Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você precisa criar um diário de notas digital? É só usar o Microsoft Excel! Com esse documento e algumas fórmulas, dá para reduzir — e muito — o tempo necessário para registrar e calcular as notas dos seus alunos em avaliações. O mais legal é que você pode fazer tudo sem ser especialista em Excel! Siga o passo a passo deste artigo para tirar todas as suas dúvidas.
O Que Você Precisa Saber
- Crie colunas para os nomes dos alunos, notas em avaliações, pontos totais, pontos possíveis e notas-conceito.
- Use a função SOMA para somar os pontos de cada aluno. Depois, aplique o operador de divisão “/” para dividir o valor total.
- Atribua peso à pontuação em algumas avaliações.
Passos
-
Crie uma nova pasta de trabalho no Excel. Selecione Nova pasta de trabalho na página inicial.
- Você também pode usar modelos gratuitos da internet! Clique em Mais modelos na página inicial e faça uma busca com as palavras-chave “planilha notas”. A lista de resultados depende da sua versão do Excel.
- A versão do aplicativo do Excel para web tem dois modelos de diário de notas: um baseado em pontos, outro com porcentagem.
-
Adicione as informações gerais. Para facilitar a organização, dê um nome ao diário que você está criando e inclua informações gerais sobre a disciplina (como nome, código, horário e dia das aulas etc.). Isso vai ser uma mão na roda quando você precisar imprimir o documento, fazer cópias ou compartilhá-lo com alguém.
- Caso você não saiba mexer com planilhas de modo geral, leia nosso artigo sobre como criar uma planilha no Excel .
-
Dê um nome ao diário de notas.
- Clique duas vezes em “Planilha1”, no rodapé da página. Isso vai realçar o termo.
- Digite um nome para a planilha, como “Seção 1”.
- Aperte Enter .
-
Adicione as informações da disciplina à primeira planilha. Depois de inserir cada linha de informação, pressione Enter para confirmar o texto e avançar à célula seguinte.
- Clique na célula A1 para selecioná-la.
- Digite o nome do professor e aperte Enter . Você vai passar para a célula A2.
- Digite o nome da disciplina em A3, como “Geopolítica”.
- Digite o horário e dia das aulas em A4.
- Insira o período ou semestre em A5, como “2024/2”.
Publicidade
-
Comece criando o layout do diário de notas. Este guia ensina você a criar um diário de notas baseadas em pontos com colunas para as matrículas e os nomes dos estudantes, além das notas em avaliações, a pontuação total adquirida, a pontuação total possível, uma nota em porcentagem e até uma nota-conceito (ou seja, em letras).
- Este guia traz uma forma eficaz de organizar o diário, mas ela não é a única: existem inúmeras opções para planilhas do Excel. Use modelos e formatos diferentes até você achar algo legal!
-
Insira os números de matrícula dos alunos. Comece em A7, abaixo das informações da disciplina. Você precisa inserir os números de matrícula, nomes e sobrenomes, cada um em uma coluna diferente de A a C.
- Selecione A7 e digite “Número de matrícula”. A fila 7 vai trazer os tipos de cada tipo de informação do diário.
- Selecione A8 e digite o número 1. Aperte Enter para inserir o número na célula e avançar à seguinte.
- Digite o número 2 em A9.
- Selecione A8 e A9 com o cursor. Você precisa selecionar as duas células.
- Passe o cursor pelo canto inferior direito do campo até ele se transformar em um + (o indicador de preenchimento).
- Clique e arraste até você abranger a lista de número de matrículas da disciplina.
-
Insira os nomes dos alunos. Agora, você vai inserir o nome e sobrenome de cada aluno.
- Selecione B7 e digite “Nome”.
- Selecione C7 e digite “Sobrenome”.
- Digite o nome e sobrenome dos alunos nas colunas B e C, respectivamente.
-
Crie colunas para avaliações. Insira cada avaliação como título de coluna, começando em D7 e avançando na horizontal pela linha 7. Pressione Tab para mover a seleção à direita em uma célula.
- Você vai inserir as notas dos alunos em cada coluna de avaliação.
- Atenção: este guia usa uma estrutura baseada em notas numéricas (como acontece em boa parte do Brasil).
Publicidade
-
Usamos a função SOMA para calcular a pontuação total de cada aluno. Em seguida, dividimos esse número pelo total possível de pontos para descobrir qual seria a nota máxima dos estudantes!
- Atenção: faça algumas contas manualmente para confirmar os dados da planilha e identificar possíveis erros no diário.
- Você pode pesquisar mais sobre a SOMA e outras funções na internet.
-
Crie uma coluna de “total” no diário. Você vai usá-la para calcular e registrar a nota total de cada aluno. Para isso, escolha a coluna que fica diretamente à direita da última avaliação no documento.
-
Digite “=SUM(” na célula diretamente abaixo do título “total”. Em seguida, clique e arraste o cursor para selecionar todas as pontuações do primeiro estudante. O intervalo deve aparecer na fórmula. Complete-a digitando “)” após ele.
- Se você preferir, digite o valor no próprio intervalo.
- Por exemplo: caso você tenha cinco avaliações nas colunas D a H e os nomes dos alunos começam na fila 8, digite D8:H8.
-
Pressione Enter para confirmar a fórmula. A soma dos pontos do primeiro aluno vai aparecer. Por exemplo: se ele tirou 10 em cinco avaliações, a célula vai ser preenchida com o número 50.
-
Duplique a fórmula. Agora, você pode copiar a fórmula na célula da coluna “total” que corresponde a cada aluno. Faça o seguinte:
- Selecione a célula com a fórmula da soma total. Clique e arraste o indicador de preenchimento (o quadrado no canto inferior direito da seleção) até o último aluno para aplicar a fórmula da soma automaticamente a cada linha.
- Usando nosso exemplo anterior, digamos que você tem dez alunos. A soma do segundo vai trazer o intervalo D9:H9; do terceiro, de D10:H10; até chegar ao último, D17:H17.
-
Crie uma coluna de “pontos possíveis” diretamente à direita da coluna “total”. Esta coluna vai trazer todos os pontos possíveis atribuídos na disciplina.
- Insira os pontos possíveis em cada célula debaixo do título.
- Por exemplo: se cada avaliação vale 10, e há cinco no total, os pontos possíveis seriam 50.
-
Crie uma coluna de “nota” diretamente à direita da coluna “pontos possíveis”. Essa coluna vai trazer a nota de cada aluno em formato de porcentagem.
-
Digite “=J8/K8”. O numerador representa o total de pontos obtidos, enquanto o denominador indica o total de pontos possíveis. A coluna e a linha podem variar de acordo com a quantidade de avaliações no documento.
- O símbolo “/” serve para dividir a célula de total pela célula de pontos possíveis e, assim, representar a nota do aluno como um valor abaixo de 1.
- Por exemplo: se um aluno tirou 45 de 50, a nota dele vai ser 0,9 (90%).
-
Duplique esta fórmula. Use a técnica do indicador de preenchimento para calcular a nota de cada estudante.
- Você pode alterar as notas para porcentagem selecionando os valores e modificando o tipo de dados para “porcentagem”. A opção fica na aba Campos > grupo Propriedades > Tipo de Dado .
Publicidade
Dicas
- Lembre-se de dar um título ao diário de notas. Basta acessar a aba Arquivo e clicar em “Salvar como”. Em seguida, escolha o local e digite o nome do documento. Termine clicando em “Salvar”.
- Consulte o menu de ajuda do Excel sempre que você precisar. Ele traz várias ferramentas úteis para criar estatísticas de dados.
- Para descobrir qual é o sistema operacional do seu computador, abra o Iniciar, clique com o botão direito em “Computador”, role a tela para baixo e selecione “Propriedades”. Uma caixa de diálogo do sistema vai trazer essa informação.
- Você também pode acessar o Microsoft Excel clicando e arrastando o ícone dele (conforme o passo 3) para a Área de Trabalho.
- O nome no campo superior do Excel muda de acordo com a célula selecionada.
Publicidade
Avisos
- Confirme que as equações que você criou para o diário estão fazendo as contas corretamente.
- Não se esqueça de salvar seu progresso com frequência para não correr o risco de perder nenhuma informação.
- Salve também um backup do diário, além de ter cópias impressas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Computador com Windows XP ou posterior.
- Microsoft Office Excel 2010 ou posterior.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 1 741 vezes.
Publicidade