Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitas religiões se baseiam em ensinamentos vindos de livros. Porém, os escritores de tais livros não estão aqui para comentar a obra, portanto temos de ler o livro e descobrir, por conta própria, qual religião é verdadeira, compassiva e pacífica para sua vida. Você pode aprender tanto quanto quiser sobre muitas religiões. É um leitor voraz? Como decidir a quem você irá confiar sua fé?

  1. Primeiro você deve esquecer tudo que já escutou e começar do zero. Essa é uma das maneiras para conhecer a Verdade. Sua primeira tarefa será aprender sobre as religiões, não escolher uma de imediato. Vá a uma biblioteca e ache livros sobre várias delas. Após ter se informado um pouco sobre cada uma, procure seus escritos originais. Continue lendo e aprendendo. Não aceite ou rejeita nada nesse ponto, só aprenda.
  2. Pergunte-lhes sobre como veem a vida, Deus, relacionamentos, conduta ética e a prática da religião. Converse com amigos e vizinhos confiáveis. Seguir uma religião não é só aceitar certas coisas como fatos, mas também, aceitar uma tradição e um conjunto de crenças potencialmente importante.
  3. "Por quê?" Por que você quer ou sente que precisa seguir uma religião? Lembre-se de que ela pode servir de escape assim como as drogas. Os cultos podem fornecer uma fuga parecida com a das drogas. Qual é a razão verdadeira de você querer seguir uma religião?
  4. Cuidado com os que se mascaram como algo espiritual. Cuidado com os "gurus" que acham que têm todas as respostas para as questões da vida. Cuidado com grupos rígidos que pedem para as pessoas se adequarem a certos comportamentos, abandonarem a família e os amigos e pedem por doações grandes, etc. Essas são algumas características de alguns "cultos": um grupo religioso ou social que controla mental, física e sexualmente os seus membros.
  5. Aprenda sobre o mundo por um tempo. Aprenda sobre a vida, as pessoas, a ciência, a filosofia e história. Continue lendo sobre suas religiões favoritas.
    • Ouvir as crenças de amigos e familiares e por que eles acreditam nessas coisas pode ajudar. Aprenda sobre a religião deles, se desejar.
  6. Isso pode ser uma religião em particular, como o islamismo, budismo, paganismo, dentre outros. Talvez o que você tem procurado seja a ausência de uma religião ou até mesmo a falta de crenças.
  7. Isso pode não ser verdadeiro.
  8. É importante se informar sobre as ações boas e más dos seguidores de uma religião em particular. Pense se elas estavam seguindo as suas crenças ou simplesmente abusando do poder que possuíam.
  9. Se você pensa que há só um Deus, escolha uma religião monoteísta. Se você acredita que há mais de um Deus (mais de uma divindade), escolha uma religião politeísta. Se você acredita que Deus está em todas as coisas e que tudo é uma divindade, escolha uma religião panteísta.
  10. Algumas religiões acreditam que a divindade não é uma entidade física, enquanto outras pensam que Deus (ou os Deuses) é um ente com corpo próprio. Algumas acreditam que os deuses foram encontrados em forma humana na Terra, enquanto outras não creem nisso.
    Publicidade

Dicas

  • Seja paciente, mantenha a mente aberta e não julgue.
  • Questione tudo. Não se sinta culpado por discordar de uma crença particular.
  • Pergunte a si mesmo se você precisa de uma religião e não tome decisões rápidas. Alguns procuram religiões para serem aceitos, outros para ter apoio e estrutura. Só seja parte de uma crença se você realmente acreditar nela; cuidado para não participar de uma só para se sentir bem.
  • Continue aprendendo e mantenha a mente aberta. Você não precisa necessariamente acabar acreditando em alguma coisa. Não se force a aceitar coisas com as quais não concordar.
  • Sempre seja fiel à sua mente, seu coração e alma.
  • Aprenda o máximo que puder sobre a vida cotidiana que você viveria em uma religião particular.
  • Também aprenda sobre a influência das religiões na história, como elas se comparam e como influenciam as culturas.
  • Muitas pessoas renovam depois a fé em suas religiões anteriores. Não fique decepcionado se descobrir que a religião na qual foi criado é a certa para você.
Publicidade

Avisos

  • Nunca pare de pensar criticamente e com a razão para ter aceitação social.
  • Cuidado com os "gurus" que têm todas as respostas .
  • Cuidado com os cultos, grupos exclusivos que buscam controlar totalmente o corpo, o trabalho e as finanças de seus membros.
  • Esteja atento às desvantagens de religiões organizadas. Estude história.
  • Não entre em discussões desnecessárias contra ou a favor de qualquer religião. Compartilhe seus pensamentos pacificamente.
  • Mantenha em mente que organizações extremistas não representam nenhuma religião. Sempre aprenda por conta própria e deixe de lado suas opiniões prévias sobre religião.
  • Lembre-se de que as ações de membros religiosos do passado não refletem necessariamente as crenças atuais de uma religião.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 850 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade