PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Passar a noite na casa de um amigo é divertido, pois não é necessário pensar em como voltar para casa e ainda dá uma folga da rotina familiar. O problema é a dificuldade que alguns pais têm em deixar os filhos passarem a noite fora por diversas razões. Isso pode arruinar seus planos, ainda mais se eles tendem a negar seus pedidos. Mude esse cenário fazendo sua parte; prove que é confiável, negocie com eles e chegue a um acordo. Quem sabe, talvez eles deixem dessa vez e nas próximas também.

  1. Isso quer dizer fazer o que deve ser feito sem enrolar, ser honesto e passar segurança para eles. Ter um bom comportamento e relacionamento influenciará muito na decisão deles. Para ser tratado com esse nível de confiança, você deve ter maturidade. [1]
  2. Não é só a confiança que determina o que eles dirão, fatores como o dia também são importantes. Pedir para dormir na casa do Fulano em dia de aula tem poucas chances de dar certo; já em um feriado, não haveria problema algum. Para ajudar nas probabilidades, prefira dias de descanso e sem compromissos no dia seguinte.
    • Outro aspecto de peso na decisão é se mais alguém dormirá lá e quem; se a festa tiver meninos e meninas misturados para dormir, seus pais podem ficar contrariados dependendo dos valores deles e de sua idade. [2]
  3. Confiança é algo que se constrói e não acontece da noite para o dia. O processo pode ser lento e trabalhoso, ainda mais se ela já tiver sido perdida. Para desenvolver a confiança deles, vocês devem conversar todos os dias. Conte o que acontece em sua vida, adote esse hábito permanentemente. Seu relacionamento familiar será mais saudável e as compensações vão além de poder passar a noite fora.
  4. [3] Na vida adulta, a diversão só vem depois da obrigação. No seu caso, a obrigação é fazer a lição de casa em dia e ajudar nas tarefas domésticas; se fizer o que lhe cabe, terá direito (e mais argumentos) para conseguir a permissão. Faça qualquer coisa pendente antes de pedir para sair, não deixe nada inacabado, para não ser prejudicado por isso.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Convencendo seus pais

PDF download Baixe em PDF
  1. Parece injusto, mas o humor de seus pais pode interferir bastante na conversa. Fazer esse tipo de pedido quando eles estiverem aborrecidos gera mais chances para uma resposta negativa, pois eles não querem lidar com mais essa questão nesses momentos.
    • Uma boa medida é perguntar o que pode fazer por eles antes de pedir. A boa vontade os deixará mais receptivos, eles verão essa atitude com bons olhos e o humor pode até melhorar.
  2. Talvez você fique apreensivo, dependendo do relacionamento que têm. O essencial é que a conversa seja calma e cabe a você passar essa tranquilidade. Começar com uma postura pessimista não fará com que eles se sintam à vontade para permitir.
    • Forneça informações antes de pedir para dificultar uma negativa. Diga “Meu amigo Fulano dará uma festa de aniversário amanhã e me convidou para comer uma pizza e dormir na casa dele para comemorar. Posso ir à festa e passar a noite lá amanhã?”
    • Um truque que costuma ajudar bastante é sentar perto deles para conversar. Com essa proximidade, eles não se sentirão pressionados para dar uma resposta na hora.
    • Faça o pedido com alguns dias de antecedência, se possível. Um pedido antecipado costuma ser melhor recebido pelos pais e as chances de permitirem serão maiores do que perguntar de última hora.
  3. Se os seus pais ficam preocupados em deixá-lo passar a noite fora, informe todo e qualquer detalhe que os deixaria mais tranquilos. [4] Fale qual é o plano, eles devem ficar por dentro de tudo que puderem, isso o ajudará a conseguir uma resposta positiva. Eis algumas coisas que você deve mencionar:
    • Onde vai ficar.
    • Se sairão da casa em algum momento da noite.
    • Quem tomará conta de vocês e da casa. Essa parte é uma das mais importantes.
    • Quem mais estará lá, incluindo irmãos e outros parentes de seu amigo.
    • Como é a família dele.
  4. Mesmo que a intenção seja só se divertir, existem outros fatores positivos em dormir fora. Falar sobre esses benefícios fará com que eles encarem o fato como algo importante em seu desenvolvimento. Cite aspectos como: [5]
    • Crianças e adolescentes que dormem fora aprendem novas habilidades sociais, pois devem ser flexíveis em um ambiente novo.
    • Você verá o funcionamento de outra família por uma noite. [6] Não faça parecer que não gosta de sua família nessa parte.
    • Eles terão uma noite para relaxar, sem filhos por perto.
    • Dormir na casa dos amigos pode ser divertido de vez em quando.
  5. [7] Caso convencê-los esteja difícil, use a conversa para buscar soluções. Pergunte o que mais os preocupa e o que os deixaria mais tranquilos. Mantenha o foco em conseguir uma solução e não deixe a raiva interferir.
    • Essa pergunta deve ser feita diretamente e com calma. Diga “Eu entendo que estejam com medo que eu passe a noite fora, mas o que os preocupa exatamente? Nós podemos encontrar um meio termo juntos".
  6. Essa parte é de suma importância, tanto para você quanto para seus pais. Eles certamente desejarão ter contato com você enquanto estiver fora. Mesmo que não cheguem a ligar, ter o número de onde estará os tranquilizará, mesmo que não dê sinal de vida enquanto estiver lá. [8] O telefone da casa ou o celular dos pais de seu amigo são boas informações.
    • Não dê um número falso. Mesmo que isso funcione dessa vez, fazer esse tipo de coisa para enganar seus pais acabará com a confiança deles e você não poderá sair no futuro.
  7. Alguns pais se sentem perdidos quando os filhos dormem fora. Planejar para que a festa aconteça na sua casa pode ser um ponto positivo a seu favor. Você terá o mesmo tempo com seu amigo e seus pais sentirão que estão no controle da situação. [9]
    • Certos pais não aceitam que terceiros durmam em casa, verifique se esse é o caso da sua família.
  8. Uma tática arriscada é pedir para ficar quando já estiver na casa do amigo e as chances disso dar certo não são poucas. Peça para ir jantar na casa dele, uma meta relativamente mais fácil de alcançar. Depois do jantar, ligue para seus pais e pergunte se pode ficar essa noite; alguns pais teriam mais facilidade em permitir só pelo filho já estar lá. No entanto, prepare-se para a parte arriscada, pois talvez seus pais não fiquem felizes quando perceberem que você está tetando ser mais esperto que eles.
    • Faça uma mala de pernoite em todo o caso.
    • O plano pode ser mais bem sucedido se seus pais já conhecerem a família do seu amigo e se já tiver passado outras noites lá sem causar problemas.
  9. Fale a língua de seus pais, faça planos. Informe a hora que vai chegar, para que eles possam relaxar sabendo como as coisas acontecerão. Essa é a intenção do planejamento, eliminar o estresse e a preocupação.
    • Fazer planos também envolve fazer acordos; ceda no horário de volta, Adultos têm seus próprios compromissos e eles não são poucos; eles sabem qual é o melhor horário dentro do planejamento para o dia seguinte. [10]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dormindo fora com responsabilidade

PDF download Baixe em PDF
  1. [11] Quando disser que vai fazer algo e seus pais concordarem, é melhor se manter dentro dos planos; dizer uma coisa e fazer outra é algo que ninguém gosta e seus pais ficarão desapontados com você. Isso é ainda mais importante se você não costuma dormir fora de casa, eles precisam saber que podem confiar em você.
  2. Um aspecto importante a se considerar é o que seus pais acham de seu amigo, sempre com a sua segurança em mente. Eles precisam ter certeza de que você estará em um ambiente seguro e sob supervisão de adultos. Além disso, associar o nome a uma pessoa real contribui para que fiquem mais sossegados e permitam sua saída. [12]
  3. Caso eles ainda não se conheçam, é uma boa ideia fazer isso agora. Eles não sabem o que esperar de alguém que não conhecem e só têm a sua descrição como referência; quando eles o conhecerem, verão que não é nada igual ao que imaginavam. Até os amigos mais encrenqueiros se comportam quando há adultos por perto.
    • O maior temor na cabeça deles é o tipo de perigos aos quais pode ser exposto pelo seu amigo; caso ele tenha uma reputação irresponsável e agressiva, suas chances reduzirão drasticamente.
  4. Sair de casa requer responsabilidade e isso significa decidir ir embora se achar melhor. [13] Você pode passar mal ou não se sentir à vontade pra ficar; mesmo que seja tarde da noite, seus pais o buscarão com um sorriso no rosto, felizes por saberem que você tem discernimento quando se depara com uma situação desfavorável; isso também é preferível a ficar e passar por uma situação desagradável.
  5. Contar como foi a estadia deixará seus pais relaxados. Quando estiverem no carro voltando para casa ou quando chegarem, converse e diga como foi sua noite. O que vocês aprontaram? Foi divertido? Como foi passar uma noite com a família dele? Essa conversa reforçará a ideia de que dormir fora de vez em quando é saudável.
    • Tenha em mente que esses métodos não devem visar somente uma noite. A ideia é estabelecer esse padrão de comportamento com seus pais, para que outras noites com amigos sejam possíveis no futuro. Se a experiência for boa para todo mundo, não haverá razões para negar as próximas ocasiões.
    Publicidade

Dicas

  • Os pais precisam sentir que estão no controle. Passar a noite fora tira esse controle das mãos deles. Ciente disso, tente fazê-los perceber que ainda estão no comando durante sua ausência.
Publicidade

Avisos

  • Você não conseguirá o que quer 100% das vezes que pedir, não importa o quanto peça. É uma pena, mas se você for uma pessoa paciente, conseguirá trabalhar isso com eles ao longo do tempo.
  • Não saia de casa sem a permissão de seus pais. Sua situação ficará pior e a balada não compensará as consequências.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 61 476 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade