Baixe em PDF Baixe em PDF

Cuidar de um pato como animal de estimação pode ser uma experiência recompensadora. No geral, eles dão mais trabalho que outros pets, como cães ou gatos, pois o ambiente em que vivem precisa ser monitorado de perto. Além disso, são animais muito sociáveis, que gostam de ficar em pares ou grupos e estão na natureza em vários tipos, tamanhos, formas e cores, mas as necessidades básicas serão as mesmas. [1] Será preciso alimentá-los adequadamente, protegê-los contra predadores e as ações do clima e também deixar o ambiente limpo.

Método 1
Método 1 de 3:

Alimentando os patos

Baixe em PDF
  1. Alimente os patos filhotes e “adolescentes” com uma dieta constituída de 18% a 20% de proteínas. [2] Os patinhos crescem rapidamente e, por consequência disso, precisam de alimentos ricos em proteínas e calorias. Durante as três primeiras semanas de vida, adote uma dieta inicial com 18 a 20% de proteínas e com pequenas pastilhas (cerca de 0,3 cm) de ração.
    • A comida dessas aves é mais difícil de se encontrar no Brasil, precisando ser importada do exterior. As marcas mais conhecidas na fabricação de ração de patos são Purina, Mazuri e Gunter.
    • A ração para galinhas pode substituir a ração para patos, mas não deve ser dada a patos pequenos. [3]
    • Ao atingirem 20 semanas de idade, os patos poderão alimentar-se de ração de galinha com a mesma quantidade de proteína.
  2. Machos e fêmeas precisam da mesma quantidade de proteínas. Leia a parte de trás da embalagem da ração para saber mais sobre as informações nutricionais.
  3. [4] Essa quantidade de cálcio é necessária para que os ovos sejam saudáveis. Durante a primavera – que é a época em que as patas mais botam ovos –, alimente a fêmea com essa dieta.
  4. Eles não devem constituir mais do que 15 a 20% da dieta do pato, sendo cortados em pequenos pedaços. Deixe-o “pastar” fora de casa, desde que o local não tenha pesticidas ou materiais tóxicos.
    • Não tempere ou cozinhe os agrados. Eles devem ser consumidos crus.
    • Pão, chocolate, cebola, alho, abacate, pipoca e frutas cítricas não devem ser dadas aos patos.
  5. [5] Os patos devem ter a liberdade de “pastarem” livremente, mas o alimento deve ser removido à noite, de forma que não atraia formigas e ratos ou apodreça. Cada pato consome de 170 a 200 g de alimento por dia, com patos maiores comendo um pouco acima dessa quantidade.
  6. Adquirir alimentos para patos em elevada quantidade é boa ideia para grandes bandos, mas para bandos menores, não é preciso adquirir muito alimento de uma só vez. O ideal é comprar com mais frequência para que os pets tenham ração fresca o tempo todo, já que eles ficarão muito doentes ao consumir alimentos passados. Guarde a ração em locais secos.
  7. Ela pode ser despejada em uma gamela, em um tanquinho externo ou ainda em um balde raso. Qualquer recipiente grande e aberto em que os patos possam entrar será suficiente. Caso decida utilizar um sistema para fornecer água a todos os momentos – semelhante aos utilizados para galinhas e perus –, garanta que o pato consiga chegar até a água.
    • A água deve sempre ser limpa, já que os patos são muito suscetíveis ao botulismo .
    • Troque a água diariamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Abrigando os patos

Baixe em PDF
  1. [6] Os filhotes ainda não conseguem regular a temperatura corporal, logo, é necessário adquirir uma chocadeira (um ninho com aquecimento). Deixe-os sob uma temperatura de 30 °C pela primeira semana e 27 °C nas seguintes.
    • Após quatro a seis semanas, os patos conseguirão regular a própria temperatura e podem ser retirados da chocadeira.
    • As chocadeiras estão disponíveis em qualquer pet shop ou loja on-line.
    • Se os patos parecem estar arfando, diminua um ou dois graus da temperatura da chocadeira.
  2. Os patos com mais de 35 dias de vida ou que estão botando ovos precisam ficar em um ambiente com temperatura de 13 °C. Caso perceba que eles estão muito juntos uns dos outros, provavelmente estão com frio, e se estiverem arfando, estão com calor. Observe tais comportamentos e ajuste a temperatura. [7]
    • Forneça água fria para que os patos possam nadar em dias muito quentes.
    • Os patos devem ficar em um local onde a temperatura possa ser mantida em um nível constante.
  3. Os filhotes precisam de apenas 289 cm² cada, apesar de que o espaço precisa ser maior à medida que crescem. Patos com três dias de idade precisam de 1024 cm², os de uma semana de vida necessitam de 2304 cm² para andar e as patas que estão botando ovos vão precisar de 2500 a 2809 cm².
  4. Se o local possui superfícies de arame, o chão deve ser revestido de arame soldado de 3 mm com 1,9 cm de tela de malha para patos com menos de três semanas de vida. Prenda-os em um local que deixe o arame plano e esticado, minimizando o acumulo de excrementos. Para patos com mais de 21 dias de vida, use arame de malha de 2,5 cm. Os arames revestidos de vinil ou galvanizados são os melhores.
    • Verifique se o cercadinho é seguro o suficiente para não deixar os patos fugirem.
    • O abrigo deve protegê-los de guaxinins e linces, principalmente ao ficar em um ambiente externo.
    • Pisos sem arame podem ser utilizados, desde que não existam muitos locais em que os patos possam machucar ou prender os pés, que são bastante frágeis.
  5. Os patos são aves bagunceiras e que excrementam líquidos, logo, é preciso sempre higienizar o cercadinho com um desinfetante não tóxico ao menos três vezes por semana. [8] Além disso, o abrigo deve ficar ventilado através de uma janela aberta, por exemplo. Se os patos forem ficar em um ambiente interno, verifique se o ar está chegando até o ambiente.
  6. Em várias estações do ano, o sol não se expõe por todo esse tempo, logo, é uma boa ideia ligar as luzes artificiais após o anoitecer para que eles fiquem de 14 a 17 horas sob a luz diariamente.
  7. Durante a primavera, as patas começarão a botar ovos, sendo necessário que elas fiquem em locais silenciosos e com muita água e alimentos. Caso não queira mais filhotes de patos, retire os ovos da pata logo após serem botados. Como elas gostam de esconder os ovos, você poderá encontrá-los repentinamente.
    • É normal que a pata abandone os próprios ovos, pois ela estará esperando uma melhor oportunidade para chocá-los.
    • Dependendo da pata, são chocados de 1 a 14 ovos de uma só vez.
    • Depois que ela botar por volta de uma dúzia de ovos, eles darão cria em cerca de um mês, mas é provável que alguns filhotes não sobrevivam. [9]
    • Coloque os recém-nascidos na chocadeira.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Interagindo com os patos

Baixe em PDF
  1. [10] Assim como os humanos, os patos ouvem e respondem aos sons. Conversar com eles aumentará o laço entre vocês. Se quiser, dê um nome às aves.
  2. Essas aves são conhecidas por serem afetuosas e por brincarem com humanos. Compre alguns brinquedos de pássaros ou leve-os para nadar um pouco na banheira. Cada pato tem uma personalidade diferente; alguns até vão brincar com barbantes ou cavarão buracos.
  3. Na hora de comer, observe os patos e verifique se estão com algum problema de saúde; caso pareçam letárgicos, perdendo penas ou estiverem com falta de apetite, leve-os a um veterinário. Ele realizará o diagnóstico correto, recomendando a melhor forma de tratamento e os medicamentos necessários.
    Publicidade

Dicas

  • Os patos podem viver normalmente com outras aves domésticas, como gansos.
  • Leia tudo que puder sobre patos e como cuidar bem deles. Existem sites e revistas especializadas em aves com artigos muito úteis.
  • Verifique se o abrigo é fechado na parte superior. Os predadores podem entrar por qualquer abertura.
  • Passe bastante tempo com o pato para que ele fique contente e seja amistoso.
  • Se puder, traga os patos para dentro de casa quando estiver chovendo, quando o calor for intenso ou à noite.
Publicidade

Avisos

  • Os patos são vulneráveis a certos predadores; proteja-os da melhor maneira possível contra guaxinins, pumas e outros animais.
  • Evite deixar que crianças pequenas cuidem dos patos. Eles serão animais de estimação que precisam de muita atenção e carinho.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Dois ou mais patos
  • Ração para patos de boa qualidade
  • Um balde raso para que os patos possam alcançar e comer a ração
  • Uma tigela de água fresca
  • Um cercadinho ou celeiro
  • Um pequeno local com água para que eles possam nadar
  • Livros ou revistas sobre patos (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 648 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade