Baixe em PDF Baixe em PDF

O carvão ativado, às vezes chamado de carbono ativado, é muito útil para purificar água contaminada ou ar poluído. Em situações de emergência, ele pode ser usado para remover toxinas e venenos perigosos que estiverem dentro do corpo. Antes de ativar o carvão, primeiro é necessário fazer o carvão caseiro queimando madeira ou um material vegetal fibroso. Feito o carvão, você estará pronto para adicionar os produtos químicos de ativação, como o cloreto de cálcio ou suco de limão, e completar o processo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Fazendo o carvão vegetal

Baixe em PDF
  1. Uma fogueira ao ar livre provavelmente será o jeito mais fácil de fazer o carvão ativado, mas também é possível fazê-lo em uma lareira. O fogo deve ser quente o suficiente para queimar os pedaços de madeira. [1]
    • Tome os cuidados de segurança necessários ao acender um fogo e sempre deixe um extintor de incêndio por perto.
  2. Caso não tenha madeira, você pode usar quase todos os tipos de materiais vegetais densos e fibrosos, como as cascas de coco. [2] Coloque os pedaços de madeira ou material vegetal em uma panela de metal e cubra com uma tampa.
    • A tampa da panela deve ter saídas de ventilação, mas a entrada de ar para dentro dela deve ser limitada durante todo o processo. Você pode, por exemplo, usar uma panela de acampamento, pois com ela, o ar escapará pelo bico.
    • O material que for queimar deve estar o mais seco possível antes de colocá-lo na panela. [3]
  3. Coloque a panela tampada e, enquanto o material cozinha, você provavelmente verá fumaça e gases saindo da ventilação da tampa. Dessa forma, o fogo queimará tudo no material, menos o carbono (carvão vegetal). [4]
    • Quando não houver mais fumaça ou vapor saindo da panela, é provável que o cozimento tenha terminado. [5]
  4. O carvão na panela ficará quente por um tempo. Deixe-o esfriar por um bom tempo e quando estiver frio ao toque, transfira o carbono para um recipiente limpo e lave-o com água fria para remover cinzas e os detritos que ainda restarem. Por fim, escoe a água. [6]
  5. Coloque o carvão limpo em um almofariz e moa-o até virar um pó fino. Outra alternativa é colocar o carbono dentro de um saco plástico resistente e esmagar os pedaços de carvão com um batedor de carne ou um martelo até virarem um pó bem fino.
  6. Quando tiver usado um saco plástico, coloque o pó em uma tigela limpa ou deixe-o no almofariz. O pó levará quase um dia para ficar seco.
    • Confirme se está seco usando os dedos, pois o pó deve estar completamente seco antes de prosseguir. [7]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Ativando o carvão

Baixe em PDF
  1. Tome cuidado ao misturar essas substâncias, pois a solução ficará muito quente. A quantidade necessária da solução deve ser suficiente para submergir completamente o carvão. No caso de lotes normais de carvão, 100 g do cloreto misturados com 300 ml de água devem ser o suficiente.
    • O cloreto de cálcio pode ser comprado na maioria das lojas de ferramentas, de departamentos e varejos.
  2. Quando não tiver o cloreto de cálcio, é possível substituí-lo por alvejante ou suco de limão. Basta usar 300 ml de qualquer um dos dois. [8]
  3. Coloque o pó seco de carvão em uma tigela de aço inoxidável ou de vidro. Adicione a solução de cloreto de cálcio, o suco de limão ou o alvejante ao pó em pequenas quantidades, mexendo com uma colher ao fazer as adições.
    • Quando a mistura atingir a consistência de pasta, pare de adicionar a solução. [9]
  4. Após cobrir a tigela, deixe-a sozinha. Depois disso, drene o máximo possível da umidade restante da tigela. A essa altura, o carvão deve estar equilibradamente úmido, sem excessos.
  5. Ponha o carvão de volta na panela (limpa) de metal e coloque-a novamente no fogo. O fogo precisará estar quente o suficiente para ferver a água, o que ativará o carvão. Depois de cozinhar por três horas, o carvão será ativado. [10]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Usando o carvão ativado

Baixe em PDF
  1. O carvão ativado é útil para eliminar maus odores, bactérias, poluentes e alergênicos do ar e da água. Todos esses males e também muitos produtos químicos ficam presos nos vários poros minúsculos presentes nesse carvão. [11]
  2. Enrole um pouco de carvão ativado em um lençol ou pano de linho e coloque o carvão onde for preciso. Quando não tiver um lençol desse tipo, escolha um tecido respirável e de trama apertada, como o de algodão. [12]
    • Evite usar tecidos que tenham cheiro de detergente ou alvejante. O carvão também absorverá esses odores, o que reduz a eficácia do mineral.
    • Quando quiser melhorar a pureza do ar, posicione um ventilador para que ele sopre o ar no carvão. O ar ficará purificado no momento em que o ar passar pelo carvão.
  3. Os filtros de água comprados nas lojas podem ser caros, mas é possível conseguir a mesma pureza de água de uma forma mais barata: fabricando o seu próprio filtro de água. Pegue uma meia limpa que não tenha cheiro de detergente ou alvejante, coloque o carvão ativado dentro dela e limpe a água derramando-a através da meia. [13]
  4. Em uma tigela pequena, misture 2 colheres de sopa de argila de bentonita, 1/2 colher de chá de carvão ativado, 1 colher de sopa de açafrão, 2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã e 1 colher de chá de mel. Em seguida, adicione a água um pouco de cada vez até a mistura ficar homogênea.
    • A máscara é conhecida por remover as toxinas e desobstruir os poros.
    • Os ingredientes naturais usados na máscara serão inofensivos a quase todos os tipos de pele.
    • Aplique a máscara em uma camada grossa do rosto por dez minutos e depois enxague-a. [14]
  5. Adicione 500 mg de carvão ativado em pó a 350 ml de água. Beba a mistura antes de comer alimentos que provocam gases ou quando começar a sentir-se flatulento e inchado. A solução aliviará os sintomas.
    • Tomar carvão junto com um suco não cítrico, como o de cenoura, será mais agradável do que tomá-lo puro. Evite sucos cítrico, como o de laranja ou maçã, pois reduzirá a eficiência do carvão. [15]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Fazendo um filtro de máscara de carvão ativado

Baixe em PDF
  1. Use uma tesoura para cortar o fundo de uma garrafa de plástico de 2 L. Em seguida, corte um pedaço de 7 cm de largura da lateral da garrafa. O pedaço se estenderá do fundo cortado até onde o gargalo da garrafa começa a ficar curvado em direção ao bico.
    • O corte da tesoura pode deixar o plástico dentado. Use um esparadrapo ao longo das bordas cortadas da garrafa para fazer um preenchimento desses espaços.
  2. Faça furos no fundo de uma lata de alumínio usando uma tesoura ou uma chave de fenda. Depois, corte a parte de cima da lata com uma tesoura comum resistente, uma tesoura de cortar chapa ou uma tesoura de poda. [16]
    • Tenha cuidado ao manusear o metal cortado. Muitas vezes, a borda cortada é tão afiada que pode facilmente cortar a pele. Um pedaço de fita adesiva ou esparadrapo pode ser usada nessas bordas como enchimento.
  3. Coloque uma camada de algodão no fundo da lata, adicione uma camada de carvão ativado em cima do algodão e ponha outra camada de algodão por cima do carvão. Cubra a borda superior da lata com mais um pouco de algodão e fita (esparadrapo), e corte um pequeno buraco no algodão.
    • Tenha cuidado ao colocar o carvão dentro da lata de alumínio, principalmente se decidir não fazer enchimento de fita nas bordas afiadas. [17]
  4. Insira o bico da garrafa no buraco do algodão que foi feito no topo da lata. Cole a lata de alumínio na garrafa para completar a máscara. Ao respirar pelo bico, o ar será filtrado pelo carvão dentro da lata. [18]
    Publicidade

Avisos

  • Fique de olho no fogo enquanto cozinha o carvão. Caso o fogo apague ou a temperatura caia demais, o carvão não será ativado.
  • Manipular ou usar incorretamente produtos químicos, como o cloreto de cálcio, pode ser perigoso. Sempre siga os procedimentos de segurança que aparecem no rótulo das embalagens.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Panela de metal com uma tampa que tenha buracos de ventilação.
  • Madeira de lei ou material vegetal fibroso, como a casca de coco.
  • Um recipiente (uma tigela ou balde limpo).
  • Almofariz e pilão ou saco plástico resistente e um batedor de carne.
  • Cloreto de cálcio, suco de limão ou alvejante.
  • Tigela de aço inoxidável ou vidro.
  • Colher.
  • Lençol ou pano de linho (ou um tecido respirável com trama apertada).
  • Uma meia limpa.
  • Tesouras.
  • Uma garrafa plástica de 2 L.
  • Esparadrapo.
  • Uma lata de alumínio.
  • Algodão.
  • Carvão ativado.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 89 714 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade