PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A massa polymer clay, também conhecida como cerâmica plástica ou cerâmica fria, pode ser utilizada na confecção de diferentes tipos de moldes. Qualquer pessoa é capaz de executar esse projeto, e a criação de moldes é extremamente útil para projetos de artesanato. Depois de endurecidos, os moldes podem ser utilizados para modelar massas cruas e outros tipos de materiais — ainda assim, a polymer clay crua também pode ser utilizada em moldes de outros materiais. Você também pode criar moldes rasos — chamados de moldes de texturização — e moldes inversos que podem ser utilizados como carimbos. A maioria dos moldes de polymer clay, entretanto, são do tipo de "pressionar", que cria um lado plano na peça. Ainda assim, também é possível criar moldes em duas partes, para esculturas tridimensionais. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 6:

Criando um molde com polymer clay

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de assar a polymer clay para endurecê-la, basta pressionar a massa de sua preferência contra ele para criar as formas correspondentes e utilizá-las em diferentes projetos. Confira a seção "Dicas" para encontrar descrições dos tipos de moldes e técnicas da imagem abaixo).
  2. Normalmente é preciso aquecer e sovar um pouco a massa para isso.
    • As massas mais firmes normalmente resultam em moldes que retêm mais detalhes finos, mas saiba que qualquer tipo de massa polymer clay pode ser usada com bons resultados.
  3. Em seguida, transforme a bola em outra forma, se desejado; por exemplo, você pode fazer uma gota ou um palito.
  4. Caso o objeto que vai ser moldado não grude na polymer clay, você pode pular este Passo. Se, por outro lado, o material grude na massa, é importante usar um dos seguintes materiais para facilitar a retirada dele:
    • Amido de milho: aplique um pouco de amido na cerâmica plástica ou no objeto a ser moldado usando um pincel macio. Outra opção é colocar o amido em um tecido de musselina, formando uma trouxinha e apertando de leve para que o pó cubra o objeto de forma fina e uniforme. Aplique até que não haja nenhum bolsão de amido de milho nas ranhuras do objeto. Fique tranquilo, pois é fácil remover o amido do produto mais tarde.
    • Água: borrife um pouco de água na cerâmica fria ou no objeto a ser moldado. Tome cuidado e não use água se estiver usando uma polymer clay das marcas Fimo ou Cernit, pois elas podem absorver o líquido, ficando pegajosas.
    • Outros pós: use pós metálicos, pó de giz ou algo similar usando um pincel macio. Tome cuidado, pois os pós coloridos vão acabar manchando a polymer clay.
    • Folha de metal: aplique na cerâmica, com bastante cuidado para garantir a aderência. Assim como no caso dos pós, a folha de metal vai alterar a cor da massa.
    • Óleos: óleos minerais podem funcionar, mas eles também deixam a massa escorregadia demais. Sprays desmoldantes também costumam funcionar, mas o silicone na composição deles pode impedir que tintas e vernizes transparentes adiram na cerâmica depois dela ser assada.
  5. 5
    Pressione o objeto que deseja usar como molde contra a bola de cerâmica fria. Outra opção é pressionar a cerâmica contra o objeto. Faça o que for mais fácil, já que o processo depende do formato e do tamanho do objeto em questão.
  6. 6
    Remova cuidadosamente o objeto da cerâmica. Nem sempre é preciso remover o objeto do molde, desde que ele não vá derreter ou ficar deformado por conta do calor do forno. Apesar de incomum, é possível deixar o objeto dentro do molde sem problemas.
  7. É importante que o recipiente seja rígido, de modo que ele não se mexa muito no forno e nem se retorça com o calor.
    • Apoie o molde de cerâmica em um lado plano. Se ele não tiver nenhuma parte plana ou grossa, coloque-o sobre uma pilha de amido de milho ou bicarbonato de sódio. Se preferir, apoie-o sobre alguns lencinhos de papel. Fique tranquilo, pois esses materiais são resistentes ao calor necessário para endurecer a cerâmica.
    • Se o molde for muito fino em alguma parte, encha o interior dele com lencinhos de papel ou enchimento de estuma; ou, melhor ainda, engrosse-o por fora. A cerâmica plástica amolece de leve com o calor e pode acabar deformando se não tiver sustentação suficiente.
    • As partes da polymer clay que são aquecidas em contato com superfícies lisas — como as das assadeiras de metal, vidro ou cerâmica — acabam ficando brilhosas. Se isso for um problema para você, contorne a situação cobrindo a superfície com outro material, como papel sulfite, papel kraft, papel-manteiga, etc. Outra opção é usar um material irregular, como um punhado de lencinhos, enchimento de espuma ou uma pilha de bicarbonato de sódio. Azulejos não esmaltados também funcionam bem e podem ser utilizados sem a companhia da assadeira. Saiba que nenhum desses materiais vai alterar a textura natural da polymer clay curada, que é similar à do papel. Essas dicas são úteis para qualquer projeto com cerâmica plástica, mas você não precisa ter todo esse trabalho agora, já que está apenas criando um molde, que não precisa ficar com uma apresentação perfeita.
  8. 8
    Asse a polymer clay em um forno preaquecido. Se possível, use um termômetro de forno para garantir a precisão da temperatura, que deve ficar entre 130 °C e 160 °C — confira as instruções específicas de temperatura na embalagem da massa. É possível que a cerâmica escureça quando exposta a altas temperaturas, mas isso não faz diferença quando o assunto é a confecção de moldes.
    • Existem outras formas de curar a cerâmica fria, mas o forno doméstico é a mais comum e prática.
  9. 9
    Deixe assar por 20 a 45 minutos, dependendo da grossura do molde e da marca da massa. O importante é permitir que a cerâmica polimerize completamente, mas saiba que a massa ficará ainda mais forte se for aquecida por mais tempo. Para melhores resultados, coloque a peça bem no centro do forno.
  10. Ou, simplesmente apague o forno e deixe ele esfriar naturalmente com o molde ainda dentro.
  11. Se quer apenas trabalhar com a cerâmica fria, sem criar seus próprios moldes, compre alguns modelos prontos em lojas de artesanato ou na internet. É possível encontrar diferentes modelos de diversos tamanhos e com formatos como partes do corpo, flores, texturas, formas geométricas, etc.
  12. Siga os Passos abaixo para criar modelos a partir dos seus moldes com restos de cerâmica plástica. Marque-os do lado de fora e guarde-os juntos, para que você saiba qual molde gera qual resultado. Essa organização vai ser bem útil em projetos futuros, principalmente naqueles que envolvem rostos, pois permitirá que você identifique seus moldes e não perca tempo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 6:

Criando um modelo a partir de um molde

PDF download Baixe em PDF
  1. Seguindo os Passos ensinados anteriormente, forme uma gota, um palito ou uma bola com a cerâmica plástica. Escolha o formato que melhor se encaixe no molde e, se necessário, use um material para facilitar a remoção mais tarde. Insira a cerâmica plástica dentro do molde com firmeza, focando bastante a força no centro para preencher todas as ranhuras — se houver alguma depressão profunda ou estreita no molde, coloque a ponta da gota que formou virada nesse sentido. [1] Se quiser criar um modelo com um lado plano ou achatado, pressione a parte exposta contra um bloco de acrílico ou qualquer superfície plana e rígida.
  2. 2
    Asse o molde e retire o modelo de dentro dele. O modelo pode sair com facilidade, sem nenhuma distorção, ou pode simplesmente sair completamente deformado, dependendo do formato, da viscosidade ou do calor da cerâmica. Se houver sobra de massa na parte de fora, use-a para puxar o modelo e removê-lo do molde. Caso contrário, puxe cuidadosamente pelas extremidades, até liberar o modelo. Outra opção é pressionar um pouquinho de polymer clay macia contra a parte de trás do modelo, fazendo força para cima. Deixar a cerâmica esfriar no molde vai endurecê-la e facilitar a remoção também; se possível, deixe-a esfriar de um dia para o outro ou coloque-a na geladeira por alguns minutos.
  3. As peças criadas com polymer clay normalmente são tratadas para que tenham um visual mais dinâmico e que chame mais atenção para os detalhes.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 6:

Utilizando os modelos criados com os moldes

PDF download Baixe em PDF
  1. Aproveite sua criatividade ao máximo para pensar em como usar suas criações e réplicas de objetos. Dependendo da situação, os modelos podem já estar endurecidos ou não após a remoção do molde. Estes são alguns exemplos de coisas que podem ser feitas com os moldes:
    • Adereços e adornos: coloque os modelos sobre superfícies de cerâmica ou em objetos de outros materiais, incluindo madeira, metal, papel, velas votivas, capas de celular, bolas de árvore de natal, tampas, maçanetas de armários, interruptores, etc. Sua imaginação é o limite!
    • Miçangas, joias e botões: crie miçangas de todos os tipos, brincos e joias no geral. Outra opção é fazer adereços para joias existentes ou botões (você pode adicionar ilhós ou ganchos na parte de trás dos botões, com eles ainda nos moldes). [2]
    • Rostos e partes do corpo: crie partes para bonecas ou figuras animais, incluindo amuletos, decorações de Halloween, miniaturas para maquetes ou decorações para adereços de cabelo, pingentes de colares, etc. [3] .
    • Réplicas: é possível duplicar um objeto quantas vezes você quiser usando o molde, poupando tempo e criando réplicas fieis.
    • Reposições: crie moldes e crie réplicas de peças de reposição para diversos projetos. A cerâmica plástica é bem resistente e pode ser utilizada com diferentes finalidades.
  2. Utilize lâminas ou ferramentas de escultura para cortar o modelo em um quadrado, disco ou algum formato irregular, se desejado. Caso a cerâmica usada no molde ultrapasse as extremidades dele, ela pode acabar criando uma "moldura" na peça. Isso pode ser visualmente interessante, mas tudo depende de sua intenção para a peça.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 6:

Criando um molde de texturização

PDF download Baixe em PDF
  1. Os moldes de texturização são rasos e podem ser feitos com polymer clay resistente ou com massas especiais que mantêm a flexibilidade após assadas. Esse tipo de molde também pode ser feito com massas bipartidas de silicone, ou pode ser comprado pronto já. As massas mais resistentes de polymer clay (confira da seção "Dicas" para mais informações) normalmente são mais flexíveis quando mantidas finas e usadas como moldes de texturização.
  2. 2
    Siga as instruções do Método acima para criar os moldes tradicionais, mas comece com uma chapa lisa de cerâmica para começar. A grossura da chapa vai depender de preferência pessoal e da grossura do objeto que vai servir de base para a textura.
    • Para evitar que a cerâmica grude na superfície na qual está trabalhando, cubra-a com papel-manteiga. Assim, você evita problemas e facilita a separação do molde e da peça texturizada.
  3. Se o objeto não for plano, balance-o sobre a cerâmica, cobrindo-a completamente; se o objeto for plano, role-o sobre a cerâmica com um rolo de madeira, criando uma impressão mais profunda e consistente na massa. Dependendo do caso, você pode passar o objeto e a cerâmica juntos em um abridor de massa de macarrão.
  4. 4
    Separe cuidadosamente a cerâmica e o material de texturização. É aqui que o uso de papel-manteiga ou outro material sob a cerâmica pode ajudar com a separação, impedindo que a massa se dobre e facilitando a remoção da textura sem distorção do resultado.
  5. 5
    Use parte da chapa texturizada (ou ela inteira) para criar alguma peça e asse mais tarde. Ou, asse a chapa texturizada agora e use-a mais tarde como molde de texturização para cerâmica crua.
    • Para usar a chapa ainda crua, separe-a em pedaços menores com uma lâmina, criando a forma que melhor funcionar para seu projeto — por exemplo, você pode enrolá-la para criar um cilindro e fazer miçangas. Adorne-a com mais massa ou outros itens, ou use-a junto de outras peças texturizadas. Outra opção é usar a chapa texturizada inteira para cobrir tampas ou caixas. A imaginação é o limite, mesmo.
    • Se preferir, asse a chapa inteira e use-a mais tarde para texturizar peças de cerâmica cruas. Saiba, entretanto, que as depressões e os relevos ficarão invertidos. Caso queira um molde de texturização mais plano, use uma superfície rígida e plana para assá-lo no forno.
    • A cerâmica texturizada pode ser usada como plano de fundo para outras peças ou como elemento focal, sendo fixada em tampas de caixas ou ao redor de garrafas. Você também pode usá-la diretamente sobre a cerâmica crua, cobrindo impressões digitais, criando texturas animais ou dando texturas a outras peças no geral.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 6:

Criando moldes inversos com polymer clay

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Também é possível criar moldes "inversos" com a cerâmica plástica. Com eles, você transformará os modelos em moldes.
  2. 2
    Crie um molde tradicional ou de texturização e asse-o normalmente, seguindo os Passos acima.
  3. 3
    Pressione cerâmica plástica fria contra o molde, criando o oposto dele.
  4. 4
    Separe a cerâmica endurecida da fria e asse a crua. Esses são similares a carimbos, pois eles têm alto-relevo, enquanto os moldes "tradicionais" normalmente são côncavos. Não há uma terminologia específica para descrevê-los, mas vale a pena fazê-los para alguns projetos.
    Publicidade
Parte 6
Parte 6 de 6:

Criando moldes bipartidos

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Os moldes bipartidos podem ser utilizados para a criação de peças completamente tridimensionais ou para a criação de objetos unidimensionais. [5] Existem várias formas de se criar um molde bipartido, e vamos ensinar duas opções abaixo. A primeira gera um "bloco" com duas metades de cerâmica assadas, consumindo mais massa. Já a segunda usa menos massa, mas não fica tão apresentável — ainda assim, o resultado dos modelos não é afetado por isso, apenas a aparência do molde em si.

Método do bloco ou da chapa

  1. 1
    Corte duas chapas grossas de cerâmica plástica. Cada uma das chapas deve ter o dobro de grossura de metade da grossura do objeto que vai servir de molde.
  2. 3
    Aplique uma camada generosa de amido de milho ou talco infantil sobre uma das chapas de polymer clay usando um pincel macio.
    • Adicione marcas nas laterais para facilitar o encaixe das duas partes do molde na hora de criar os modelos. Pressione o cabo de um pincel contra as laterais da chapa ou insira um objeto rígido e que possa ir ao forno na massa, deixando-o no lugar permanentemente.
  3. Se o objeto de base do molde não puder ser assado em 135 °C [6] ou possa acabar se fundindo à cerâmica durante o aquecimento, retire-o da chapa primeiro e asse-a separadamente. Caso contrário, deixe-o dentro do molde enquanto assa a cerâmica.
    • Caso precise remover o objeto, vai ser necessário colocá-lo de volta no molde antes de usar a segunda chapa. Para que isso dê certo, chacoalhe-o de leve antes de removê-lo, para que o molde seja levemente maior do que o objeto original.
  4. Cubra um lado da segunda chapa com uma quantidade generosa de amido de milho ou talco para evitar que as duas chapas se fundam no forno. Depois, pressione-a sobre a primeira chama (já assada), cobrindo de forma rende o objeto original.
    • Se estiver replicando um objeto que não pode ir ao forno, retire-o com cuidado e asse a segunda chapa separadamente.
  5. Depois, separe-as e retire o objeto de dentro (caso ele tenha ido ao forno).
  6. Experimente diferentes abordagens, até encontrar a quantidade ideal para encher o molde com a massa e qual o formato ideal para ela ser colocada dentro do molde.
    • Cubra bem as superfícies do molde com amido de milho ou talco, adicione a cerâmica plástica em uma das metades do molde e cubra-a com a outra metade, alinhando as marcas nas laterais que fez anteriormente.
    • Depois, abra o molde bipartido, remova o modelo de cerâmica de dentro dele e asse-o separadamente. Caso tenha ficado alguma rebarba, apare-a com uma lâmina ou alise-a com as mãos.
    Publicidade

Método de pedaço de massa

  1. 1
    Siga os Passos acima normalmente, mas em vez de usar duas chapas de massa, use qualquer sobra de massa, no formato que desejar. Deixe as bordas superiores do pedaço de massa irregulares ou adicione marcas para facilitar o encaixe das duas partes.
  2. 2
    Use um segundo pedaço de massa na parte de cima, como se fosse a segunda chapa. No fim, o seu molde pode ter o formato que você desejar. Esta técnica poupa massa, pois você só usará o suficiente para envolver o objeto a ser replicado.
    Publicidade

Dicas

  • Os objetos de polymer clay criados a partir de moldes normalmente são chamados de modelos, peças fundidas, "moldes" (confuso, não?), etc. Muitas vezes, os objetos usados para a criação de moldes também são chamados de modelos.
  • É importante que as "paredes" dos moldes não sejam finas demais, pois elas podem acabar quebrando ou deformando durante o processo de cura. Adicione mais massa crua do lado de fora para engrossar o molde antes de assá-lo, ou recomece o processo do zero, distribuindo melhor a massa pela superfície.
  • Objetos com cortes inferiores não podem ser replicados integralmente com moldes tradicionais. Para replicá-los, use um molde bipartido.
  • O ideal é sempre usar uma polymer clay que vá ficar resistente após a cura, mas a criação de moldes consome muito material. Para economizar dinheiro, crie seus moldes com massas vendidas no atacado, que normalmente são menos resistentes, mesmo. A questão de resistência não vai ser um problema na maioria dos casos, afetando apenas o resultado em áreas mais finas; para contornar a situação, apoie as partes finas contra superfícies planas e rígidas para poder pressionar a massa crua por dentro. Outras opções são engrossar o molde, usar massas mais firmes ou misturar dois tipos de massa. Saiba também que o uso de uma massa mais firme é ideal para a criação de moldes texturizados. A polymer clay mais fraca costuma ser a Sculpey tradicional, seguida pela Super Sculpey e pela Sculpey III. Já as opções mais firmes são a Fimo Classic, a Cernit e a Super Sculpey-Firm.
  • Você pode usar outros tipos de cerâmica para criar moldes também, mas saiba que a maioria das cerâmicas de endurecimento natural encolhem com a secagem e não ficam tão lisinhas quanto a cerâmica plástica. Além disso, os moldes não vão reter tantos detalhes, não vão ficar tão fortes e vão precisar de verniz. Entretanto, as massas epóxi funcionam bem e não encolhem, sendo boas substitutas para a polymer clay.
  • A confecção de moldes é divertida e pode ser considerada uma atividade "viciante" pelos artesões. Você provavelmente fará muitos moldes e é bom começar a identificá-los desde cedo para conseguir encontrar o que procura mais tarde. Por exemplo, use massa verde para criar itens da natureza, como folhas e conchas, massa azul para moldes de partes do corpo ou rostos, massa vermelha para formas geométricas, massa roxa para miniaturas, etc. A escolha é completamente sua, e essas são apenas sugestões. Uma boa ideia é usar cerâmica plástica Super Sculpey translúcida e colori-la com um pouco de massa sólida colorida; assim, você criará moldes coloridos, levemente translúcidos e bem firmes. Outra opção é criar modelos de cerâmica e numerá-los antes de assá-los, criando correspondências entre os modelos e os moldes, facilitando a identificação de todas as peças.
  • No primeiro Passo deste artigo, há uma imagem com um fundo cinza apresentando diversos moldes e modelos feitos a partir deles: quatro faces verdes, uma caveira e uma padronagem celta, acima de seus respectivos moldes; outros moldes aleatórios; alguns moldes de texturização planos (vermelho, azul e vinho); e diversos modelos assados que foram iluminados antes de serem endurecidos com pó de metal (na imagem, pó de mica dourado), apesar de alguns terem sido completamente cobertos com o pó. No canto inferior direito, três lados de uma borracha escolar retangular foram entalhados para a confecção de três moldes; cada lado foi usado para criar a confecção de diferentes modelos, também cobertos com pó de mica dourado. A caveira é um exemplo de modelo que foi "envelhecido" com tinta acrílica marrom nos entalhes.
Publicidade

Avisos

  • A polymer clay queima em temperaturas acima de 195 °C, liberando uma fumaça preta e grossa que é tóxica. Ou seja, sempre use um termômetro de forno ou fique de olho na argila para evitar que ela estrague. Caso ela acabe queimando, apague o forno, abra as janelas e saia do local até que a fumaça se dissipe. Esteja ciente, entretanto, de que o endurecimento da massa libera um odor característico e diferente do cheiro de queimado. Caso não goste do cheiro, trabalhe em uma garagem ou em um espaço especial com um forno portátil, evitando que o cheiro da argila empesteie sua cozinha.
Publicidade

Referências

  1. http://composimoldstore.com/blog/make-your-own-polymer-clay-molds/
  2. https://www.youtube.com/watch?v=Z78bqnYM6Mc
  3. http://glassattic.com/polymer/heads_masks.htm
  4. https://www.youtube.com/watch?v=3F7ymkkGLrw
  5. https://www.youtube.com/watch?v=vajBCZX72AU
  6. http://www.earthguild.com/products/riff/rpolymer.htm
  7. http://glassattic.com/polymer/molds.htm — no link, você encontrará informações e instruções detalhadas sobre o uso de moldes com polymer clay. Siga a barra de navegação ou o sumário da página para se guiar e conhecer diferentes técnicas. (Site disponível apenas em inglês)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 133 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade