Baixe em PDF Baixe em PDF

A Páscoa é o dia em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Muitos países cultivam diferentes tradições para comemorar esse dia sagrado. É possível, inclusive, encontrar diferentes costumes dentro de regiões de um mesmo país. No entanto, existem algumas tradições em comum entre todos eles. Aprenda-as agora.

Método 1
Método 1 de 4:

Entendendo o significado da Páscoa

Baixe em PDF
  1. O Domingo de Páscoa simboliza o dia em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus. Além disso, marca o fim da Quaresma, que é um período de 40 dias de orações, penitências e jejum. A última semana da Quaresma antecede a Páscoa e é conhecida como a Semana Santa. Ela se inicia com o Domingo de Ramos, que marca o retorno de Jesus a Jerusalém; segue com a Quinta-feira de Endoenças, que simboliza a última ceia do Senhor com os discípulos; e termina com a Sexta-feira Santa, o dia em que o Salvador foi crucificado.
    • Entenda que o Domingo de Páscoa inicia o período litúrgico da páscoa, conhecido como Tempo Pascal. Ele tem a duração de 50 dias e finda no Domingo de Pentecostes, símbolo da dádiva do Espírito Santo.
  2. A ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da fé cristã. Portanto, o Domingo de Páscoa é um dia sagrado para os cristãos e é visto por muitos deles como um dia simbólico de renascimento espiritual.
  3. A páscoa pagã tem suas raízes na comemoração da chegada da primavera, reverenciando a deusa teutônica Eastre. As comemorações se concentravam na fertilidade e, por essa razão, utilizavam o ovo e coelho como símbolos de celebração. Os primeiros cristãos adaptaram a tradição para comemorar a ressurreição de Jesus, em vez do início da primavera. Até hoje é o equinócio de inverno que determina a data da Páscoa. Na maioria dos países ocidentais, a data é comemorada no domingo posterior ao equinócio, que ocorre, normalmente, entre os dias 22 e 25 de abril.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Participando dos cultos tradicionais de páscoa

Baixe em PDF
  1. Mesmo os cultos nas igrejas costumam seguir tradições diferentes, que mudam de dominação para dominação. A maioria deles segue a ordem de um culto normal, acrescido, contudo, de outras festividades, como apresentações de corais e peças teatrais. Muitas igrejas decoram o ambiente com lírios e mensagens litúrgicas. Algumas igrejas fazem a sagrada comunhão e outras aproveitam o dia para realizar batismos nas águas, simbolizando o renascimento do homem para uma vida santa.
  2. O primeiro culto de nascer do sol da páscoa aconteceu em 1732, em um cemitério no topo de um morro, na Alemanha. Entre os túmulos, os presentes celebraram a ressurreição de Cristo junto com o nascer do sol. Foram os missionários morávios que espalharam esse tipo de culto pelo mundo. Hoje, muitas igrejas mantêm a tradição do culto do nascer do sol e o realizam no próprio terreno do templo ou em um parque próximo.
  3. Muitas denominações cristãs começam a observar a Páscoa no sábado, por meio da vigília de páscoa. A vigília começa quando escurece, e envolve o acendimento de uma vela pascal. O culto inclui leituras do Novo e do Velho Testamentos. Quando a história da ressurreição começa a ser contada, as luzes são acendidas e os sinos começam a badalar. A vigília é finalizada com a santa comunhão, conhecida, normalmente, como a eucaristia.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Participando dos costumes de páscoa

Baixe em PDF
  1. Apesar dos ovos terem sido usados por pagãos como símbolo da fertilidade, os cristãos o adotaram como símbolo de nova vida. Em muitos locais do mundo, os cristãos decoram ovos cozidos como parte das celebrações da Páscoa.
  2. Depois de pintados e decorados, os ovos são escondidos dentro de casa ou no jardim e as crianças começam a procurá-los. Em algumas tradições, é dito às crianças que o coelhinho da páscoa escondeu os ovos pela manhã e que elas devem começar a procurá-los pela tarde.
  3. Tanto o coelho quanto o ovo simbolizavam a fertilidade na antiga celebração pagã da chegada da primavera. Nos anos 1500, no entanto, os alemães começaram a usar o coelho da páscoa como símbolo de renascimento. Na noite que antecedia a Páscoa, as crianças tinham o costume de fazer ninhos com bonés ou chapéus, onde o coelhinho da páscoa deixava ovos coloridos. Hoje, a tradição é que o coelhinho deixe cestas cheias de doces e gostosuras para as crianças modernas.
  4. Foram os alemães que criaram a tradição de fazer coelhos de chocolate na Páscoa, nos anos 1800. Hoje, esse doce de chocolate é uma tradição em muitos lugares. Outros doces tradicionais são os famosos ovos de páscoa, os pintinhos de marshmallow e as jujubas.
  5. Algumas cidades fazem festas tradicionais de páscoa todos os anos. A Osterfest, que acontece na cidade catarinense de Pomerode, é um exemplo.
  6. Existe uma tradição de vestir roupas novas na Páscoa, a qual remonta à de vestir roupas novas para receber os bebês recém-nascidos. Antigamente, as pessoas costumavam se referir às suas melhores roupas como as “roupas de páscoa” (no Brasil, costuma se referir a elas como as “roupas de ir à igreja”). Hoje, o costume perdura em várias partes do mundo. Em muitos locais, as mulheres vestem luvas e chapéus brancos para irem à igreja no Domingo de Páscoa.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Saboreie um jantar tradicional de páscoa com os amigos e familiares

Baixe em PDF
  1. Os costumes alimentares também variam muito ao redor do mundo. Entretanto, nos países ocidentais, costuma-se comer cordeiro ou pernil de porco como prato principal.
    • Faça um assado de cordeiro. Esse prato tem origem na tradicional judaica, quando era saboreado durante a Páscoa Judaica. A tradição foi adaptada pelos primeiros judeus convertidos.
    • Faça um pernil. Essa é a tradição preferida dos americanos, que aproveitam o pernil que passou todo o inverno curando.
  2. No Brasil, o mais tradicional deles é o pão ázimo (sem fermento), contudo, aprenda, também, a fazer o pãozinho doce chamado hot cross bun (tradicional no Reino Unido), que é picante e tem uma cruz de açúcar no topo.
    Publicidade

Dicas

  • Como as tradições de páscoa variam, escolha aqueles que são mais importantes para você e continue praticando-as todos os anos, até que elas se tornem parte das tradições da sua família.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 706 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade