Baixe em PDF Baixe em PDF

Poetas passaram suas vidas sonhando com a beleza etérea das rosas. Essas flores também têm finalidades práticas, principalmente suas pétalas secas, que podem virar muitas coisas maravilhosas. Elas oferecem uma fragrância inebriante para potpourris e sachês de cetim, dão cor à decoração de ambientes e funcionam como confete romântico para casamentos. Além disso, o processo de secagem das rosas é muito simples. Veja o Passo 1 para começar.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Selecionando as pétalas

Baixe em PDF
  1. Você pode colher as flores que quer secar em qualquer momento do período de crescimento, mas tenha em mente que vão ficar mais cheirosas quando estiverem maiores e mais coloridas. Evite escolher flores com pétalas escurecidas: elas ficarão totalmente marrons quando secarem.
  2. Essa hora é após o orvalho ter secado, mas antes que o sol do meio-dia emita seus raios mais fortes. Pétalas com umidade podem ficar marrons quando secarem porque começam a apodrecer. As horas antes do sol do meio dia brilhar mais forte são quando a maioria das rosas produz um aroma mais forte. [1]
  3. Corte ao redor de toda a flor. Você também pode arrancar as pétalas, puxando uma de cada vez suavemente a partir da base da haste.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Secando as pétalas

Baixe em PDF

Usando ar

  1. Uma tela, como as usadas em janelas ou uma peneira de metal plana da cozinha, funciona bem. Distribua as pétalas formando uma única camada, sem sobrepô-las. Se isso acontecer, elas vão grudar e você terá de separá-las depois. [2]
  2. O melhor lugar para colocar suas pétalas é sobre uma superfície plana e bem ventilada, mas sem contato direto com o sol. Pétalas secas no sol ficam quebradiças. Evite também colocar as pétalas em uma área úmida, pois elas podem apodrecer.
  3. A secagem com ar ambiente geralmente leva alguns dias. Durante esse tempo, você precisa virá-las pelo menos uma vez por dia. Isso vai garantir que ambos os lados de todas as pétalas fiquem expostos a um volume de ar suficiente. [3]
  4. Remova as pétalas apenas depois de terem ficado firmes (quase a textura de sucrilhos de milho). Se elas não estiverem totalmente secas quando forem armazenadas, vão começar a mofar.
    Publicidade

Usando microondas

  1. Coloque as pétalas sobre as toalhas de papel. Distribua formando uma única camada, sem deixar pétalas sobrepostas. As pétalas vão secar juntas se ficarem sobrepostas e vão rasgar se você tentar separá-las. [4]
  2. Cubra a camada de pétalas com outra camada de papel toalha. Coloque outro prato em cima de tudo isso, para que funcione como uma tampa para o prato de baixo.
  3. Aqueça em temperatura alta até as pétalas não estejam úmidas ao toque, cerca de 40 segundos. Os fornos de microondas tendem a variar, por isso faça testes até descobrir o tempo adequado para secagem. [5]
  4. Depois de aquecer as pétalas, levante o prato e a camada de toalhas de papel de cima. As pétalas devem estar secas, mas não duras. Se ainda estiverem úmidas, coloque-as de volta no microondas e continue 'cozinhando'.
  5. Se quiser que endureçam mais, espalhe as pétalas sobre toalhas de papel dispostas em uma superfície plana. Escolha um local de secagem longe de brisa, umidade, luz e poeira.
    Publicidade

Usando um desidratador

  1. Certifique-se de que não se sobreponham. Dependendo do tipo de desidratador o processo de secagem pode levar uma ou duas horas ou um dia inteiro. Não importa quanto tempo leve, sua casa será preenchida com um maravilhoso aroma de rosas. [6]
  2. É importante fazer isso para não queimar as pétalas.
  3. Como dito acima, isso pode levar uma ou duas horas ou um dia inteiro. Quando estiverem prontas, devem ter uma textura semelhante a sucrilhos de milho ou batatas chips muito finas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Usando um livro

Baixe em PDF
  1. Elas devem formar uma única camada. Em outras palavras, nada de colocar uma pétala em cima da outra.
  2. Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Utilizando e armazenando rosas secas

Baixe em PDF
  1. As flores conservadas podem ser armazenadas assim por longos períodos. Vede bem os recipientes para impedir que insetos entrem e comam as pétalas. Não armazene sob luz solar direta.
  2. Existem infinitas opções. Use-as em seu casamento, para criar uma experiência sensual ou para fazer um pot-pourri ou experimente as opções a seguir:
  3. Enfeite um drinque de rosa, crie um ponche de pétalas de rosa festivo ou prepare uma água de rosas refrescante.
  4. Faça um colar de pétalas de rosas ou crie o seu próprio perfume exclusivo com aroma de pétalas de rosas.
  5. Tente preparar sanduíches de pétalas de rosas. Prepare sua própria geleia de rosas ou congele as pétalas para usar em um bolo.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre de verificar as pétalas secas em seus recipientes com certa frequência para evitar insetos. Se você encontrar uma infestação, jogue as pétalas fora e lave bem o recipiente antes de usá-lo novamente.
  • A maioria das flores tende a escurecer com a secagem. Tenha isso em mente se as flores preservadas forem ser utilizadas em decorações com um esquema de cores específico.
  • Reúna mais pétalas do que você irá precisar. Isso vai garantir uma quantidade suficiente de pétalas bonitas para o seu objetivo final, mesmo que algumas sejam danificadas durante o processo de secagem.
  • Não fique nervoso se sua primeira tentativa não sair bem. Tente novamente e lembre-se de que a prática leva à perfeição.
  • Quando secar pétalas de rosa em um livro, coloque-as em um lenço e cubra-as com outro lenço antes de fechar o livro. Isso irá ajudar a secar as pétalas, pois o lenço absorverá o excesso de umidade. Coloque o livro sob algo pesado, como um colchão, para acelerar o processo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Rosas frescas com flores totalmente abertas;
  • Tesoura;
  • Prato para microondas;
  • Forno microondas;
  • Toalhas de papel;
  • Jornais ou panos de prato;
  • Prateleira de secagem;
  • Desidratador;
  • Livro;
  • Recipiente para armazenamento com vedação hermética.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 103 921 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade