Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está preocupado porque seu filhote de cachorro não faz cocô há um tempo? Calma! O mais provável é que se trate apenas de uma prisão de ventre. Mesmo que não seja, existem várias formas de estimular o pet a defecar. Ele tem tudo para ficar 100% em pouco tempo, o que vai ser ainda mais rápido se você seguir as dicas deste artigo — que listamos com a ajuda de adestradores especializados (para não ter erro). Vamos lá?

1

Leve seu cachorro para passear.

Baixe em PDF
  1. Se você criar o hábito de levar o pet somente até o quintal de casa, as chances de ele conseguir fazer as necessidades são menores. É por essas e outras que é tão importante ir passear em meio à grama com certa frequência, já que filhotes de cachorro gostam de ter uma rotina fixa.
    • Geralmente, filhotes de cachorro fazem cocô a cada duas ou três horas. Se o seu pet não defecar depois de um passeio mais longo, saia com ele de novo daí a pouco. Não se assuste se você precisar fazer isso três ou quatro vezes para ver algum efeito!
    • Não apresse o seu cachorrinho! A "farejada" que ele dá na grama pode parecer enrolação, mas é importante porque o ajuda a encontrar o lugar certo para fazer as necessidades.
    Publicidade
2

Estimule seu cachorro a fazer atividades.

Baixe em PDF
  1. Se o passeio não for suficiente — e seu filhote ainda tiver energia —, brinque um pouco com ele. Depois de cerca de 15 minutos, saia para passear de novo. Pode ser que isso resolva o problema. [1]
    • Praticar exercícios com frequência é muito importante para filhotes de cachorro. Brinque com o seu várias vezes ao longo do dia, de preferência antes de passear.
3

Esfregue a barriga do seu cachorro.

Baixe em PDF
  1. Faça círculos na área com a mão. Se a prisão de ventre dele estiver forte, essa tática ajuda a incentivar o trato digestivo a "se mexer" — e leva à vontade de fazer cocô. Repita a massagem por alguns minutos e veja se ela ajuda. [2]
    • Faça isso de vez em quando durante seus passeios. Talvez você precise repetir a massagem até ela fazer efeito.
    • Algumas pessoas acreditam que esfregar a mão em sentido horário é ideal, enquanto outras preferem fazer a massagem em sentido anti-horário. Experimente as duas versões!
    Publicidade
4

Leve seu cachorro de volta ao lugar onde ele costuma fazer cocô.

Baixe em PDF
  1. Filhotes de cachorro podem ficar confusos quando exploram muitos lugares novos, sendo que muitos acabam não sabendo se podem fazer cocô onde estão. Caso o seu pet tenha um ponto específico de preferência, volte sempre a ele até o filhote fazer a associação.
    • Se possível, continue voltando a uma área quieta e isolada onde seu filhote de cachorro consiga fazer as necessidades sem nenhuma distração.
5

Dê pedaços de abóbora ao seu cachorro.

Baixe em PDF
  1. A abóbora é riquíssima em fibras e, por isso, faz muito bem ao estômago do animal. Acrescente de 15 a 60 g dela à ração do seu filhote e saia para passear com ele após cerca de uma hora. [3]
    • O mais legal é que a maioria dos cachorros gosta do sabor da abóbora!
    • Você pode comprar petiscos de abóbora feitos especificamente para cachorros.
    • Não use doces de abóbora, que podem conter ingredientes tóxicos para cachorros.
    Publicidade
6

Esguiche água no ânus do seu cachorro.

Baixe em PDF
  1. Coloque água gelada em uma squeeze e esguiche um ou dois jatos na região. O líquido vai fazer o animal contrair o esfíncter — que é o que acontece quando ele está defecando. Talvez isso seja suficiente para seu pet começar a fazer cocô. [4]
    • Leve a squeeze quando você for passear com seu cachorro, além de repetir a tática sempre que ele for até o lugar onde costuma fazer cocô.
    • Você também pode passar um cubo de gelo de leve contra o ânus do seu cachorro.
    • Limpe o ânus do seu filhote quando ele terminar. Ele não vai gostar da sensação úmida na área.
7

Estimule o ânus do seu cachorro manualmente.

Baixe em PDF
  1. Coloque luvas de látex. Em seguida, segure a barriga do seu filhote com a mão não dominante e use a outra para apertar levemente os lados do ânus dele. Caso você sinta algo firme, é provável que ele esteja com prisão de ventre. Faça um pouco de força contra o estômago e aperte os dedos em torno do ânus (como se quisesse pegar uma moeda). Repita o movimento de três a cinco vezes e, com sorte, ele vai fazer cocô. [5]
    • As pessoas costumam fazer isso com bichos de estimação com paralisia ou doenças crônicas, mas dá para usar a tática com o seu filhote de cachorro — desde que ele fique parado.
    • Você pode ainda passar um lenço umedecido em volta do ânus do cachorro para estimular os músculos dele.
    • Não insira nenhum dedo no ânus do seu cachorro e nem tente forçá-lo a ficar parado!
    Publicidade
8

Coloque seu cachorro no canil por um tempo.

Baixe em PDF
  1. Dá para usar essa tática mesmo se não for o caso — e ele simplesmente não conseguir fazer cocô na hora do passeio. Filhotes de cachorro não fazem xixi ou cocô no lugar onde comem ou dormem, então pode ser que esse tempo no canil ajude.
    • Talvez seu filhote demore um tempo para perceber que precisa fazer cocô na hora do passeio. Passar um tempo no canil pode ajudar a reforçar essa ideia.
    • Só faça isso se o seu cachorro tiver algum treinamento com relação ao canil. Não o force a ficar nele, ou ele pode acabar estressado.
9

Acrescente mais fibras à alimentação do seu cachorro.

Baixe em PDF
  1. Em termos de alimentação, a prisão de ventre costuma ser causada pela falta de fibras — e não tanto pelo consumo de ingredientes específicos. Pensando assim, dê ao seu filhote ração e petiscos que contenham fontes orgânicas de fibras insolúveis para incentivar o funcionamento do intestino. [6]
    • Abóbora, linhaça, beterraba, maçã, cenoura, arroz integral e salmão são alguns exemplos de alimentos ricos em fibras. Compre petiscos e rações que os incluam!
    • O ideal é que o seu filhote faça cocô quatro ou cinco vezes por dia Por volta das 12 semanas de vida, ele vai passar a defecar entre duas e quatro vezes. De todo modo, há bastante variação — dependendo do metabolismo, dos níveis de atividade e da capacidade digestiva do pet. [7]
    Publicidade
10

Troque a ração normal por ração enlatada.

Baixe em PDF
  1. A ração enlatada é mais umedecida, o que facilita a digestão. Se seu filhote estiver com dificuldade para fazer cocô (independentemente da consistência), leve-o ao veterinário e peça dicas de ração. [8]
    • Faça a transição aos poucos. Por exemplo: comece com 2/3 de ração normal (seca) e 1/3 de ração enlatada (úmida) nos primeiros dois dias; entre o terceiro e o quarto dias, mude a proporção para 1:1; no quinto e sexto dias, use ¼ de ração normal para ¾ de ração enlatada; por último, corte a ração seca de vez após uma sermana. [9]
    • Qualquer ração natural com poucos ingredientes processados serve. Frango e arroz são ainda mais fáceis para filhotes digerirem.
11

Faça um reforço positivo quando seu cachorro fizer cocô.

Baixe em PDF
  1. Dê petiscos, elogie-o, faça carinho ou até dance com ele por aí para mostrar que esse comportamento está correto. Aos poucos, ele vai começar a associar o lugar e o momento em que defeca com algo positivo — o que, por consequência, reforça o bom comportamento.
    • Mesmo que você ache bobeira dançar com seu cachorro por aí, isso ainda é importante! É uma forma de ele ficar mais acostumado com o mundo.
    Publicidade
12

Leve seu cachorro ao veterinário se ele não fizer cocô por 24 a 48 horas.

Baixe em PDF
  1. Passar por uma prisão de ventre de vez em quando é normal — inclusive, cachorros conseguem "segurar" o intestino por bastante tempo. No entanto, se faz mais de um dia que o seu pet não defeca, é melhor consultar um veterinário para descobrir se ele não está com algum quadro que precise de tratamento. [10]
    • Tente não se preocupar. É normal demorar um pouco para se acostumar às necessidades do seu filhote de cachorro, e a prisão de ventre não costuma ser tão grave assim. O mais provável que é se trate de um problema na alimentação.
    • O veterinário pode receitar um amolecedor de fezes ou até fazer um enema no seu cachorro, além de sugerir uma mudança na alimentação.

Dicas

  • Filhotes de cachorro costumam comer qualquer coisa que tenha cheiro de comida para eles. Isto vale para fios de cabelo, brinquedos, lixo e até areia de gato. Tudo isso é capaz de prender o intestino do animal, então não o deixe sozinho por aí. [11]
Publicidade

Avisos

  • Nunca force o seu filhote de cachorro a cheirar as próprias fezes se ele defecar no lugar errado. Além de ser cruel, isso não ajuda em nada! Ele não vai entender o que está acontecendo — e, para piorar, pode ficar ansioso com a ideia de fazer cocô perto de você em qualquer lugar no futuro. [12]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 039 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade