Baixe em PDF Baixe em PDF

Patos domésticos produzem ovos ricos e grandes, tem uma carne saborosa e ainda deixam seu jardim livre de caramujos e lesmas, e serem relativamente fácies de cuidar. Independentemente de criar patos por passatempo ou por um negócio de pequeno porte, a forma mais inteligente de começar é obtendo informações sobre a criação de patos. Apesar deles serem fáceis de criar em comparação com outras aves, é preciso seguir alguns requerimentos básicos para garantir um rebanho saudável.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando-se para a criação de patos

Baixe em PDF
  1. Você pode mantê-los como animais de estimação, pela carne, para a produção de ovos ou como uma forma orgânica de controle de pragas no jardim. Existem quatro tipos principais de pato: o doméstico, o de superfície, o mergulhador e o marinho. Os patos domésticos são os mais escolhidos pelas pessoas. Todas as raças de pato doméstico são descendentes do pato-real comum, exceto o pato-do-mato.
    • Patos não domésticos, ou "patos selvagens", passam um longo tempo na água e precisam ter as asas imobilizadas quando são jovens para que não fujam voando. Eles exigem uma grande lagoa ou lago, e é improvável que você consiga domá-los.
    • Mini-marrecos têm esse nome devido ao barulho que ele fazem, então tome cuidado ao escolher esse tipo de pato para não incomodar os vizinhos. Eles são pequenos e de cor cinza ou branca, e muitas pessoas os escolhem por causa do tamanho reduzido. Tenha em mente que eles são bons voadores e precisarão ter as asas aparadas frequentemente.
    • Patos cayuga têm uma bela plumagem verde iridescente e são muito tranquilos, mas podem ser difíceis de encontrar.
    • Patos-à-Pequim são grandes e brancos, e uma das raças mais populares de patos. Eles são calmos e têm um temperamento descontraído.
    • Patos Rouen possuem a mesma cor do pato-real (pescoço e cabeça verdes e áreas iridescentes sobre o corpo) e são muito calmos e sociáveis.
    • Os patos-do-mato são muito tranquilos e existem em muitas cores diferentes. Eles são descendentes de aves de árvores e, por isso, podem precisar ter as asas cortadas periodicamente para que não voem para longe.
  2. Escolha uma raça que amadureça rapidamente, produza carne saborosa e seja mais pesada. Muitas pessoas preferem patos com uma plumagem branca porque é mais fácil de obter uma carcaça com aspecto limpo.
    • Os patos-à-Pequim são um dos patos mais populares para a produção de carne, pois ficam prontos para o açougue em sete semanas, possuem um alto rendimento de carne e têm uma plumagem branca. Eles também produzem um número razoável de ovos no ano, então eles são um bom animal para um uso geral. Eles podem ser cruzados com Aylesburys, caso disponível, para patos de superfície ótimos produtores de carne.
    • Patos-do-mato produzem uma saborosa carne escura que é mais magra, devido às suas glândulas de óleo subdesenvolvidos. Eles são pobres produtores de ovos, cujos ovos demoram 35 dias para eclodir em oposição aos 28 dias normais, mas chocam bem, então não é preciso usar uma incubadora. Eles podem ser cruzados pato-à-Pequim para produzir uma ótima carne, mas sua progênie será estéril. Eles devem ser mortos até a 16ª semana de idade ou a carne ficará muito dura.
    • Patos Rouen são bons produtores de carne, mas levam de 12 à 15 semanas para que fiquem prontos para o abate. Eles também são produtores decentes de ovos (em torno de 100 ovos por estação), mas possuem penas coloridas e a carcaça é difícil de limpar.
    • Patos Aylesbury são valorizados pela produção de carne devido ao seu grande tamanho e plumagem branca, mas verdadeiros Aylesburys são muito raros (a maioria é uma mistura de Aylesbury e patos-à-Pequim, que também são boas aves para a produção de carne). Acredita-se que os patos com crista branca são uma mistura de Aylesbury e à Pequim. Eles não são grandes produtores de ovos.
  3. Essas raças às vezes conseguem superar a produção de ovos de galinhas, sendo que os ovos de patos são maiores e possuem mais nutrientes. [1]
    • O pato Khaki Campbell é bastante resistente, excelente forrageador, pode produzir mais de 300 ovos por ano e não necessita de cuidados especiais ou iluminação para produzir muitos ovos. Ele produz um ovo branco perolado e é a principal raça utilizada para a produção de ovos comerciais. Sua carne tem um sabor típico de caça e não é normalmente consumida.
    • Os patos Indian Runner são aves verticais que têm um andar peculiar. Algumas linhagens podem produzir mais de 300 ovos de cor azul em um ano. Eles são ótimos forrageadores, pequenos em tamanho e resistentes.
    • O pato-arlequim é uma ave rara, mas um bom produtor de ovos e carne, além de ter uma natureza tranquila.
  4. Todos os patos comerão lesmas, caramujos e insetos em jardins, mas algumas raças são mais forrageadoras e cobrem uma área mais ampla. Os patos também irão limpar o lodo de algas e lentilha d'água de lagoas.
    • Os patos Indian Runner são muito ativos e alguns dos melhores forrageadores, além de comer as moscas no ar. Eles abrangem grandes áreas de terra e podem ser usados para controlar pragas em campos. São frequentemente usados em plantações de arroz na Ásia e até mesmo no controle de pragas em fazendas de vinho orgânico na África do Sul.
    • Patos Khaki de Campbell também são boas forrageadores. Eles podem controlar as pragas sobre a terra e a água e comer grandes quantidades de lesmas, caracóis, insetos, algas e mosquitos.
    • Mini-marrecos também são forrageadores decentes, mas são menores do que outros patos e comem presas menores.
  5. Os patos domésticos não precisam de grandes lagoas ou lagos, mas vão precisar de uma pequena piscina para que eles possam mergulhar a cabeça. Eles não têm canais lacrimais e dependem dessa água para molhar e limpar os olhos. Você pode usar uma pequena piscina rasa para crianças ou outro tipo de banheira de plástico para armazenar água.
    • Banheiras de plástico são melhores para seus patos, pois a água pode ser substituída facilmente, mantendo-a limpa de lama e penas.
    • Mova a banheira de plástico ao redor do local para que a grama não se torne lama.
  6. Os patos que não obtiverem a nutrição adequada não vão crescer adequadamente. Isso vale principalmente para patos que serão utilizados para a produção de ovos ou carne. Embora algumas raças sejam boas na busca por alimentos, elas ainda vão exigir uma alimentação adicional. Ofereça comida comercialmente preparada para seus patos.
    • Se você alimentar seus patos com migalhas de bico, eles não devem ser medicados, visto que isso pode prejudicá-los seriamente.
    • Os patos utilizados para a produção precisarão de um teor mais elevado de proteína (~ 16%, podendo vir de aveia cria, mas sem ocupar não mais do que um quarto da dieta) do que outros patos.
    • Os ovos também vão precisar de um alto teor de cálcio para uma produção eficaz, e você pode suplementá-los através da alimentação. [2]
    • Forneça uma fonte limpa de água perto das áreas de alimentação. Isso ajuda a elevar a água da terra para evitar que ela fique suja de lama.
  7. Isso é necessário para protegê-los dos predadores. Eles não precisam de poleiros, mas a porta deve ser o mais ampla possível para acomodar todo o rebanho. É importante que essa área seja bem ventilada.
    • A casa deve ter cerca 3.7 m² de espaço por pato e tenha ao menos 1 m de altura.
    • Eles podem se assustar com luzes à noite, então deixe as aberturas longe da luz da lua ou quaisquer outras fontes de iluminação.
    • Coloque o alojamento dos patos contra uma parede ou muro para manter os animais do lado de dentro à noite.
    • Use uma camada de palha limpa como roupa de cama e troque-a regularmente para mantê-la limpa.
    • Se quiser recolher os ovos, então é preciso fornecer caixas de ninho. Isso facilita ao procurá-los.
  8. Alguns predadores vão tentar atacá-los, então é importante protegê-los com uma cerca. A cerca deve manter os predadores do lado de fora, assim como manter os patos do lado de dentro. Os patos produtores de carne mais pesados não podem saltar muito alto, mas algumas das raças mais leves, como os mini-marrecos, podem chegar até 1,8 m de altura.
    • Os patos podem ser mantidos no mesmo recinto que as galinhas. Diferentes raças de patos também podem ser mantidas juntas, mas tenha cuidado ao manter as raças menores com um macho de uma raça maior, pois os pequenos podem ser feridos. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Selecionando os reprodutores

Baixe em PDF
  1. Diferentes raças têm diferentes tamanhos, conformações, taxas de produção de ovos, fertilidade, eclodibilidade, consumo de ração e vidas produtivas. Pesquise sobre a raça para encontrar as características esperadas de seus patos.
  2. Mantenha o controle de seus patos através da identificação adequada. Num pequeno grupo, você pode conseguir reconhecer cada patos, mas caso contrário, pode ser útil usar faixas nas asas ou pernas para marcar as aves.
  3. Ninhos-armadilha são projetados de modo que os patos possam entrar, mas não possam sair até que sejam liberados. Dessa forma, você pode gravar a identidade do pato e se ele deixou ou não um ovo.
  4. Mantenha o controle do número de ovos deixados por um pato, o número de filhotes por pato, o número de patinhos que foram comercializados para venda ou para o abate e a idade desses patinhos quando atingiram o peso adequado para isso.
    • Todas essas informações vão ajudar a escolher os patos mais eficazes e produtivos para se reproduzirem.
  5. Os reprodutores devem ter ossos sadios, dedos dos pés retos e justos, assim como as escalas nos pés bem ajustadas. Eles não devem ter ossos do peito tortos ou divisão nas asas.
  6. Patos mais jovens terão cores brilhantes em suas pernas e bicos, um esterno cartilaginoso flexível e uma traqueia suave e facilmente amolgada. Patos mais velhos terão pernas maçantes bico com endurecimento da pele, um esterno duro e traqueia forte.
    • Os reprodutores não devem ter sido tratados por quaisquer doenças graves. Eles devem ser saudáveis com penas grossas e elegantes, olhos brilhantes, narinas secas e penas abundantes (de acordo com a raça).
  7. O fator principal ao escolher um reprodutor deve ser o peso, visto que isso é altamente hereditário. Não permita que os patos exibindo deformidades, tamanho anormal ou outros defeitos acasalem.
    • Depois do quesito peso, você deve considerar os outros fatores, como o número de ovos postos e filhotes eclodidos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Cruzando os patos

Baixe em PDF
  1. Isso exigirá um pouco de pesquisa para a raça particular de seus patos. Raças pesadas, como o pato-do-mato a outras raças de produção de carne geralmente têm uma proporção de um macho para cada cinco fêmeas. Raças mais leves, como o Khaki Campbell e Indian Runner podem ter uma proporção máxima de cerca de um macho para dez fêmeas.
    • Manter muitos machos com poucas fêmeas pode causar lesões às fêmeas, já que elas podem acabar acasalado com muita frequência.
    • Caso esteja tentando cruzar raças, tenha cuidado com a diferença de tamanho entre o macho e as fêmeas, pois isso também pode causar ferimentos.
    • Caso você tenha muitos machos, pode mantê-los num curral separado durante a época de reprodução.
    • Você pode deixar dois machos juntos se quiser. O problema surge quando há vários machos, muito espaço e fêmeas insuficientes.
  2. Você deve acasalar animais jovens para manter o intervalo de geração baixo e alcançar um maior progresso genético. Machos e fêmeas de um ano de idade são os melhores para a reprodução, mas não acasale pássaros menores de 6 meses de idade. [4]
  3. Embora alguns patos domésticos acasalem durante todo o ano, a época de acasalamento típica vai do final do inverno até a primavera ao início do verão. Esse é o momento mais provável que seus patos irão mostrar o comportamento de acasalamento e colocarão ovos.
    • O comportamento de acasalamento incluirá o balançar da cabeça, bicadas, morder o pescoço e tentativas de acasalamento do macho.
  4. Os patos tipicamente acasalam com qualquer outro pato, incluindo os de raças diferente. Caso você queira criar cruzamentos particulares, é preciso manter as raças que você não quer misturar separadas. Se não quiser que seus patos se misturem e tiver várias raças, então será preciso separá-los durante a época de reprodução.
    • Os patos-do-mato que se acasalarem com outros patos domésticos produzirão patos híbridos. Os patos híbridos são estéreis, mas podem ser bons produtores de carne. As misturas entre outros patos domésticos não serão estéreis.
  5. Isso vai depender do número de filhotes você deseja produzir. Para a maioria das raças, um pato pode produzir cerca de 100 filhotes comercializáveis por temporada.
    • Você obterá melhores resultados quando tiver menos aves sendo acasaladas e alojadas juntas. No entanto, os criadores comerciais terão que ter acasalamentos em massa por razões econômicas.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Incubando e eclodindo os ovos

Baixe em PDF
  1. Isso permitirá que os patos tenham tempo adequado para o acasalamento e resulte numa alta fertilidade dos ovos. Ele também proporciona aos machos e fêmeas tempo para estabelecerem o acasalamento.
  2. Recolha os ovos diariamente e armazene-os em local fresco, não frio, girando-os um vez por dia para evitar que a membrana grude na casca. Eles podem ser armazenados durante 7 a 10 dias antes da incubação. É melhor incubar todos eles ao mesmo tempo para que eles fiquem na mesma fase.
  3. Siga as instruções para sua incubadora (se você não as tiver, pode ser capaz de encontrá-las online). Defina sua incubadora a 37,5 ºC, com uma umidade de 86% para começar.
    • Execute a incubadora durante um ou dois dias antes de colocar os ovos dentro. Isso ajuda a verificar se ela está mantendo uma temperatura uniforme.
    • A umidade normalmente pode ser mantida enchendo os recipientes de água na incubadora e seguindo as instruções. Você também pode pulverizar os ovos com água cada vez que você girá-los.
    • Os patos-do-mato são bons reprodutores e mães, e não precisam necessariamente que seus ovos sejam incubados. Isso também os torna mais fáceis de gerenciar e reproduzir.
  4. Algumas incubadoras podem girá-los automaticamente, caso contrário, será preciso você mesmo girá-los algumas vezes por dia.
    • Gira é mais crítico durante a primeira semana de incubação. Gire-os tanto quanto você puder.
  5. Use a técnica de transiluminação para verificar se os ovos são férteis e remova quaisquer ovos não férteis. Deixe o quarto escuro e use uma pequena lanterna. Segure-a sobre o ovo e embrulhe a mão em torno do local para que nenhuma luz brilhe em seus olhos. Caso você veja veias claras e distintas, então provavelmente o ovo está vivo.
    • Repita o procedimento com a lanterna uma vez por semana e remova quaisquer ovos que não estiverem vivos.
  6. Diferentes raças levam tempos diferentes de incubação. O pato-real levará cerca de 26,5 a 27 dias, Runners levarão 28,5 dias, e o pato-do-mato vai demorar mais tempo, em torno de 35 dias. Todas as outras raças levarão cerca de 28 dias.
  7. O processo de incubação pode levar de 3 a 5 dias ou até mesmo um pouco mais, e os filhotes podem permanecer na concha por um dia extra ou dois para absorver a gema, então, seja paciente e não se preocupe.
    • Filhotes de mini-marrecos são notoriamente ruins em sair de seus ovos. Caso acredite que seu patinho precisa de um pouco de ajuda, então você precisa ter muito cuidado e usar uma pinça para tentar criar um pequeno buraco na casca. Caso veja qualquer sangramento ou qualquer coisa, pare imediatamente.
  8. Isso dará tempo para eles secarem completamente e permitirá que os outros ovos choquem sem serem perturbados, caso não tenham eclodido. Eles ficarão tropeçando e oscilando pelo local, mas isso é normal para patos recém-nascidos.
  9. Mova os filhotes para uma chocadeira . Você pode usar um recipiente de plástico com uma pequena caixa. Uma lâmpada coberta de 250w deve ser usada para fornecer a luz e calor necessários para aves jovens durante as primeiras semanas de vida. Após três semanas, os filhotes não precisarão mais de uma lâmpada de calor.
    • Caso eles estejam se amontoando sob a lâmpada, então provavelmente estão sentindo muito frio e você deve mover a lâmpada para mais perto.
    • Caso eles estejam se afastando da lâmpada, então é sinal de que a lâmpada está quente demais e você deve afastá-la um pouco.
    • Quando eles pararem de dormir sob a lâmpada, pode ser hora de removê-la completamente.
  10. Não deixe-os seguirem ninguém durante os primeiros três dias. Isso pode levá-los a se acostumarem demais com você e causar problemas mais tarde.
  11. Certifique-se de fornecer um bebedor que seja profundo o suficiente para o filhote submergir as narinas para limpá-las, mas não tão profundo que ele possa se afogar. Comida não é necessária nas primeiras 24 horas, mas depois disso você pode oferecer farelos de sua loja local da alimentação. Depois de dez dias comendo farelos, mude para a ração específica que você usa.
    • Caso um dos patinhos seja particularmente fraco ou não queira comer, tente alimentá-lo com um pouco de purê de gema cozida. Isso pode ajudá-lo a começar a comer os farelos.
    • Após 16 semanas, você pode mudar a alimentação dos filhotes para a ração normal que você daria para alimentar um adulto.
    • Caso queira permitir que seus filhotes nadem, você deve supervisioná-los para que eles não se afoguem. Além disso, eles ainda não produzem o óleo em suas penas que protege os patos adultos do frio, então a água deve ser quente em vez de fria. As patas normalmente aplicam o óleo nas penas dos filhotes na natureza.
  12. Independentemente de você estar criando seus filhotes como animais de estimação, para produção de carne, para a produção de ovos e/ou como controladores biológicos de pragas, agora você pode continuar a criá-los. Você pode leva-los para o lado de fora quando eles estiverem com cerca de seis à oito semanas de idade.
    • Eles devem ter perdido as penas de baixo antes de serem transferidos para fora.
    • Os predadores podem facilmente levar os filhotes, então seja cauteloso ao transferi-los para fora.
    Publicidade

Dicas

  • Os filhotes precisam de uma superfície áspera para ficar enquanto são jovens. Não use papel liso, mas sim lascas de madeira ou outra forma de forragem.
  • Pesquise completamente a raça de pato que você escolheu para aprender sobre os cuidados específicos de raça e de reprodução.
  • Até os patinhos terem casacos cheios de penas, eles vão precisar de um abrigo para chuvas severas.
Publicidade

Avisos

  • Esteja alerta para quaisquer sinais de doença ou enfermidade em seus pássaros, já que um rebanho pode ser eliminado muito rapidamente se uma doença tomar conta.
  • Os patos e outras aves às vezes podem carregar a bactéria Salmonela. Lave bem as mãos depois que tocar nas aves.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 86 773 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade