Baixe em PDF Baixe em PDF

O Microsoft Excel inclui diversas funções estatísticas, incluindo a capacidade de perceber a média, a mediana e a moda de uma amostra de dados. Embora a média (o valor médio de um conjunto de números) e a mediana (o número do ponto médio de um grupo de dados) sejam usadas com mais frequência, a moda (o número que aparece com mais frequência num conjunto de valores) pode ser útil também. Por exemplo, é possível usar a pontuação mais frequente em uma sala de aula para fornecer um feedback sobre a eficácia do método de ensino utilizado. Veja como calcular a moda usando o Excel.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando a Função MODO.ÚNICO

Baixe em PDF
  1. Para obter consistência, é útil inserir os valores em células consecutivas de uma linha ou coluna. Para facilitar a leitura, uma coluna é melhor.
  2. O formato da função é "= MODO.ÚNICO(Cx:Dy)", na qual C e D representam a letra da coluna da primeira e da última célula do intervalo e x e y representam o número da primeira e da última linha do intervalo. (Embora letras diferentes sejam usadas neste exemplo, você usará a mesma letra em ambas as células, caso tenha inserido os dados verticalmente em uma coluna, ou usará o mesmo número para a primeira e a última célula, caso tenha inserido seus dados horizontalmente em uma única linha).
    • Você também pode especificar cada célula individualmente, até 255 células, como em "=MODO.ÚNICO(A1, A2, A3)". Porém, isso não é aconselhável, a menos que você tenha apenas um conjunto de dados muito pequeno e não planeje adicionar nada a ele. Você também pode usar a função com constantes, como "=MODO.ÚNICO(4,4,6)", mas isto requer que a função seja editada toda vez que você quiser calcular uma moda diferente.
    • Você talvez queira formatar a célula na qual a moda será exibida. Use negrito ou itálico para distinguir o resultado do conjunto de dados.
  3. Isso normalmente acontece automaticamente no Excel, mas se você configurou sua planilha para fazer cálculos manualmente, você precisará pressionar a tecla F9 para exibir o resultado.
    • Para um conjunto de dados de 10, 7, 9, 8, 7, 0 e 4 inserido nas células de 1 a 8 da coluna A, a função =MODO.ÚNICO(A1:A8) dará um resultado de 7, porque 7 aparece mais frequentemente nos dados do que qualquer outro número.
    • Se o conjunto de dados contiver mais de um número que se qualifique como moda (digamos que o 7 e o 9 aparecem duas vezes, sendo que todos os outros números aparecem apenas uma vez), qualquer um dos dois que seja listado primeiro no conjunto de dados será dado como resultado. Se nenhum número do conjunto de dados aparecer com mais frequência do que qualquer outro, a função exibirá o resultado de erro #N/D.
    • Essa função está disponível em todas as versões do Excel, incluindo o Excel 2010 e 2013, que incluem uma versão de compatibilidade com planilhas criadas anteriores. Nelas, a função usada era =MODO(Cx:Dy), que, com exceção da diferença de sintaxe, funciona essencialmente do mesmo que as versões atuais.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando a Função MODO.MULT

Baixe em PDF
  1. Se você quiser encontrar três modas, selecione um intervalo de três células. Se você selecionar menos células do que o número de modas que deseja localizar, você só terá os resultados equivalentes ao que selecionou.
  2. Seu formato é "=MODO.MULT(CX:DY)", em que C e D representam a letra da coluna da primeira e da última célula do intervalo e x e y representam o número da primeira e da última linha do intervalo. (Como na função do exemplo anterior, você usará a mesma letra em ambas as células, caso tenha inserido os dados verticalmente em uma coluna, ou usará o mesmo número para a primeira e a última célula, caso tenha inserido seus dados horizontalmente em uma única linha).
    • A função MODO.MULT também pode ser usada especificando-se as células individuais ou constantes dentro dos parênteses, mas qualquer opção deve ser usada apenas com pequenos conjuntos de dados que você não pretende alterar.
  3. Use Ctrl+Shift+Enter para exibir o resultado como uma matriz; caso contrário, o resultado será igual ao dá fórmula anterior. Se você definir sua planilha para fazer cálculos manualmente, aperte F9 para ver o resultado.
  4. Para um conjunto de dados de 2,1,3,4,3,2,1,7,1,2,3,8 inserido nas células de 1 a 12 da coluna A, a fórmula =MODO.MULT(A1:A12) retornará 1, 2 e 3 como resultado, pois cada um aparece três vezes no conjunto de dados.
  5. Se nenhum número no conjunto de dados aparecer mais vezes do que qualquer outro, a função exibirá o resultado de erro # N/D.
  6. Publicidade

Dicas

  • Ao adicionar mais números a um conjunto de dados, verifique se a fórmula ainda representa com precisão o primeiro e o último número do intervalo de células. Se você inserir algumas linhas antes do primeiro número do intervalo original e inserir dados nelas, será necessário ajustar o valor do primeiro número do intervalo. Se você inserir linhas e adicionar mais dados após o último número do intervalo original, será necessário ajustar o número da última célula da fórmula. Se você inserir linhas e dados no meio do intervalo, a fórmula se ajustará automaticamente.
Publicidade

Avisos

  • Usar a fórmula MODO.MULT para encontrar um grande número de modas ao mesmo tempo pode deixar o seu computador mais lento se ele tiver pouco velocidade de processamento e memória.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 766 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade