Baixe em PDF
Baixe em PDF
As camadas podem renovar o seu corte de cabelo e dar a ilusão de volume. O visual em camadas embeleza qualquer formato de rosto, e funciona igualmente bem para cabelos lisos ou cacheados. Leia como preparar seu cabelo para o corte, cortá-lo, e dar os toques finais para que pareça um trabalho profissional e chique.
Passos
-
Olhe-se no espelho. Já que estará cortando o cabelo em casa, tire um tempo para examiná-lo em frente ao espelho e decidir como quer que as camadas fiquem. Se quiser, tire uma foto do rosto, imprima, e marque nela onde as camadas devem estar. Algumas pessoas gostam de camadas longas, com um visual natural, enquanto outras escolhem visuais mais ousados com camadas de diferentes tamanhos. Leve os seguintes fatores em consideração: [1] X Fonte de pesquisa
- A textura do cabelo. O corte em camadas tende a dar volume ao cabelo, principalmente quando algumas camadas são mais curtas. Se o cabelo já é volumoso, você deve optar por camadas que não se diferenciem muito no comprimento. Se ele é liso, você pode escolher ter algumas camadas mais curtas pra emoldurar seu rosto.
- O formato do rosto. Pense sobre o comprimento da camada certa para o formato do rosto . Camadas mais compridas ficam lindas em rostos quadrados ou arredondados, enquanto as mais curtas combinam mais com rostos ovais ou em forma de coração.
- Seu estilo. Se está tentando copiar o estilo de cabelo de alguma celebridade, descubra como fazê-lo funcionar com seu cabelo. Decida onde as camadas devem estar, como o cabelo será repartido, e como você ficará com o resultado final.
-
Invista em uma boa tesoura. A ferramenta mais importante para que o cabelo tenha um bonito corte com um bom resultado — e não parecer que sua irmãzinha tenha o cortado enquanto você dormia — é uma boa e afiada tesoura profissional. Usar uma tesoura de cozinha ou uma tesoura para artesanato a deixará infeliz com o resultado final. Escolha uma boa tesoura de uma farmácia ou de uma loja especializada em produtos de beleza.
-
Crie seu salão de cabeleireiro em casa. Trabalhe em um lugar onde tenha acesso a uma pia e a um espelho — provavelmente seu banheiro. Tenha uma toalha para ser colocada em seus ombros, vários prendedores para prenderem a parte de trás do seu cabelo, e um pente à sua disposição. Um segundo espelho para que possa ver a parte de trás do cabelo também será necessário.
-
Lave o cabelo. Quando estiver pronta para começar, lave o cabelo e penteie as mechas com um pente largo. Seque com a toalha até que ele fique úmido, sem pingar.Publicidade
-
Divida o cabelo em seções. A menos que queria um estilo assimétrico, tenha certeza de que as camadas estejam do mesmo tamanho. Em outras palavras, as camadas na região das têmporas devem ser iguais, as camadas na região das orelhas devem ser iguais, e assim por diante. Para fazer isso, divida as camadas em seções.
- Faça uma seção na parte superior do cabelo. Use o pente para dividir em duas partes: uma no lado direito da cabeça e outra no lado esquerdo.
- Divida a seção na parte superior da cabeça em duas partes: a primeira parte que se estende do topo da cabeça até a testa, e a segunda se estende do topo da cabeça até a nuca. Use prendedores pra manter as seções no lugar.
- Faça duas seções frontais e duas laterais (direita e esquerda). As duas seções frontais começam na têmpora e terminam na orelha. Penteie a seção direita e esquerda e as prenda.
- Deixe as seções de trás soltas. Você não cortará a parte mais comprida do cabelo, então a deixe pra baixo como uma referência de tamanho para as camadas.
-
Aparando a seção superior frontal. Solte a frente da seção frontal. Levante o cabelo fazendo um ângulo de noventa graus e segure a mecha reta entre seu dedo indicador e o dedo médio. Mantendo o cabelo entre os dedos, traga a mecha para a frente de seu rosto. Deslize os dedos pela mecha até a altura desejada para a camada mais curta. Corte o comprimento do cabelo que está preso entre os seus dedos. [2] X Fonte de pesquisa
- É comum cortar a camada mais curta logo abaixo do lóbulo da orelha, ou na altura da mandíbula. Use a sua foto como uma referência.
- É melhor fazer uma camada mais comprida, do que mais curta. Quando o cabelo seca, ele encolhe um pouco. Então você sempre pode acabar cortando um pouco mais do que desejava.
-
Aparando a seção superior direita. Solte a seção superior direita do cabelo. Levante o cabelo fazendo um ângulo de noventa graus e segure a mecha reta entre seu dedo indicador e o dedo médio. Mantendo o cabelo entre os dedos, traga a mecha para a frente de seu rosto. Deslize os dedos pela mecha até a altura desejada para a camada lateral. Use a tesoura para aparar o comprimento do cabelo que está preso entre seus dedos. [3] X Fonte de pesquisa
- Corte em uma linha angular, em vez de horizontal, para camadas com um visual mais leve.
-
Aparando a seção superior esquerda. Solte a seção superior esquerda do cabelo. Levante o cabelo fazendo um ângulo de noventa graus e segure a mecha reta entre seu dedo indicador e o dedo médio. Mantendo o cabelo entre os dedos, traga a mecha para a frente de seu rosto. Deslize os dedos pela mecha até a altura desejada para a camada lateral. Use a tesoura para aparar o comprimento do cabelo que está preso entre seus dedos.
-
Cortando a parte de trás. Se desejar, você pode também adicionar camadas na parte de trás do cabelo. Sempre usando o segundo espelho para checar seu trabalho, levante pequenas mechas do cabelo e corte usando a tesoura. As camadas da parte de trás devem ser mais longas, então evite fazer um corte curto; elas devem ser tão longas ou até mais longas do que as outras camadas.
-
Penteie seu cabelo e examine as camadas. Com o corte finalizado, veja se as camadas estão como deseja. Se existirem camadas irregulares, com cuidado apare para deixá-las iguais ao resto do cabelo.Publicidade
-
Faça um rabo de cavalo no topo da cabeça. É mais fácil virando a cabeça para baixo e usando um pente para ajudar a prender todo o cabelo. Use um elástico para segurar o rabo de cavalo. [4] X Fonte de pesquisa
- O rabo de cavalo deve estar no topo do couro cabeludo e não no topo da cabeça. Esse processo posicionará as camadas corretamente.
- Tenha certeza que não está levantado dos lados, pois isso resultaria em camadas irregulares.
-
Deslize o elástico pelo comprimento do cabelo. Se você quiser camadas mais curtas, pare de deslizar o elástico a alguns centímetros do topo da cabeça. Para camadas mais longas, deslize o elástico até que ele esteja a mais ou menos três centímetros do fim do rabo de cavalo. [5] X Fonte de pesquisa
-
Corte o que sobrou de cabelo. Use a tesoura para tirar a seção que está para fora do rabo de cavalo.
- Se o cabelo for grosso, será preciso mais do que uma tesourada para cortar todo o cabelo. Tenha certeza que você corte todo o comprimento no mesmo lugar.
- Não corte em uma linha angulosa, pois assim as camadas ficarão irregulares. Segure a tesoura horizontalmente e corte em linha reta.
-
Remova o elástico e examine as camadas. O resultado serão camadas com aspecto natural. Corte mechas individualmente se quiser alterar o resultado.Publicidade
Dicas
- Como dizem nas carpintarias “Meça duas vezes, corte uma”. É mais seguro cortar um pouco mais longo do que o local marcado e depois cortar na marca.
- Umedeça seu cabelo durante o corte.
- Faça cortes na diagonal para tornar as pontas mais suaves.
- Evite inclinar demais a cabeça para não prejudicar o formato do corte.
- Caso vá cortar o cabelo molhado, mantenha em mente que o cabelo parece encolher um pouco enquanto seca. Isso vale para todos os tipos de cabelo.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.allure.com/story/how-to-cut-face-framing-layers
- ↑ https://www.today.com/style/would-you-dare-cut-your-own-hair-pro-tips-perfect-t95731
- ↑ https://www.manrepeller.com/2016/08/how-to-cut-your-own-hair.html
- ↑ https://www.refinery29.com/en-us/how-to-cut-your-own-hair
- ↑ https://www.marieclaire.co.uk/beauty/hair/how-to-cut-your-own-hair-5684
Publicidade