Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer um forno de tijolos pode ser um projeto caseiro demorado e caro, mas que vale a pena pela comida deliciosa e pela sensação de aconchego. Primeiro, encontre um modelo de forno que caiba na sua casa e no seu orçamento. Em seguida, prepare uma fundação para ele cavando um buraco e enchendo com concreto. Quando ela secar, comece a fazer o forno. Siga o modelo para adquirir os materiais e assentar os tijolos. Por último, use o forno para assar pizzas, pão e outros pratos deliciosos.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Escolhendo um modelo

Baixe em PDF
  1. A construção deles é demorada e cara, e se você errar, o resultado pode rachar e jogar fora todo o seu trabalho duro. Para construir o forno da maneira correta, você precisa seguir um projeto. Este pode ser encontrado na internet ou comprado em uma loja local de artigos para reforma e construção. Alguns exemplos:
  2. O projeto a escolher dependerá de quanto espaço você pode ceder. Por exemplo, se tiver um jardim ou quintal pequenos, você precisará fazer algo que caiba neles. Outros aspectos incluem:
    • Se estiver construindo embaixo de uma cobertura, o forno precisará ser curto o bastante para caber ali. Mas veja se consegue fazer com que a chaminé saia da cobertura para liberar a fumaça.
    • O piso do forno precisará ser grande se você quiser preparar pizzas grandes.
    • Leve em consideração os limites do orçamento. Caso este seja baixo, faça um forno menor.
  3. Estes são fornos em formato de iglu com portas de madeira. A elegância rústica deles pode deixar seu quintal bastante interessante visualmente. Além disso, cozinham os alimentos de maneira uniforme e podem ser aquecidos a temperaturas bem altas. [1]
    • Pode ser difícil construir um forno desse tipo. Alguns projetos envolvem até carpintaria.
    • Eles também demoram bastante para aquecer.
  4. Estes são fornos de tijolos construídos ao redor de um tambor grande de metal. Podem ser aquecidos rapidamente e são mais eficientes energeticamente do que alguns fornos de cúpula, sendo opções excelentes para os amadores que desejam cozinhar os alimentos depressa. [2]
    • Os fornos desse tipo costumam ser vendidos em um kit que inclui uma fornalha e um barril de metal grande.
    • Os kits normalmente precisam ser comprados na internet, e a taxa de entrega deles pode ser bem cara.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Construindo a fundação

Baixe em PDF
  1. A maior parte dos projetos inclui instruções para uma fundação de concreto. Ela vai suportar o peso do forno, mantendo-o nivelado por vários anos. A laje da fundação também precisa ter pelo menos as mesmas dimensões do forno. Mas, se quiser fazê-la maior, também pode criar um pátio ou uma área de sentar perto do local.
    • Um pátio maior vai exigir mais materiais e mais tempo de construção até que a base fique pronta.
  2. Siga as instruções inclusas no projeto do forno para fazer uma forma de madeira que será colocada no chão e preenchida com concreto de modo a formar a base.
    • Use um nível para ver se a forma está reta. Quanto mais nivelada ela estiver, mais certinha ficará a fundação. [3]
  3. Tire as medidas e use bandeirinhas ou giz para marcar as bordas. Em seguida, tire as pedras grandes e os detritos antes de usar uma cultivadora para escavar a terra. A maioria dos projetos de fundação pede por um buraco de 25,5 cm de profundidade. As cultivadoras podem ser alugadas ou compradas em lojas de artigos para jardinagem. Ao usá-las:
    • Siga as instruções do fabricante;
    • Evite cavar fundo demais muito rápido. Escave apenas cerca de 2,5 cm por vez;
    • Regue o local algumas horas antes de cavar para soltar o solo. [4]
  4. Depois de cavar o buraco, coloque a forma nele, pressionando as laterais dela com firmeza para fazer com que entrem no solo. Caso tenha problemas para instalar essa forma, talvez você precise escavar um pouco as laterais do buraco. Após posicioná-la, encha os espaços que ficaram ao lado dela com terra.
  5. Despeje uma camada de cascalho ou pedras esmagadas no buraco e continue até que ela tenha cerca de 7,5 cm de profundidade. Em seguida, compacte bem usando uma compactadora de solo, que pode ser alugada ou comprada em lojas de artigos para jardinagem e construção.
    • Caso não tenha uma compactadora, você pode usar os pés para fazer o mesmo, porém o resultado não ficará tão bom.
  6. Cubra o cascalho com uma camada de malha de arame e use um corta-cabos para apará-la ou dar forma a ela se necessário. Em seguida, ponha uma lona plástica por cima [5] e use uma tesoura resistente para cortá-la ou modelá-la.
    • Tanto a tela de arame quanto a lona plástica podem ser compradas online ou em uma loja de artigos para reforma.
  7. Instale uma grade de vergalhões . Eles vão ajudar a fortalecer e a estabilizar a fundação de concreto. Siga o projeto do forno para saber quantos vergalhões serão necessários. Normalmente, você os instala nas laterais da forma e usa arame para conectar as partes que se sobrepõem. [6]
    • Algumas pessoas acham que essa instalação é desnecessária e pulam este Passo. Mas, sem os vergalhões, a base de concreto pode rachar depois de alguns anos de uso.
  8. . Misture um lote e despeje na forma da fundação, cobrindo completamente a grade de vergalhões. Depois de preencher a forma, use um pedaço de madeira para nivelar a parte superior. Deixe a laje secar por alguns dias antes de continuar construindo o forno. [7]
    • A quantidade de concreto necessária vai variar dependendo do tamanho da fundação. Para mais informações, use o projeto escolhido.
    • A betoneira e outros equipamentos para despejar o concreto podem ser alugados em uma loja de artigos para construção.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Usando o projeto

Baixe em PDF
  1. É fácil cometer erros ao construir um forno de tijolos, e esses erros podem causar rachaduras, problemas de isolamento ou até fazer com que a estrutura caia. Se seguir o projeto, você evita cometê-los. Resista à tentação de pular etapas ou improvisar, pois cedendo a ela, você pode acabar jogando seu esforço no lixo.
  2. O projeto pedirá para você construir moldes de madeira ou até uma porta desse material para o forno. Para tanto, você terá de usar ferramentas de carpintaria básicas. Algumas delas incluem:
    • Uma serra circular, para cortar pedaços retos de madeira;
    • Uma serra tico-tico, para recortar formas na madeira;
    • Uma furadeira para prender os pedaços de madeira;
    • Um nível de madeira.
  3. O projeto pedirá vários tipos diferentes de tijolos. Ignorar as recomendações e usar os mais baratos ou mais fáceis de encontrar pode ser tentador, mas cada tipo tem uma função importante que estende a vida útil do forno. Por exemplo:
    • Os tijolos refratários são usados para forrar a parte interna do forno. Eles resistem à deformação causada pelo calor e podem chegar às temperaturas corretas rapidamente.
    • Os tijolos de argila vermelha costumam ser usados na parte externa do forno. Eles ajudam a isolar os refratários e também são resistentes ao calor. [8]
    • Outros tipos de tijolos, como os de concreto, podem ser usados na base do forno. Eles são escolhidos por causa da durabilidade e da estabilidade.
  4. Normalmente, quando se constrói uma estrutura com esse material, usa-se uma mistura de concreto para cimentar. Mas essa mesma mistura, se usada no forno, pode fazer com que os tijolos rachem quando se expandirem por causa do calor. Em vez dela, prefira uma mistura de argila e areia para cimentar os tijolos, pois ela vai se expandir e contrair na mesma velocidade que eles.
    • Siga as proporções do projeto. Geralmente, ele vai pedir para você misturar seis partes de argila com quatro partes de areia. [9]
    • Fale com um vendedor da loja de artigos para reforma local se quiser saber mais sobre como assentar os tijolos . Ele pode indicar as ferramentas e o equipamento corretos.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Construindo o forno de tijolos

Baixe em PDF
  1. Use os blocos de concreto para construir essa estrutura. Coloque a primeira camada em um quadrado, com uma abertura na frente. Use um nível para ver se ela está reta e continue posicionando os blocos de concreto até que o suporte esteja mais ou menos na altura da cintura.
    • Depois de empilhar os blocos, encha um núcleo sim, outro não com concreto para cimentar tudo. [10]
    • Você pode guardar a lenha no espaço dentro do suporte.
  2. Monte uma forma de madeira no formato do piso, coloque-a sobre o suporte do forno e encha de concreto. Use um pedaço longo de madeira para nivelar o concreto e deixe secar por alguns dias.
    • Para dar mais apoio, coloque uma grade de vergalhões dentro da forma de madeira antes de despejar o concreto. [11]
  3. Assente uma camada deles usando o formato desejado para o forno como guia. Una-os com uma pasta fina feita de uma parte de areia e uma de argila refratária e acrescente água até que a mistura se torne uma pasta grossa. [12]
    • Resista à tentação de usar argamassa para unir esses tijolos. Ela não vai se expandir e contrair junto com eles, e vai acabar fazendo com que rachem.
  4. Disponha os tijolos refratários em formato circular para fazer as paredes. Ao construir, incline lentamente as camadas para dentro para dar o formato arredondado. Talvez você precise cortar os tijolos em pedaços menores usando uma serra para azulejo. [13]
    • Deixe a pasta de areia e argila secar em cada camada antes de continuar.
    • Deixe uma abertura perto da parte de trás da cúpula para que a fumaça saia por uma chaminé.
  5. Cerque a abertura na parte de trás da cúpula com uma camada de tijolos refratários e empilhe-os sobre um quadrado para fazer uma chaminé alta. A fumaça de dentro do forno vai sair pela abertura, e a chaminé vai direcioná-la para o ar. [14]
    • Você também pode fazer a base da chaminé usando os tijolos, comprar um tubo de metal pronto e prendê-lo usando argamassa.
  6. É por ela que você vai acrescentar a lenha e colocar os alimentos. Essas entradas costumam ter a forma de um arco, mas você pode fazê-las quadradas se quiser. [15]
    • Use argamassa para ligar os tijolos de argila vermelha.
    • A porta do forno pode ser feita de madeira, ou você pode apenas usar tijolos soltos para bloquear a abertura quando necessário.
  7. Toda a estrutura deve receber uma camada grossa de concreto isolante à base de vermiculita. [16] Deixe secar de acordo com as instruções do fabricante. Quando estiver seco, coloque uma camada de tijolos vermelhos ao redor do forno para dar a ele uma aparência tradicional.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Usando o forno

Baixe em PDF
  1. Ele indicará como e onde acender o fogo dentro do forno. Procure entender totalmente o processo antes acender a fogueira, pois se tentar cozinhar sem ler as instruções, você pode queimar a comida ou deixá-la crua.
  2. Os pratos diferentes exigem temperaturas de cozimento diversas. Os especialistas em culinária no forno de tijolos conseguem saber a temperatura da estrutura apenas olhando para ela, mas se você não tiver essa experiência, precisa de um termômetro infravermelho. Essa ferramenta pode ser cara, mas é um investimento importante para sua experiência culinária. [17]
    • Siga as instruções do fabricante para usar o termômetro.
  3. Faça pizzas deliciosas no seu forno de tijolos usando o método correto. Primeiro, faça uma fogueira bem grande no forno. Deixe o fogo chegar ao ponto em que as chamas toquem a parte superior da estrutura. Em seguida, empurre a fogueira para a parte de trás do forno para liberar um espaço para a pizza. [18] Coloque-a diretamente sobre o tijolo e asse-a com o forno aberto por um a três minutos. [19]
    • O forno precisa estar entre 343 e 371 °C para assar a pizza adequadamente.
    • Talvez você precise acrescentar mais lenha a cada 15 a 20 minutos para manter a chama.
  4. Coloque lenha ao forno e faça uma fogueira ampla e de queima lenta. Quando ela chegar a 260 °C, o forno estará pronto para o assado. Primeiro, empurre o carvão com cuidado para o solo, apagando o fogo. Em seguida, ponha o assado no forno e feche a porta. O calor residual vai cozinhar lentamente o alimento durante a noite. [20]
    • Esse método funciona melhor com cortes maiores de carne.
    • O assado deve estar embrulhado em papel-alumínio dentro de uma assadeira.
  5. Você pode usar o forno para assar a temperaturas abaixo de 160 °C. Primeiro, acenda uma fogueira dentro dele. Quando ela chegar à temperatura certa, tire o carvão para apagar o fogo. Coloque o prato no forno e feche a porta. O calor restante lá dentro vai cozinhar a comida. [21]
    • Este Método funciona bem com pães, sobremesas, feijões e pratos de massa. O pão pode ser colocado diretamente sobre o tijolo, enquanto outros pratos devem ser preparados em uma assadeira que possa ir ao forno.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 111 764 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade