Baixe em PDF Baixe em PDF

Manter o nível adequado de água no seu vaso sanitário pode não parecer grande coisa, mas se não for feito, pode trazer problemas. Quando não há água suficiente na caixa acoplada, a força da descarga pode ser reduzida, causando possíveis entupimentos. Quando há água demais, a descarga pode não descer corretamente e vazar. Felizmente, nenhum desses problemas é difícil de resolver. Uma boia de alta ou de baixa pressão pode ser instalada manualmente ou com uma chave de fenda em questão de minutos, sem a necessidade de um encanador.

Método 1
Método 1 de 3:

Ajustando um sistema de boia avulsa

Baixe em PDF
  1. Retire a tampa da caixa acoplada e coloque-a em uma superfície fixa e plana. Você verá os mecanismos de descarga que estão dentro da caixa. Tome o cuidado de não derrubar a tampa ou de deixá-la em um local onde possa cair. As tampas de caixas acopladas são feitas de cerâmica e podem se quebrar com muita facilidade.
  2. O nível de água deve estar cerca de 2,5 a 5 cm abaixo da válvula de enchimento e do ladrão (o grande cano aberto próximo ao centro da caixa). Se parecer que está acima ou abaixo desse limite, o nível de água pode estar desregulado. [1]
    • Seu vaso sanitário pode também possuir uma linha dentro da caixa acoplada — gravada ou pintada na peça —, que mostra onde o nível de água deve ficar.
  3. Encontre a mangueira flexível que normalmente vem da parede e fica abaixo do vaso. Gire a rosca em sentido horário até soltá-la e dê descarga. Após o esvaziamento da caixa acoplada, ela não encherá novamente. Você agora poderá mexer na caixa vazia. [2]
    • Continue girando a rosca até ouvir que a água parou de correr.
    • Não tente ajustar ou reparar qualquer mecanismo da caixa acoplada sem esvaziá-la primeiro.
  4. Analise os mecanismos de descarga para verificar suas condições. Caso encontre alguma avaria ou defeito evidente, poderá ser necessário contratar um profissional para reparar o problema. [3]
  5. Verifique a boia da caixa acoplada. Trata-se de uma bola plástica que fica na ponta da vareta localizada na parte de cima da válvula de enchimento. A altura da boia determina quanta água ficará dentro da caixa após seu abastecimento. O normal é que fique de acordo com o nível de água se não estiver quebrada. Se a boia parecer muito alta ou muito baixa, ajuste sua altura. Ao abastecer a caixa, verifique como o nível de água muda.
    • Se ela estiver acima ou abaixo do limite, essa pode ser a origem da alteração do nível de água.
    • Chacoalhe a boia. Se você ouvir um barulho de água dentro dela, melhor chamar um encanador para trocá-la.
    • Conecte a boia à válvula de enchimento com firmeza para que ela não solte.
  6. Na parte de cima da válvula de enchimento deve haver um parafuso. Gire-o em sentido horário ou anti-horário em uma volta completa. Em sentido horário, o nível de água aumentará. Em sentido anti-horário, ele abaixará.
    • Evite girar o parafuso por mais do que uma volta completa por vez. Realizar mais do que um ajuste por vez pode fazer com que a descarga deixe de funcionar corretamente.
    • Caso o parafuso esteja enferrujado, tente ajustar a boia apenas girando-a. Ela está rosqueada na vareta de metal que fica conectada diretamente à válvula de enchimento.
  7. Abra a mangueira de abastecimento de água e aguarde alguns minutos até a caixa acoplada encher. Após a descarga, observe o nível de água do vaso sanitário. O ideal é que ele esteja meio cheio. Caso o nível de água ainda esteja muito alto ou baixo demais, esvazie a caixa acoplada e tente ajustar a boia até conseguir o nível desejado. [4]
    • Chame um encanador caso o nível de água ainda esteja desregulado após realizar vários ajustes da boia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ajustando um sistema de boia integrada

Baixe em PDF
  1. Alguns vasos sanitários mais novos estão equipados com boias integradas ao invés dos modelos anteriores que utilizam boias avulsas. Esses tipos de boias foram desenvolvidas como cilindros sólidos anexados ao duto da válvula de enchimento. Se você tiver uma válvula de enchimento com uma boia integrada, poderá ajustar o nível de água de seu vaso sanitário em apenas alguns segundos.
    • Esses sistemas são fáceis de instalar, remover e realizar reparos, além de serem mais acessíveis às pessoas que não possuem experiência com reparos domésticos.
  2. Retire a tampa da caixa acoplada e coloque-a em uma superfície fixa e plana. Tome o cuidado de não derrubar a tampa ou de deixá-la em um local onde possa cair, afinal a maioria das tampas das caixas acopladas são feitas de cerâmica e quebram com facilidade. Após remover a tampa da caixa, verifique o nível da água — se ele parecer cerca de 2,5 a 5 cm abaixo da válvula de enchimento e do ladrão, você precisará realizar alguns ajustes.
  3. Encontre a mangueira flexível que normalmente vem da parede e fica abaixo do vaso. Gire a rosca em sentido horário até soltá-la. Quando ela estiver totalmente solta, dê descarga até esvaziar a caixa completamente.
  4. A rosca de ajuste é um tubo longo e fino que se conecta à válvula de enchimento. Na maioria dos modelos, ela fica em paralelo com a válvula ou estende-se horizontalmente até o topo. Essa peça é utilizada para aumentar ou diminuir a quantidade de água dentro da caixa. [5]
    • Verifique todos os mecanismos dentro da caixa acoplada antes de fazer alguma mudança considerável. Consulte o manual de instruções ou visite o site do fabricante, se disponível.
  5. Algumas boias integradas podem ser ajustadas apenas apertando a trava e colocando a boia na altura desejada. Levantar o botão aumentará o nível de água e abaixá-lo reduzirá.
    • Se sua boia tiver uma trava, aperte-a para colocá-la na altura desejada. Caso contrário, você precisará encontrar o mecanismo de ajuste de seu vaso sanitário.
  6. Use dois dedos para pinçar o botão que fica na base da rosca. Gire a rosca em sentido horário para levantá-la ou anti-horário para abaixá-la. Assim que a boia estiver na altura desejada, recoloque a tampa da caixa no lugar e abra a mangueira de abastecimento de água.
    • Caso tenha problemas com a rosca de ajuste, verifique se há parafusos prendendo-a. Algumas roscas de ajuste são fixadas por parafusos. [6]
    • Evite girar o parafuso por mais do que uma volta completa por vez. Caso o nível de água seja ajustado de maneira irregular, a descarga não funcionará corretamente.
  7. Dê múltiplas descargas para verificar se o nível de água do vaso sanitário aumenta ou diminui. O ideal é que ele esteja meio cheio. Caso contrário, continue ajustando a boia até encontrar a altura desejada.
    • Se o nível de água ainda estiver desregulado após vários ajustes, chame um encanador.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Instalando uma nova válvula de enchimento

Baixe em PDF
  1. Caso seu vaso sanitário ainda esteja com problemas no nível de água e as mudanças feitas na boia não ajudaram, você precisará substituir a válvula de enchimento. Para substituir a válvula de enchimento, você precisará abrir o buraco que se localiza na base da caixa acoplada — se você não se sentir preparado para realizar esse reparo, chame um encanador. [7]
    • A válvula de enchimento poderá variar de acordo com o modelo de seu vaso sanitário. Consulte pela internet o tipo de válvula de enchimento que deve ser utilizada no seu caso antes de adquirir uma.
    • Você também pode comprar um kit de reparo para caixa acoplada universal em uma loja de materiais de construção. Ele vem com uma nova válvula de enchimento, uma boia e um botão de acionamento que se encaixa na maioria dos modelos de vasos sanitários.
  2. Para instalar o reparo, a caixa acoplada deve estar completamente vazia. Encontre a mangueira flexível que normalmente vem da parede e fica abaixo do vaso. Gire a rosca em sentido horário até soltá-la e dê descarga. Após o esvaziamento da caixa acoplada, ela não encherá novamente. Dê sucessivas descargas até esvaziar a caixa completamente. [8]
    • Retire toda a água que restar na caixa com uma esponja ou uma toalha.
  3. Você encontrará duas porcas no lado externo da caixa. Primeiro, desenrosque aquela que conecta a mangueira de abastecimento de água à válvula. Retire a mangueira da válvula. Então, desenrosque a porca que liga a válvula de enchimento à caixa acoplada, que deve sair facilmente. Após desenroscar as porcas, a válvula de enchimento se soltará imediatamente. [9]
    • Você poderá precisar de uma chave inglesa ou de um par de alicates para soltar a porca.
    • Deixe uma toalha no piso para absorver qualquer resquício de água que cair.
  4. Retire toda a válvula de enchimento, incluindo a boia integrada. Ela sairá em apenas uma peça. A menos que você queira pedir que um profissional repare a peça quebrada, jogue-a fora. [10]
    • Faça o reparo com cuidado para não danificar ou soltar nenhuma outra peça da caixa acoplada.
  5. Enrosque a base da válvula no buraco que se localiza no fundo da caixa acoplada. O restante da peça deve permanecer na vertical até que a válvula de enchimento esteja encaixada e presa corretamente. Fixe-a bem no lugar antes de recolocar as outras peças. [11]
  6. Encaixe a mangueira na base da válvula e deslize as arruelas da mangueira de abastecimento na base da caixa acoplada. Aperte a porca com firmeza para evitar que ocorram vazamentos ao abrir o registro de água.
  7. Encontre a mangueira que normalmente fica na parede, abaixo do vaso, e gire o registro em sentido horário para liberar o abastecimento de água. Dê algumas descargas para verificar o nível de água.
    • Você também deve verificar o obturador de fechamento de água e a base da nova válvula de enchimento. Passe um pano seco nessas áreas para verificar se há umidade e aperte as conexões caso encontre alguma.
    • Se o problema persistir, chame um especialista. Um encanador poderá localizar e resolver o problema.
    Publicidade

Dicas

  • Caso precise substituir várias partes, compre um kit de reparo para caixa acoplada em uma loja de materiais de construção. Ele vem com uma nova válvula de enchimento, uma boia e um botão de acionamento que se encaixa na maioria dos modelos de vasos sanitários. Esse kit pode resolver a maioria dos problemas com o nível da água, baixa descarga e vazamentos.
  • Se você não se sentir seguro em fazer reparos em seu vaso sanitário, chame um encanador.
Publicidade

Avisos

  • Não se esqueça de nenhuma peça ao remontar seu vaso sanitário! A falta dessas peças pode causar vazamentos ou outros problemas estruturais com o tempo.
  • Ao instalar uma nova válvula de enchimento, remonte cada componente na ordem correta.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Chave de fenda do tipo Philips (ou estrela);
  • Toalha;
  • Esponja;
  • Reparo de válvula de enchimento (opcional);
  • Chave inglesa ou alicates (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 93 017 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade