Baixe em PDF Baixe em PDF

A consagração é um ato espiritual importante, mas, mesmo que tenha ouvido o termo antes, talvez não compreenda o que significa se nunca lhe explicaram antes. Tire um tempo para compreender o que o termo significa e pense em como aplicar a prática à sua vida.

O que você precisa saber

  • Consagre-se devotando-se a Deus, arrependendo-se de seus pecados e firmando sua fé através do batismo.
  • Priorize sua vida espiritual, e não a mundana. Aproxime-se de Deus por meio da oração e dos estudos bíblicos. Aja de acordo com a vontade de Deus.
  • Lembre-se de que a consagração não é algo de momento, mas um ato diário. Dedique-se a Deus todos os dias e faça seu melhor para seguir Sua vontade.
Método 1
Método 1 de 2:

Compreendendo a consagração

Baixe em PDF
  1. De maneira geral, o termo "consagração" refere-se ao ato de se dedicar a um fim ou intenção específica. "Consagrar-se" significa, essencialmente, dedicar-se de maneira integral a algo da maior importância. [1]
    • O termo também pode ser usado para se referir à ordenação em um ofício sagrado. Para a maioria dos crentes, no entanto, refere-se apenas a um ato básico e pessoal de dedicação.
    • Um objeto "consagrado" é tornado santo ou sagrado. Nesse sentido, o ato de consagração também pode ser definido como tornar santo.
  2. Como prática religiosa, a consagração data até o Antigo Testamento. Há discussões sobre a consagração nas duas metades da Bíblia, na realidade, e a prática é frequentemente mencionada pela comunidade cristã atual.
    • Uma das primeiras referências bíblicas ao ato da consagração pode ser encontrada em Josué 3:5. Depois de vagar pelo deserto durante 40 anos, o povo de Israel foi comandado a se consagrar antes de entrar na Terra Prometida. Quando esse comando foi dado e seguido, também garantiram que Deus faria grandes coisas e cumpriria as promessas feitas a eles. [2]
    • O ato de consagração também é mencionado no Novo Testamento. Em 2 Coríntios 6:17, Deus instrui seus seguidores a "não tocar coisas impuras" e promete recebê-los, em resposta. De maneira similar, em Romanos 12:1-2, Paulo descreve a necessidade de enxergar o corpo como um sacrifício vivo a Deus, separado para adorar a Deus e não mais para as maneiras do mundo.
  3. Deus chama a humanidade para ser consagrada a Ele. A capacidade de consagrar-se é possibilitada apenas por Deus e o chamado vem diretamente de Deus.
    • Toda santidade vem de Deus e qualquer santidade demonstrada por um ser humano é transferida para essa pessoa de Deus. Somente Deus tem o poder de transformar um humano em algo sagrado, então, de certa maneira, Deus o está consagrando - tornando-o sagrado - quando você decide se consagrar.
    • Como Criador, Deus quer que cada pessoa viva à imagem e semelhança de Deus. Assim, Deus quer dedicar cada pessoa a uma vida sagrada ou consagrada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Consagrando-se a Deus

Baixe em PDF
  1. Consagrar-se é responder ao chamado espiritual de Deus para a consagração. Isso significa tomar uma decisão consciente e disposta de dedicar sua alma, mente, coração e corpo a Deus.
    • Essa decisão deve ser feita com vontade, inteligência e afeto. Somente você pode tomar a decisão de se consagrar a Deus. Ninguém pode forçá-lo a isso.
    • Em termos mais práticos, dedicar seu coração a Deus significa aceitar Cristo como seu salvador e fazer parte de sua comunidade enquanto igreja.
    • Reze a Deus pedindo para que Ele o aceite como Seu seguidor: "Óh, Pai, creio que Jesus é Seu filho e que foi enviado a nós para nos amar e nos salvar de todo pecado. Quero seguir os passos de Jesus todos os dias. Ajuda-me a seguir Vossa vontade, Óh Deus. Amém."
  2. Como a consagração é algo que deve ser feito voluntariamente, é preciso se perguntar se é realmente dedicado ou se está cedendo a pressões externas.
    • Somente Deus conhece seu coração, por isso, não se preocupe se "aparenta" ter os motivos certos.
    • Veja seu compromisso com Cristo como prioridade e não como segunda opção ou experiência passiva. [3]
    • Sinta gratidão e amor por Deus em seu coração. Se seu coração estiver pronto para ser consagrado, amará a Deus em resposta ao amor que o Senhor tem por você.
  3. O arrependimento é um dos primeiros atos que você deve realizar ao tomar a decisão de se consagrar a Deus. O ato de arrepender-se envolve o reconhecimento de seus pecados e a necessidade da salvação oferecida a você por Cristo.
    • O arrependimento é uma experiência pessoal e razoavelmente objetiva. Ao sentir o desejo de se arrepender, tudo que precisa fazer é orar pelo perdão e pedir a Deus que o ajude a lutar contra as tentações, no futuro.
    • "Óh Deus, eu sei que pequei contra Você e peço Vosso perdão e misericórdia. Dai-me forças para segui-Lo melhor no futuro. Amém".
  4. O batismo na água é um sinal direto de consagração interna. Ao ser batizado, você recebe uma nova vida espiritual, dedicada a uma vida vivida para servir ao Cristo. [4]
    • Tome um tempo para renovar regularmente suas promessas de batismo, especialmente se foi batizado quando bebê, antes que a decisão fosse completamente sua.
    • A renovação de suas promessas de batismo pode ser feita de várias formas. Algumas denominações, como o Catolicismo Romano, possuem a Confirmação do Sacramento, em que confirma sua própria intenção de permanecer consagrado a Deus.
    • Sem um sacramento separado, ainda é possível renovar suas promessas de batismo, recitando um credo de fé ou fazendo regularmente um voto a Deus sobre seu desejo e intenção de permanecer consagrado.
  5. O corpo físico sempre será atraído para os males do mundo, mas consagrar-se significa priorizar a vida espiritual sobre a física. Rejeitar o mal do mundo não significa que deve rejeitar as coisas boas do mundo. Significa apenas que deve rejeitar o lado ruim das coisas mundanas. Também significa que deve aceitar que as coisas mundanas são significativamente menos importantes do que as coisas espirituais.
    • Em um nível prático, isso significa rejeitar as coisas que o mundo promove quando sua fé lhe diz que são más. Também significa seguir a vontade de Deus para sua vida, mesmo quando parece estar em conflito com algo neutro que o mundo tem como prioridade — segurança financeira, amor romântico, etc. Essas coisas “neutras” podem ser boas quando usadas para servir a Deus, mas não devem ser priorizadas sobre o serviço a Deus.
  6. Rejeitar os modos maldosos do mundo não é suficiente para transformá-lo verdadeiramente. O espírito humano sempre precisa "beber" da mesma fonte. Se não beber de uma fonte mundana, deve beber de uma fonte divina. [5]
    • Assim como o corpo tem fome pelos modos do mundo, o espírito tem sede pelos modos de Deus. Quanto mais se treinar para se entregar ao desejo de seu espírito, mais fácil será voltar-se continuamente para Deus.
    • Há coisas práticas que pode fazer para se aproximar de Deus. A oração regular é uma das mais importantes. A adoração semanal em uma igreja e o estudo das Escrituras são duas outras práticas comuns e altamente eficazes. Qualquer atividade que permita manter Deus como foco da sua vida e o encoraje a se aproximar Dele pode ser usada como ferramenta para esse propósito.
    • Orar regularmente é a maneira mais eficiente de se aproximar de Deus: "Óh Deus, eu amo Você de todo coração e quero servir-Lhe todos os dias. Ensinai-me a sentir Vosso amor hoje, amanhã e para sempre. Amém."
  7. A consagração não é uma decisão única e de um único momento. É um modo de vida. Quando toma a decisão de se consagrar, deve estar preparado para continuar buscando a Deus pelo resto de sua vida.
    • Apesar de só poder se aproximar de Deus depois de se consagrar, sua consagração nunca será "completa". Você nunca atingirá a correção perfeita.
    • Deus não exige perfeição completa, porém. Pede apenas que assuma o compromisso de buscá-la constantemente. Você pode tropeçar ao seguir o caminho, mas deve escolher continuar caminhando, mesmo quando tropeçar.
    • Quando falhar (como todos o fazem, mesmo os mais santos), arrependa-se e confie no perdão de Deus. Peça força para superar o arrependimento e melhorar: "Amado Deus, confio em Seu poder de perdoar meus pecados. Ajudai-me a trilhar Vosso caminho, mesmo quando eu falhar e tropeçar. Dai-me forças para não desviar do caminho. Amém."
    Publicidade

Dicas

  • Compreenda o que significa consagrar-se a Maria. Os católicos, às vezes, falam em se consagrar a Maria, mas é importante fazer uma distinção entre esse tipo de consagração e a consagração a Deus.
    • Maria deve ser o protótipo da consagração perfeita. Embora não seja uma divindade, o Coração de Maria e o Coração de Jesus estão unidos um ao outro.
    • A consagração a Maria nada mais é do que uma dedicação à fé e os meios exigidos para a verdadeira consagração. O objetivo final ainda é Deus, não Maria, e a consagração a Maria é feita com o desejo de tentar compreender o caminho para Cristo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 350 710 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade