Baixe em PDF Baixe em PDF

Este artigo o ensinará como testar o aplicativo de antivírus do seu computador com um vírus falso e com programas maliciosos instalados por meio de más práticas de navegação na internet e de segurança. Tenha em mente que o procedimento é arriscado e pode deixar o computador inoperante ou levar à perda de dados. O ideal é fazer todo o teste no ambiente controlado de uma máquina virtual.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando um vírus de teste

Baixe em PDF
  1. Para fazer a detecção, ele tem que estar em execução. O vírus de teste não é de verdade e não causa nenhum problema no seu computador.
    • O Windows tem um programa chamado Windows Defender que faz a segurança do sistema por padrão.
    • No Mac, é preciso usar um programa oferecido por alguma empresa, como Malwarebytes, Kaspersky e AVG.
  2. Acesse https://www.eicar.org/ no seu navegador. EICAR é uma empresa europeia de segurança em TI que, entre outras coisas, ajuda os departamentos de TI de outras companhias a testarem as suas soluções de segurança.
  3. É uma imagem azul-escura no topo da página. Em seguida, abrirá o Aviso Legal (em inglês).
    • Se tiver dúvidas sobre o funcionamento do teste, faça a leitura da página e das explicações antes de prosseguir. Caso não saiba inglês, use um tradutor disponível na internet para ter uma noção do que é dito.
  4. O botão roxo fica na parte esquerda e superior e, ao apertá-lo, redireciona-o para uma página que permite baixar o arquivo.
  5. Os arquivos encontram-se em um quadro com vários links perto do final da página.
  6. Há duas versões, uma que fica logo abaixo de Download area using the standard protocol http e de Download area using the secure, SSL enabled protocol https . Os arquivos são iguais, mas um deles é baixado com o protocolo http (sem criptografia) e o outro com o https (com criptografia). Ao clicar no link, o navegador faz o download.
  7. Às vezes demoram alguns segundos para começar. Se você conseguiu transferir o arquivo, é provável que o antivírus notifique a detecção do programa “malicioso”.
    • Caso esteja usando o sistema operacional Windows com o Windows Defender ativado, você não conseguirá nem mesmo baixar o arquivo. Resolva o problema tentando baixar novamente várias vezes. Clique no balão de notificação do Windows Defender e no nome do arquivo em "Ameaças atuais", marque a caixa de seleção "Permitir neste dispositivo", aperte Iniciar Ações e, quando solicitado, Permitir . Nas versões mais recentes do Windows 10, o Windows Defender não costuma mostrar nenhum sinal de alerta, mas é impossível executar o arquivo porque o sistema operacional indica a presença de vírus.
  8. Se o programa não foi detectado, faça uma verificação manual para encontrar a falsa ameaça. O arquivo deve ser marcado, colocado em quarentena ou removido do computador.
    • Se a verificação do antivírus não conseguiu encontrar o arquivo, adquira um antivírus mais eficiente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Sendo infectado de propósito

Baixe em PDF
  1. . Como os programas maliciosos afetam o funcionamento do sistema, é recomendado que você faça uma cópia de todos os seus arquivos para outro disco rígido, a menos que pretenda realizar o teste em uma máquina virtual.
  2. Os vírus são feitos para se espalharem e não é uma atitude responsável fazer o teste em um PC que se conecta aos outros por meio da internet. O ambiente ideal é uma máquina virtual sem conexão com a internet e com a rede do computador. De qualquer modo, o mínimo que você precisa fazer é desconectar a máquina da rede. [1]
    • O computador que será infectado não pode ter nenhuma informação pessoal relevante, como o número do cartão de crédito, imagens de documentos, senhas etc., para que você não sofra nenhum prejuízo.
    • Desconecte o computador da rede antes de fazer o teste.
    • Para ter o máximo de segura, teste o vírus em uma máquina virtual que não tenha acesso à rede do computador.
  3. Quando o computador é infectado, os seus dados ficam expostos ao programa malicioso. Se ele estiver conectado à rede, existe a chance de transferir o vírus para outras máquinas.
    • Infectar intencionalmente o computador de outra pessoa é ilegal.
    • A melhor forma de colocar o antivírus à prova é seguir o método anterior .
  4. A maioria dos roteadores tem um firewall de hardware que cria uma camada de proteção. Para ficar mais vulnerável, ligue o computador diretamente ao modem com um cabo de rede .
  5. . O serviço de firewall bloqueia certos tipos de ameaça, de modo que você permite o acesso de programas não autorizados ao seu computador quando o desativa.
    • Ao desativar o firewall, você também dá acesso à sua rede local a usuários não autorizados.
  6. Os antivírus costumam pegar quase todos os vírus, então é melhor desativar o seu antes de tentar fazer a infecção.
  7. Há vários sites dedicados à realização de testes e não é difícil encontrar vários tópicos de discussão e links de programas maliciosos. [2]
  8. Uma das formas mais fáceis de instalar um programa malicioso no computador é fazer o download de aplicativos e arquivos de mídia piratas. Procure "cracks" e "seriais" para programas famosos. Eles geralmente contêm vírus.
    • Esses arquivos costumam ser compartilhados por meio de torrents. Acesse um site de torrent e procure os que tenham avaliações ruins e comentários de alerta sobre a presença de vírus. São exatamente esses que você quer.
    • Os programas P2P também são uma boa fonte de vírus. Kazaa e Gnutella são dois dos aplicativos mais populares.
    • Vários sites chamados "warez" dão a possibilidade de baixar a maioria dos aplicativos de graça . Geralmente os arquivos são infectados com vírus e adware e o programa nem mesmo funciona.
  9. Muitos anúncios, principalmente os relacionados a produtos estranhos ou milagrosos, redirecionam os usuários a sites com vírus.
  10. Abra a pasta Spam ou Lixo do seu serviço de e-mail, abra uma mensagem de um remetente desconhecido e suspeito e clique nos links.
    • Às vezes basta abrir um e-mail de spam para contrair um vírus.
    • Em alguns casos, você tem que clicar nos links para baixar o arquivo malicioso.
  11. É um dos tipos de arquivo mais utilizados para infecção, principalmente quando são de fontes não confiáveis, como os sites de torrent.
    • O método só funciona em computadores com Windows, pois os arquivos de protetores de tela (.scr) só rodam nesse sistema operacional.
  12. Em situações mais extremas, você precisa apagar todo o conteúdo do disco rígido e reinstalar o sistema operacional do zero para eliminar completamente o programa malicioso.
    Publicidade

Dicas

  • O Windows Defender é uma das melhores opções de antivírus para quem usa o Windows.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado ao acessar e baixar um conteúdo ilegal porque você pode ser processado judicialmente.
  • Nunca infecte o computador de outra pessoa porque é antiético e ilegal. Nunca conecte um computador com vírus em uma rede, não envie e-mails e não transfira arquivos por pendrive ou mídia ótica.
  • Você coloca as informações pessoais e a privacidade em risco quando baixa um vírus. Não são todos os antivírus que são capazes de remover a ameaça.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 883 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade