Conhecer alguém especial é um dos melhores momentos da vida. Naturalmente, você quer compartilhar a novidade com as pessoas que ama, mas a situação complica quando o relacionamento é à distância. Seus pais e outras pessoas podem não enxergar isso como uma coisa positiva, mesmo que seu namorado seja uma pessoa maravilhosa de quem eles certamente gostariam.
Passos
-
Pense no que quer da conversa com seus pais. Talvez queira a aprovação deles, ou talvez precise de conselhos sobre relacionamentos em geral. Levando isso em consideração antecipadamente, será mais fácil se comunicar. [1] X Fonte de pesquisa
- Identifique seus sentimentos e os inclua na conversa.
- Por exemplo: "Conheci uma pessoa maravilhosa e quero falar sobre ela, mas tenho medo que vocês não aprovem."
- Ou: "Eu gosto muito desse garoto, mas ele mora longe e eu não sei como dizer o quanto gosto dele. Vocês tem alguma sugestão?"
-
Preveja as perguntas e preocupações deles. No fundo, seus pais só querem o melhor para você. Eles querem que se sinta segura e feliz em seus relacionamentos. Enxergar as coisas da perspectiva deles talvez ajude. [2] X Fonte de pesquisa
- Eles vão querer ter a certeza de que o seu namorado é quem diz ser e que não vai machucá-la.
- Provavelmente vão querer conhecê-lo o mais rápido possível, pessoalmente ou através de videoconferência junto com você.
- Eles vão querer saber como se comunica com ele: e-mail, mensagens de texto, videoconferência ou telefone.
- Se o relacionamento for apenas online, eles podem querer que o conheça pessoalmente o mais rápido possível para ter certeza de que o sentimento de vocês permanece o mesmo.
- Eles podem ter dúvidas de que você ou seu namorado não se comprometa ao relacionamento por causa da distância.
-
Escreva uma lista das possíveis preocupações e suas respostas. Esse exercício pode ser útil para ajudá-la a ensaiar para a conversa com seus pais. Também pode evitar que você fique muito ansiosa ou chateada durante a conversa.
- Faça duas colunas: uma listando as preocupações e as dúvidas que eles possam ter, e a outra listando as suas respostas.
- Pense no exercício por algum tempo. As ideias às vezes levam dias ou semanas para aparecer.
- Fale com amigos, familiares e outras pessoas em quem confia para pedir ajuda, se necessário.
-
Prepare uma descrição do seu namorado para seus pais. Eles vão ficar curiosos sobre qualquer amigo novo ou parceiro que a filha deles conhecer.
- Fale sobre a idade dele, onde ele mora e o que ele faz.
- Descreva a família dele: pais, irmãos e animais de estimação.
- Se ele tiver hobbies ou uma habilidade peculiar, seus pais vão gostar de saber sobre eles.
- Mostre fotos do seu namorado. Dar um rosto a uma descrição sempre ajuda.
- Fale uma ou mais coisas que você realmente gosta no seu namorado.
-
Peça conselhos aos amigos, familiares e outras pessoas em quem você confia. Às vezes ouvir outros pontos de vista sobre o assunto pode ajudar, principalmente se a pessoa for um profissional (e.g. terapeuta, padre, médico).
- Prepare-se para ouvir várias opiniões sobre o relacionamento à distância, tanto boas como ruins.
- Encontre alguém que conheça seus pais e saiba a melhor maneira de falar com eles sobre o assunto.
Publicidade
-
Tenha uma conversa casual sobre relacionamentos à distância. É uma boa maneira de ver como eles podem reagir à sua situação. Conhecer a opinião deles antes de contar sobre seu namorado vai ajudá-la a encontrar a melhor forma de trazer o assunto à tona.
- “Li um artigo em um blog sobre relacionamentos à distância… O que acham disso?”
- “Tenho uma amiga que namora um garoto de outro estado. Eu acho muito bacana, vocês não acham?”
- “Quando eram mais novos, conheceram alguém de quem gostavam que morava em outra cidade? O que vocês fizeram a respeito?”
-
Encontre o melhor momento para a conversa. Nem sempre é fácil achar o melhor momento para conversas difíceis, mas o timing é muito importante. Se eles sempre estão cansados, distraídos ou inacessíveis, achar o momento certo pode se tornar um obstáculo.
- Dar uma caminhada ou passear de carro com seus pais pode ser uma boa – não ter que sentar cara-a-cara com eles alivia a tensão.
- Programe a conversa com antecedência caso seja difícil falar com eles em particular.
- Você os conhece, portanto, pense na hora do dia em que todo mundo está mais relaxado e planeje com antecedência.
- Escolha um lugar confortável para conversar. Evite lugares cheios e barulhentos como restaurantes, onde vocês podem ser interrompidos.
-
Dê início à conversa. Quebrar o gelo pode ser a parte mais difícil; começar a falar de repente sobre o assunto pode ser complicado para todos, por isso encontre uma maneira de trazer o assunto de forma gentil.
- Mencione o seu novo amigo e o quanto você gosta dele.
- Conte se o conheceu online ou pessoalmente, provavelmente essa informação vai influenciar na reação deles.
- Seja totalmente honesta sobre como vocês se conheceram (online ou pessoalmente).
- Fale a quanto tempo se conhecem, como se comunicam e seus planos para apresentá-lo aos seus pais.
- Explique o quanto gosta dele – deixe que enxerguem a situação do seu ponto de vista.
-
Ouça a opinião deles. Você pode não concordar com eles o tempo todo, mas eles querem o melhor para você. A sabedoria vem da experiência do próprio relacionamento deles.
- Ouça tudo o que têm a dizer antes de responder.
- Peça que esclareçam qualquer coisa que não tenha entendido.
- É mais fácil eles ouvirem o seu ponto de vista quando você ouve o deles. [3] X Fonte de pesquisa
- Peça conselhos, mesmo que não precise ou não queira – eles ficarão felizes por você ter pedido e se sentirão estimados.
- Se a conversa fugir do controle e ficar muito emotiva, dê um tempo – é importante que cada um tenha um tempo para respirar e considerar a opinião do outro, e assim evitar um conflito. [4] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha a conversa à medida que o relacionamento vá progredindo. Pode ser que seus pais se preocupem achando que um relacionamento à distância vai adiar seus planos de ir à escola, arranjar um emprego ou correr atrás dos seus interesses, por isso é importante conversar com eles regularmente.
- Demonstre compromisso com o relacionamento discutindo planos para o futuro com seu namorado, em seguida com seus pais.
- Conte para eles os passos que vocês estão seguindo para manter o relacionamento (como conversas agendadas).
- Explique como ele pode influenciar áreas importantes da sua vida, como escola, trabalho e hobbies.
Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:
Contando aos seus pais sobre seu relacionamento online à distância
-
Conte que está em um relacionamento à distância com alguém que ainda não conheceu pessoalmente (apenas online). Pode ser difícil, pois a segurança é uma das principais preocupações deles. Virtualmente as pessoas podem fingir ser alguém que não são, e isso é uma preocupação genuína tanto para você quanto para os seus pais.
- Comece falando sobre um novo “amigo”. Não fale “namorado” para introduzir a conversa.
- Conte porque decidiu conhecer um namorado em potencial online em vez de pessoalmente, como numa festa.
-
Explique como se conheceram. Talvez seus pais não estejam familiarizados com as mídias sociais e outras formas de conhecer gente online.
- Mostre o site, fórum, página do Facebook ou site de relacionamento em que o conheceu.
-
Descreva como se comunicam. Seus pais entendem melhor em como as pessoas se relacionam de formas diferentes na vida real do que através de comunicação eletrônica ou cartas.
- Explique qual é o seu canal favorito de comunicação, seja através de cartas, mensagens de texto, e-mail ou videoconferência.
- Conte com que frequência vocês se falam.
- Combine de falar com ele por videoconferência, se ainda não o tiver feito.
-
Tranquilize seus pais mostrando que está ciente das questões de segurança em relação às amizades virtuais. Mesmo que sinta que conhece bem o garoto pela comunicação que vocês mantêm, ainda assim eles podem se preocupar com sua segurança e com a confiabilidade dele. É importante discutir sobre as dúvidas e compartilhar opiniões.
- Comece a fazer planos para apresentar seu amigo aos seus pais.
- Ofereça-se para fazer uma videoconferência com todos.
- Agende em uma hora que você também possa falar com os pais dele – é igualmente importante.
Publicidade
-
Depois de contar aos seus pais sobre o relacionamento, organize para que todo mundo se conheça. Seus pais estão ansiosos para conhecê-lo e fazer perguntas para saber um pouco mais sobre ele. Dependendo da distância entre vocês, o encontro pode ser pessoalmente ou através de videoconferência.
- Dê aos seus pais o máximo que puder de informações sobre seu namorado – e vice-versa – antes do encontro para que a conversa flua melhor.
-
Organize um encontro com todos pessoalmente. Às vezes é difícil conciliar o tempo de todo mundo, mas comece a se organizar com antecedência. Para adicionar um pouco de diversão à tarefa, crie convites eletrônicos.
- Marque o encontro em um local neutro tranquilo, para que todos se sintam confortáveis.
- Faça uma lista de perguntas com antecedência, se alguém travar na hora de falar, você faz a conversa fluir.
-
Marque uma videoconferência com todos. Pode ser difícil se o seu namorado estiver num fuso horário diferente, mas vale à pena. Teste o vídeo e o microfone antes para evitar atrasos.
- A conferência deve ser feita em um local tranquilo, como em casa ou num escritório.
- Faça uma lista de perguntas com antecedência, se alguém travar na hora de falar, você faz a conversa fluir.
-
Agende mais de um encontro. Não se surpreenda se seus pais quiserem encontrar seu namorado várias vezes. Eles precisam de tempo para se sentirem à vontade, especialmente se os encontros são virtuais.
- Tome iniciativa para fazer os próximos encontros, em vez de esperar seus pais pedirem.
- Depois que o primeiro encontro acontecer, se você tiver irmãos inclua-os nos próximos.
Publicidade
Dicas
- Seja sempre honesta. Essa atitude ajuda a construir confiança, assim seus pais passam a acreditar em você e vão estar mais abertos a ouvi-la quando outros assuntos difíceis surgirem.
- Prepare-se para ter a conversa em partes, se necessário. Às vezes os pais precisam de tempo para absorver o que foi dito antes de dar uma resposta. Seja paciente. [5] X Fonte de pesquisa
- Compartilhe suas experiências com seus pais, como mostrar fotos ou outras coisas que seu namorado envia.
Publicidade
Referências
- ↑ http://kidshealth.org/teen/your_mind/families/talk_to_parents.html#
- ↑ http://psychcentral.com/lib/when-you-dont-approve-of-your-adult-childs-relationship/
- ↑ http://teens.webmd.com/girls-puberty-10/girls-talk-parents?page=1
- ↑ http://everydaylife.globalpost.com/improve-communication-parents-12421.html
- ↑ http://www.bradleyhospital.org/parenting-resources/parent-child-communication/how-to-talk-so-your-parents-will-listen.html
Publicidade