Baixe em PDF Baixe em PDF

A comédia stand-up é uma ótima forma de fazer as pessoas rirem. Se quer experimentar ser um comediante , basta escrever piadas a partir de seu ponto de vista. Quando tiver o material escrito, é hora de praticar antes de subir no palco. Encontrar as piadas certas e aperfeiçoar sua técnica leva tempo, mas saiba que você conseguirá criar um série que vai fazer todos rirem!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escrevendo piadas

Baixe em PDF
  1. Você pode escrever as piadas com base no que quiser, desde que seja engraçado. Faça um compilado das suas ideias em uma folha de papel. Se possível, escolha histórias pessoais, experiências incomuns e assuntos com os quais as pessoas consigam se identificar. Anote tudo o que pensou, para poder visitá-las depois.
    • Por exemplo, alguns assuntos comuns de comédia stand-up incluem romance, casamento e filhos.
    • Leve um caderninho consigo para onde for, para poder anotar suas ideias conforme elas chegam.
    • Mantenha-se atualizado com as notícias do mundo para poder usar um humor atual e do momento nas suas piadas.
    • Durante o brainstorm, não ache que suas ideias são bobas ou sem graça, pois o seu público pode achá-las engraçadas. Talvez você tenha ideias boas sobre o mesmo assunto no futuro, e é bom ter tudo anotado.

    Aviso: Tudo bem se as suas piadas forem mais ousadas, mas evite fazer piada com raça, gênero ou deficiências das pessoas. Lembre-se de que determinados materiais não são adequados para todos os públicos.

  2. Escolha um dos temas que bolou para desenvolver um pouco mais. Anote o título no topo de uma folha e comece a listar os motivos pelos quais considera o tema engraçado. Inclua pensamentos únicos que tem sobre o assunto e bole uma perspectiva original para as piadas.
    • Por exemplo, se quer escrever uma piada sobre namoros virtuais, que tal pensar em sobre como você está sempre mudando suas informações pessoais, pois elas nunca parecem boas o suficiente?
    • Inclua todas as ideias que tiver enquanto monta a lista. A única forma de saber se uma ideia é mesmo ruim é testá-la.
  3. A introdução do assunto, normalmente chamada de set-up , e as primeiras piadas são importantíssimas para construir seu set e chegar nas principais piadas. Comece escrevendo poucas frases sobre o assunto, sem dar muito pano de fundo para a história. Escolha as palavras cuidadosamente, de forma que a piada soe engraçada para o público e todos entendam sua ideia.
    • Por exemplo, se vai falar sobre a experiência de ir ao cinema, você pode começar dizendo: "Eu amo assistir a filmes no cinema, mas eu odeio as pessoas que vão ao cinema... exceto eu mesmo."
    • Escreva alguns começos diferentes para suas piadas e veja quais palavras funcionam e quais não funcionam.
    • Conecte assuntos relacionados. Se a sua piada principal tem a ver com ir ao cinema, você pode começar com piadas menores sobre a fila da pipoca ou sobre as pessoas irritantes mexendo no celular ou conversando durante o filme. A ideia é ir construindo uma história que vá culminar na piada principal.
  4. A ideia é encerrar todas as piadas com a maior risada possível do público. É importante, portanto, associar o encerramento com o restante da piada, para que o público não fique confuso, mas sempre deixando uma leve surpresa no ar, para que as pessoas não adivinhem o que vai dizer. Teste diferentes punchlines para explorar suas opções.
    • Contando com a punchline, sua piada deve ter cerca de 250 palavras.
    • Experimente escrever piadas curtas, chamadas também de one-liners , para praticar o começo e o fim da piada de forma concisa. Essas piadas normalmente envolvem trocadilhos, pois eles são engraçados e rápidos de se fazer.

    Dica: Escreva a punchline primeiro, já que saber o final da piada ajuda a pensar no começo dela.

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Montando e praticando uma série

Baixe em PDF
  1. Tente incluir entre duas e três piadas mais longas na primeira série, organizando-as de forma que sigam um fluxo e um ritmo natural. Deixe a piada mais engraçada para o final, já que o ideal é que as melhores risadas encerrem o show. Tente organizar as séries por assunto, de forma que o seu texto tenha uma certa coesão. Monte um resumo da sua série para poder memorizar as piadas na ordem certa.
    • Por exemplo, você pode contar uma piada sobre uma experiência que teve com um fantasma e segui-la com uma piada sobre programas de TV com caçadores de fantasmas.
    • Varie um pouco a ordem das piadas para ver qual sequência funciona melhor.
    • Inclua algumas one-liners entre as piadas para poder fazer transições entre os assuntos.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Dan Klein

    Coach de Improviso
    Dan Klein é um especialista em improviso que estuda no Departamento de Teatro e Estudos de Performance da Stanford University, assim como na Stanford's Graduate School of Business. Dan ensina sobre improviso, criatividade e storytelling a estudantes e organizações do mundo todo há mais de 20 anos. Formou-se na Stanford University em 1991.
    Dan Klein
    Coach de Improviso

    Às vezes, a comédia subestima as histórias. Tente contar uma história usando o humor. Use um personagem com o qual nos importemos e faça com que uma série de acontecimentos ocorra. Além disso, reincorpore trechos anteriores na história, tentando criar conexões com piadas que já contou.

  2. Repita suas piadas em voz alta enquanto grava sua série. Tente se apresentar em menos de cinco minutos, já que esse normalmente é o tempo limite nas noites de microfone aberto. Ouça as piadas e veja como elas soam. Se houver algum material meio confuso, faça algumas anotações e tente retrabalhá-lo. [1]
    • Finja que há um público no espaço enquanto grava, para que você se apresente como se estivesse no palco.

    Dica: Apresente-se na frente de um espelho ou filme-se para poder observar suas expressões faciais e maneirismos ao contar as piadas.

  3. Ouça suas gravações e procure por momentos em que você se enrola ou que não são tão engraçados. Encontre palavras mais curtas ou, se necessário, elimine o trecho por completo. É importante analisar se a piada continua tendo graça após a revisão. [2]
    • Cada piada deve durar de 90 segundos a 2 minutos, mas não há uma regra muito estrita sobre isso.
    • Tente escrever as piadas com cerca de 250 palavras e revisá-las para chegar a 100 palavras. Continue revisando até que sobrem apenas 50 palavras. Assim, você conseguirá filtrar a piada para que sobre apenas o mínimo necessário para que ela funcione.
  4. Se repeti-las sempre com o mesmo tom de voz, você não vai ser tão engraçado. Pronuncie as palavras de formas diferentes, mais animado ou mais sério, ou tente enfatizar algumas palavras. Assim, o público ficará mais interessado em suas piadas e você parecerá mais investido no material. [3]
    • Ouça como outros comediantes fazem as piadas para ter uma ideia melhor de como estruturar suas frases.
    • Veja a escrita de piadas como a composição musical e tente desenvolver um ritmo para seu material. Observe como as palavras fluem juntas e avalie se sua piada está ou não abrupta demais.
  5. Assim que estiver relativamente satisfeito com seu material, peça que pessoas próximas assistam a uma apresentação sim. Fique na frente de todos e comece sua série. Ao terminar, peça um feedback sincero sobre o que funcionou e o que não deu muito certo. [4]
    • Grave a apresentação para ver em quais momentos as pessoas riram. Revise o material para dar mais graça aos momentos em que eles deram menos risadas.
    • Praticar um pouco na frente de pessoas conhecidas pode ajudá-lo a superar o medo do palco quando for a hora de se apresentar para valer.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Apresentando seu material

Baixe em PDF
  1. Entre em contato com clubes de comédia locais e outros estabelecimentos que recebem comediantes, como cafeterias. Inscreva-se para a maior quantidade possível de eventos abertos, para poder continuar trabalhando e praticando o seu material. Sempre confira as regras dos locais para descobrir se a sua série é adequada para o estabelecimento, entretanto. [5]
    • Encontre um clube de comédia próximo de você que tenha um público bom para firmá-lo como sua "base", onde você pode testar novos materiais com frequência. Talvez seja preciso experimentar com alguns locais diferentes para encontrar um que funcione para você.
  2. Peça que um amigo ou conhecido filme sua apresentação, com o celular mesmo. É importantíssimo registrar esses eventos para poder revisitá-los e ver o que funciona e o que não funciona. [6]
    • Se puder, grave o som e o vídeo, para poder analisar sua presença de palco.
  3. Durante as apresentações, tome cuidado para não atropelar as palavras e nem falar correndo, pois isso transparece nervosismo e você vai perder a atenção do público. Se sentir que está se apressando, respire fundo e fale mais devagar. [7]
    • Não tenha medo de rir de suas piadas ao conta-las.
    • Tente falar cerca de 100 palavras por minuto para engajar o público e falar de forma clara.
  4. O público não vai rir enquanto não perceber que você já terminou a piada. Se houver alguma pausa meio desconcertante no meio da série, continue com as piadas, até achar alguma que dê certo. Sorria e vá trabalhando nas próximas punchlines caso alguma piada não tenha o efeito desejado. [8]
    • Não insulte a plateia, ou você vai parecer não saber ouvir críticas. Respeite o seu público.
    • Quando uma piada não der certo, você pode dizer algo como "Bom, essa não foi muito boa, né?" para rir de si mesmo. É bem provável que o público ria disso para aliviar a tensão no local.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Kendall Payne

    Escritora, Diretora e Comediante
    Kendall Payne é Escritora, Diretora e Comediante Stand-Up que atua em Brooklyn, New York. Kendall é especialista em direção, escrita e produção de curtas de humor. Seus filmes já foram exibidos no Indie Short Fest, no Brooklyn Comedy Collective, no Channel 101 NY e na 8 Ball TV. Ela também já escreveu e dirigiu conteúdo para as redes sociais envolvidas com a série Netflix is a Joke e roteiros de marketing para Between Two Ferns: The Movie, Astronomy Club, Wine Country, Bash Brothers, Stand Up Specials, dentre outros. Kendall possui um show de comédia para a internet no Caveat chamado Extremely Online. Também possui um show de comédia chamado Sugarp!ss at Easy Lover. Estudou na Upright Citizens Brigade Theatre e na New York University (NYU) Tisch no Programa de Roteirização para TV.
    Kendall Payne
    Escritora, Diretora e Comediante

    Nossa Especialista Concorda: Quando se está apresentando comédia stand-up, é preciso ser forte. Se alguém não gostar das suas piadas, não veja isso como um ataque pessoal ou à sua personalidade.

  5. Quando terminar a série, agradeça ao público, independentemente do resultado. Antes de guardar o microfone e sair do palco, repita seu nome para que se lembrem de você.
    • Por exemplo: "Me chamo Márcio Paulo e agradeço a todos vocês! Vocês foram um ótimo público!"
  6. Teste pelo menos duas piadas novas sempre que for se apresentar. Conforme continua melhorando sua série, vá se inscrevendo em outros eventos para trabalhar suas piadas. Não pare de melhorar, até conseguir as piadas que gostaria. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Não se desencoraje caso sua primeira apresentação não corra tão bem quanto o esperado. Continue trabalhando e melhorando seu material. Apresente-se mais para conseguir prática!
  • Assista a apresentações de seus comediantes preferidos para ver como eles estruturam as piadas.
  • Em noites de microfone aberto, tente encontrar outros comediantes para criar uma rede de contatos e praticar com eles.
Publicidade

Avisos

  • Nunca copie o material de outro comediante.
  • Não insulte ninguém que o vaiar ou interromper sua apresentação. Continue normalmente, apesar do problema. [10]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 089 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade