de ingestão, as pomadas de prescrição livre e remédios de ervas são potencialmente perigosos. Não há nenhuma forte evidência de que a arnica ou o óleo da árvore do chá podem ajudar, e o óleo da árvore do chá, principalmente, causa riscos graves se for ingerido. [7] [8]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Gelo ou pacote de gelo
  • Toalha
  • Hidratante labial
  • Sal
  • Água

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 497 336 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade