Baixe em PDF Baixe em PDF

Um leitor voraz com o orçamento apertado tem várias formas de satisfazer a sua necessidade literária. Existem centenas de comunidades de troca e doação de livros na internet, encontros locais e iniciativas como o “Esqueça um livro”. Leia mais sobre todas essas opções e outras maneiras de conseguir livros.

Método 1
Método 1 de 2:

Conseguindo livros de papel de graça

Baixe em PDF
  1. Existem vários sites que facilitam o processo de troca. Seguem algumas opções:
    • Cadastre-se em um site como o Troca de Livros . A plataforma permite trocar livros através de um sistema de pontuação.
    • Cadastre-se no BookCrossing para participar de uma comunidade mundial de leitores que passam os livros de mão em mão.
    • Se você optar por um site internacional, confira se há a possibilidade de trocar os livros apenas com pessoas do seu país para não gastar muito dinheiro com o frete.
  2. Eles não se limitam aos livros, mas também são um bom lugar para encontrá-los. Seguem algumas opções:
    • Dê uma olhada em anúncios locais de pessoas que precisam se desfazer de alguns objetos.
    • O aplicativo Tem Açúcar permite compartilhar coisas com os vizinhos, incluindo livros.
    • Procure anúncios de doação em sites como o OLX e em comunidades do Facebook voltadas para troca, venda e doação. Quando marcar de encontrar um desconhecido, escolha um lugar público com boa movimentação de pessoas e de dia.
  3. Caso tenha obras que não pretenda mais ler, convide os amigos e parentes para uma reunião em casa e faça trocas. O ideal é trocar um livro por outro, sem considerar o valor, para deixar o clima mais leve.
  4. Geralmente as instituições de caridade acabam doando os itens que não conseguem vender. Procure esses eventos na sua cidade. [1]
  5. Alguns grupos têm colocado estantes públicas em lugares abertos, como pontos de ônibus. Infelizmente, há poucas iniciativas no país e não é fácil encontrá-las. Se puder, contribua e organize uma estante pública na sua cidade.
    • Se nenhum dos seus amigos que são ratos de biblioteca tiverem conhecimento de estantes públicas, procure na internet.
    • Criar as suas próprias iniciativas de incentivo à leitura e troca de livros é uma ótima maneira de conhecer outros leitores na sua região. Se você mora em um apartamento, pergunte ao síndico se dá para colocar uma estante na área comum do prédio.
  6. Às vezes os autores doam alguns exemplares para fazer propaganda ou uma resenha crítica.
    • Confira a hashtag #amazongiveaway no Twitter para ver doações de livros digitais e em papel. Você também pode procurar na própria Amazon ou em fóruns especializados em livros ou promoções.
    • Existem blogs que fazem sorteios, mas não vale a pena acompanhar vários blogs só por causa disso. Procure os blogs com a temática de livros caso queira ler textos de autores, críticos e estudiosos da área.
  7. Caso você tenha lido todos os livros interessantes da biblioteca da sua cidade, fale com o bibliotecário. Algumas bibliotecas permitem fazer o empréstimo de um livro localizado em outra unidade.
    • Faça um pedido de livro para o bibliotecário. Talvez ele inclua a obra na lista de futuras aquisições e avise quando ela estiver disponível. [2]
  8. Caso tenha uma garagem grande, faça uma ferinha de troca de livros.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Encontrando e-books gratuitos

Baixe em PDF
  1. Os sites que vendem e-books costumam usar formatos comuns, mas a leitura de PDFs e arquivos de texto fica mais agradável com aplicativos específicos. Caso não tenha um aparelho de leitura de livros, mas tenha um computador, teste estas opções:
    • Baixe o FBReader para ler arquivos de todos os formatos, incluindo epub e MOBI. [3] Existem versões para Windows, Mac OS X, Linux, Android e iOS.
    • Baixe o Adobe Digital Editions para abrir arquivos do tipo epub.
    • Leia e-books do Kindle (formato MOBI) com o Kindle Cloud Reader, Kindle para PC ou Kindle para Mac.
  2. Há vários sites que se dedicam a divulgar e oferecer e-books de graça. Geralmente são de autores mais novos e pouco conhecidos, mas há exceções.
  3. O mais famoso é o Project Gutenberg, que tem um catálogo gigantesco de obras em várias línguas. Existem também outras plataformas, como o Domínio Público , que é uma iniciativa brasileira.
    • Preste atenção nas diferenças que existem entre as leis de direitos autorais, porque cada país considera um período específico. No Brasil, são 70 anos após o falecimento do autor.
  4. Praticamente todos os sites que vendem e-books têm uma seção de obras que podem ser lidas de graça, como a Amazon, a Saraiva e a Livraria Cultura.
  5. Existem bibliotecas, principalmente de instituições de ensino, como o Senac e as universidades públicas, que permitem ler e-books usando a rede interna.
    Publicidade

Dicas

  • Caso tenha um dinheirinho para comprar livros, fique atento às promoções e vá a um sebo para achar pechinchas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 364 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade