PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Macia de um lado e com poder adesivo do outro, a fita protetora para os pés é um produto muito elogiado para tratar e proteger a pele com bolhas, irritações e assaduras, mas também serve para tratamentos mais básicos e para reduzir o som de aparelhos. Muitas pessoas que fazem trilha, corredores e atletas usam o produto para prevenir bolhas e infecções e para dar mais conforto ao praticar exercícios. Você pode aplicar a fita diretamente na parte interna dos sapatos, especialmente os sociais, para deixá-los mais confortáveis. Ela também é uma solução rápida para interferências sonoras ao gravar com microfones de lapela porque reduz a fricção das roupas com o corpo. Ela pode deixar os suportes de sutiãs mais confortáveis também.

Método 1
Método 1 de 4:

Aplicando a fita em uma bolha

PDF download Baixe em PDF
  1. Fure-a com uma agulha esterilizada e empurre todo o líquido para fora delicadamente, mantendo a parte superior da bolha intacta para proteger a pele exposta. Depois, aplique uma pomada antisséptica na bolha e na área ao redor dela. Deixe secar por 15 segundos. Ela agirá como uma cola para a fita.
  2. É mais fácil dobrar a fita ao meio e cortar um semicírculo ou um formato oval um pouco maior que metade do tamanho da bolha. [1] Quando você desdobrar, terá um formato simétrico que caberá em volta da bolha.
    • Cortando um pedaço maior que a bolha, você criará uma camada de proteção que impedirá que qualquer coisa se esfregue na bolha e piore a situação.
  3. Tire o papel de trás e coloque a parte grudenta da fita na pele, deixando a bolha no meio.
    • O pedaço deve caber confortavelmente em volta da bolha, deixando 1 cm de material entre o buraco e a borda da fita.
    • Aplique outra camada igual sobre a primeira se a bolha estiver rente à superfície ou acima dela.
  4. Este pedaço deve ter o mesmo tamanho que o anterior, mas sem o buraco no meio. Ele servirá como uma tampa, protegendo a bolha da fricção e contaminação.
  5. Coloque um pedaço de esparadrapo sobre a fita inteira para prendê-la no lugar. Se for possível, enrole o pé, tornozelo ou dedo inteiro se a bolha estiver em uma destas áreas para ter certeza de que ele não vai sair com o contato com seus sapatos. [2] Agora, você poderá continuar suas atividades sem sentir dor.
    • Mesmo que a fita seja adesiva, a cola não é muito forte e pode sair se você não prender com esparadrapo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Colocando fita protetora nos sapatos

PDF download Baixe em PDF
  1. Os lugares mais comuns são em volta dos dedos em sapatos fechados, tiras e na parte de trás, perto do calcanhar. A fita pode prevenir irritações nestas áreas e aliviar a pressão nos pontos onde o sapato pressiona a pele, como no caso de tiras finas.
    • É só colocar os sapatos no pé que você sentirá rapidamente onde as áreas de desconforto estão. Se houver um vão entre a parte de trás do sapato e seu calcanhar, você pode ter irritações ou bolhas depois de longos períodos de uso ou uso constante.
  2. Segure um pedaço sobre a área para poder estimar o tamanho que precisa. Depois, pegue uma caneta ou um lápis e trace a parte do sapato que vai cobrir com a fita. [3]
    • O objetivo é cobrir toda a área que está causando dor ou desconforto. Se for uma tira, meça um pedaço que cubra toda a parte interna dela. Se for no calcanhar, a fita deve ir da sola ao topo do calcanhar, além de ser larga o suficiente para cobrir toda a área que está causando fricção no pé. A largura variará de pessoa para pessoa e será diferente dependendo do sapato.
  3. Quando você recolocar o formato na parte do sapato que vai cobrir, ele não deve ficar visível por fora. Coloque-o dentro do sapato sem tirar o papel de trás para ver se encaixa bem. Apare os pontos que ficariam visíveis.
  4. Não tire tudo para não ficar muito difícil de grudar com perfeição. Tire a parte que ficará no lugar mais difícil de alcançar, como a frente dos dedos ou onde as laterais ou tiras encontram a sola interna. [4]
  5. Pressione a parte adesiva firmemente contra a parte interna do sapato para que ela fique no lugar. Tire o resto do papel de trás com uma mão enquanto pressiona a fita contra o sapato com a outra de forma que fique bem alinhada com o sapato. [5] Agora os sapatos estão prontos para usar.
    • Se o sapato for fechado, coloque o dedo indicador sobre a parte adesiva da fita e deslize-a para frente, levando-o para a ponta do sapato pela sola. [6] Quando empurrar a fita o mais longe que conseguir, tire o dedo e pressione a ponta do sapato na parte adesiva para colar. Coloque a mão abaixo da fita e, com a outra, puxe o resto do papel, pressionando a fita contra o sapato.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando a fita protetora para consertar sutiãs

PDF download Baixe em PDF
  1. Pressione o suporte com dois dedos e enfie-o de volta no tecido o máximo que conseguir. Depois, apertando a ponta do suporte e o buraco de onde ele saiu, puxe o tecido enrugado até ele endireitar. O suporte agora estará de volta no lugar. Talvez você tenha que repetir este processo algumas vezes.
    • Se a ponta do suporte estiver deformada, segure a base da dobra com uma mão e use a outra para desentortar. Talvez você tenha que dobrar de várias formas para que ele volte ao normal.
  2. Ela deve ter uns 2,5 cm de comprimento e ser larga o suficiente para cobrir o suporte todo. [7] Ela servirá para evitar que o suporte saia do lugar de novo, e precisa ser comprida o suficiente para que a fita tenha espaço para grudar e ficar no lugar.
  3. Ela não deve sair pelo bojo do sutiã ou não manterá a cola. O ideal é que fique apenas no tubo do suporte e cubra o buraco inteiro. [8] Pressione bem para que o suporte não empurre a fita para fora e saia de novo.
    • Se você massagear a fita antes de tirar o papel de trás, esquentará a cola e a ajudará a grudar melhor no tecido.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Aplicando a fita protetora em microfones de lapela

PDF download Baixe em PDF
  1. O objetivo é cobrir toda a base do microfone sem cobrir a parte que recebe o som. Você a enrolará em volta do microfone várias vezes, então o comprimento deve ser grande o suficiente para dar quatro voltas nele.
  2. Tomando cuidado para não cobrir o topo do microfone, enrole a fita em volta dele duas ou três vezes com a parte grudenta virada para fora.
  3. Enfie a ponta do alfinete aberto na fita. A ponta afiada dele deve ficar livre e virada para fora, em vez de virada para a fita. Ele servirá para fixar o microfone dentro da roupa depois.
  4. Isto segurará o alfinete no microfone. Corte o excesso de fita da tira. Agora, você poderá inserir o microfone em qualquer roupa usando o alfinete e terá menos interferência de som que antes.
    • Para que a parte externa da fita não fique grudenta, você pode colocar uma camada de fita protetora com o adesivo virado para o microfone. Você pode fazer isso no final ou antes de colocar o alfinete para criar a camada final.
    Publicidade

Dicas

  • Prefira prevenir ao praticar exercícios. Se estiver com irritações na pele ou sabe que tem áreas do corpo propensas a lesões, coloque um pedaço de fita na pele do tamanho da área afetada. [9] Não é necessário fazer buracos já que não há bolhas para proteger. A camada servirá apenas para impedir fricção e irritações.
  • Você pode manter a fita protetora em bolhas por até três dias por vez. Se a área ainda estiver infectada, limpe-a e reaplique. Se a infecção persistir, é melhor buscar atendimento médico.
  • Cobrir a área dos dedos de sapatilhas de bailarina com uma camada de fita protetora prevenirá que o topo delas desgaste e esconderá melhor os inchaços nos dedos. [10]
Publicidade

Avisos

  • A fita protetora sairá do seu sutiã depois de algumas lavagens, então você terá que reaplicar periodicamente. [11]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 255 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade