PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora o bambu seja conhecido por sua beleza como um ponto focal ornamental e de paisagismo, você pode querer saber como se livrar do bambu que se tornou um problema. Existem mais de 1.200 espécies vendidas em viveiros hoje que podem fugir da sua finalidade ornamental original e se tornarem um incômodo prejudicial para o meio ambiente e quintais vizinhos. Livrar-se de bambus pode ser um processo demorado, dependendo do grau de infestação da planta, mas isso pode ser feito usando algumas ferramentas simples de jardim.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Removendo o bambu

PDF download Baixe em PDF
  1. Os colmos ou talos do bambu estão ligados no subterrâneo por rizomas que crescem rapidamente e perto da superfície do solo. Ao cortar através dos rizomas, você pode separar e conter o bambu. O método mais fácil para fazer isso é cortando-os com a ponta de uma pá pesada.
    • Se quiser se livrar de uma plantação inteira de bambu, você deverá trabalhar a partir das bordas para dentro. Separe o anel externo de bambu primeiro para que ele fique contido em uma área. Dependendo do tamanho da plantação, isso pode levar semanas, meses ou mesmo anos.
    • Essa técnica também é eficaz se você quiser preservar uma seção de bambus. Corte através dos rizomas que conectam seções de bambus para que eles não se espalhem e continuem a crescer juntos. Continue com o processo de matar uma seção enquanto permite a outra viver. Você vai precisar cortar periodicamente a seção restante para impedi-la de "correr" por baixo da terra e se espalhar para outras áreas.
  2. Agora que os rizomas foram cortados, apare os colmos o mais próximo do chão possível. Para talos finos, você pode ser capaz de usar um cortador de grama ou uma tesoura de poda. Para os maiores, você pode ter que usar uma motosserra. Se você manter a área contida ao longo do tempo, o bambu não terá a chance de se alastrar novamente.
    • Você pode cortar os colmos em qualquer época do ano, mas fazê-lo na primavera, quando encontrar um broto, é um bom momento para se livrar do bambu. O bambu está usando suas reservas de energia, e você será capaz de se livrar de mais dele mais rapidamente do que se tentasse enquanto ele estivesse dormente.
  3. Use uma pá para cavar os rizomas e descartá-los. É melhor desenterrar os rizomas no dia em que cortar os colmos; o bambu cresce tão rápido que esperar mesmo um dia ou dois significará ter novos colmos para cortar antes que você possa começar a trabalhar nos rizomas.
    • Se a plantação for grande demais para cortar e cavar tudo em um dia, lembre-se de trabalhar a partir das bordas para dentro, contendo gradualmente a plantação enquanto você trabalha para se livrar dela.
  4. Você certamente vai deixar para trás alguns rizomas nas primeiras vezes e precisará repetir o processo antes do bambu desaparecer completamente. Se estiver trabalhando na primavera, o ciclo de crescimento acontecerá rapidamente, e você será capaz de se livrar de uma quantidade substancial de bambu em poucos dias. Durante outras épocas do ano, verifique a região para ver se não tem bambu crescendo por aí.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Impedindo o bambu de retornar

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o bambu do seu vizinho invade continuamente o seu quintal, você pode contê-lo instalando uma barreira de raiz na área afetada. Rolos de barreira de raiz de plástico estão disponíveis em lojas de casa e jardim. As barreiras de concreto e metal também são eficazes. [1]
    • Você pode cavar uma trincheira que vai agir como uma barreira se preferir não usar um material não poroso em seu quintal.
    • A instalação de uma lagoa ou córrego também bloqueará efetivamente as raízes de bambu.
  2. [2] Aplicar um herbicida nas folhas de brotos de bambu pode ajudar a prevenir que ele se alastre. No entanto, isso nem sempre funciona, assim como a remoção de colmos e rizomas com a mão. Pode ser difícil de encontrar um produto químico que funcione para a espécie de bambu invasora. Mesmo se encontrar um que funcione, você pode acabar matando outras plantas ou destruindo o estimado bambuzal do seu vizinho no processo.
    • Se você quiser tentar um herbicida, use um de glifosato ou um para capim diretamente em brotos de bambu que aparecerem. Um herbicida de capim não é tão eficaz como o de glifosato no controle de bambus, mas pode ser utilizado em canteiros de flores ou em torno de arbustos ornamentais.
    • Para o herbicida agir, borrife-o em brotos novos assim que aparecerem.
  3. A água fervente é muito útil para matar bambu de maneira natural e ecologicamente correta. Quando perceber que novos brotos estão se formando, jogue água fervente sobre as raízes e sobre a planta.
  4. Nem todas as espécies de bambu se alastram por todo o quintal; algumas, na verdade, ficam contidas ao plantá-las. Peça ajuda a um funcionário de loja de jardinagem para escolher uma espécie que não vá tomar conta de sua propriedade.
  5. Essa é uma maneira simples de desfrutar do bambu enquanto sem que ele saia do controle. A maioria das espécies de bambu se adapta bem em grandes vasos que podem ser colocados em sua varanda ou no seu quintal.
    Publicidade

Dicas

  • Note que plantar bambu sempre parecerá uma boa ideia na primeira década de plantio. Eventualmente, no entanto, quem possuir a terra no futuro vai odiar a pessoa que plantou o bambu.
  • Você deve tratar toda a área de bambu, não apenas as problemáticas, ou ele vai continuar voltando.
  • Tenha cuidado com o uso de um herbicida de glifosato, já que ele vai matar quase tudo o que encostar.
  • Dos dois tipos de bambu, de aglomeração e de propagação, é o tipo de propagação que é o mais invasivo e difícil de matar.
Publicidade

Avisos

  • O bambu é uma praga agressiva. Se você der mole, ele volta.
  • O bambu sufoca muitas plantas nativas e não tem muitos predadores naturais. Tome cuidado ao plantá-lo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Cortador de grama (opcional);
  • Pá;
  • Herbicida de glifosato ou para capim;
  • Barreira de contenção.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 361 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade