Baixe em PDF
Baixe em PDF
O disco rígido de um computador contém a maior parte das informações que um usuário pode transferir de um computador para outro ao fazer uma nova aquisição. Usando apenas uma chave de fenda, um pouco de conhecimento prévio e um case ou uma docking station escolhidos com cuidado, a conversão do disco rígido interno para uma unidade externa é muito fácil e permitirá a você transferir arquivos do armazenamento antigo para o novo.
Passos
-
Identifique o formato do disco rígido interno. Os dois principais formatos são o SATA (geralmente de computadores mais recentes com um conector de borda para cartões) e o PATA (de computadores mais antigos contendo duas fileiras de pinos em sua extremidade — esses discos rígidos podem vir rotulados como " ATA "). Eles não são intercambiáveis entre si.
- Discos rígidos SATA são identificáveis por dois conectores achatados, enquanto os discos rígidos PATA fazem uso de duas fileiras de pinos como conectores.
-
Estipule as dimensões do disco rígido. Notebooks geralmente têm discos rígidos de 2,5 polegadas (6,35 centímetros) de diâmetro, enquanto computadores de mesa costumam apresentar discos rígidos de 3,5 polegadas (8,89 centímetros) de diâmetro. Isso pode ser verificado facilmente com uma régua ou fita métrica.
- A altura de um drive de 2,5 polegadas varia — a maioria deles tem 9,5 milímetros de altura, mas outros podem chegar a 12,5 milímetros, sendo esse um dado importante na escolha de um case.
-
Escolha o tipo de material para o case do disco rígido. Os dois tipos mais comuns de se encontrar são feitos em alumínio ou plástico. Há diversas propriedades a se considerar que incluem o formato (SATA ou PATA), a capacidade que o case tem em resfriar o disco rígido, o material usado na construção do case, o tipo de conexão e o custo.Publicidade
-
Abra o case. Ele provavelmente estará fechado com parafusos Phillips em cada um dos cantos. Sua remoção pode ser feita facilmente com a chave de fenda específica.
-
Ponha o disco rígido na placa de circuitos. Ele deslizará até o encaixe.
-
Alinhe os conectores de energia e dados macho e fêmea (opostos). Os conectores macho se projetam para fora e se alinham aos conectores fêmea, nos quais se inserem.
-
Encaixe juntos os conectores macho e fêmea. Eles se deslizarão para o encaixe sem qualquer dificuldade. Tome cuidado para não fazer força alguma, pois conexões são bastante frágeis.
- Se estiver com dificuldades no encaixe, confira se os conectores estão alinhados da forma correta.
-
Ponha a unidade novamente dentro do case. Quando ambos disco rígido e placa de circuitos estiverem conectados, ponha toda a unidade montada dentro do case.
-
Feche o case. Volte a colocar os parafusos que o mantêm fechados.
-
Conecte o disco rígido externo no computador. Para usá-lo, basta conectá-lo na respectiva porta de seu computador.
- A depender do tamanho do disco rígido, você talvez tenha dois cabos: um para a conexão ao computador e outro para a conexão na fonte de energia.
Publicidade
-
Escolha o modelo desejado. A escolha da docking station é muito parecida com a de um case para um disco rígido, mas há algumas diferenças importantes. Essas estações de conexões geralmente comportam discos rígidos tanto de 2,5 quanto de 3,5 polegadas e são produzidas apenas para modelos SATA.
-
Tire o disco rígido do computador. Saiba aqui como proceder .
-
Insira o disco rígido na docking station .
- Alinhe os conectores de energia e dados macho e fêmea e encaixe-os com firmeza.
-
Conecte a docking station ao computador. A maioria desses modelos inclui um cabo USB que possibilita a conexão entre ela e o computador.
-
Ligue a docking station . Esses produtos recebem energia interna e requerem uma conexão direta à tomada.Publicidade
Avisos
- Discos rígidos podem ser facilmente danificados pela eletricidade estática. É recomendável que sejam manuseados fora de qualquer case ou estrutura ou em um ambiente antiestático.
- Discos rígidos internos montados em docking stations acabam propensos ao acúmulo de pó e ao superaquecimento, não sendo recomendados para o uso prolongado.
Publicidade
Dicas
- É importante ter feito o backup de todo o conteúdo do disco rígido a ser convertido.
- Se o disco rígido exibe diversos erros ou alguma forma de deterioração, pode ser que não esteja mais adequado ao uso — será preciso comprar um novo.
- A maioria dos cases vem com cabos de energia e de dados para simplificar a conexão ao disco rígido.
- O tamanho do disco rígido é medido pela largura, que é o lado mais curto ao ser considerado seu formato retangular.
- Discos rígidos de notebooks (2,5 polegadas) são geralmente portáteis por não requererem uma conexão à tomada. O disco rígido de 3,5 polegadas costuma estar em computadores de mesa e requerer uma conexão à tomada (que pode vir já com o case compatível). O case não funcionará se não houver uma conexão elétrica disponível. [1] X Fonte de pesquisa [2] X Fonte de pesquisa
[3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Materiais Necessários
- Disco rígido interno;
- Case de disco rígido ou docking station ;
- Chave de fenda Phillips;
- Tapete antiestático (recomendável).
Referências
Publicidade