Baixe em PDF Baixe em PDF

A Maçonaria é a maior e mais antiga ordem fraternal secular do mundo. Ela cruza as barreiras religiosas para unir em paz e harmonia homens de todos os países, seitas e opiniões. Como membros, já fizeram e fazem parte dela grandes figuras religiosas, reis e presidentes. Para entrar para a irmandade, você tem que demonstrar os valores que têm sido compartilhados por milhões de Maçons por mais de cem anos.

Método 1
Método 1 de 3:

Atendendo aos requisitos básicos

Baixe em PDF
  1. Esse é o requerimento exigido na maior parte da jurisdição das Grandes Lojas (o centro de autoridade dos grupos maçônicos). Algumas jurisdições aceitam homens que tenham 18 anos de idade ou mais. E, em outros casos, são abertas exceções para filhos de membros ou para estudantes universitários. [1]
  2. Há jurisdições que não exigem que seus membros creiam numa divindade, mas essa é uma exigência para a maioria dos Maçons. Você deve acreditar em um único deus ou divindade acima de todos os outros. Pessoas de todos os cenários religiosos são bem-vindas, uma vez que esse requisito seja levado à risca. [2]
  3. Talvez essa seja a qualidade mais importante para se ter como um Maçom em potencial. O lema da fraternidade é "homens melhores fazem um mundo melhor" e a honra, integridade pessoal e responsabilidade são levadas muito a sério. Você tem que ser capaz de demonstrar que é um homem de bem (um bom-caráter) das seguintes maneiras:
    • Tenha uma reputação tão boa a ponto de que as pessoas que lhe conhecem possam garantir que você é uma pessoa de caráter.
    • Seja um bom familiar, com meios de apoiar e sustentar sua família. [3]
  4. Muitas pessoas procuram entrar para a fraternidade porque ouviram sobre ela em filmes, livros, e mídia de massa. A Maçonaria é normalmente retratada como uma sociedade secreta que tenta dominar o mundo, com evidências disso escondidas e espalhadas por Paris e Washington DC. A verdade é que a Maçonaria é composta por homens que trabalham e se esforçam para ajudar uns aos outros em companheirismo, amizade e boa cidadania. Ao tornar-se um membro, você terá acesso ao seguinte:
    • Entrada às reuniões mensais nas Lojas Maçônicas, onde você compartilha/troca ideias com seus companheiros Maçons.
    • Iniciação aos ensinamentos sobre a história da Maçonaria.
    • Participação nos ritos antigos da Maçonaria, tais como o aperto de mão, rituais de iniciação e o uso livre do símbolo Maçônico "esquadro e compasso".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Solicitando a condição de membro

Baixe em PDF
  1. O meio tradicional de entrar para a Maçonaria é perguntar a alguém que já é membro. [4] Se você conhece alguém que é membro, informe-o de que você está interessado em fazer parte também. Diga a ele que você gostaria de solicitar a condição de membro. Ele deve encaminhar você ao local adequado para registrar sua solicitação. Você terá que responder algumas perguntas sobre por que você quer se tornar um membro. Se não conhece ninguém que seja membro, você poderá tentar algumas coisas:
    • Procure por um sinal ou placa do tipo “Para ser um membro, pergunte a um”. Você o encontrará em adesivos de para-choque, camisas, chapéus, bonés e outros itens exibidos pelos Maçons que querem receber novos membros.
    • Procure pelo símbolo da Maçonaria (o esquadro e compasso). Talvez este seja um pouco mais difícil de encontrar, mas pode acontecer de você avistar alguém usando uma camisa ou outra peça do vestuário com esse símbolo. Você pode encontrar carros com um adesivo desse símbolo.
    • Procure a Loja Maçônica local na lista telefônica. Ligue para a loja e pergunte como se tornar um membro da jurisdição em questão.
  2. Depois de enviar sua solicitação para uma determinada loja, os Maçons de lá vão analisar sua documentação e decidir se vão lhe chamar para uma entrevista com o comitê investigativo. Caso eles decidam lhe chamar, serão marcadas data e hora. Durante a entrevista, você pode esperar o seguinte:
    • Eles perguntarão por que quer se tornar um Maçom. Além disso, você terá que contar a história da sua vida e descrever seu próprio caráter.
    • Você terá a oportunidade de fazer perguntas sobre como as coisas funcionam na Loja Maçônica.
  3. Após a entrevista, os Maçons farão uma investigação da sua vida. Tal inclui ligações para pessoas próximas a você que poderão confirmar que você tem um caráter de princípios elevados. Eles também investigam seu passado para determinar se você já teve ligação com o crime, com drogas ou álcool.
  4. Uma vez que o comitê investigativo tiver tomado uma decisão, você receberá uma ligação e convite oficial para fazer parte da fraternidade. Você receberá instruções adicionais a respeito das reuniões.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Entrando para a fraternidade

Baixe em PDF
  1. Esse é o primeiro estágio da iniciação. Nele, você aprenderá os princípios básicos da Maçonaria. Após adquirir conhecimento suficiente e já ter algum tempo de casa, você trabalhará para subir mais dois graus simbólicos.
    • Durante todo o período como aprendiz, você deve continuar a demonstrar seu bom caráter.
    • Antes de avançar para o próximo grau, você tem que demonstrar proficiência no catecismo (um livro de fatos sobre uma determinada religião cristã).
  2. Você mergulhará mais fundo nos ensinamentos da Maçonaria. Principalmente, no que diz respeito às artes e ciências. Para finalizar esse grau, eles testarão seu conhecimento sobre tudo o que aprendeu até o momento.
  3. Este é o nível mais alto que você pode alcançar. Normalmente, leva muitos meses para se chegar lá. Para conseguir o referido grau, você tem que mostrar proficiência nos valores da Maçonaria. Ao alcançar esse grau, haverá uma cerimônia para celebrar o feito.
    Publicidade

Dicas

  • Embora a Maçonaria seja uma fraternidade exclusivamente masculina, há outras Ordens que permitem a admissão de mulheres. Por exemplo: Ordem da Estrela do Oriente, Ordem Internacional das Filhas de Jó e a irregular Co-Maçonaria.
  • Você não precisa ser rico para se juntar. Embora as taxas de iniciação variem, os tributos vão de R$80,00 a R$600,00 por ano.
  • Dependendo de onde mora, pode haver um ou mais grupos Maçônicos. Na Maçonaria, costuma haver dois tipos de filosofia. A primeira é a das Grandes Lojas “regulares”. E a segunda é a das Grandes Lojas “irregulares” (também chamadas de Grande Oriente). Faça uma pesquisa sobre os grupos encontrados na sua região e determine o que é certo e melhor para você, no que diz respeito a este aspecto, antes de se candidatar.
Publicidade

Avisos

  • Há muitos mitos a respeito dos Maçons e da Maçonaria. Alguns desses mitos têm cerca de cem anos ou mais. Contudo, ainda são usados pelos caluniadores. Mais uma vez, faça uma pesquisa e saiba quando separar fato de ficção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 354 849 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade