Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso um dia você esteja perdido ou abandonado em uma área selvagem, uma das principais medidas que deve tomar para garantir a sua segurança e sobrevivência (mesmo por um curto período de tempo) é construir um abrigo. Dessa forma, você estará protegido de diversos perigos. Um abrigo o mantém aquecido em áreas frias e impede que tenha hipotermia; fornece sombra e o protege do sol forte (prevenindo a desidratação e a insolação); e o abriga contra o vento, a chuva ou a neve. Portanto, aprender como construir rapidamente um abrigo básico na selva pode ser de suma importância.

Método 1
Método 1 de 3:

Construindo um abrigo em uma área de bosque

Baixe em PDF
  1. Saia em busca de lugares nas redondezas capazes de fornecer proteção. Essa é a forma mais rápida de conseguir um refúgio na selva.
    • Cavernas ou formações rochosas que cubram a cabeça são abrigos naturais simples. Faça uma fogueira na entrada tanto para espantar os animais que possam estar lá dentro quanto para aquecer pedras (use-as mais tarde ao redor do corpo para manter-se aquecido na hora de dormir). [1]
    • Procure por grandes árvores caídas, capazes de oferecer abrigo caso haja espaço entre o tronco e o chão. Para se proteger melhor, coloque galhos em ambos os lados do tronco, como se estivesse construindo uma tenda. Cubra os galhos com folhas e gramíneas para aumentar o aquecimento do abrigo.
  2. Para construir essa forma clássica de abrigo, você deve primeiro encontrar duas árvores perto uma da outra e que sejam da altura do seu corpo ou um pouco mais altas. Em seguida, coloque um galho longo entre as árvores -- ou uma corda, se tiver uma.
    • Procure por uma árvore com “bifurcações” baixas, onde o tronco ou os galhos maiores estejam divididos. O ideal é que a árvore forme entre o tronco e os galhos um “Y”, sobre o qual é possível colocar o galho mais elevado (também chamado de cumeeira) para construir o puxadinho.
    • Caso não consiga encontrar duas árvores próximas uma da outra, é possível colocar uma das extremidades da cumeeira no chão enquanto apoia a outra em uma árvore.
    • Coloque os galhos em um ângulo de 45° sobre um dos lados da cumeeira. Em seguida, cubra-a de maneira transversal com mais galhos, gramíneas, folhas, neve, etc. até que a parede tenha vários centímetros de espessura. [2]
  3. Você pode usar uma árvore com uma bifurcação baixa, uma rocha resistente ou um toco de árvore para criar um abrigo grande o suficiente para o seu corpo. Apoie uma das extremidades de um tronco largo na árvore, rocha ou toco. A outra extremidade deve ser colocada no chão.
    • Assegure-se de que a cumeeira (o galho principal) seja comprida o suficiente para criar espaço para o seu corpo deitado quando esta estiver apoiada na árvore ou na rocha.
    • Coloque galhos inclinados sobre a cumeeira em ambos os lados. Em seguida, cubra-os com galhos menores, folhas e outras gramíneas de forma transversal para que não caiam. Quanto mais espessas forem as paredes, melhor. Coloque uma pilha de matos e gramíneas fora da entrada para fechá-la parcialmente assim que estiver dentro do abrigo. [3]
    • Também é possível criar uma barraca com restos como uma última opção para um abrigo rápido. Para isso, você simplesmente deve empilhar os materiais encontrados no chão da floresta. Em seguida, crie uma abertura grande o suficiente nesse monte para servir de entrada ao seu corpo. Para melhorar o aquecimento, feche parcialmente essa abertura uma vez que estiver dentro do abrigo. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Construindo um abrigo com lonas

Baixe em PDF
  1. Encontre duas árvores próximas uma da outra e coloque um galho longo entre elas (ou uma corda, caso tenha uma) para construir a base de um puxadinho normal. Em seguida, coloque uma lona sobre um ou ambos os lados do galho e fixe-a no chão usando o peso de pedras, pedaços de madeira, restos de materiais no chão da floresta ou neve. [5]
    • Caso não possua uma lona comum, também é possível construir um abrigo usando uma capa de chuva, sacos de lixo, lençóis ou outros materiais plásticos à sua disposição.
    • Caso tenha lona suficiente, estenda-a também sobre o chão do abrigo para se proteger melhor. Ao construir uma tenda de acampamento, a lona deve formar um triângulo completo com a cumeeira no ponto mais elevado do abrigo.
  2. Um dos lados de um galho grande deve ser colocado na bifurcação de uma árvore baixa, em uma rocha ou em toco para criar um abrigo comprido o bastante para abrigar o corpo. Em seguida, estenda por sobre a cumeeira os materiais plásticos que tenha, deixando comprimentos iguais de cada lado. Use objetos pesados no chão para não deixar que a lona ou os materiais plásticos voem. [6]
    • As tendas pequenas são adequadas para só uma pessoa, já que assim ajudam a garantir o máximo aquecimento possível. Você também pode usar capas de chuva pequenas, sacos de lixo ou lençóis em vez de uma lona plástica grande. Quanto menor o espaço, maior o aquecimento.
    • Além disso, também é possível construir uma tenda com galhos e colocando mato nas paredes tal como você faria se não tivesse nenhum outro material à disposição. Use uma lona ou outro tipo de plástico para cobrir o abrigo, garantindo assim aquecimento e proteção extra.
  3. Caso tenha pelo menos dois sacos plásticos de lixo grandes, é possível construir uma tenda simples. Abra o fundo de um dos sacos e deslize-o parcialmente sobre o lado aberto do outro saco para formar uma barraca maior.
    • Coloque a barraca recém-feita com os sacos plásticos entre duas árvores, duas pedras ou outras estruturas usando um galho longo ou uma corda, caso tenha uma à disposição..
    • Também é possível sustentar a barraca usando galhos e mato, ou você simplesmente deslizar para dentro dela para ter proteção suficiente. [7]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Construindo um abrigo de neve ou de areia

Baixe em PDF
  1. É possível construir esse tipo de refúgio caso disponha de uma ferramenta para cavar e se encontre em uma área de neve profunda e com árvores de folhas perenes. Cave um buraco ao redor da árvore para que os galhos desta sirvam de telhado ao abrigo.
    • Procure por uma árvore de folhas perenes e de galhos espessos que se estendam para longe da copa, aumentando assim a área de proteção sobre a sua cabeça.
    • Ao redor do tronco, cave um círculo que não seja mais comprido do que os galhos da árvore. Cave até alcançar uma profundidade na qual possa confortavelmente se deitar ou sentar ou até mesmo tocar o solo.
    • Comprima a neve em cima e dos lados do buraco para evitar que ela se desfaça e deslize. Corte ou rompa os galhos para dispor no fundo do buraco ou fornecer maior proteção à cobertura se necessário. [8]
  2. Para criar uma caverna que o proteja do vento e das tempestades, empilhe bastante neve e faça uma abertura nela grande o suficiente para caber o seu corpo. O monte de neve empilhada deve ser alguns centímetros mais longo do que você e alto o suficiente para que possa cavar de dentro dele sem que a neve desmorone.
    • Depois de empilhar a neve, deixe que ela se assente durante várias horas ou comprima-a para que fique mais sólida. Dessa forma, será mais fácil cavar sem que ela desabe.
    • Cave para baixo e para dentro da pilha de neve até que tenha um corredor amplo e longo o suficiente para o corpo inteiro. Assegure-se de que as paredes da caverna tenham pelo menos 30 cm de espessura para evitar que caiam.
    • Coloque galhos dentro da estrutura da caverna para aumentar o conforto e o isolamento térmico. Também é possível fechar a entrada da caverna usando mais alguns galhos.
    • Para este e para outros tipos de abrigos de neve, uma pá é a melhor ferramenta para cavar. Caso não disponha de uma, é possível utilizar um copo ou uma tigela, um ski, um sapato ou outro item firme e resistente. [9]
  3. É possível ter acesso a temperaturas mais baixas e se proteger do sol e dos ventos abrindo um buraco na areia. Cubra-o com qualquer material plástico que possuir ou coloque areia nos galhos para esse propósito.
    • Cave um buraco largo o suficiente para abrigar o seu corpo. Ele deve ser o mais fundo possível, de norte a sul, para que você esteja exposto ao sol o mínimo possível durante o dia.
    • Vá empilhando a areia em três dos lados da fossa para que ela fique mais funda. Depois, coloque uma lona (ou outro plástico) sobre os montes e mantenha-a fixa usando o peso da areia, de galhos ou de outros objetos.
    • Assegure-se de cavar o buraco muito acima do nível da água ou da maré caso esteja em uma praia. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Quanto menor for o abrigo, mais quente ele será, já que vai haver menos ar para ser aquecido com o calor corporal.
  • Você deve usar galhos, mato e folhas extras para montar uma “cama” sobre a qual vai dormir, independente do tipo de abrigo que escolher construir. Isso traz mais conforto e maior isolamento térmico em relação ao meio (seja ele quente ou frio).
  • Torne o abrigo bastante visível caso queira ser encontrado por equipes de resgate. Amarre um item chamativo, colorido ou brilhante do lado de fora do abrigo.
  • Não deixe comida nas proximidades do refúgio, já que isso pode atrair animais selvagens.
Publicidade

Avisos

  • Os abrigos de sobrevivência devem ser construídos e utilizados apenas em situações perigosas de emergência na selva. Embora você possa construir um abrigo rústico para fins recreativos, nunca planeje depender de um. Para evitar uma situação em que precise construir rapidamente um abrigo de sobrevivência, sempre leve água e mapas consigo, vista roupas adequadas e tenha em mãos todos os outros materiais necessários para explorar áreas selvagens sob qualquer temperatura.
  • Use galhos firmes que não estejam úmidos ou apodrecendo quando for construir abrigos de madeira.
  • Leve em conta os potenciais riscos existentes na área em que planeja levantar um abrigo. Não construa um em uma área sujeita a deslizamentos de terra ou avalanches, ou sob árvores com galhos mortos ou frágeis.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 757 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade