Baixe em PDF
Baixe em PDF
Infelizmente, não há uma forma universal de calcular a média de notas. Na verdade, os métodos de cálculo variam em cada país e instituição, já que algumas oferecem pontos extras para classes honorárias e algumas se utilizem de pesos nas medidas. No entanto, este artigo tentará descrever o tema básico, juntamente a dois dos mais populares métodos de cálculo de média de notas, possibilitando uma ideia geral em seu caso particular.
Passos
-
Encontre uma escala de gradação, talvez de quatro pontos. Algumas escolas utilizam uma escala de quatro pontos, onde A equivale a 4, B a 3, C a 2, D a 1 e F a 0. Se você não estiver certo da utilização em sua escola, pergunte à administração. Em alguns locais, por exemplo, um A+ vale mais do que o A comum, em cujo caso cada ponto no caderno conta.
-
Colete as suas mais recentes notas perguntando ao professor ou à administração. Você pode também descobrir quais notas você recebeu ao voltar em seus projetos marcados, trabalhos, exames, etc.
-
Escreva o valor de pontos para cada nota. Escreva o valor correto próximo a cada nota usando a escala de quatro pontos. Dessa forma, se você recebeu um A- na classe, tome-o como um 3,67 (ou 3,7 ou 4 — tudo depende da escala utilizada pela escola, mas esse exemplo utilizará dois pontos decimais).
-
Para cada classe, some todos os valores de suas notas com base nos números acima. Digamos que você tenha recebido um A- em biologia, um B+ em inglês e um A+ em economia. Você teria 3,67 + 3,33 + 4,33 = 11,33.
-
Tome esse valor final e divida-o pelo número de matérias feitas (nesse caso, 3). 11,33 / 3 resulta em uma média de notas de 3,77.Publicidade
-
Defina o valor de escala apropriado para cada nota. Se você tem um A- em determinada matéria, tome-a como 3,67 nesse exemplo. Adéque cada nota em letra com seu valor escalar e escreva-o próximo à nota, subtraindo 0,33 para cada nota (por ex, B+ = 3,33, B = 3, B- = 2,67).
-
Multiplique o valor escalar pelo número de créditos para conseguir os pontos da nota. Os resultados serão mostrados no gráfico abaixo.
-
Some o número de créditos juntamente com o total de créditos. Nesse exemplo, o número total de créditos é 15,5.
-
Some os pontos juntamente aos pontos totais. Nesse exemplo, o número total de pontos é 45,4.
-
Divida o total de pontos pelo total de créditos. Nesse exemplo, isso seria representado por 45,4 / 15,5 = 2,92, a sua média de pesos em horas-crédito.Publicidade
-
1Na coluna A, digite os períodos ou nomes de matérias tomadas. Na coluna B, digite as notas que você deseja fatorar em sua média (esse passo lhe ajudará a diferenciar qual nota teve em cada classe, mas é opcional e pode ser ignorado caso você deseje).
-
2Na coluna C, determine os valores numéricos das notas inseridas. Esses números dependerão da escala utilizada pela escola — o presente exemplo chega a uma casa decimal, mas muitas escolas simplesmente arredondam o valor ao próximo número inteiro. Ainda, se algumas das matérias valem mais créditos do que outras, será preciso descobrir como incorporar esse peso nessa parte.
-
3Digite um sinal de igual na primeira célula da coluna D. Todas as equações no Excel começam com um sinal de igual, então você deve utilizar um sempre que desejar fazer um novo cálculo.
-
4Faça um parêntese aberto e clique no primeiro valor de sua coluna C. A equação deve agora indicar =(C1 .
-
5Adicione um sinal de mais e clique no segundo valor de sua coluna C. A equação deve agora indicar =(C1+C2 .
-
6Continue a adicionar os números da coluna C. Ao selecionar todas, feche o parêntese, como exibido aqui.
-
7Divida essa quantidade pelo número de matérias feitas. Faça-o simplesmente com o uso de uma barra (/) seguida pelo número apropriado.
-
8Pressione a tecla Enter. Você deverá ter como resultado um número novo na coluna D, que será o valor final de sua média de notas.Publicidade
Dicas
- Algumas escolas oferecem créditos extras para cursos honorários ou avançados. Nesse sistema, adicione 1 ponto para cada nota entre A e C-. No entanto, não o faça para notas D ou F.
- Universidades por vezes oferecem testes especiais àqueles que não podem calcular uma média de notas devido ao tempo entre a admissão no ensino médio e na universidade. Pergunte à administração para mais detalhes.
- Algumas faculdades pesam as notas baseadas em créditos de horas.
- Note que algumas escolas calcularão até 2 decimais, enquanto outras até 1. Com 2 pontos decimais, um A- representa 3,67 e um B+, 3,33; com 1 ponto decimal, um A- representa 3,7 e o B+, 3,3. Se você não sabe qual o sistema utilizado por sua escola, tente ambos e veja qual será a diferença.
- Algumas universidades levam versões sazonais e cumulativas em consideração.
Publicidade
Materiais Necessários
- Notas recentes
- Papel e caneta
- Calculadora
- Microsoft Office Excel (Opcional)
Publicidade