Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem dois grandes Eids, ou feriados, que são comemorados por muçulmanos em todo o mundo. Cada um deles tem muitos nomes, mas são mais comumente chamados de Eid al-Fitr, o Festival da Quebra do Jejum, e Eid al-Adha, a Festa do Sacrifício. Ambos os feriados incluem oração e caridade aos pobres, mas eles também são dias de festa para celebrar com a família e amigos.

Método 1
Método 1 de 2:

Celebrando o Eid al-Fitr

Baixe em PDF
  1. Eid al-Fitr significa "Festival da quebrar do jejum", e ocorre no primeiro dia do mês lunar Shawwal, após o mês de jejum do Ramadã. Em algumas regiões, os muçulmanos se reúnem em encostas para ver a lua e para celebrar quando as figuras religiosas locais declaram o início do Eid. Isso às vezes demora dois ou três dias de observação, mas países muçulmanos individuais podem ter um feriado de três dias oficiais planejado com antecedência para cobrir todas as possibilidades.
    • Devido ao Eid ser baseado no calendário lunar islâmico, ele não cai no mesmo dia todos os anos no calendário (ocidental) gregoriano. Pesquise na internet ou pergunte a um muçulmano para saber quando o feriado ocorrerá esse ano.
  2. Comprar roupas novas para o Eid é uma tradição generalizada, e aqueles que não puderem se dar a esse luxo, ainda devem fazer um esforço para estarem muito bem vestidos. As mulheres muçulmanas no sul da Ásia frequentemente se decoram com henna na noite anterior ao Eid. Os homens são encorajados a usar perfume ou colônia.
    • Muitas pessoas realizam o ghusl ao tomar um banho de ducha ou de banheira na manhã do Eid.
  3. Os muçulmanos não têm permissão para jejuar no Eid al-Fitr, uma vez que comemoram o fim do jejum. Comer antes de participar da oração é encorajado. Às vezes, os celebrantes seguem o exemplo do profeta Maomé ao quebrar o jejum com um número ímpar de datas (geralmente um ou três).
    • Executar Takbir antes do nascer do sol também é recomendado se você for muçulmano. Faça isso levantando as mãos e dizendo "Allahu Akbar" (Deus é maravilhoso). Se você assistir a uma oração, como descrito abaixo, a congregação vai fazer isso várias vezes durante o evento.
  4. Imames realizam orações especiais de Eid no início da manhã do feriado, geralmente em uma grande mesquita central, um campo aberto ou um estádio. Em algumas regiões, todos os muçulmanos assistem a esse evento. Em outros, as mulheres são incentivadas, mas não são obrigadas, e em outros, o evento é somente para homens. Após a oração ser concluída, os adoradores se abraçam e dizem "Eid Mubarak" ou "Eid Abençoada" para desejar o bem ao próximo. O evento termina com um sermão do imame.
  5. Eid al-Fitr é às vezes chamado de "Feriado Doce", uma vez que se consomem alimentos doces em celebração ao fim do jejum do Ramadã. As mesquitas podem fornecer doces antes ou depois da oração de Eid, mas muitas pessoas também cozinham sobremesas e comemoram em casa.
    • Não há requisitos para o alimento que você come (além de seguir o halal), mas as tradições regionais incluem datas, halwa, falooda, biscoitos com leite, baklava e macarrão aletria.
  6. Os adultos geralmente dão às crianças e jovens dinheiro ou presentes em Eid e, ocasionalmente, trocam presentes entre si também. As famílias geralmente visitam seus vizinhos e parentes após a celebração matutina para desejar um feliz feriado e trocar presentes.
  7. "Zakat al-Fitr", ou o dever de dar aos pobres nesse dia, é uma exigência para todo muçulmano que tem os meios de fazê-lo. Normalmente, a contribuição de cada indivíduo é o custo de uma refeição, e pode assumir a forma de dinheiro, alimentos ou roupas.
  8. Muitas pessoas têm um almoço ou jantar em família de carne, batatas, arroz, cevada ou qualquer alimento de que se goste. Alguns descansam durante a tarde para se recuperarem de um dia que começou ao amanhecer. Outros frequentam feiras e eventos organizados para o Eid, festa com os amigos à noite ou visitam os túmulos de amigos falecidos e familiares.
    • Em muitas regiões, o Eid é comemorado por três dias ou celebrado em dias diferentes por diferentes grupos muçulmanos. Se quiser, você pode acordar cedo para repetir a celebração e oração no dia seguinte.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Celebrando o Eid al-Adha

Baixe em PDF
  1. O Eid al-Adha é comemorado imediatamente após o Hajj, ou peregrinação à Meca. Isso geralmente acontece no 10º dia do mês lunar islâmico Dhul Hijjah, mas pode variar de acordo com as práticas das autoridades religiosas locais. [1] Os muçulmanos em todos os lugares comemoram esse feriado, mesmo se eles não tiverem executado o hajj desse ano.
    • Devido ao feriado ser determinado pelo calendário lunar, ele não cai na mesma data no calendário (ocidental) gregoriano todos os anos.
  2. Conforme descrito na seção de Eid al-Fitr, os muçulmanos ou às vezes apenas os homens, geralmente assistem a uma oração de Eid seguido por um sermão no início da manhã. Todo mundo faz o seu melhor para estar bem vestido e apresentável, tomando banho de manhã e vestindo roupas novas se puderem se dar ao luxo de comprá-las.
    • Ao contrário do Eid al-Fitr, não há foco especial em doces ou quebrar o jejum.
  3. Cada indivíduo ou família que pode se dar ao luxo de fazê-lo deve sacrificar uma ovelha, vaca, cabra ou camelo no Eid al-Adha para comemorar o animal que Deus enviou a Abraão para substituir seu filho Ismael como um sacrifício. O animal deve ser saudável, e o halal deve ser seguido ao abate do animal.
  4. A carne do animal sacrificado é cozida usando qualquer método que você preferir. Um terço é consumido pela família ou grupo que sacrificou o bicho. Outro terço é dado à família e aos amigos, frequentemente em uma festa separada. E o último terço é dado às pessoas pobres ou com fome.
    • As pessoas frequentemente se reúnem em grupos para realizar um churrasco ou para comer a carne que foi cozida em um forno. Outros alimentos geralmente também são comidos, mas não há requisitos especiais além de seguir o halal.
  5. Muitos países ocidentais proíbem o abate de animais fora dos matadouros, e em algumas cidades encontrar um animal pode ser difícil. Nessas situações, os muçulmanos contam com algumas opções:
    • O dinheiro pode ser enviado para contatos em outro país ou região, que vai sacrificar o animal e distribuir a carne em seu nome.
    • Açougueiros muçulmanos podem fornecer um local e assistência para que o sacrifício possa ser feito legalmente e em conformidade com o halal.
    Publicidade

Dicas

  • Café árabe é frequentemente servido em ambas as Eids.
  • O Eid também pode ser comemorado com não-muçulmanos. Inclua os seus amigos não-muçulmanos em algumas dessas tradições.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 318 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade