Baixe em PDF Baixe em PDF

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". Mateus 4:1-4

Muitos católicos optam por sacrificar algo durante a quaresma. Obviamente nós não podemos entrar no deserto por 40 dias sem comida ou bebida como fez Jesus, mas abrir mão de uma comida ou atividade favorita é o jeito moderno de celebrar a época que leva até a páscoa.

  1. A quaresma é baseada em sacrifício, de forma que a maioria dos católicos opta por parar de comer um determinado alimento ou atividade. No entanto, você também pode escolher fazer alguma coisa. Por exemplo, fazer uma oração extra todos os dias, ir à igreja duas vezes por semana, ou ler alguns versos das escrituras. Muitos acham mais difícil se comprometer a fazer algo a mais nesse período de quarenta dias, enquanto outros veem essa como uma opção fácil. A escolha entre abrir mão ou começar a fazer algo novo é totalmente sua, portanto escolha sabiamente.
  2. “Não” abdique de algo que não goste; isso não é sacrifício algum. Não desista também de algo que não tem. Por exemplo: se você nunca experimentou biscoitos com manteiga de amendoim, esse não é um sacrifício adequado para a quaresma, pois você não estará sacrificando nada que já tenha.
  3. Sente-se e pense: qual é sua comida favorita? Qual sua bebida favorita? Lanche? Sobremesa? Atividade? Pode parecer difícil passar os quarenta dias sem uma dessas coisas, mas lembre-se: tudo valerá a pena na manhã de páscoa se você conseguir viver sem algo que achava essencial.
  4. Está sempre roendo as unhas e quer parar? Faça desse o seu objetivo para a quaresma.
  5. Coisas como cigarros, drogas e álcool prejudicam seu corpo, e fazer com que seu objetivo da quaresma (e pessoal) seja desistir desses vícios (não apenas durante essa época, mas permanentemente) seria muito bom tanto para você quanto para Deus, e lhe dar um senso duradouro de realização.
    • Essa é uma coisa de que você gosta?
    • Algo que você gosta de fazer/comer?
    • Algo importante para você?
    • Você acha que será um desafio ficar sem essa coisa durante a quaresma?
    • Gostará quando puder voltar a fazer/ter essa coisa na páscoa?
    • Você está abrindo mão dessa coisa por obrigação (alguém está lhe forçando) ou por vontade própria?
    • Esse é um sacrifício de verdade?
      • Se tiver respondido “sim” a todas essas perguntas, terá escolhido um excelente sacrifício para a quaresma.
  6. Digamos que você tenha desistido do seu lanche preferido, chocolate, e já se passou uma semana. Raramente você passa todo esse tempo sem o doce, e você não tem certeza se conseguirá durar até a páscoa. Não desista. Jesus não comeu “nada” por quarenta dias, e você só precisa sacrificar uma parte pequena da sua vida. Na manhã de páscoa, você agradecerá a si mesmo por isso, e mais importantemente, Deus também ficará feliz.
    Publicidade

Dicas

  • Se você acabar não resistindo, confesse e tente novamente. Nunca é tarde demais.
  • Se estiver lidando com um hábito ruim ou um vício, não volte a praticá-lo depois da páscoa. Quebre-o até que ele se vá de vez.
  • Quer você sacrifique algo ou não, lembre-se de que a quaresma é um tempo de oração para Jesus.
  • Tradicionalmente, seus sacrifícios são suspensos todo domingo da quaresma até o pôr-do-sol, e no pôr do sol da sexta-feira santa. Muitos católicos seguem isso, mas outros seguem direto até a páscoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 148 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade