PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A Páscoa não é celebrada em uma data fixa e pode cair em qualquer dia entre 22 de março e 25 de abril. Para determinar quando será a Páscoa num dado ano, você precisará prestar atenção ao ciclo lunar e à data do equinócio de março.

Método 1
Método 1 de 3:

Determinando a data da Páscoa

PDF download Baixe em PDF
  1. A data em que a Páscoa cai é baseada na aproximação eclesiástica do equinócio de primavera. Esta aproximação cai todo ano na mesma data: 21 de março.
    • Note que esse cálculo se baseia na estimativa eclesiástica do equinócio de primavera e não no equinócio de primavera real, identificado pelo sistema astronômico de medição. O momento real do equinócio pode variar dentro de uma faixa de 24 horas, podendo chegar um dia antes do dia 21 de março. Entretanto, isso não é levado em consideração na determinação da data da Páscoa.
    • O equinócio de primavera ocorre apenas do hemisfério norte. Para aqueles habitam o hemisfério sul, considera-se o equinócio de outono. No entanto, a mesma data (21 de Março) é usada em ambos os hemisférios.
    • Você poderá encontrar essa informação verificando o calendário lunar. Esses calendários rastreiam e ilustram as fases da lua ao longo dos dias. Eles podem ser adquiridos nos formatos de parede ou de mesa ou você pode simplesmente procurar por um na internet.
  2. A páscoa ocorrerá no domingo após a primeira lua cheia e após o equinócio de primavera. [1]
    • Por exemplo, a primeira lua cheia após o equinócio de primavera em 2014 veio na terça-feira 15 de abril. [2] Isso significa que em 2014 a Páscoa caiu no domingo seguinte, dia 20 de Abril.
  3. Se a primeira lua cheia após o equinócio de primavera cair em um domingo, a data da Páscoa é adiada por uma semana e acontece no domingo seguinte.
    • Esse atraso é posto em prática para diminuir o risco do Domingo de Páscoa cair no mesmo dia da Páscoa Judaica.
    • Por exemplo, a primeira lua cheia após o equinócio de primavera em 1994 caiu num domingo, dia 27 de março. [3] Ao invés da Páscoa ser celebrada no dia 27 de março, ela aconteceu uma semana mais tarde, no dia 3 de Abril.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Determinando datas relacionadas à Páscoa

PDF download Baixe em PDF
  1. O Domingo de Ramos é exatamente uma semana antes da Páscoa.
    • O Domingo de Ramos comemora a entrada de Cristo em Jerusalém. Além disso, ele também marca o início da Semana Santa.
  2. A semana inteira é muitas vezes referida como “Semana Santa”, mas a quinta, sexta e sábado imediatamente anteriores da Páscoa são reconhecidos como datas de importância no calendário cristão.
    • A Quinta-feira Santa comemora a Última Ceia de Cristo. Ela também abrange o “lava-pés”, um evento bíblico durante o qual Jesus lavou os pés dos seus apóstolos. Muitas denominações cristãs celebram a lavagem dos pés como uma ordenança da igreja.
    • A Sexta-feira Santa representa o dia em que Cristo foi crucificado.
    • O Sábado Santo comemora o tempo durante o qual o corpo de Cristo permaneceu no túmulo. Normalmente ele é visto como um dia de preparação para o Domingo de Páscoa.
  3. No calendário, retorne para o domingo que acontece seis semanas antes da Páscoa. A quarta-feira imediatamente anterior é a quarta-feira de cinzas.
    • Em outras palavras, a quarta-feira de cinzas acontece, todos os anos, 46 dias antes da Páscoa.
    • A quarta-feira de cinzas é um dia de arrependimento em muitas igrejas cristãs.
    • Ela marca também o primeiro dia da Quaresma, um período de 40 dias durante o qual os cristãos devem se preparar espiritualmente para a Páscoa.
  4. O Dia da Ascensão é uma festa cristã que cai exatamente 39 dias após o Domingo de Páscoa. [4]
    • Esse dia celebra a ascensão de Cristo ao céu. Em algumas denominações cristãs, é também considerado o “quadragésimo dia da Páscoa”, significando que todos os dias entre o Domingo de Páscoa e o Dia da Ascensão fazem parte da Páscoa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Considerações adicionais

PDF download Baixe em PDF
  1. A Páscoa sempre foi comemorada perto da data da Páscoa judaica, mas o método exato de determinar a data para essa celebração mudou um pouco ao longo dos séculos.
    • A Páscoa é uma celebração do retorno de Cristo dos mortos, após sua crucificação.
    • Na Bíblia, Jesus ressuscitou dos mortos no primeiro domingo após a Páscoa judaica. A Páscoa começa no décimo quinto dia do mês de Nisan no calendário hebraico, que corresponde aproximadamente à primeira lua cheia após o equinócio de março. Mas, como o calendário hebraico não é baseado nos ciclos da lua, o tempo não é exato.
    • Uma vez que a data da Páscoa precisava ser anunciada a cada ano por funcionários judeus, os líderes cristãos simplificaram a data programando-a de forma consistente para o domingo após a lua cheia. Isso aconteceu em 325 DC e foi uma declaração oficial do Concílio de Niceia. [5]
    • A prática de usar a lua e o equinócio como sistema de datas está relacionada com práticas pagãs. Datas religiosas nunca antes foram estabelecidas usando eventos astronômicos na tradição judaica, da qual nasceu grande parte da tradição cristã. Essa prática é de natureza pagã, mas os primeiros cristãos a aprovaram a fim de simplificar o estabelecimento das datas.
  2. A maioria das igrejas ocidentais (católicas romanas e protestantes) segue o calendário padrão, também conhecido como calendário gregoriano. Entretanto, algumas igrejas cristãs ortodoxas ainda utilizam o calendário juliano para determinar a data da Páscoa.
    • O calendário gregoriano só passou a ser utilizado quando cientistas descobriram que o calendário juliano era muito longo. As datas desses calendários são ligeiramente diferentes.
    • O calendário gregoriano é alinhado mais precisamente com o equinócio.
  3. De acordo com qualquer calendário, a Páscoa sempre cairá entre 22 de março e 25 de abril.
    • Esse prazo não é o mesmo nos dois calendários. No calendário juliano, o prazo vai de 3 de abril à 10 de maio.
  4. Várias igrejas e várias nações propuseram reformas na maneira em que a data da Páscoa é determinada, mas, até agora, nenhuma dessas reformas foram postas em prática.
    • Em 1997, o Conselho Mundial de Igrejas discutiu a possibilidade de substituir o atual sistema de cálculo por um método baseado em uma equação de cálculos diretamente dependentes dos eventos astronômicos. Essa reforma foi agendada para 2001, mas nunca foi aprovada.
    • Em 1928, o Reino Unido fixou a data da Páscoa como o primeiro domingo após o segundo sábado de abril, mas, como esse método não foi fixado como lei, essa reforma nunca foi seguida.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 652 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade