Baixe em PDF Baixe em PDF

O eucalipto é uma planta farta e perfumada que pode ser preservada para o uso em arranjos, coroas de flores e decorações. Depois de colher os ramos de eucalipto que você deseja preservar, coloque-os em uma mistura de água e glicerina vegetal. Deixe os ramos absorverem a solução por algumas semanas e, por fim, remova-os e deixe-os secar. Depois disso, os ramos de eucalipto estarão prontos para exibição.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cortando os ramos de eucalipto

Baixe em PDF
  1. Para preservar apenas os melhores eucaliptos, colha os ramos no seu momento mais saudável. Isso reduzirá o tempo e esforço necessários para a poda dos ramos posteriormente.
    • Há mais de 700 espécies de árvores e plantas de eucalipto, portanto pode ser difícil identificar quais ramos estão nas melhores condições. Generalizar as propriedades de todas as espécies de eucalipto é impossível.
    • Por exemplo, uma espécie (E. dundasii) possui folhas verdes brilhantes ao longo de toda a sua vida. [1] Enquanto outra (E. caesia) tem folhas verdes brilhantes apenas quando jovem. [2]
    • Identifique a espécie de eucalipto que deseja preservar e verifique um guia de botânica para identificar como as espécies com as quais você está lidando se parecem em seu auge. Utilize o bom senso e suas preferências para determinar o momento certo da colheita.
  2. Evite colher as plantas logo depois de uma chuva ou no início da manhã, quando pode haver orvalho sobre elas. Se possível, colha o eucalipto após vários dias de clima seco.
    • Colher plantas úmidas pode estimular a formação de mofo e dificultar a circulação de glicerina, o agente de preservação que será utilizado.
  3. Fique longe de plantas de eucalipto com flores marrons ou inclinadas. Flores de eucalipto saudáveis são geralmente brancas, rosas ou vermelhas. Já as folhas de eucalipto saudáveis têm uma cor verde uniforme e não devem apresentar furos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tratando a planta de eucalipto

Baixe em PDF
  1. Para preservar o eucalipto, misture uma solução com uma parte de glicerina e duas partes de água. Aqueça a mistura até ferver. [3]
    • Você pode comprar glicerina em uma loja de arte e artesanato ou em grandes lojas de departamento.
  2. Assim que a solução de glicerina e água estiver pronta, jogue a mistura em um vaso estável e com fundo largo. Coloque os ramos de eucalipto no vaso com a ponta cortada submersa. O líquido deve alcançar cerca de 8 cm do caule do eucalipto. [4]
    • Para ajudar seus ramos de eucalipto a absorverem a solução de preservação mais rapidamente, corte um pouco as bases dos caules ou amasse-as uma ou duas vezes com um martelo. [5]
  3. Coloque o vaso contendo o eucalipto em algum lugar com umidade moderada e uma temperatura entre 16 °C e 24 °C. [6] Mantenha os ramos longe da luz solar direta enquanto estiverem absorvendo a solução de preservação. [7]
    • Coloque mais líquido no vaso conforme necessário, pois uma parte tende a evaporar com o tempo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Finalizando o processo

Baixe em PDF
  1. Os ramos de eucalipto provavelmente ficarão na solução de preservação por cerca de quatro semanas. No entanto, a quantidade de tempo necessária para que os ramos de eucalipto absorvam completamente a glicerina pode variar de três dias a seis semanas, dependendo do tamanho dos ramos.
    • Ramos maiores levam mais tempo para absorver a glicerina do que ramos menores.
  2. Após colocar o eucalipto em um local adequado, levará algum tempo para os ramos absorverem a solução. As plantas que estiverem prontas para serem removidas da solução de glicerina terão mudado sua cor para preto ou dourado, dependendo da espécie. Quando todas as folhas tiverem mudado de cor, é sinal de que a planta está pronta para ser removida.
    • Dependendo do eucalipto, algumas plantas podem não ficar pretas ou douradas. Faça experimentos para saber o tempo necessário para preservar completamente seu eucalipto na solução.
  3. Corte os caules dos ramos até o ponto em que estiverem cobertos pela solução de preservação. Limpe o excesso de líquido que restou nos caules. [8]
    • Se você pretende preservar mais eucaliptos ou outras plantas em curto prazo, leve a solução de preservação à geladeira para utilizá-la novamente. Caso contrário, descarte-a.
  4. Coloque os ramos de eucalipto em um local quente, ensolarado e seco com uma boa circulação de ar. Após três a cinco dias, pendure os ramos de eucalipto pelos caules e de cabeça para baixo em um cômodo quente, seco e escuro. Após duas a três semanas, as suas plantas de eucalipto devem estar prontas para o uso. [9]
    • Se você não tiver a intenção de utilizar os ramos de eucalipto imediatamente, guarde-os em um local seco, fresco e escuro.
    Publicidade

Dicas

  • Para limpar um eucalipto preservado, basta levá-lo para fora e borrifá-lo delicadamente com uma mangueira. Pendure-o de cabeça para baixo para secar e retire-o quando estiver seco.
  • O eucalipto preservado dura mais tempo em um ambiente fresco e seco.
  • Utilize o eucalipto preservado para fazer coroas de flores, guirlandas e quadros com folhas prensadas. Como alternativa, você pode colocar o eucalipto em um vaso e deixá-lo em algum lugar da casa como decoração.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 072 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade