Baixe em PDF Baixe em PDF

A força-cavalo, do inglês horsepower (hp), é uma unidade de medida usada para calcular potência. Bastante próxima à unidade cavalo-vapor (cv) usada no Brasil (1 hp ≅ 1,014 cv), a força-cavalo foi originalmente desenvolvida por um engenheiro escocês a fim de comparar a potência entre motores de vapor usando cavalos como fonte motriz. Este artigo demonstrará como calcular a força-cavalo do motor de seu carro, de um motor elétrico e de seu próprio corpo.

Método 1
Método 1 de 3:

Calculando a força-cavalo de seu carro

Baixe em PDF
  1. No Brasil a unidade de medida padrão para torque é quilograma-força metro (Kgfm) (1Kgfm ≅ 7,23ft.lb). Procure na seção de “especificações técnicas” ou, ainda, pela palavra “torque” no manual do carro e você encontrará o valor adequado. Se o manual não estiver disponível, tente usar um mecanismo de busca para descobri-lo. Por exemplo, pesquise pela palavra “torque” seguida pelo fabricante, ano e modelo de seu veículo e alguns resultados úteis aparecerão.
  2. Essa informação também pode ser encontrada no manual do usuário. Se ele não contiver esses dados ou se o manual não estiver disponível, digite o fabricante, ano e modelo de seu veículo em um mecanismo de busca seguidos pelas palavras “velocidade motor”. Alguma fonte on-line terá esse valor.
  3. Você usará a fórmula (RPM × T) / 5.252 = HP, onde RPM representa a velocidade do motor, T representa o torque e 5.252 é o número expresso em radianos por segundo. O primeiro cálculo a ser feito é a multiplicação entre o torque e a velocidade do motor.
    • Por exemplo, um Porsche gera 480 de torque a 2.500 RPM. Expressos nos termos da equação, esses valores serão representados por (2500 × 480), que é igual a 1.200.000.
  4. O resultado será igual à força-cavalo de seu veículo. No exemplo do Porsche, 1.200.000/5.252 = 228,48. Assim, o Porsche em questão tem uma força-cavalo equivalente a 228.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Calculando a força-cavalo de um motor elétrico

Baixe em PDF
  1. [1] A voltagem do motor será expressa em volts, a corrente em ampères e a eficiência em porcentagem. O motor deve conter essas unidades de medida escritas em sua estrutura física.
  2. Multiplique voltagem, corrente e eficiência em conjunto e divida o resultado por 746. Por exemplo, uma força-cavalo de um motor de 230 v puxando 4 ampères com uma eficiência de 82% resultaria em 1 força-cavalo.
    • Converta o valor da eficiência em forma decimal antes do cálculo. Por exemplo, uma eficiência igual a 82% equivaleria a 0,82.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Calculando a sua própria força-cavalo

Baixe em PDF
  1. Para saber o quanto você pesa, suba em uma balança e anote o valor exibido. Se você conhece o seu peso em libras, multiplique-o por 0,454 para obter essa medida em quilogramas.
  2. Você terá que correr esse percurso com um cronômetro e, por isso, é bom escolher uma escada que não seja usada com frequência.
  3. [2] Primeiramente, descubra qual é a altura da primeira seção da escada, em metros. [3] A seguir, conte quantas seções de escadaria você subirá ao todo e multiplique esses dois números para obter a altura das escadas. Anote esse valor.
    • Se você conhece a sua altura em pés, converta essa medida dividindo o valor por 3,28. [4]
  4. Comece correndo desde o princípio e, no momento em que o seu pé tocar o primeiro degrau, inicie o cronômetro. Quando ambos os pés estiverem no degrau mais alto, pause a contagem. Escreva a duração da subida em segundos, lembrando-se de que há 60 segundos em cada minuto.
  5. Neste exemplo, m = seu peso em quilogramas, h = altura da escada em metros, 9,81 = aceleração gravitacional que deve ser levada em consideração e t = tempo em segundos relativo à subida. O número resultante estará expresso em watts.
    • Por exemplo, se você pesa 80 kg e sobe uma escada de 4 m em 3,5 segundos, temos que (80 × 9,81 × 5)/5 = 897 watts.
  6. Divida o número de watts por 746 e você terá encontrado a sua própria força-cavalo. Isso resultará normalmente em algo entre 1 e 2 forças-cavalo. No exemplo anterior, esse valor é igual a 1,2.
    Publicidade

Dicas

  • Use uma calculadora para todas as operações de multiplicação e divisão.
  • Repita todos os cálculos para ter a certeza de que foram feitos corretamente.
Publicidade

Avisos

  • Seja cuidadoso ao manusear motores elétricos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Balança de banheiro
  • Régua
  • Calculadora
  • Cronômetro
  • Manual do usuário de seu carro

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 101 643 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade