Baixe em PDF Baixe em PDF

Neste artigo, você aprenderá a copiar o conteúdo de um arquivo “.pdf” para colá-lo em outro documento, permitindo sua edição. A maneira mais simples de conseguir isso é através do Google Drive, que converte praticamente qualquer “.pdf” — até mesmo os que possuem texto incorporado em imagens — para um formato de fácil edição e cópia. Caso queira apenas copiar o texto de um documento desse tipo para outro programa do computador, recorra ao “Pré-visualização”, no Mac, ou ao Adobe Acrobat Reader (gratuito) para Windows.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando o Google Drive

Baixe em PDF
  1. Acesse o Google Drive em um navegador de internet. Você será levado à tela inicial do seu perfil se já estiver logado.
    • Do contrário, clique em “Ir para o Drive” e insira os dados da conta do Google.
    • Com esse método, não apenas será possível copiar tanto texto e, na maioria das vezes, imagens, mas também realizar a conversão do “.pdf” para um documento que pode ser editado em praticamente qualquer processador de palavras, até mesmo se ele foi escaneado como imagem e se a proteção contra cópia foi habilitada pelo autor.
  2. Um novo menu será aberto.
  3. O navegador de arquivos do computador abrirá.
  4. O “.pdf” será enviado ao Google Drive, e ao término, a mensagem “Upload Concluído” aparecerá à direita.
  5. O “.pdf” estará na lista do Google Drive e um menu será expandido.
  6. O processo pode demorar alguns segundos, mas ao terminar, o “.pdf” aparecerá no Documentos Google.
    • O software de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres ou “Optical Character Recognition”) do Google Drive não é perfeito, o que pode causar alguns erros ou deixar partes do texto sem conversão.
    • Agora que o arquivo está aberto no Documentos, ele poderá ser editado por ali, se você quiser. Qualquer alteração feita será salva automaticamente ao novo arquivo do Documentos com o mesmo nome do “.pdf” do Drive.
  7. Se a intenção era criar um arquivo que poderia ser editado a partir do “.pdf” bloqueado, com imagens e boa formatação (na medida do possível), não é preciso copiar o conteúdo para outro documento; basta salvar o atual e baixá-lo ao computador, de editando-o como preferir. Veja os passos abaixo:
    • Clique no menu “Arquivo” (canto esquerdo superior do Documentos Google) e escolha “Download”.
    • Opte por “Microsoft Word (.docx)”. Essa extensão pode ser aberta e alterada no Microsoft Word, no Pages (macOS), no WordPerfect, no LibreOffice, no OpenOffice e quase em todos os programas de processamento de palavras mais conhecidos.
    • Defina o local em que ele será armazenado e clique em “Salvar”. Pronto!
  8. Caso prefira transferir o conteúdo do “.pdf” para outro app, clique e arraste o ponteiro sobre a seleção.
  9. O trecho destacado será copiado à Área de Transferência.
  10. Você pode abrir um programa de processamento de palavras (como o Word), se quiser, ou simplesmente criar um item no Documentos Google: basta clicar na opção “Em Branco” no menu principal. Para colar a seleção, clique com o botão direito e opte por “Colar”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando o “Pré-visualização” do Mac

Baixe em PDF
  1. Para isso, clique com o botão direito (ou segure a tecla “CTRL” e clique) no “.pdf”, escolha “Abrir com” e depois “Pré-visualização”.
  2. Ele poderá ser colado (e editado) em qualquer outro aplicativo. [1] Saiba, no entanto, que não será possível copiar e colar as imagens do documento.
    • Caso queira copiar mais como uma captura de tela e colar a informação copiada como imagem, opte por “Seleção retangular”.
    • Quando precisar mesmo das imagens, tente usar o Google Drive para converter o “.pdf” a um arquivo compatível com o Documentos Google de modo que consiga selecionar e copiar imagens.
    • Se nada for destacado, provavelmente o “.pdf” foi escaneado como imagem e não possui texto editável, ou possui proteção contra cópia. Leia o método do Google Drive para aprender a convertê-lo a um formato que permite a cópia.
  3. A informação será copiada à Área de Transferência.
  4. Por exemplo: se quiser editá-lo no Word, basta abrir um novo arquivo através desse programa.
  5. A informação copiada aparecerá no documento e poderá ser editada.
    • Caso tenha copiado uma imagem, ela será colada nesse espaço.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando o Adobe Acrobat Reader

Baixe em PDF
  1. Gratuito, esse programa da Adobe permite a visualização de arquivos “.pdf”, e dependendo do documento, o texto dele poderá ser selecionado e copiado.
    • Quem não possui o Adobe Acrobat Reader poderá baixá-lo e instalá-lo de forma gratuita.
  2. Clique no menu “Arquivo”, entre em “Abrir”, escolha o documento e depois selecione “Abrir” outra vez.
    • Caso o Acrobat Reader seja o aplicativo padrão para abrir esse formato, clique duas vezes no “.pdf” desejado; ele será exibido diretamente no programa.
  3. Isso possibilita que o texto do “.pdf” seja demarcado. [2] Não é possível capturar e copiar imagens e texto juntos.
  4. O texto será destacado em azul, enquanto as imagens não serão selecionadas.
    • Para marcar todo o “.pdf” (sem imagens) de uma só vez, clique no menu “Editar”, no topo da tela, e em “Selecionar Tudo”. O texto inteiro deverá ser destacado (sem imagens); no entanto, se o documento todo ficar azul ou ele estiver em formato de imagem, a melhor aposta é usar o método do Google Drive .
    • Quando precisar muito usar as imagens, o Drive conseguirá converter o “.pdf” em uma extensão reconhecida pelo Documentos Google, de modo que consiga selecionar e copiar as fotos.
    • Caso tenha usado a opção “Selecionar Tudo” e o “.pdf” possua mais de uma página, talvez seja necessário voltar e copiar as outras páginas individualmente após colar o conteúdo da página atual.
  5. Por exemplo: se quiser colá-la a um documento do Word, abra um novo arquivo nesse programa. Clique com o botão direito em qualquer lugar em branco e selecione “Colar” para transferir o conteúdo do “.pdf”.
    • Outra opção é usar um editor de texto, como o Bloco de Notas ou o Editor de Texto, mas a formatação do “.pdf” não será preservada.
    Publicidade

Dicas

  • Ao converter um “.pdf” escaneado com texto para o Google Drive, a fonte do arquivo terá um grande impacto na capacidade de ler caracteres. Isso deverá funcionar melhor com os documentos com fontes mais claras e fáceis de ser ler.
  • Provavelmente, você não conseguirá copiar o texto de todos os “.pdf” que encontrar, já que alguns exigem uma senha, que apenas o dono terá, para serem acessados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 163 784 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade