Baixe em PDF Baixe em PDF

Todos querem causar uma boa primeira impressão nos professores, e isso não precisa ser algo difícil ou misterioso. Você também pode descobrir o que eles esperam do seu comportamento, tornando-se possível comportar-se como um favorito e vencer na sala de aula.

Método 1
Método 1 de 3:

Sendo mais simpático

Baixe em PDF
  1. Se estivesse à frente de um imenso grupo de estudantes briguentos, inquietos e barulhentos oito horas por dia, a semana inteira, como se sentiria? É provável que também desejaria que todos fizessem silêncio e terminassem as tarefas. Tente imaginar como o professor se sente no dia-a-dia, e terá uma noção melhor quanto à forma de agir, caso queira que ele goste de você.
    • Não exija muito do professor. Não faça com que ele tenha que trabalhar mais duro do que já o faz. Sempre que tem uma desculpa ou pede algum favor, isso representa ainda mais esforço para ele. Dê menos trabalho.
  2. Não existe uma única forma de agradar aos professores, já que todos são pessoas completamente distintas. Alguns deles serão dóceis, agradáveis e animados, enquanto outros parecem verdadeiros carrascos, severos e antiquados. Tente conhecer a personalidade de seu professor, do que gosta e o que o deixa feliz, para aprender melhor.
    • Se ele é um professor mais rígido, de nada serve ser o puxa-saco da sala. Concentre-se em fazer seus trabalhos, abaixar a cabeça e fazer o que ele espera de você, em vez de ter uma grande presença na sala de aula.
    • Se for alguém mais caloroso, ele provavelmente valorizará os mais comunicativos. Se quer se dar bem com o professor, abra-se e converse mais abertamente, e até trave um curto diálogo com ele, se necessário, mas sem se esquecer de fazer todos os trabalhos tão bem quando possível.
  3. Contrário ao que muitos pensam, professores não admiram puxa-sacos e fofoqueiros irritantes. A pessoa da sala que pensa ser a "favorita", de acordo com os outros alunos, pode muito provavelmente não ser aquela que o professor mais admira. Nunca se esqueça disso. [1]
    • Não é preciso ser a pessoa mais falante da turma, ou fazer mais perguntas do que todos os outros. Apenas tome o cuidado de contribuir às vezes e manter a positividade na sala de aula.
  4. Se quer dar aquele passo a mais, é sempre útil usar criatividade nos trabalhos para se destacar dos outros estudantes e se mostrar o mais interessante e simpático de todos. Pense em projetos criativos ao receber as tarefas ou faça-as diferente do que todos fazem. Esforce-se para fazer mais do que o mínimo esperado.
    • Imagine a seguinte situação: o professor senta à noite para avaliar 20, 30, talvez até mais de 10 trabalhos em uma certa noite. Como será chato se todos forem exatamente iguais. Se puder investir um pouco de sua própria personalidade e criatividade no trabalho (desde que siga as instruções e o execute como deve), a maioria dos professores se agradará disso.
  5. Seja sincero: à medida em que amadurece e avança na vida acadêmica, os professores passam a respeitar mais os alunos que pensam por conta própria do que aqueles que apenas repetem as informações aprendidas. Se você demonstra, em qualquer idade, ser um pensador criativo e independente, esse será um motivo de respeito.
    • Falar o que vem à mente não significa ser o aluno problemático na sala de aula. Se não quer fazer a tarefa porque ela é chata, isso não ajudará em nada os seus objetivos.
  6. Em algum momento na sua vida estudantil, escolha um professor de quem goste bastante e agradeça-o pelo trabalho feito. É muito difícil ser um professor, e ele ficará muito feliz pelo reconhecimento. [2]
    • Em alguns casos, pequenos presentes podem ser formas adequadas de agradecimento, mas alguns professores talvez se sintam ofendidos ao receber presentes muito trabalhados, caros ou sofisticados. É importante não passar a impressão de um suborno. [3]
    • Em algumas culturas, é apropriado e bastante comum convidar o professor para um jantar com a sua família. Esse convite pode ser uma forma educada de agradecimento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Comportando-se na sala de aula

Baixe em PDF
  1. Preste atenção à aula . A melhor forma de conquistar a admiração de qualquer professor é prestar atenção à aula que está sendo dada. Quanto mais se atenta e ouve o que está sendo falado, mais fácil será entender a matéria e fazer o melhor em seus trabalhos. [4]
    • Caso tenha dificuldade em prestar atenção nas aulas, converse com os seus pais e com o professor para que estejam cientes da situação. É possível que você não esteja se sentindo desafiado ou tenha problemas comportamentais que requerem ajuda para conseguir dar o seu melhor.
    • Mesmo que seja divertido ficar com os amigos, tente conversar com eles apenas nos intervalos ou no ônibus. Pode ser melhor ficar longe deles durante as aulas, para evitar a tentação de se distrair com brincadeiras. Você pode perder coisas importantes.
  2. Na escola, precisa fazer o que deve, da forma mais rápida e silenciosa possível. Se chegou o momento de arrumar os materiais e ir para casa, isso não significa que é hora de brincar com os colegas do lado e colocar um chiclete embaixo da carteira. Ouça as instruções e siga-as atentamente. [5]
    • Siga as diretrizes do professor também fora da sala de aula. Se você precisa ler um capítulo de um livro para amanhã, faça-o. Não pule tarefas e pense que o professor gostará de você apenas por ser amigável. Faça as suas tarefas.
  3. É muito importante ser respeitoso e gentil não apenas com o professor, mas também com todos os presentes na sala de aula. Trate outras pessoas como você gostaria de ser tratado, em todo o tempo.
    • Não fale fora de hora na sala de aula. Os professores não gostam de interrupções inconvenientes.
    • Alguns jovens pensam que irritar os professores é uma boa forma de ganhar a admiração dos colegas, mas isso é desrespeitoso para com todos na sala de aula — especialmente com relação ao professor.
  4. Na sala de aula, é importante fazer mais do que apenas ficar assentado e prestar atenção ao que está sendo dito. Quase sempre, o professor pedirá por voluntários ou fará perguntas para o grupo, sendo importante falar nos momentos adequados. Esforce-se bastante para tornar o ambiente da sala de aula o mais positivo possível.
    • Em pequenos grupos, trabalhe educadamente. Quando for a hora da divisão em grupos, faça a sua parte para ajudar na tarefa, e não cause problemas, interrompa ou apenas espere que outros façam a sua parte.
    • Se vir outros agindo de forma desrespeitosa ou conversando trivialidades, não é preciso dar um sermão. Você pode ajudar na manutenção de um ambiente positivo abaixando a cabeça e fazendo as suas tarefas. Não se distraia.
  5. Orgulhe-se em manter a mesa, o armário e qualquer outro espaço estudantil que tenha à disposição tão organizado e limpo quanto possível. Os professores não são seus pais e não devem ter que limpar o que você bagunça. Não existe forma melhor de fazer com que o professor não goste de você do que ser o bagunceiro da sala de aula.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Indo bem nos estudos

Baixe em PDF
  1. Durante a aula, concentre-se e faça as tarefas tão bem quanto possível, siga as instruções passadas e entregue os trabalhos depois de terminá-los. Deixar o professor feliz não precisa ser mais complicado do que isso.
    • Ao entregar os trabalhos realizados, reserve tempo suficiente para terminá-los eficientemente. Uma boa forma de irritar o professor é começar as tarefas no último instante, logo antes da entrega.
    • Jamais, sob quaisquer circunstâncias, cole ou copie as respostas de outra pessoa da sala. Essa é uma forma certa de se ter problemas.
  2. Os professores gostam dos alunos que falam na hora certa e não somente ficam no fundo de cabeça baixa. Faça perguntas inteligentes ou significativas. Demonstre que você está ouvindo o que ele tem a dizer.
    • Com frequência, se você tem uma pergunta a fazer, muitos outros estarão com a mesma dúvida, mas têm medo de se manifestar. Estar disposto a perguntar pode torná-lo mais propenso a gostar de você.
  3. Esse passo deve ser fácil. Ao ir para a aula e interagir com o professor, tente se manter calmo e seja autêntico. Se você fingir ser alguém que não é, o professor verá isso claramente. Não apenas tente ser o favorito, o sabichão ou o prodígio. Apenas seja você mesmo.
    • Professores são pessoas como quaisquer outras: eles gostam de quem é genuíno, dócil e honesto. Não se engane pensando que é preciso agir de determinada forma para que eles gostem de você. Basta não exagerar para chamar a atenção, e você será amado pelos professores.
  4. Esforce-se bastante na escola e dê sempre o seu melhor nos trabalhos. Se pensarem que você é capaz de mais nas aulas, os professores ficarão tristes em ver que não está dando o seu melhor. Não se acanhe. Separe bastante tempo para fazer os trabalhos em altíssimo nível. Dê um passo extra nas tarefas e nos trabalhos.
    • Se estiver com dificuldade nas aulas, diga ao professor que você quer fazer o melhor possível e peça ajuda. Em várias escolas, há grupos extracurriculares que se juntam para fazer as tarefas, sessões de estudo e ainda outras formas de se realizar as tarefas, desde que você se esforce. Professores respeitam o esforço.
    Publicidade

Dicas

  • Não assuma a culpa por algo que você não fez, mas tampouco negue a verdade. Honestidade é a melhor escolha.
  • Cuide para que o professor saiba de sua existência. Não seja o mais quieto da sala de aula, mas tampouco o mais barulhento.
  • Não seja desrespeitoso para com o professor. Trate-o como se fosse um pai ou uma mãe.
  • Não exagere de repente. Eles podem pensar que você está tramando algo e entender que não se trata de algo concreto ou que vá durar.
  • Se tem problemas com o professor, converse com ele depois da aula. Fale com os seus pais e, se necessário, peça um encontro para que as dificuldades sejam resolvidas.
  • Mostre sempre que o que o professor diz é importante. Jamais ria dele e evite corrigir seus erros.
  • Tente não xingar e usar palavras de baixo calão, especialmente perto dos professores. Eles podem vê-lo como alguém em quem não se pode confiar.
  • Contribua com as discussões em sala de aula. Seja o tipo de pessoa que gosta de fazer perguntas, mas sem perder o foco.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 141 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade