Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para saber o que deve ser feito se uma webcam — seja embutida ou conectada via USB — não funcionar e apenas exibir uma tela preta em qualquer aplicativo do Windows. Há várias razões que podem fazer com que isso ocorra; problemas de permissão, um conflito de softwares ou uma simples configuração que precisa ser alterada em um programa ou site. Desde que não exista nenhuma avaria física à webcam, os empecilhos podem ser facilmente resolvidos ao seguir alguns passos fáceis para resolução de problemas.
Passos
-
Confirme que nada está bloqueando as lentes da webcam. Apesar de parecer óbvio, às vezes algo pode ter grudado — como pó ou um adesivo — ou até algum outro objeto estará na frente dela. Nas que possuem um protetor, confirme que ele está totalmente aberto e as lentes estão desobstruídas; se houver sujeira, algum fio ou pelo de pet sobre elas, passe um pano macio para limpá-la o quanto antes.
- Usuários de câmeras USB precisam ver se estão bem conectadas, sem mau contato.
-
Feche todos os navegadores e programas em execução. Quando uma luz aparecer ao lado das lentes — ela pode ser vermelha, verde ou branca —, é sinal de que a webcam está em uso por algum utilitário ou até site. Caso não tenha certeza do que é, feche tudo que estiver aberto e depois reinicie o aplicativo em que deseja usar a câmera (Chrome ou Skype, por exemplo) para ver se há algum efeito.
- Além dos aplicativos na barra de tarefas, é importante consultar os da bandeja do sistema, ou seja, aqueles que ficam ao lado da data e relógio. Clique na seta para cima para ver todos os ícones e posicione o ponteiro do mouse sobre cada um deles para ver o que são. Ao desconfiar que algum software possa estar usando a câmera, clique com o botão direito ele e escolha “Sair” (Quit), “Fechar” (Close) ou algo semelhante.
- Você também pode tentar reiniciar o computador para verificar se algum serviço em execução de plano de fundo ainda está acessando a webcam.
-
Veja as opções da webcam em um programa ou site. Dependendo do aplicativo ou site (como o Zoom ou o Facebook, respectivamente), talvez seja necessário selecionar a webcam e definir algumas preferências antes que ela possa ser usada no streaming ou para tirar fotos. Deve haver um menu ou um ícone que exibirá uma lista de câmeras ou outros dispositivos; se ela não estiver selecionada, marque-a e dê as permissões necessárias.
-
Forneça as permissões necessárias. A tela da webcam pode ficar preta, no aplicativo em que deveria aparecer, se você não deu as permissões que o software precisa para acessá-la. [1] X Fonte de pesquisa Veja como consertar isso no Windows:
- Abra o menu “Iniciar” e clique no ícone de uma engrenagem (que é a seção “Configurações”).
- Acesse o menu “Privacidade”.
- Role a coluna à esquerda para baixo e clique na opção “Câmera”, no menu “Permissões de aplicativos”.
- Analise as alternativas no painel à direita. Na primeira seção, a “Permitir o acesso à câmera neste dispositivo”, a configuração deve ser “O acesso à câmera deste dispositivo está ativado”. Do contrário, clique em “Alterar” e ative o botão.
- Na próxima seção, a “Permitir que os aplicativos acessem sua câmera”, o botão deverá estar ativado. Do contrário, clique nele para permitir o acesso.
- Role a tela para baixo até encontrar a seção “Permitir que aplicativos da Área de Trabalho acessem sua câmera”. Clique no botão para ativá-lo, se o recurso estiver desligado.
- Todos os programas exibidos nessa seção representam os que possuem permissão para usar câmera. Por exemplo: se já utilizou a webcam em uma conversa por vídeo no Facebook, através do Google Chrome, o navegador deverá estar listado aqui.
-
Acesse o site oficial da fabricante da webcam. Às vezes, as preferências são acidentalmente reiniciadas após atualizar o Windows. Abra o programa da câmera (de acordo com o modelo), acesse “Preferências” ou “Configurações” e então ajuste as opções de vídeo e de exibição; teste e veja se há alguma melhora na imagem da webcam.
- Em webcams embutidas, acesse o app “Câmera”, que é nativo do Windows 10.
- Se o periférico for conectado via USB, acesse o site do fabricante e baixe os softwares indicados para atualizá-lo.
-
Desconecte qualquer outro dispositivo USB do computador (apenas para quem usa webcam externa). Há sempre a possibilidade de que outro periférico conectado por USB esteja interferindo com a câmera; se isso não der certo, tente conectá-la em outra entrada do mesmo tipo para ver se há alguma mudança.
-
Reinicie o computador no modo de segurança . Quando isso não der certo e a tela continuar preta, tente atualizar os drivers da webcam . Por outro lado, se ela começar a exibir imagens, algum programa da inicialização está interferindo com o funcionamento do dispositivo; desabilite programas que são abertos junto ao computador, como utilitários de antivírus e até mesmo aplicativos sociais, como a plataforma de games Steam ou o Slack.
- Se o problema persistir, veja como atualizar os drivers para continuar tentando solucioná-lo.
Publicidade
-
Digite gerenciador de dispositivos na barra de pesquisa do Windows. Clique no ícone de um círculo ou de uma lupa ao lado do menu “Iniciar” (às vezes, é preciso entrar no próprio “Iniciar”).
-
Escolha Gerenciador de dispositivos . Esse deverá ser o primeiro dos resultados de busca.
-
Role a tela para baixo e clique duas vezes em Câmeras . A webcam deverá ser exibida.
- Se não a encontrar aqui, procure em “Dispositivos de exibição” ou em “Som, vídeo e controladores de jogo”. [2] X Fonte de pesquisa
- Confirme que ela está conectada ao computador (se for externa), clique no menu “Ação”, na barra na parte superior da janela, e escolha “Verificar se há alterações de hardware”.
-
Clique no nome da webcam para selecioná-la.
-
Procure pelo botão “Atualização”. Ele é preto e possui uma seta verde, e estará na parte superior da janela do Gerenciador de Dispositivos.
-
Opte por Pesquisar automaticamente por softwares atualizados , que estará no meio da tela. O Windows começará a buscar por atualizações.
-
Aguarde enquanto o Windows busca, na internet, qualquer driver novo e disponível.
-
Instale os drivers atualizados, se forem detectados. Siga as instruções fornecidas pelo Windows para adicionar as novas definições da webcam.
- Caso nenhum driver seja encontrado e a webcam continuar não funcionando, siga lendo o artigo.
-
Faça a instalação manual dos drivers. Talvez seja necessário obter drivers específicos, disponibilizados pela fabricante, para que o dispositivo volte a funcionar. Em notebooks com webcam embutida, procure no site da fabricante do computador (Lenovo, Asus, Samsung, e assim por diante); se ela for USB, consulte o endereço da fabricante da câmera.
- Por exemplo: se usar a câmera Logitech C920, entre no site de suporte da Logitech , insira o modelo no campo de busca e clique no produto. Escolha a seção “Downloads”, no painel à direita, e você poderá ver se há novos drivers para a webcam. Em caso positivo, baixe o instalador e execute-o.
-
Reinicie o computador. Assim que ele estiver inicializando, a webcam reconhecerá os drivers recém-instalados.Publicidade
Dicas
- Sempre verifique os detalhes de compatibilidade de uma webcam de terceiros antes de adquiri-la. Ela pode não funcionar em seu sistema operacional, por exemplo.
- Computadores com Windows 7 ou 8 e que foram atualizados para o Windows 10 não têm potência suficiente para facilitar o funcionamento dos recursos do Windows 10. Em alguns casos, a falta de processamento ou memória pode evitar que a webcam funcione corretamente.
Publicidade
Referências
Publicidade