Baixe em PDF Baixe em PDF

Os monitores de LCD são bastante complexos e não é raro que apresentem problemas. A maioria das situações, com exceção dos danos físicos complexos, podem ser consertadas em casa. Leia as instruções abaixo com cuidado e seja cauteloso, pois alguns tipos de reparo podem colocá-lo em risco de choque elétrico sério.

Método 1
Método 1 de 3:

Diagnosticando o problema

Baixe em PDF
  1. A maioria dos equipamentos eletrônicos atuais vêm com pelo menos um ano de garantia. Se o monitor ainda está coberto, entre em contato com o fabricante para consertá-lo de graça ou por um preço reduzido. Tentar consertá-lo em casa provavelmente anulará a garantia.
  2. Se o monitor não estiver exibindo uma imagem, ligue-o e observe as luzes. Se elas acenderem, siga para o próximo Passo. Se a luz de energia não acender, é provável que a fonte do monitor esteja quebrada (ou algum dos conectores dela) por conta de um capacitor estourado. Você pode consertar o problema em casa , mas saiba que a fonte contém componentes perigosos e de alta voltagem. A menos que tenha experiência com eletrônicos, o melhor é levar o monitor até uma assistência técnica.
    • Outros sinais de problema no capacitor são zumbidos altos, linhas na tela e imagens distorcidas.
    • A fonte é um dos componentes mais caros do monitor. Se o problema for maior do que um simples capacitor estourado, o conserto pode sair bem caro. Dependendo da idade do equipamento, pode compensar mais comprar um novo.
  3. Caso a luz de energia acenda, mas o monitor não exiba nenhuma imagem, use uma lanterna para iluminá-lo. Se conseguir ver uma imagem com a lanterna, é provável que o problema do monitor seja na retroiluminação dele. Clique aqui para aprender a consertar o problema.
  4. Conserte pixels travados . Se a tela funciona bem, mas apresenta alguns pixels "travados" em uma única cor, a solução é simples. Ligue o monitor e:
    • Enrole a ponta de um lápis (ou de outro objeto similar) em um pano úmido e não abrasivo. Esfregue-a suavemente sobre o pixel. Não use força, ou você pode causar danos ainda maiores. [1]
    • Procure um software de reparo na internet. Tais programas realizam mudanças rápidas de cor na tela, forçando o pixel a voltar ao normal.
    • Compre um equipamento específico para conectar no monitor e consertar pixels mortos.
    • Se as técnicas acima não funcionarem, pode ser preciso trocar o monitor.
  5. Como são sinais de danos físicos, pode ser difícil consertá-los e é provável que as suas tentativas só piorem a situação. Se a tela não estiver funcionando, entretanto, não há nenhum mal em tentar consertá-la antes de comprar outro monitor.
    • Passe um paninho macio sobre a tela. Se sentir o vidro quebrado, desista e compre outro monitor.
    • Se a tela estiver apenas arranhada, passe uma borracha sobre ela. Vá com calma e suavidade, limpando a borracha sempre que ela estiver com acúmulo de resíduos.
    • Compre um kit de reparo de riscos de LCD.
    • Clique aqui para mais informações.
  6. A troca do monitor provavelmente é melhor do que instalar novos componentes em um equipamento velho que não deve durar muito. Se o monitor for novo ou de laptop, por outro lado, a substituição do painel de LCD é viável. Contrate um profissional para fazer a instalação.
    • Procure pelo número de série do painel na parte de trás do monitor e use-o para encomendar um novo direto com o fabricante.
    • Por mais que seja possível trocar o painel em casa, o processo é complexo e pode expô-lo à altas voltagens. Siga um guia de instruções específico do seu monitor para sua própria segurança.
  7. Existem muitas possibilidades quando o assunto é problema em um monitor, mas um diagnóstico simples deve cobrir todos os problemas mais comuns. Experimente primeiro o conserto que se adéque ao seu problema. Se os passos acima não descreveram o problema no seu monitor, ou se ele ainda não funciona, existem algumas outras opções:
    • Caso a imagem apareça na tela, mas com deformidades, é provável que a placa de áudio e vídeo esteja danificada. Trata-se de um circuito retangular próximo das entradas de áudio e vídeo. Substitua as partes danificadas com um ferro de solda ou compre uma placa nova.
    • Se os botões do painel não estiverem funcionando, limpe-os com um produto de limpeza de metal e dê umas batidinhas para fixar conexões frouxas. Se necessário, abra o monitor e ressolde as conexões quebradas.
    • Confira as entradas dos cabos para ver se não há nenhum dano e ressolde-as se necessário. Teste também outros cabos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Substituindo os capacitores

Baixe em PDF
  1. Os capacitores podem armazenar cargas pesadas, mesmo se o monitor estiver desconectado da tomada. Você pode tomar um choque letal se manuseá-los de modo impróprio. Siga os Passos abaixo para se proteger e não danificar ainda mais o monitor: [2]
    • Seja realista quanto às suas habilidades. Se nunca substituiu uma placa de circuito ou manuseou equipamentos eletrônicos antes, contrate um profissional. Essa não é uma tarefa para principiantes.
    • Use roupas antiestática e trabalhe em um ambiente livre de estática. Nada de lã, metal, papel, poeira, crianças e animais no recinto!
    • Não trabalhe em ambientes muito secos ou úmidos. O ideal é uma umidade entre 35% e 50%.
    • Aterre-se antes de começar. Para tal, toque no chassi metálico do monitor enquanto ele estiver desligado, mas ainda conectado em uma tomada aterrada.
    • Fique de pé em uma superfície de baixa fricção. Se for trabalhar em um tapete, trate-o com um spray antiestática.
    • Use luvas de borracha antes de manipular os componentes do monitor.
  2. Desconecte-o também do computador ou retire a bateria do laptop, se for o caso. Tais precauções reduzirão o risco de um choque elétrico.
    • Se o laptop tiver uma bateria "não removível", basta abrir a parte de baixo dele. Siga um guia para aprender a remover a bateria do seu computador.
    • Alguns componentes do laptop continuarão com carga elétrica. Não toque em nada que não saiba o que é e tenha muita cautela ao consertar um laptop.
  3. Trabalhe em uma superfície plana e espaçosa, livre de obstruções. Guarde os parafusos do monitor em alguns potinhos pequenos, identificados por nome, para que você não perca nenhum parafuso ou coloque-os nos lugares errados.
    • Fotografe o monitor antes de separar as conexões, assim, será mais fácil montá-lo novamente.
  4. Desparafuse os cantos do monitor, removendo todos os parafusos que encontrar. Em seguida, insira uma espátula de plástico no vão entre os painéis do monitor para abri-lo.
    • Não use uma ferramenta de metal para abrir componentes elétricos, ou você corre o risco de causar um curto. Por mais que um objeto metálico seja relativamente seguro para este Passo, não o use para mais nada.
  5. Ela normalmente fica próxima da conexão de energia do monitor, às vezes atrás de um painel parafusado. A placa contém vários capacitores cilíndricos, mas eles costumam ficar do lado debaixo, visíveis apenas após a desconexão da placa.
    • Se não consegue encontrar a placa da fonte, faça uma pesquisa na internet sobre o modelo do seu monitor.
    • Não toque em nenhum dos pinos de metal da placa, ou você pode tomar um choque.
  6. Remova os parafusos e os cabos que a mantém no lugar, puxando os cabos direto do soquete. Tentar puxar para cima um cabo conectado em um soquete horizontal o quebrará.
    • Alguns cabos têm abas que devem ser pressionadas para que sejam desconectados.
  7. Levante a placa pelas bordas, sem tocar em nenhum dos pinos de metal ou quaisquer outros componentes dela. Do outro lado dela, identifique os capacitores cilíndricos fixados com dois pinos. Descarregue a energia deles para reduzir os riscos: [3]
    • Compre um resistor de 1.8–2.2kΩ e 5–10 watts. Algumas pessoas usam uma chave de fenda para descarregar os capacitores, mas fazê-lo pode causar um curto e destruir a placa.
    • Coloque luvas de borracha.
    • Identifique os pinos conectados ao maior capacitor da placa. Toque nos pinos com as cabeças do resistor por alguns segundos.
    • Para melhores resultados, teste a voltagem dos pinos com um multímetro. Use o resistor novamente se os pinos ainda apresentarem altas voltagens.
    • Repita com todos os outros capacitores grandes. Os cilindros pequenos dificilmente causarão danos.
  8. Observe os capacitores e identifique aqueles com pontas arredondadas ou acumulo de fluidos na cabeça. Antes de removê-los, fotografe-os e grave a posição de cada um deles. É muito importante identificar qual lado do pino se conecta ao lado negativo do capacitor para evitar problemas. Se vai remover mais de um tipo de capacitor, memorize a localização de cada um deles.
    • Caso os capacitores não pareçam danificados, teste-os com um multímetro.
    • Alguns capacitores não são cilíndricos, mas em formato de disco. Tais modelos dificilmente quebram, mas não custa checar.
  9. Dessolde os capacitores quebrados. Use um ferro de solda e uma bomba de dessolda para remover os pinos conectando os capacitores problemáticos.
  10. Vá até uma loja de eletrônicos para comprar os capacitores novos para o monitor. Algumas informações importantes na hora da compra:
    • Tamanho — deve ser idêntico ao do capacitor antigo.
    • Voltagem (V, WV ou WVDC) — deve ser igual à do capacitor antigo ou um pouco maior.
    • Capacitância (F ou µF) — deve ser igual à do capacitor antigo.
  11. os novos capacitores. Use o ferro de solda para fixar os novos capacitores na placa de circuitos. Lembre-se de conectar o lado negativo do capacitor ao mesmo pino no qual o lado negativo do capacitor antigo estava conectado. Cheque para ver se as novas conexões estão bem firmes.
    • Use uma solta adequada para eletrônicos.
    • Se não memorizou a posição dos capacitores antigos, procure por um diagrama da placa da fonte.
  12. Reinstale os cabos, os componentes e os painéis como eram antes. Teste o monitor antes de parafusar o painel traseiro dele, mas lembre-se de conectar tudo antes. Se o monitor ainda não funcionar, leve-o até uma assistência técnica ou compre um novo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Substituindo a retroiluminação do monitor

Baixe em PDF
  1. Retire o monitor da tomada ou remova a bateria do laptop.
  2. Desparafuse o painel de plástico em cada um dos cantos e abra o monitor com uma espátula de plástico. Remova os componentes conectados no monitor, memorizando onde cada um se encaixa.
  3. Trata-se de um conjunto de luzes que deve ficar atrás da tela de vidro. Pode ser preciso desparafusar mais alguns painéis ou arrancar as coberturas flexíveis da tela para encontrar as luzes.
    • Alguns componentes do monitor podem dar choque. Não toque em nenhuma das placas de circuito, a menos que esteja usando luvas de borracha.
  4. É importante comprar luzes idênticas às do monitor atual. Se não souber qual o modelo delas, tire uma foto e leve-a até a loja de eletrônicos. Meça o tamanho das luzes e leve o modelo do monitor para não comprar nada errado.
  5. Tome cuidado se a retroiluminação do monitor for composta por lâmpadas fluorescentes de catodo frios, pois elas contêm mercúrio e não podem ser descartadas em lixo comum.
  6. Se o monitor não ligar após a troca das lâmpadas, o problema pode ser na placa que energiza a retroiluminação. Ela é conhecida como placa inversora e fica localizada próxima da retroiluminação, com uma "tampinha" para cada tira de luzes. Compre uma peça de reposição e faça a troca, seguindo um guia específico para o seu monitor.
    • Antes de tentar isso, verifique se o monitor ainda exibe uma imagem quando se joga luz na tela. Se ele não exibir imagem alguma, é possível que você não o tenha remontado corretamente após a troca das lâmpadas. Confira as conexões.
    Publicidade

Dicas

  • Antes de simplesmente jogar o monitor no lixo, entre em contato com a prefeitura para encontrar um centro de descarte para eletrônicos.
  • Substituir o painel LCD do monitor pode alterar consideravelmente as cores dele. Faça uma recalibração para resolver o problema. Se as cores continuarem estranhas, substitua a retroiluminação dele.
Publicidade

Avisos

  • Caso algum cabo se parta durante o conserto, o monitor não funcionará. Você ainda pode tentar levá-lo até uma assistência técnica, mas provavelmente não há mais conserto.
  • Se um fusível do monitor estourou, deve haver algum outro problema elétrico no equipamento. Você pode substituir o fusível, mas ele provavelmente estourará também, a menos que você substitua a placa de circuitos inteira do monitor. Nunca use um fusível de amperagem maior, ou você pode estragar os outros componentes do monitor ou causar um incêndio.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Chave de fenda
  • Pano macio
  • Lanterna
  • Software de conserto de pixel morto
  • Espátula
  • Componentes de monitor
  • Ferro de solda
  • Solta para eletrônicos
  • Bomba de dessolda
  • Resistor

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 345 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade